Grés porcelânico para paredes: principais tipos
O grés porcelânico é um dos materiais mais populares para revestimento de paredes, sendo utilizado tanto para decoração exterior como interior. Os ladrilhos de grés porcelânico apresentam algumas vantagens em relação a outros materiais de acabamento. Esse material atrai o consumidor não só pela alta qualidade, mas também pela aparência estética. Vale a pena considerar com mais detalhes os principais tipos e características de tal material de construção.
Características do material
O grés porcelânico é um material artificial moderno, semelhante em características e aspecto à pedra natural. Na maioria das vezes, esse material é encontrado na forma de ladrilhos, que apresentam uma textura granulada. Esses ladrilhos são muito populares. Este material de construção é utilizado para revestimento de paredes externas e internas, bem como para pisos. Os ladrilhos de grés porcelânico são de elevada qualidade devido à sua composição e tecnologia de produção.
Para a produção de tais materiais de construção, os seguintes componentes são usados:
- argila de alta qualidade de dois tipos;
- areia de quartzo;
- feldspato;
- componentes minerais naturais para colorir.
Os componentes são misturados e os ladrilhos são formados a partir da massa resultante, que são prensados sob alta pressão (500 kgf / cm2). Em seguida, o azulejo é queimado a uma temperatura de 1300 graus. Devido à alta temperatura após a queima, forma-se um ladrilho duro e resistente à umidade, que possui uma alta densidade.
Na produção de tal material, é muito importante observar as proporções exatas de todos os componentes, bem como monitorar a temperatura.
Diferença de telhas cerâmicas
O grés porcelânico e os ladrilhos cerâmicos têm componentes idênticos. No entanto, ao mesmo tempo, esses materiais de construção diferem significativamente entre si em termos de características técnicas. As diferenças se devem à diferença na tecnologia de fabricação dos materiais.
Cerâmicas são queimadas a uma temperatura de 1100 graus, e é 200 graus menos do que a temperatura necessária para o processamento do grés porcelânico. Os indicadores de pressão sob os quais as placas são pressionadas também diferem.
Os ladrilhos cerâmicos estão sujeitos à metade da pressão do que o grés porcelânico. Por esse motivo, as cerâmicas são mais finas e menos duráveis.
A estrutura da cerâmica é bastante porosa, o que indica baixa resistência à umidade.
Vantagens e desvantagens
O mercado moderno de materiais de acabamento é abundante em diversos tipos de revestimentos de parede. O grés porcelânico é especialmente popular.
As principais vantagens deste material de construção são as seguintes:
- Indicadores de alta resistência. Os ladrilhos de grés porcelânico suportam uma pressão superficial significativa.
- Resistência a várias influências mecânicas.
- O revestimento exterior das paredes com grés porcelânico permite aumentar o nível de isolamento acústico e térmico.
- Resistente a temperaturas extremas.
- Resistência às influências naturais.
- Alta resistência ao calor. Esse material não sofre combustão e também evita a propagação do fogo.
- Respeito ao meio ambiente e segurança para a saúde. Nenhum aditivo químico é usado na produção deste material.
- Facilidade de atendimento. Basta limpar periodicamente as paredes forradas de grés porcelânico com um pano úmido. Para sujeira mais resistente, é permitido o uso de agentes de limpeza.
- Insensível a solventes, ácidos e álcalis.
- Absorção mínima de umidade.
- Uma variedade de tons, formas, tamanhos e texturas. Os ladrilhos podem ser combinados com qualquer design de interiores.
- Em caso de danos mecânicos (fissuras, riscos), o ladrilho não perderá o seu aspecto atraente. Isso se deve ao fato de os ladrilhos serem totalmente pintados: os corantes fazem parte dos materiais com os quais é feito o revestimento.
Os ladrilhos de grés porcelânico também apresentam desvantagens.
Contras deste material:
- A instalação de telhas tem certas características, esse trabalho é bastante difícil. Não será fácil trabalhar com esse material sem habilidades e habilidades.
- Preço Alto.
- Em caso de danos graves, as placas não podem ser reparadas.
- Peso considerável. O revestimento de grés porcelânico criará um estresse adicional nas paredes.
- Esse material é difícil de cortar. Isso requer o uso de ferramentas especiais.
Especificações
Todas as vantagens do granito cerâmico devem-se às características técnicas específicas do material.
Vamos considerar as principais características do Grés Porcelânico com mais detalhes:
- Alta resistência a esforços mecânicos e abrasão. O grés porcelânico pode suportar até quinhentos quilos de carga sem sofrer danos. Também será difícil arranhar esse material. De acordo com a escala de Mohs, o Grés Porcelânico (dependendo do tipo específico) pode ter uma dureza de 5 a 8 unidades. O índice de dureza máximo nesta escala é de 10 unidades.
- Coeficiente de absorção de umidade. Quase não há poros na estrutura do azulejo. O coeficiente de absorção de umidade é quase zero, é 0,05%. Nem os ladrilhos de cerâmica nem a pedra natural apresentam indicadores tão baixos.
- Resistente às mudanças de temperatura. O material tolera perfeitamente mudanças bruscas de temperatura (na faixa de -50 a +50 graus). O grés porcelânico não mancha com a luz solar direta e não perde o seu desempenho devido a influências naturais adversas.
Visualizações
Existem vários tipos de revestimento em grés porcelânico, cada um com as suas características. De acordo com a estrutura do material e o método de processamento, o grés porcelânico é dividido em:
- Não polido (fosco). O custo desse tipo de grés porcelanato é relativamente baixo, pois durante a produção o material não é submetido a processamento adicional (após a queima). O revestimento tem uma superfície lisa, ligeiramente áspera e absolutamente não escorregadia. As desvantagens dos ladrilhos foscos incluem uma aparência bastante simples.
- Polido (brilhante). Tem uma superfície brilhante e reflexiva, visto que o ladrilho acabado é lixado. Esse material de revestimento é perfeito para uma sala de estar de estilo clássico. É melhor usado para decoração de paredes interiores, em vez de piso. Os ladrilhos polidos ficam escorregadios quando expostos à umidade.
- Semi-polido (lapidado). Existem áreas foscas e brilhantes na superfície.
- Acabamento acetinado. A superfície é caracterizada por um brilho suave e aveludado. Antes da cozedura, os ladrilhos são revestidos com minerais (com diferentes pontos de fusão).
- Grés porcelanato em mosaico. Um painel é colocado a partir de tal ladrilho, mas este processo é bastante trabalhoso. Os fabricantes produzem ladrilhos de mosaico com um padrão pronto, mas também podem fazer materiais sob encomenda - de acordo com os esboços do cliente.
- Vitrificado. Após a queima preliminar, o glaze é aplicado ao material, após o que o procedimento de queima é repetido mais uma vez. Esses ladrilhos são caracterizados por uma variedade de tons. A desvantagem é o baixo nível de resistência ao desgaste. Esse grés porcelânico é adequado para um corredor, quarto, sala de estar.
- Estruturada. A superfície de tal material é capaz de imitar quase qualquer textura.As telhas podem ser feitas de madeira, tecido ou couro. Às vezes, os padrões são aplicados à superfície em relevo.
Os ladrilhos de grés porcelânico variam em tamanho.
As opções mais comuns são:
- Sessenta por sessenta centímetros. Esses produtos são convenientes para uso como revestimentos para pisos.
- Vinte por vinte centímetros.
- Cinco por cinco centímetros.
- Granito cerâmico de grande formato (1,2 x 3,6 metros). Um material deste tamanho grande é excelente para revestir as paredes externas de um edifício.
Estilo
O grés porcelânico apresenta muitas vantagens (quando comparado com outros materiais de acabamento). No entanto, certas dificuldades podem surgir durante o processo de instalação. Para obter um bom resultado após o término do trabalho, você deve seguir algumas recomendações.
Se você for comprar grés porcelânico de parede, será necessário calcular a quantidade aproximada de material necessária. Vale a pena considerar que na realização dos trabalhos de acabamento será necessário cortar uma certa quantidade de ladrilhos. O processo de corte do grés porcelânico é difícil e parte do material pode se deteriorar.
Por isso, é necessário comprar grés porcelânico com margem (pelo menos um décimo a mais).
Quando você vai começar a decoração de interiores, é preciso preparar a parede. Primeiro, você precisa remover o revestimento antigo da superfície da parede. O grés porcelânico só deve ser colocado sobre uma superfície plana.
Não deve haver rachaduras, lascas ou várias irregularidades nas paredes. Se houver rachaduras na superfície, você pode corrigir a situação com cola epóxi, massa ou cimento. Tendo eliminado as rachaduras, você precisará preparar a superfície.
Depois de preparar a parede, você precisa decidir por onde começará a alvenaria. Em seguida, você precisará aplicar a marcação. Na maioria das vezes, o revestimento começa na parede oposta.
Os ladrilhos cortados geralmente são colocados ao lado da porta. Ao colocar ladrilhos, você pode usar um método contínuo. No entanto, este método é bastante complicado e nem todos podem colocar ladrilhos usando esta tecnologia.
Outra tarefa importante é a seleção da mistura adesiva. Como praticamente não há poros no granito cerâmico, não adianta colocá-lo em uma argamassa de cimento. A cola que contém água também não é adequada para modelar. Você pode comprar cola especial em uma loja de ferragens ou fazer um análogo dela em casa. Para fazer a cola, você precisa de cimento, além de areia e acrílico (pode-se substituir por látex).
Para informações sobre como escolher o grés porcelanato, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.