Tamanhos de grés porcelânico: escolhas
O grés porcelânico é um material moderno e com estilo que nunca para de surpreender os designers com as possibilidades da decoração de interiores. Os tamanhos das telhas e folhas variam de várias dezenas de centímetros a um metro ou mais; para interiores modernos, são oferecidas as amostras mais densas e padrão deste material e folhas ultrafinas usadas para o revestimento total.
Peculiaridades
O grés porcelânico é chamado de material de acabamento confiável, cujas placas são aparentemente semelhantes às telhas, mas têm um fator de resistência aumentado.
O material de elite para decoração de interiores recebeu este nome porque a base do processo de fabricação é baseada em nada mais do que lascas de granito natural. Em seguida, o miolo é misturado em estado úmido e cuidadosamente prensado, cobrindo os pratos com uma composição especial. Nesse caso, o artesão usa uma tecnologia complexa conhecida desde a época da obtenção da porcelana - queima após dois ou mais processamentos até o estado mais plano.
Inicialmente, os especialistas-químicos fabricantes de azulejos de um pequeno município da Itália, chamaram sua criação - “gres porcelanatto”, enfatizando na segunda palavra que a composição do grés porcelanato lembra o porcelanato sólido - porcelana.
As experiências dos artesãos italianos surgiram pela necessidade de criar um material único com características extraordinárias e uma fiabilidade rara, de forma a melhorar ainda mais a arte da decoração e decoração.
O grés porcelânico foi desenvolvido para resistir a ambientes agressivos, como produtos químicos e irritantes físicos naturais. Esta composição é resistente a quedas de pressão e flutuações de temperatura, além disso, pode ser repetidamente congelada e descongelada.
O grés porcelânico não derrete, não tem medo de abrir fogo e não desbota sob os raios do sol, não é suscetível a fissuras e pode até ser plástico.
Parâmetros do produto
As primeiras amostras de placas de grés porcelanato foram produzidas em pequenas - com laterais de 5x10 cm, mas aos poucos o sortimento foi se expandindo significativamente. Hoje no mercado os tamanhos de ladrilhos 30x30 e 40x40, 30x60 estão constantemente presentes e solicitados, sendo utilizados principalmente para decoração de paredes e áreas de trabalho em banheiros, corredores e cozinhas.
Recentemente, os revestimentos para pisos são frequentemente feitos de placas alongadas - 15 x 60 e 20 x 60 cm, imitando o parquete de vários tipos de madeira. Quanto maior for a carga sobre o piso, menores serão os ladrilhos utilizados para o acabamento.
Amostras de grande formato que chegaram ao interior de sistemas industriais - 1200 x 300 e 1200 x 600 mm também são oferecidas à atenção dos compradores. Inicialmente, eles foram usados para decorar fachadas com vãos de ventilação durante a construção de casas.
Para pequenas cozinhas e banheiros, um aumento nas dimensões lineares das placas significa uma expansão visual do espaço. Esse fator é levado em consideração pelos projetistas em projetos modernos de habitações de pequeno porte.
O material de acabamento de folha mais moderno é produzido em tamanhos especialmente grandes - até 3000 x 1000 mm... Isso permite que você cubra completamente o rack do bar com um lençol, a área do chuveiro no banheiro e na sala de jantar e cozinha uma pia, um avental e qualquer móvel ou bancada. Enfrentar tal laminado revolucionou o campo da renovação e decoração.
É óbvio que pode ser considerado o fato de que o grés porcelânico mais grosso é o mais durável. No entanto, nem todos os ladrilhos grossos são adequados para espaços residenciais. É necessário corrigir a resistência e densidade suficientes do material no revestimento. Além disso, o custo geralmente depende da espessura da folha.
Variedades industriais padrão apresentam excelente desempenho de longo prazo em residências e apartamentos.
As regulamentações estaduais permitem o uso de todos os tipos de grés porcelanato, estabelecendo padrões de espessura de 7 a 12 mm para edifícios residenciais.
A espessura das folhas ou placas de grés porcelânico pode ser diferente - de 3 a 5 mm até as mais densas, chegando a 30 mm de seção. Normalmente, o material de 10-11 mm é colocado no chão.
Se a espessura das placas de Grés Porcelânico for de pelo menos 18-20 mm, o aproveitamento do material dá excelentes resultados, inclusive no ambiente externo, para coberturas e terraços, enquanto o Grés Porcelânico pode ser assentado no chão e grama, pedras e outras superfícies.
Padrões e diferentes fabricantes
Inicialmente, o grés porcelânico denso era produzido pelos fabricantes para uso em instalações industriais - eles eram usados para revestir pisos em salas técnicas. Apesar da presença de muitas propriedades excelentes, o material era ligeiramente inferior esteticamente aos belos azulejos.
Então, a situação começou a mudar rapidamente com o advento de equipamentos de qualidade e novas tecnologias. O mercado europeu da construção ofereceu o uso de curlite - o material de revestimento mais fino baseado em grés porcelanato.
Não muito tempo atrás, um revestimento de granito desenvolvido há cerca de 8 anos em países europeus, consistindo de um material com espessura de 3 a 6 mm, tornou-se disponível para consumidores na Rússia. Foi apresentado aos consumidores pelo russo empresa "Vinkon"... É fabricante oficial de chapas de até 20 mm de espessura.
Os ladrilhos de granito são produzidos na forma de formas geométricas lineares e complexas, com vários graus de rugosidade superficial. Desenhos são aplicados a ela e texturas são usadas, as dimensões da folha são alteradas para cima e a espessura é reduzida.
O trabalho de decoração de ambientes com pedras e compostos de acabamento semelhantes exige um sério investimento de tempo e esforço.
Para iniciar a instalação, deve-se primeiro remover a camada antiga do revestimento cerâmico, depois preparar as superfícies, só depois iniciar a aplicação do novo revestimento.
Portanto, para economizar dinheiro, costuma-se usar grés porcelanato fino, que pode ser colocado por cima da camada antiga sem removê-la.
Para obter uma composição compacta, foi inventada uma nova tecnologia, semelhante à utilizada na laminação de metais. Uma mistura seca na forma de um pó a partir de uma migalha sob uma enorme pressão de 15-20 mil toneladas é prensada em folhas e depois queimada em um forno. A pressão remove todo o ar do pó. As folhas acabadas são absolutamente planas, de preferência cobrem qualquer superfície, dobram e cortam na hora com um cortador de vidro comum... As etapas podem ser concluídas de maneira confortável e contínua.
O peso de um metro quadrado de grés porcelanato fino não ultrapassa 14 kg, e os tamanhos de folha padrão são 333x300, bem como 150x100 ou 150x50 cm. O peso de uma folha com dimensões de 3 por 1 m, respectivamente, será de 21 kg. O grés porcelânico ultrafino pode ser complementado com fibra de vidro para melhorar a interação com o adesivo e a adesão perfeita à superfície.
Quanto às características operacionais da composição, não diferem das inerentes ao grés porcelânico mais denso. O material fino é capaz de fornecer proteção confiável contra umidade no interior, não racha ou queima, mantém uma aparência atraente por muito tempo... Para o revestimento de peitoris, portas e divisórias de casas, uma folha de plástico de espessura reduzida é ideal.
Inesperadamente para os construtores, ele substituiu tal grés porcelânico e outros materiais, por exemplo, ao decorar paredes, gesso instável à umidade e plástico espetacular sujeito a desbotamento rápido. Portanto, a produção de folhas finas de grés porcelânico foi estabelecida em muitos países da Europa e do mundo, o escopo de aplicação de amostras modernas está se expandindo.
Em Moscou, várias estações de metrô são decoradas com placas de porcelanato. O material elegante cobre colunas e paredes, bem como tetos em túneis.
O revestimento requer equipamento de vácuo, rápida adesão à superfície e habilidades especiais no trabalho, já que o material se dobra com facilidade.
Para que o grés porcelânico com espessura de 4-5 mm seja corretamente posicionado na superfície de paredes ou pisos, o plano deve ser perfeitamente plano.
O que considerar ao escolher?
A variedade de ladrilhos oferecidos é tão ampla que é fácil para o comprador se confundir ao escolher uma variedade adequada. O mercado está repleto de todos os tipos de ladrilhos decorativos e do grés porcelânico da moda. Para entender que material é necessário em um caso particular, é importante levar em consideração suas propriedades características.
A diferença entre o Grés Porcelânico e o Ladrilho Comum está, em primeiro lugar, na resistência e na capacidade de suportar cargas verdadeiramente enormes. A dureza do grés porcelânico é comparada ao quartzo e outras estruturas de cristal.
Por esse motivo, os construtores são aconselhados a comprar pratos de grés porcelânico para cobrir o piso.
Além disso, o material fosco com qualquer relevo não se desgasta e não racha mesmo após o uso prolongado. O grés porcelânico de espessura padrão dura décadas sem precisar ser substituído.
Ambos os materiais - ladrilhos e grés porcelânico - surgiram como revestimentos de acabamento há mais de cem anos, tendo se estabelecido como materiais duráveis que não absorvem umidade. Mas fachadas e paredes externas, sobre as quais a neve cai em grandes quantidades e sobre as quais correm fluxos de água, deve ser protegido da destruição... Portanto, a conclusão é óbvia - novamente, o grés porcelânico será usado.
Ladrilhos comuns com uma composição de granito não podem ser comparados em termos de sua capacidade de resistir a temperaturas extremas, geadas e calor extremos.
A única vantagem dos ladrilhos decorativos é a variedade de padrões aplicados e uma ampla paleta de cores. Brilho, relevo e complexidade de textura, padrões intrincados e cores incomuns estão entre os pontos fortes levados em consideração na escolha dos azulejos coloridos. Se falamos de custo comparativo, então depende da qualidade de um determinado tipo de produto.
Além disso, o ladrilho pesa significativamente menos, o que reduz a carga no chão. Para efeito de comparação, o grés porcelânico espesso tem um peso específico de mais de 2.400 kg / m3. A gravidade específica de uma amostra específica é calculada como o produto da densidade e do volume. O volume, por sua vez, é produto de três parâmetros - espessura, comprimento e largura da placa.
O grés porcelânico é dividido nos seguintes tipos:
- Técnico... Um material com superfície rugosa e baixo custo. Recebe um processamento mínimo, quase nenhum lixamento, mas é absolutamente resistente a qualquer meio agressivo. Ele atende bem em oficinas e armazéns, em locais onde o processo de trabalho ocorre constantemente e as pessoas estão em movimento ativo.
- Matt... A composição é processada com um rebolo de grão grosso. Esse material também não tem um preço alto, ao mesmo tempo que atende às exigências de um sólido edifício residencial ou apartamento. A sala decorada pode ser mostrada aos convidados, tal revestimento parece ótimo.
- Ter uma certa estrutura... Este tipo de grés porcelânico não deve ter menos de 10 mm de densidade, caso contrário, as reentrâncias do relevo provocarão um adelgaçamento da camada do ladrilho. Freqüentemente, o visual estruturado é pintado em cores complexas para madeira e couro, tecido e metal, adornado com folha de ouro e padrões gravados.É muito procurado pelos consumidores devido ao seu preço não muito alto, com uma variedade impressionante de amostras.
- Polido e vidrado... Estes são os tipos mais sofisticados, que exteriormente dão imediatamente a impressão de luxo e elegância. O único inconveniente do polimento é que não pode ser utilizado em superfícies abertas de piscinas e terraços, nem sujeito à constante exposição à umidade, embora o material seja o mais caro em termos de custo. O grés porcelânico esmaltado é o mais brilhante e colorido de todos. Durante a cozedura, são introduzidos produtos químicos de coloração adicionais, que conferem às placas diferentes tonalidades e um padrão estético.
Para decoração de interiores com estilo, este ladrilho é o tipo mais preferido. Refere-se a revestimentos caros e de alta qualidade.
As dimensões gerais são determinadas com a ajuda de instrumentos, e o quão plana a superfície do ladrilho pode ser pode ser verificada dobrando uma placa de dois pacotes diferentes com a superfície frontal uma da outra. Não deve haver lacunas e oscilações, e o perímetro deve corresponder completamente... Nesse caso, você pode adquirir material para decorar sua casa. O principal é escolher um material de qualidade. Se todas as condições forem atendidas, uma diferença de 5 mm na espessura não será um obstáculo.
Para telhados e caminhos no país, você ainda precisa do grés porcelânico mais denso - cerca de 20 mm de espessura.
Os especialistas acreditam que o Grés Porcelânico é um material que demonstra claramente que existe uma ótima relação preço e qualidade, e sua durabilidade é outra vantagem adicional. Portanto, sob todos os pontos de vista, é aconselhável escolher este material para a decoração de paredes e fachadas, pisos e outras superfícies em interiores.
Exemplos no interior
Acabamento do piso da sala com grés porcelanato marrom sob parquet. Lajes de grande formato, imitam completamente a madeira. O sofá, as paredes e as cortinas foram concebidas em tons suaves de rosa, combinando harmoniosamente com a cor do chão.
Revestimentos de paredes e pisos de grande formato com placas de grés porcelanato fino. A longa mesa quadrada é coberta com o mesmo material. As folhas são leves, polidas, com um padrão característico de mármore.
Cozinha em preto e branco, acabamento em porcelanato e mosaicos. Piso espelhado em laje quadrada nas cores asfáltica com linhas brancas, zona de trabalho em mosaico cerâmico fino na mesma tonalidade. Os móveis são em preto e branco, feitos de plástico durável, com pés de metal prateado. O projeto é complementado por um lustre com abajur semicircular vermelho, eletrodomésticos vermelhos na mesa e um quadro na parede em tons de branco-laranja-vermelho.
Revestimento da escada em grés porcelanato castanho e vermelho. As paredes e o chão são cobertos por grandes folhas de material leve e mais espesso.
Banheiro moderno em grés porcelanato de grande formato. O desenho nas folhas é branco-acinzentado, marmorizado. Traços de linhas oblíquas na superfície do material funcionam como um dominante visual e complementam as proporções retangulares da banheira, mesa e espelho. A superfície fosca é extraordinariamente combinada com vidro transparente que separa o chuveiro do resto do quarto.
Para informações sobre como escolher o grés porcelanato, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.