Consumo de cola para azulejos por 1 m2 de grés porcelânico: cálculo da quantidade necessária
Se você decidir colocar grés porcelânico no chão ou nas paredes da sala, não poderá ficar sem cola. É necessário entender o cálculo da quantidade necessária de todos os materiais, incluindo o adesivo para azulejos. Para entender o quanto esse adesivo é necessário para processar um quadrado de superfície, é necessário levar em consideração vários fatores diferentes.
Tipos de adesivos
Existem três tipos de adesivos para a colocação de grés porcelânico:
- À base de cimento. Esta cola deve ser diluída com água. Esta opção é muito popular e muito procurada, por ser muito econômica, além de simples e fácil de usar. Para o assentamento de grés porcelanato desta composição, será necessário um mínimo de 1 kg, um máximo de 1,9 kg por m2 e uma espessura de camada adesiva de 1 mm.
- Dispersivo É um material líquido totalmente pronto para uso. É feito à base de resina.
- Epóxi. Além do adesivo à base de resina em si, um catalisador especial deve ser usado. Os componentes são misturados imediatamente antes do uso e, como resultado de uma reação química, é obtido um adesivo forte e de alta qualidade.
Na segunda e terceira opções, o consumo de material dependerá do fabricante específico. Esta informação é mais frequentemente fornecida na embalagem da substância.
Dimensões de placas de grés porcelânico
Deve-se ter em mente que ladrilhos grandes são pesados, portanto a camada adesiva deve ser mais espessa.
Por exemplo, para grés porcelanato com tamanho de 10x10 cm, é necessária uma camada mínima de dois milímetros desta substância à base de cimento. Se forem escolhidos ladrilhos com dimensões de 20x30 cm, então a espessura mínima da camada adesiva já deve ser de 3 mm. Para grandes lajes com dimensões acima de 30x30 cm, a norma é de pelo menos 4-5 mm.
No entanto, é bastante problemático medir a espessura da camada adesiva a olho nu. Portanto, é melhor começar pelo tamanho dos dentes da espátula. Por exemplo, para grés porcelânico 30x30 cm, escolha uma talocha dentada de 8 mm.
Variedades de materiais de acabamento
Diferentes tipos de ladrilhos podem ser feitos de diferentes materiais. Dependendo deste produto, diferentes quantidades de cola serão absorvidas.
A menor quantidade de cola é absorvida pelo Grés Porcelânico, portanto esta opção é considerada a mais econômica em termos de consumo de material adesivo.
Outro ponto importante é o nivelamento do verso do ladrilho. Às vezes acontece que a superfície do verso do ladrilho não é perfeitamente plana. Nessas situações, será necessária uma camada adicional de cola, o que, claro, aumentará seu consumo.
Situações também são comuns quando ladrilhos de diferentes espessuras precisam ser combinados para obter um belo desenho. Nestes casos, é necessário compensar a diferença de espessura dos produtos com uma camada adesiva, para que o consumo de material também aumente.
Tipos de base
Outro fator importante que afeta o consumo de adesivo na colocação dos ladrilhos é o tipo de superfície a ser assentada.
Diferentes superfícies podem ter diferentes graus de porosidade. E quanto maior for, mais forte será a absorção da cola e maiores serão os custos. Por exemplo, uma superfície de cimento irá absorver mais adesivo do que uma superfície de concreto.O drywall também é considerado um material bastante poroso.
Fabricante e composição de adesivos
Diferentes fabricantes na fabricação de seus produtos podem utilizar diversos aditivos que melhoram sua qualidade e características. Isso também afeta a densidade da substância e seu consumo. Portanto, para cada marca específica de adesivo para cerâmica, é necessário fazer um cálculo individual do seu consumo. Isso deve ser feito com base nas informações fornecidas pelo fabricante.
Condições e técnica de colocação
As condições de temperatura mais ideais para a colocação de ladrilhos são consideradas na faixa de +5 a +40 graus Celsius. O melhor de tudo, se a temperatura estiver entre +18 e +24 graus. Isso se deve ao fato de que em altas temperaturas uma grande quantidade de líquido evapora da superfície da camada adesiva, e seu consumo aumentará. Se a temperatura estiver abaixo de zero, a cola pode simplesmente se deteriorar.
Muitos outros fatores também serão de grande importância: as ferramentas selecionadas - espátulas, o tamanho e forma dos dentes, a técnica de colocação (o ângulo de inclinação da espátula desempenha um papel importante), bem como as qualificações do mestre que vai colocar.
Como calcular?
À venda, o adesivo para azulejos pode ser encontrado embalado em quilogramas. Portanto, em primeiro lugar, será necessário decidir quanto material é necessário por 1 m2. Depois disso, você pode calcular o consumo total de material adesivo para uma determinada área da sala.
Abaixo estão as opções mais ideais para calcular a quantidade necessária de adesivo para azulejos:
- Se você já decidiu exatamente qual marca de cola vai comprar, pode ir ao site do fabricante e usar uma calculadora especial para fazer o cálculo. Você precisará inserir informações sobre os parâmetros do ladrilho, o tamanho da sala, escolher o tipo de cola que mais lhe convier. Como resultado, você receberá a quantidade de material necessária para colocar os ladrilhos em seu caso particular.
- Os cálculos aproximados podem ser feitos por meio de uma fórmula simples: multiplique o peso da cola pela espessura da camada de cola, que será necessária para ladrilhos de determinados tamanhos. O valor resultante é o consumo de cola por metro quadrado. Resta apenas multiplicar este número pela área total de postura - este será algum consumo médio de material.
- Outro método muito simples, mas, infelizmente, o mais errôneo e pouco confiável: divida a espessura do ladrilho em milímetros por dois e multiplique pelo consumo médio de cola que você compra.
No vídeo abaixo, você aprenderá sobre o consumo de cola na colocação de ladrilhos no banheiro.
O comentário foi enviado com sucesso.