Granito polido: aplicação e restauração DIY
O granito polido é amplamente utilizado e, para muitas pessoas, será muito interessante usá-lo e restaurá-lo com as próprias mãos. O lixamento e polimento de granito manualmente com "tartarugas" tem suas características importantes. Você precisa saber outras formas de polir pisos de granito em casa.
Peculiaridades
O granito polido é um material muito utilizado para fins decorativos. Mas deve ser entendido que mesmo esta pedra extremamente estável e confiável nem sempre brilha. Ele pode perder suas belas características devido a condições externas desfavoráveis e à exploração muito ativa. Além disso, esse processo é acelerado pela falta de atendimento competente. Novo lixamento e polimento estendem significativamente a vida útil da pedra, dando-lhe novamente uma aparência agradável.
O próprio granito destaca-se pela sua densidade e dureza, o que torna difícil o seu trabalho. Por outro lado, lixar e polir permitem remover não apenas bloqueios superficiais, mas também arranhões profundamente penetrantes. Deve-se observar que esses procedimentos não são sinônimos.
A pedra polida fica com uma aparência fosca, parece um material aveludado. Mas o polimento dá o brilho perfeito, que refletirá todos os objetos ao redor.
Ao polir, a estrutura interna da pedra não se perde. Também é importante notar que a ausência de quaisquer revestimentos ou impregnações adicionais permite que você preserve o nível inicial de compatibilidade ambiental. O que é importante, a resistência à temperatura também é preservada, pelo que é possível utilizar com segurança estruturas polidas em banhos, saunas, perto de lareiras e fogões. Todo o impacto ocorre estritamente em um nível mecânico devido a pedras de amolar especiais e água. Você pode até polir toda a superfície de uma peça grande.
Mas os designers geralmente preferem trabalhar com arestas simples (chanfros), que formam um efeito de design exclusivo. A tecnologia de polir superfícies planas e curvas de granito foi desenvolvida. Esta técnica é aplicável a produtos de encanamento e móveis de luxo. O efeito de espelho da superfície é muito valioso. Graças a ele, mesmo os cômodos confinados parecem um tanto volumosos, tornam-se mais saturados de cor.
Aplicativo
Pedra polida é usada para:
-
pisos de granito monolítico;
-
telhas internas e externas;
-
subir degraus em uma escada ou varanda;
-
decorar grupos de entrada;
-
pavimentação de calçadas;
-
cobertura de áreas pedonais;
-
preparação de recintos desportivos e de lazer.
Este material é despretensioso de manter. Mesmo assim, é usado principalmente onde uma aparência externa requintada é importante. Isso se aplica a trabalhos internos e externos. No entanto, deve ser entendido que quando a umidade entra, uma superfície muito lisa começa a deslizar fortemente. Portanto, tal solução é dificilmente aceitável para enfrentar todos os lugares por onde as pessoas passam, pelo menos de vez em quando.
Mas para paredes, tetos, fachadas e elementos decorativos individuais, este material é ideal. Lá, sua propriedade como a capacidade de quase não absorver água é revelada de forma benéfica.
Estruturas de granito são geralmente montadas usando peças de polímero ou metal.
Em comparação com a instalação em cola ou argamassa de cimento e areia, esta solução:
-
mais forte;
-
mais precisamente pela localização das peças;
-
mais atraente em termos de possibilidade de desmontagem de estruturas.
Em locais com grande fluxo de pessoas, o granito polido pode ser desgastado em 10-15 anos. No entanto, a textura e a textura da própria pedra são uniformes em toda a sua profundidade. Portanto, o novo polimento permitirá que você restaure sua aparência sem a necessidade de remover, transportar e processar em algum ponto da produção. Em banheiros, sanitários e banheiros combinados, o granito tem sido efetivamente utilizado por décadas sem ser coberto por depósitos de calcário. Portanto, seu preço relativamente alto por ano de operação é bastante acessível.
Instruções de moagem
Antes de começar a moer o granito, vale a pena preparar as ferramentas necessárias.
Ferramentas e materiais
Você pode até moer granito com a mão. Mas esse tipo de trabalho é muito trabalhoso. Para ela, geralmente use suportes para discos de esmeril. Em superfícies irregulares, calibradores de borracha são recomendados. Na verdade, o efeito sobre o material é exercido pelas chamadas “tartarugas”, ou oficialmente - rebolos diamantados flexíveis.
Grãos de polimento especiais são aplicados na parte superior da base. O relevo específico deu o nome comum a este instrumento. Os rebolos são marcados de 30 a 3000. E na ordem inversa. Quanto maior for o dígito do número, menor será a partícula unitária. E também pode ser aplicado:
-
segmentos abrasivos;
-
copos abrasivos de 125 a 150 mm;
-
discos de pétalas.
Execução de obras
A tecnologia de polimento "faça você mesmo" padrão em casa envolve primeiro o lixamento. Você terá que trabalhar com uma retificadora com potência aumentada, pelo menos de 1,2 kW. O dispositivo é iniciado com força total. Não há necessidade de ajustar a velocidade. Uma pressão forte é contra-indicada e não é necessária - sua própria carga da trituradora é suficiente.
Importante: no processo de polimento manual de pedra dura, são liberados muitos pequenos grãos de pó e partículas maiores. Você não pode viver sem óculos e um respirador. Também é aconselhável usar roupas justas que não sejam uma pena.
Passando para o polimento propriamente dito, é necessário utilizar uma retificadora de tamanho médio com possibilidade de ajuste de velocidade. O procedimento pode ser feito da mesma forma que o mármore é processado, e até discos são usados na mesma amostra.
Mas eles usam mais bicos. Assim, o mármore geralmente deixa de ser polido após o processamento com um bico com grão 800. E depois de tanto impacto, o granito nem começa a dar um belo brilho.
Como polir?
Em algumas fontes, você pode ler sobre o tratamento químico de uma superfície de granito. Mas essa técnica é relativamente rara. É caro e mais lento. Às vezes você tem que retornar a um local já processado. É verdade que a qualidade de um polimento químico bem executado é muito alta e, se necessário, o grau de brilho pode ser ajustado - o que nenhuma máquina é capaz.
O sucesso é alcançado, o que é importante, apenas com uma experiência sólida. Em alguns casos, na fase de polimento preliminar, é necessário retirar chanfros do granito. Este é o nome de um entalhe de tamanho médio no final de uma pedra em branco. Os chanfros simples são feitos ao longo de um raio ou em um ângulo de 45 graus. As ranhuras curvas têm arestas com degraus ou filetes de raio não padrão.
Para processamento mecânico, o pó de diamante é freqüentemente usado. Uma opção como o Russo Brilhante é consumido em um volume de 1 kg por 40 m2. O produto é adequado tanto para trabalhos manuais como para máquinas de polimento.
Importante: é uma substância facilmente inflamável e não deve entrar em contato com superfícies de borracha. O polimento até o brilho final é feito com uma ferramenta de feltro.
Também é útil encontrar um bom grau de óxido de alumínio. Em algumas manipulações, é mais eficaz do que outras substâncias. A diferença entre preparações específicas de alumínio deve-se unicamente às prioridades pessoais e aos gostos das pessoas. Em princípio, você pode usar o que é mais conveniente para o trabalho.Ao mesmo tempo, essas composições são posicionadas como um agente de polimento universal.
Para fazer, em geral, tudo está correto, após o polimento é necessário realizar o acabamento com o auxílio de pasta e roda de feltro; Junto com a pasta de polimento usual, sua variedade de diamantes se mostra bem.
Dicas úteis
Os profissionais dão as seguintes recomendações:
-
se possível, use rebarbadoras Makita e outras marcas comprovadas;
-
se o sistema não permitir o abastecimento de água, é adicionalmente pulverizado com um borrifador;
-
Pasta GOI, esmaltes automotivos e outros produtos não especializados não são adequados;
-
é aconselhável não ultrapassar a concentração de pós de polimento, caso contrário, em vez de um brilho espelhado, sairá apenas uma superfície saturada com suas partículas;
-
borrifar uma pequena porção de cera antes de começar a trabalhar no pó ajuda a reduzir a quantidade de poeira;
-
após a conclusão do trabalho, a pedra deve ser bem lavada;
-
é melhor começar a dominar tal arte, não mesmo a partir de uma área imperceptível, mas com material defeituoso ou sobressalente;
-
em alguns casos é possível polir o granito com dióxido de silício;
-
pedra rachada e solta é difícil de polir, é melhor derrubar ou mudar completamente as áreas problemáticas.
Assista a um vídeo sobre polimento de granito no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.