Corte de grés porcelânico: seleção de ferramentas
O Grés Porcelânico é um material de construção único caracterizado pela beleza e originalidade. Os produtos são feitos de cavacos de granito, que são prensados sob alta pressão. Na saída obtém-se uma laje quase monolítica, que não difere em estrutura da pedra natural.
O corte do grés porcelânico, cuja escolha da ferramenta é feita em função do local de utilização, é um procedimento complexo. O processamento da pedra é realizado apenas com mecanismos especiais, capazes de destruir o material sem rachar.
Visualizações
A estrutura do grés porcelânico é monolítica. Nem sempre é possível quebrar essas ligações com uma ferramenta de metal comum.
Hoje, vários tipos de corte são usados para processar essa telha.
Mecânico
Este processo envolve a exposição do grés porcelânico a ferramentas manuais ou elétricas. Freqüentemente, produtos com ponta de diamante são usados para tais fins. Este tipo de corte é o mais fácil e popular. Ele é usado em quase todos os lugares. Isso se deve à disponibilidade e simplicidade da própria ferramenta. Alguns tipos de mecanismos funcionam apenas em conjunto com o abastecimento de água.
O líquido é necessário para o resfriamento efetivo do corpo de trabalho, além de minimizar a ocorrência de microfissuras nas extremidades do material.
Hoje em dia, o corte úmido é freqüentemente usado apenas em conjunto com equipamentos profissionais.
O processamento a seco é usado principalmente em residências onde uma pequena quantidade de grés porcelânico precisa ser processada. A desvantagem dessa abordagem é a liberação de uma grande quantidade de poeira, que pode se depositar nos pulmões. Portanto, durante esse trabalho, deve-se usar equipamento de proteção individual de alta qualidade.
O corte mecânico é um processo bastante simples, que nem sempre permite obter um corte de alta qualidade. Se você usar ferramentas de baixa qualidade, isso pode levar à formação de cavacos ou rachaduras.
Corte por jato de água
Essa tecnologia é realizada por meio de um dispositivo especial que libera um jato de água e areia abrasiva para a superfície da laje. O metal fino na forma de pó também pode ser usado como abrasivo. Nesse caso, a mistura se move em altíssima velocidade, o que leva à destruição do material.
O jato de água tem um raio bastante pequeno, o que permite fazer um corte fino. O jato de água é um dos métodos mais difíceis. Freqüentemente, esses dispositivos são controlados por computadores. Isso permite que você obtenha um fio de quase qualquer formato.
A principal aplicação desta tecnologia é o corte de formas. Com sua ajuda, lindos painéis são feitos.
Outra área de uso é a imitação de mosaico. Para isso, as ranhuras são recortadas em uma folha de grés porcelânico, mas ao mesmo tempo sua profundidade atinge cerca de metade da espessura do ladrilho.
Corte a laser
Outro método moderno de processamento de grés porcelânico. O corte é feito com um fluxo de fótons carregados. Eles também saem em um feixe fino direcionado do gerador. Ao chegar à superfície do ladrilho, começa a aquecê-lo, destruindo as ligações do granito e da cola. A vantagem desse processamento é sua versatilidade e alta velocidade.
Os lasers podem cortar cerâmicas em praticamente qualquer direção e espessura.
A superfície de corte pode, em alguns casos, ser ainda melhor do que após o corte com jato de água.
Ressalta-se que os tipos laser e jato de água raramente são usados atualmente, pois requerem equipamentos sofisticados.
Portanto, são atendidos apenas por empresas especializadas que realizam o corte de grés porcelanato sob encomenda.
Instrumentos
O processamento do grés porcelânico requer equipamentos confiáveis e potentes, capazes de destruir a estrutura monolítica do material. O mercado moderno hoje oferece diversos tipos de ferramentas que podem ser divididas nesses grupos.
Cortador mecânico de ladrilhos
Esta estrutura é constituída por uma cama especial, guias de carril e um rolo de corte. Os cortadores de telhas são usados raramente. Com ele, você pode obter cortes pequenos e uniformes nos cantos ou ao longo da laje. Mas cortes cacheados não estão disponíveis para ele.
Este produto é o mais simples e barato. Portanto, você não deve confiar em um acabamento de superfície de alta qualidade.
Cortador elétrico de azulejos
O dispositivo é em muitos aspectos semelhante ao da modificação anterior. Só que já vem equipado com motor elétrico, o que simplifica e agiliza o processamento do porcelanato.
búlgaro
A lixadeira é uma ferramenta versátil que permite trabalhar com diversos tipos de materiais. Para poder cortar grés porcelânico, deve ser equipado com um disco diamantado especial. O dispositivo é bastante fácil de usar e também acessível para quase todos. Com a ajuda de um moedor, você pode obter cortes lisos e crespos de pequena complexidade. Mas a qualidade do processamento depende do próprio operador.
Independentemente do disco, ao cortar, formar-se-ão pequenas lascas na superfície, o que prejudicará o aspecto decorativo do ladrilho.
As retificadoras são utilizadas quando o acesso a outras ferramentas é limitado ou simplesmente inviável economicamente.
Uma serra circular
Este é um tipo de retificadora, apenas a estrutura é totalmente fixada em uma moldura fixa. Para que a máquina seja capaz de cortar grés porcelânico, ela também precisa ser complementada com um disco de diamante.
O aparelho é perfeito para a formação de cortes retos.
Ao mesmo tempo, a qualidade do processamento aqui é um pouco melhor do que a do moedor. Sistemas deste tipo são complementados por plataformas de apoio, que permitem um controle mais preciso do movimento da serra em relação ao ladrilho.
Serra elétrica
Alguém dificilmente associa esta ferramenta ao grés porcelânico ou ao ladrilho em geral. Mas, tecnicamente, ele pode realizar o corte deste produto. Para fazer isso, você precisa inserir um fio de diamante especial no quebra-cabeças. Em sua superfície, assim como em outros produtos, há uma migalha de pó de diamante. O quebra-cabeças é uma ferramenta versátil. Com ele, você pode obter cortes lisos ou crespos. A desvantagem dessa ferramenta é a baixa velocidade de processamento.
Se a linha estiver muito carregada, ela pode estourar sob a influência de forte pressão. Isso, por sua vez, pode ser perigoso para o operador da máquina.
Jato de água e máquinas a laser
Esses mecanismos são diferenciados por sua complexidade e alta precisão de processamento. Na maioria dos casos, a ferramenta de trabalho se move em uma cama especial sob o controle de um computador. Para obter um desenho complexo, você deve inserir seu layout em um formato especial. É quase impossível encontrar essas máquinas na vida cotidiana ou em canteiros de obras.
Eles se distinguem por seu grande tamanho e alto custo. Portanto, são instalados em oficinas onde é possível a conexão à rede elétrica, bem como espaço suficiente para a localização de todos os componentes.
O corte com cortador de vidro praticamente não é utilizado para o grés porcelânico. Isso se deve ao fato de que o material é muito resistente e, portanto, tendo destruído apenas a camada superior, você não pode quebrar facilmente a folha.Mas se a espessura do produto for relativamente pequena, você poderá obter a peça desejada de produto de maneira rápida e eficiente com um cortador de vidro.
Observe que, na maioria dos casos, o processamento do grés porcelânico é feito com serras circulares.
Portanto, é importante prestar atenção ao seu tipo e qualidade, pois podem ser projetados para resolver diversos problemas.
Como escolher a opção certa?
O corte do grés porcelânico só se utiliza se for apoiado no chão ou na parede. Portanto, ao escolher uma ferramenta ou método de processamento deste material, vários fatores devem ser considerados:
Escopo de trabalho
Se você só precisa organizar algumas fatias, pode fazer isso com uma ferramenta manual. A melhor opção é também um moedor, que não permite cortar rapidamente o grés porcelânico em ladrilhos uniformes. Grandes volumes de ladrilhos só devem ser processados com ferramenta elétrica.
Sua vantagem não é apenas a qualidade, mas também a rapidez, muito importante nas instalações industriais.
Dimensões da telha
O grés porcelânico é produzido em diferentes espessuras, o que prejudica a resistência do material. Produtos grossos só podem ser cortados com ferramentas elétricas, que destroem rapidamente a estrutura. Não existem mecanismos universais para telas finas. Apenas a tecnologia de corte é importante aqui.
Se você usar um cortador ou moedor de ladrilhos incorretamente, quebrar o ladrilho pode ser muito rápido e fácil. Mas, independentemente disso, você deve selecionar o círculo com o qual a substância será processada.
Existem vários tipos no mercado e diferem em espessura e diâmetro.
Forma de corte
Este parâmetro é um dos mais importantes. Um corte em linha reta é capaz de produzir quase todos os tipos de ferramentas que foram considerados anteriormente. Mas se você precisar obter um elemento encaracolado, apenas alguns dispositivos podem lidar com isso. O mais simples deles é considerado um quebra-cabeças elétrico. Mas não permite alcançar alta precisão, bem como a complexidade das figuras. Ele é usado para cortar pequenos elementos decorativos em forma de círculo, pétalas e assim por diante.
O mecanismo universal é a máquina de corte por jato de água. Ele processa perfeitamente o material e também pode dar-lhe uma forma de qualquer complexidade.
Qualidade de corte
Aqui você também pode escolher entre várias ferramentas. Modificações simples, como uma serra circular ou uma retificadora, produzem pequenos cavacos durante o corte. Se você usar discos de alta qualidade, esses defeitos podem ser minimizados, mas não totalmente eliminados.
Hoje existem máquinas de corte onde você pode não só cortar, mas também chanfrar a extremidade do ladrilho.
Eles dão à superfície um acabamento liso. Use uma abordagem semelhante para criar degraus ou ladrilhos para bordas decorativas. Você também pode lixar as pontas usando lixas de vários tamanhos de grão. Mas esse método nem sempre é relevante, especialmente se você precisar processar volumes significativos.
Recomendações de trabalho
A tecnologia de corte do grés porcelânico depende apenas da ferramenta que você irá utilizar.
Serrar ladrilhos de piso com um moedor envolve a execução de várias operações sequenciais:
- Antes de iniciar o trabalho, o material deve ser fixado firmemente em uma superfície plana. Pode ser uma cama especial ou uma prancha de madeira. É importante que o produto não escorregue, pois é perigoso e não permite que o operador corte em linha reta.
- O corte dos ladrilhos de grés porcelânico deve ser feito lentamente, movendo o moedor sequencialmente ao longo da linha marcada. Se for gerada muita poeira, você pode regar o corte com água. Isso também diminuirá ligeiramente a temperatura da serra e aumentará sua vida útil.
O corte de material com um cortador elétrico de ladrilhos é executado usando quase a mesma tecnologia do processamento com uma esmerilhadeira. Aqui, o ladrilho também é fixado na base, mas o fio é formado apenas em uma profundidade rasa ao longo de toda a linha de corte.Depois disso, o produto é retirado e simplesmente quebrado.
Ao trabalhar com uma serra elétrica, você deve seguir estas recomendações específicas:
- Em primeiro lugar, você deve desenhar os contornos ao longo dos quais o corte será executado. É aconselhável humedecer ligeiramente o grés porcelânico com um pouco de água. Depois disso, é necessário iniciar lentamente a destruição da telha, monitorando constantemente o estado do fio.
- Durante o trabalho, é aconselhável soprar o pó, que não só cobre as marcas, mas também obstrui o fio. Isso tornará possível controlar melhor o funcionamento do movimento do corpo de trabalho.
- Se a rosca chegar ao fim ou à borda, é importante controlar a carga sobre ela. É melhor reduzir um pouco a velocidade para manter a ferramenta intacta e também para obter um corte uniforme.
Se você decidir usar uma serra circular para processamento, também existem várias nuances aqui:
- O ladrilho só deve caber na cama. O corte por peso não é permitido, pois isso resultará em ferimentos nas mãos ou outros órgãos.
- O produto deve ser movido ao longo da linha previamente marcada na direção do movimento do disco. É importante que o disco entre no material, não saia dele. Caso contrário, será difícil para você segurar a folha e a qualidade do corte será significativamente reduzida. Nesse caso, você precisa segurar os dois lados com força com as mãos para não permitir que o material escorregue.
Tente seguir todas as regras de segurança para trabalhar com serras circulares.
Deve-se prestar atenção especial ao corte. Para tal, são utilizadas máquinas automatizadas especiais, capazes de processar uma aresta em um ângulo de 45 graus.
Para o corte, o material é simplesmente inserido na base e fixado com grampos especiais. Depois disso, os rolos conduzem para as facas, onde fazem o chanfro. É muito difícil ou quase impossível conseguir isso em casa. Mas você pode tentar isso com um moedor que pode remover as pontas.
Aconselhamento profissional
É quase possível obter um corte de alta qualidade em casa.
Para esses fins, você deve simplesmente seguir algumas regras de artesãos experientes:
- Corte o grés porcelânico apenas pela parte da frente do material. Isso minimiza o aparecimento de chips. Se você executar este procedimento ao contrário, quando você sair, a serra irá simplesmente rasgar a camada decorativa e dar a ela uma aparência feia.
- Após o corte, é aconselhável processar todas as pontas com uma esmerilhadeira profissional. Isso permite que você se livre de pequenos chips que nem sempre são necessários na superfície do produto.
- É necessário cortar corretamente apenas com a aplicação de pouco esforço físico. Caso contrário, isso pode levar à divisão do material ou ao aparecimento de um grande número de cavacos grandes.
- Use apenas serras de qualidade e outras ferramentas de corte. Isso não só permitirá que você corte mais pedaços, mas também reduzirá o risco de rachaduras durante a operação.
- Quando houver necessidade de recortar uma peça de trabalho com a forma da letra "L" de grés porcelânico, é desejável o uso de materiais elásticos como substrato. Esta base evitará que o produto se rache no canto onde o risco de fissuras é maior.
- A modelagem do furo é melhor realizada com coroas de diamante ou bailarinas especiais. Eles permitem que você obtenha um furo com bordas suaves e um tamanho precisamente definido. Se você não tiver essa ferramenta, pode tentar fazer um furo com uma esmerilhadeira. Mas essa abordagem requer habilidades para trabalhar com esta ferramenta.
- Certifique-se de usar roupas de proteção que minimizem a exposição à poeira ou outros fatores imprevistos.
O corte do Grés Porcelânico é um processo complexo que exige o cumprimento de todas as nuances do trabalho com este material. Use apenas ferramentas de qualidade e úteis ao trabalhar com este produto. Só assim é possível obter um corte suave e bonito que se adapta ao interior da divisão.
Você aprenderá a cortar quermogranito corretamente com um cortador manual de ladrilhos no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.