Grés porcelânico para pavimentos: as subtilezas da escolha e da instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como é diferente dos ladrilhos?
  3. Propriedades e características
  4. Prós e contras de terminar
  5. Variedades
  6. Opções de design e cores
  7. Como escolher quartos diferentes?
  8. Estilo
  9. Dicas de uso e cuidados
  10. Fabricantes e avaliações
  11. Exemplos no interior

Há várias décadas surgiu um novo material no mercado de pisos - o grés porcelânico. Ele instantaneamente atraiu a atenção não apenas de artesãos experientes, mas também de usuários comuns. Em um período de tempo razoavelmente curto, esse revestimento ganhou considerável popularidade. Isto se deve ao fato de que este material combina com muito sucesso todas as qualidades necessárias tanto em termos de design estético quanto em termos de operação.

As características técnicas únicas deste revestimento, bem como a variedade de texturas e uma vasta selecção de soluções de cores, tornam possível a utilização do grés porcelânico no revestimento de diversos objectos. É perfeito para mobilar apartamentos e casas, bem como terrenos pessoais. Por isso, vale a pena conhecer mais detalhadamente as características deste material, suas variedades e algumas das vantagens.

Peculiaridades

A estrutura do grés porcelânico é muitas vezes comparada à do vidro, pelo que é impossível negar que também pode partir-se. No entanto, isso não se refere a um material frágil. Além disso, é necessário fazer um enorme esforço para encontrar concorrentes dignos para ele em termos de força.

Nesse caso, conceitos como dureza e fragilidade são termos completamente diferentes. É possível partir o grés porcelanato se as regras de instalação não forem seguidas, bem como durante o transporte descuidado. Porém, após a correta instalação do Grés Porcelânico, não há dúvidas quanto à sua resistência.

As placas deste tipo são feitas com uma espessura de 4 a 30 milímetros. O mais popular deve ser considerado de 10 a 14 mm. Eles são mais frequentemente usados ​​para pisos em várias salas. Deve-se ressaltar que o custo deste material depende diretamente dos indicadores de espessura. Além disso, o preço é influenciado por sua cor e textura. Mas apesar dos custos elevados, os compradores continuam satisfeitos, pois as propriedades dessas telhas justificam plenamente os custos.

Existe a possibilidade de fazer ladrilhos por encomenda. Sua espessura é igual a três centímetros. Com esses parâmetros, eles ainda apresentam resistência e durabilidade extraordinárias. Estas características não dependem da espessura do produto, mas sim da qualidade da instalação. Portanto, você pode encontrar um revestimento de baixa qualidade feito de um material mais denso, que acaba sendo instável ao estresse mecânico.

A mistura para o grés porcelânico contém diferentes tipos de argila, feldspato, areia de quartzo refinada, além de óxidos metálicos, que são pigmentos corantes. Deve-se notar que todos os componentes são exclusivamente de origem natural.

Os componentes utilizados na produção de grés porcelanato são extraídos em pedreiras. Além disso, a argila, que é um dos principais componentes, possui uma certa composição de elementos químicos. A qualidade do futuro produto depende diretamente desta condição. Na fábrica, um recipiente específico é usado para cada grau individual de argila, uma vez que, no futuro, todos os componentes serão misturados na estrita observância de proporções cuidadosamente calculadas.

Em seguida, a mistura acabada é transferida para os moinhos, onde é moída.O lote resultante é empilhado em silos. É aqui que o Grés Porcelânico é armazenado até o momento da queima e da prensagem.

Graças a uma tecnologia de produção tão complexa, este material tem recebido reconhecimento entre os usuários. Suas propriedades de desempenho são adequadas para revestimentos internos e externos; no entanto, o grés porcelânico se tornou especialmente difundido como revestimento para pisos.

Como é diferente dos ladrilhos?

Muitas vezes, o grés porcelânico é confundido com o revestimento cerâmico. Na verdade, esses materiais são semelhantes não apenas na aparência, mas também na composição e no desempenho. No entanto, existe uma diferença significativa entre eles. Está na tecnologia que os fabricantes usam. Portanto, o grés porcelanato, em comparação com seu progenitor, não apresenta vazios internos, microfissuras e porosidade.

São essas propriedades que o tornam mais durável e proporcionam alta resistência. Além disso, não é tão suscetível a mudanças de temperatura e lida bem com vários tipos de influências externas. Devido à presença de tais qualidades superiores aos ladrilhos cerâmicos, este material é escolhido para pavimentação em várias salas.

Deve-se acrescentar que o Grés Porcelânico possui índice de dureza de 8-9 pontos na escala de Mohs. Além disso, mesmo o granito natural é limitado ao número 6. E o material mais durável é o corindo, que é apenas 1-2 unidades mais denso do que o grés porcelânico.

Para distinguir o grés porcelânico do tradicional ladrilho cerâmico, basta olhar para o seu corte. O pigmento colorido é visível em toda a profundidade, pois, ao contrário da cerâmica, na produção do grés porcelânico ele é adicionado logo no início.

Propriedades e características

Depois de estudar algumas das diferenças entre o grés porcelanato e o revestimento cerâmico comum, bem como o granito natural, você deverá conhecer com mais detalhes as principais propriedades e características do material descrito.

Aqui estão os critérios que merecem atenção especial:

  • Força;
  • Resistência à umidade;
  • Resistência ao desgaste;
  • Formato;
  • Espessura;
  • Resistência a cargas.

Já se falou bastante sobre a durabilidade dos ladrilhos de grés porcelânico. Portanto, vale lembrar apenas que neste parâmetro ele é superado apenas pelo corindo. Portanto, não há dúvida de que este material apresentará as qualidades adequadas.

A baixa porosidade oferece boa resistência à umidade. Portanto, praticamente não há absorção de água no Grés Porcelânico. Este número é de apenas 0,05%. É por isso que é utilizado para revestimento de fachadas. Além disso, você pode aplicar qualquer um dos tipos apresentados.

Além disso, devido à barreira hídrica, este material é capaz de resistir a condições de temperatura bastante baixas, até -50 graus. É importante notar que um simples revestimento cerâmico perde sua qualidade rapidamente com leituras de termômetro negativas.

A próxima característica importante é a resistência ao desgaste das telhas. Sua resistência à abrasão é geralmente calculada na escala PEI.

Ela, por sua vez, é dividida em 5 turmas:

  1. para paredes;
  2. para pisos em uma área residencial em que é esperado baixo tráfego;
  3. para locais com tráfego médio (cerca de cem pessoas por hora);
  4. para locais públicos;
  5. para locais com tráfego intenso.

Os últimos incluem aeroportos ou estações de trem. A embalagem ajudará a determinar o nível de durabilidade. Nele, as categorias nomeadas são indicadas pelo fabricante na forma de algarismos romanos.

O grés porcelânico está disponível em diversos formatos. A escolha do tamanho do ladrilho deve ser selecionada com base nos parâmetros da sala. Portanto, grandes lajes nem sempre cabem em um espaço pequeno. Neste caso, o principal critério de qualidade não é de todo o lado estético, mas sim a questão da vida útil do revestimento.

Isso se deve ao fato de que, por exemplo, para o grés porcelanato com formato 60x60 cm, é necessária uma base e cola melhores. E para lajes 30x30 cm, tais condições não são propostas. Portanto, considera-se uma alternativa um produto de tamanho 45x45 cm, sendo as placas deste formato que os designers apontam como a solução ideal para qualquer ambiente. Além disso, eles são pouco exigentes durante a instalação e respondem adequadamente a alguns erros básicos.

É necessário falar sobre a possibilidade do grés porcelânico resistir a cargas. Portanto, o maior indicador de carga que este material pode suportar é 2000N. Deve-se observar que essa propriedade está em proporção direta com outras características, como espessura ou tamanho. Porém, ao testar o granito cerâmico, foi utilizado um caminhão de 30 toneladas. Ao mesmo tempo, os ladrilhos eram usados ​​em um tamanho grande, que resistia a tal carga com dignidade.

Sabendo dessas propriedades marcantes do grés porcelânico, é simplesmente impossível ignorá-las ao escolher um material para pavimentação.

Prós e contras de terminar

Apesar da abundância de características valiosas e competitivas do granito cerâmico, não se deve esquecer as vantagens e as possíveis desvantagens do acabamento das instalações com este material.

Além de alta resistência e excelente desempenho, os ladrilhos cerâmicos apresentam uma série de vantagens.

Dentre eles, destacam-se os seguintes critérios:

  • alto grau de proteção das fachadas contra a corrosão. Isso se torna possível devido a qualidades como resistência a várias temperaturas, bem como tolerância à umidade;
  • disponibilidade de uma ampla gama. O grés porcelânico é uma criação artificial dos fabricantes e é feito em fábricas. É por isso que se apresenta no mercado nos mais diversos formatos, texturas, tamanhos e cores. Assim, em meio a tanta variedade, você encontra facilmente uma opção que se encaixa em qualquer estilo de design;
  • redução dos custos de caixa para reformas de edifícios no futuro. O alto custo do granito cerâmico compensa totalmente devido às suas qualidades positivas e poupa o proprietário do custo de possíveis alterações no futuro;
  • proporcionando conforto dentro de casa;
  • a capacidade de criar um design único devido à abundância de propriedades estéticas;
  • proteção adicional externa (no que diz respeito ao acabamento do revestimento);
  • resistência à poluição.

Além dos fatores acima, as vantagens do grés porcelânico incluem resistência ao fogo, longa vida útil, isolamento acústico e muito mais. São essas qualidades que o levam às primeiras posições na lista de outros materiais de acabamento.

No entanto, apesar das vantagens acima, os ladrilhos de grés porcelânico apresentam algumas desvantagens.

Entre o pequeno número de desvantagens estão as seguintes:

  • o alto custo do produto e do estilo em si;
  • o piso de grés porcelanato não aquece o suficiente. No entanto, isso pode ser corrigido pelo isolamento;
  • massividade. É este fator que torna trabalhosa a entrega e instalação deste material. Além disso, às vezes pode ser necessário um processamento adicional da base.

Apesar dessas desvantagens, as vantagens ainda as superam. É por isso que artesãos experientes comparam todos os critérios acima e, em última análise, optam pelo granito cerâmico. Eles estão bem cientes de que, com uma abordagem competente, qualquer falha pode se transformar em uma virtude.

Variedades

Hoje existem diversas variedades de grés porcelânico. Eles são determinados por vários parâmetros:

Para dimensionar

Ladrilhos de tamanhos diferentes são necessários para um ou outro projeto. Em alguns casos, são necessários formatos pequenos, e em outros - grandes, cujo tamanho chega a 1200x600 mm.No entanto, na maioria das vezes na decoração existem lajes quadradas de formato médio. Seus lados variam de 200 a 500 mm. Devido à possibilidade de escolha de ladrilhos por este parâmetro, seu escopo é significativamente ampliado. É por isso que o grés porcelânico é adequado tanto para revestimento externo como interno.

Por textura e textura

Para começar, deve-se notar que o granito cerâmico é muito procurado no estilo de design clássico. Isto deve-se ao facto de este material de pavimentação ser muito semelhante à pedra natural. E como você sabe, é ele quem enfatiza mais favoravelmente a beleza do design clássico. No entanto, os fabricantes não ficam parados e estão constantemente melhorando a tecnologia de fabricação. É com isso que se conecta a aparência de tais tipos de grés porcelânico.

Por tipo de superfície

  • Vidrado, semi-polido (lapidado) e polido;
  • Fosco e brilhante, bem como não polido;
  • Com relevo - estruturado;
  • Coberto com cera;
  • Retificado.

A escolha de um tipo ou outro de porcelanato depende totalmente da ideia do designer., bem como o lado prático da própria sala. Assim, por exemplo, para edifícios que se posicionam como comércio ou exposição, é mais conveniente escolher uma superfície com relevo. As instalações do tipo de produção serão protegidas de forma confiável por acabamento espessado ou antiestático. Se houver possibilidade de sujidade frequente nas instalações, um revestimento esmaltado será a solução ideal.

Além disso, os fabricantes atenderam ao desejo dos proprietários de originalidade. Portanto, no mercado você encontra produtos confeccionados em Grés Porcelânico com imitação de concreto, metal, couro, tecidos e muito mais.

Opções de design e cores

Graças a uma grande seleção de formas, texturas, tamanhos e texturas, utilizando o grés porcelanato, você pode facilmente dar vida aos projetos de design mais ousados. Além disso, os fabricantes não se esqueceram da aparência de seus produtos. Portanto, hoje é bastante fácil encontrar ladrilhos de qualquer cor e desenho.

Em sua forma padrão, o grés porcelânico parece granito natural. No entanto, mesmo esta forma de realização pode ser alterada adicionando uma determinada tinta. Então, muitas vezes você pode encontrar pisos feitos de granito cerâmico, por exemplo, preto ou branco. Os acabamentos em mármore e pedra também se tornaram muito populares.

Em instalações residenciais com baixo nível de carga, utilizam-se frequentemente ladrilhos de grés porcelânico, feitos sob parquete ou laminado. Esta solução permite trazer conforto devido às superfícies nomeadas, mas ao mesmo tempo recebem todas as qualidades inestimáveis ​​do Grés Porcelânico.

Além do exposto, os produtos com desenhos merecem atenção especial. Com a ajuda deles, você pode trazer um certo enredo para o interior, que pode ser estendido para todo o design. Especialmente esses modelos são usados ​​ativamente em salas de exposição, adicionando um toque de sofisticação e, assim, enfatizando o propósito da sala.

Ventiladores de soluções não padronizadas conseguem fazer um revestimento de piso em mosaico com grés porcelanato. Este design é denominado patchwork. Também pode ser encontrado em locais públicos.

Vale a pena mencionar o grés porcelanato mate separadamente. Seu custo é o mais acessível em comparação com outros tipos deste material. Ao mesmo tempo, mantém todas as características importantes e tem um aspecto muito atraente.

Do exposto, conclui-se que, apesar do seu peso, os produtos de granito cerâmico distinguem-se pela sua versatilidade e são capazes de decorar com a sua presença vários edifícios e divisões individuais. Sua relevância é garantida em qualquer um dos estilos existentes. Isso é garantido pela possibilidade de escolha de um esquema de cores, bem como pela variedade de desenhos dos próprios ladrilhos.

Como escolher quartos diferentes?

Uma das primeiras e mais importantes questões na hora de decorar o interior da sua casa, que deve ser resolvida, é a escolha do porcelanato para cada cômodo específico. Na Rússia, o acabamento interior da superfície do piso com este material não é uma novidade há muito tempo. Com sua ajuda, os designers adicionam sofisticação ao design de qualquer ambiente.

Você deve se familiarizar com algumas recomendações sobre qual tipo de grés porcelânico é melhor usado em uma sala específica. Afinal, cada quarto é único em sua própria maneira. Pelas suas características e propriedades únicas, o grés porcelânico é um acabamento versátil, uma vez que da variedade oferecida pode encontrar a opção adequada tanto para hall de entrada ou varanda, como para quarto ou sala.

Mais recentemente, era muito difícil imaginar um material como o granito cerâmico como uma decoração de piso em uma sala de estar. Era frequentemente usado como de costume em cômodos como a cozinha ou o banheiro. Isso se deve à praticidade do Grés Porcelânico e à sua simplicidade no cuidado e operação. Este material foi usado levando em consideração precisamente essas qualidades, e não como uma abordagem de design interessante.

Hoje, graças ao constante aprimoramento da tecnologia de produção, o grés porcelanato é adequado para uso como material de decoração até de ambientes de uso diário. Além da vasta gama de produtos de Grés Porcelânico oferecidos, não se deve esquecer a possibilidade de conectar a eles um sistema de aquecimento de piso.

Assim, no hall, você poderá equipar um revestimento de piso bonito e confiável, que ao mesmo tempo será bastante quente. Isso significa que o conforto estará sempre presente na sala.

Os pisos do corredor e do corredor possuem condições especiais de funcionamento. É esta parte da habitação que é considerada a mais transitável. Além disso, muitas vezes há movimento no calçado de rua e a superfície está exposta a constantes esforços mecânicos (malas, carrinhos de bebê, etc.). Tudo isso depois de algum tempo se expressa em alguma deterioração do estado do ladrilho. Portanto, ao escolher o Grés Porcelânico no corredor, você deve levar em consideração as nuances listadas.

Em primeiro lugar, ao escolher ladrilhos de granito cerâmico no corredor, deve-se estudar cuidadosamente a embalagem. Indica o grau de resistência ao desgaste. Nesse caso, é mais aconselhável comprar produtos com indicadores III ou IV. Apesar da grande capacidade diária de cross-country, isso será o suficiente. Afinal, não estamos falando da estação, mas do apartamento.

Para adicionar estética a um determinado espaço, os designers costumam combinar várias variações para criar uma imagem completa. Ele também permite que você combine ou separe o corredor e o corredor.

As combinações mais comuns são:

  • Ladrilhos para madeira e pedra;
  • Produtos monocromáticos com pequenos respingos;
  • Abstrações e padrões geométricos.

Vale ressaltar que na hora de comprar produtos em grandes quantidades, é necessário revisar cuidadosamente as tonalidades e texturas. Muitas vezes, há casos em que ladrilhos de lotes diferentes podem ter pequenas diferenças nesses parâmetros.

Os designers modernos experimentam não apenas combinações de um material, mas também combinam vários materiais diferentes. Assim, para o segundo revestimento, pode-se optar por cerâmica, linóleo, parquet ou laminado. Com uma abordagem competente para esse problema, você pode obter o design original do corredor. Esta solução será especialmente apropriada para uma sala longa. Esta combinação irá revivê-lo visualmente.

Para os amantes de ideias mais tradicionais, também há uma saída: o grés porcelanato com imitação de madeira terá uma ótima aparência no corredor e no corredor. Além disso, essa forma de realização adicionará calor e conforto ao interior.

Na hora de escolher um revestimento para uma cozinha, é necessário se orientar não só pelo lado estético da questão, mas também levar em consideração a finalidade desse espaço. Portanto, é muito importante atentar para as características técnicas do material. Nessa situação, o granito cerâmico é a escolha certa. As telhas feitas com ela durarão muito tempo. Ao mesmo tempo, sua aparência pode deteriorar-se ligeiramente, apesar de todos os tipos de poluição, mesmo as mais graves. Além disso, a ampla gama permite escolher o design certo para outros elementos de decoração de interiores, que também podem ser feitos de grés porcelanato.

O próximo cômodo, que complementa perfeitamente o revestimento de porcelanato, é o banheiro.

Com base na variedade de texturas e propriedades que os fabricantes modernos dotam seus produtos, você deve escolher os azulejos de acordo com os seguintes critérios:

  • Qualidades antiderrapantes (ajudam a evitar lesões mesmo se a superfície do piso estiver molhada);
  • Resistência à umidade, bem como tolerância persistente a detergentes e abrasivos;
  • Resistência a diversos tipos de solicitações mecânicas (arranhões, impactos, etc.);
  • Durabilidade.

Os especialistas não recomendam o uso de ladrilhos ondulados, pois a limpeza é um processo bastante trabalhoso. É mais conveniente restringir o banheiro ao acabamento do piso de um material áspero ou liso. Quando se trata de durabilidade, você deve escolher um produto com a etiqueta I, II ou III no momento da compra. É importante notar que os primeiros dois indicadores se destinam especificamente ao banheiro.

Para que a superfície resista adequadamente aos efeitos dos vários produtos químicos usados ​​na limpeza, ela deve ter a porosidade mais baixa possível. Nesse caso, o nível de resistência deve atingir uma marca alta.

Na embalagem do produto, tais indicadores são geralmente indicados da seguinte forma:

  • Padrão do pé e fundo sombreado - alto nível de resistência ao desgaste;
  • O pé sobre fundo preto é um produto para revestimento de pisos.

Além disso, alguns fabricantes indicam a presença de propriedades antiderrapantes.

Outra área onde o grés porcelânico pode ser usado como piso é uma varanda. Este material é especialmente adequado para estruturas não aquecidas ou não envidraçadas. Além disso, é a varanda que fica exposta às intempéries. Portanto, ladrilhos de grés porcelânico serão um verdadeiro benefício para esta sala. Ressalta-se que em um espaço aberto é preferível dar preferência a produtos com propriedades antiderrapantes.

Tudo isso confirma a versatilidade do Grés Porcelânico. As suas características extensas e encarnações de design são adequadas para absolutamente qualquer estilo de decoração de casa, bem como para a decoração exterior.

Estilo

Quando a escolha do material for feita, você deve se familiarizar com algumas das características de sua instalação.

Para dispor os blocos corretamente, você deve seguir algumas regras:

  • Tendo em vista o alto custo do Grés Porcelânico, o mais correto é fazer os cálculos necessários com antecedência e indicar a quantidade necessária. Para não perder nada, é recomendável fazer um diagrama do próprio local onde está prevista a instalação. Porém, não devemos esquecer que com esse trabalho, sempre deve haver uma pequena margem em caso de poda.
  • Antes de iniciar a instalação, é importante certificar-se de que todas as placas são do mesmo tom e formato. Se você comprou produtos com um padrão, é necessário verificar o alinhamento. Para fazer isso, pegue vários tiles de diferentes pacotes e compare-os uns com os outros.
  • Depois disso, você precisa preparar a base para a superfície futura. Deve ser perfeito. Se ao mesmo tempo forem encontradas irregularidades, você deve eliminá-las com um primer.
  • O próximo passo é cortar as lajes.Devido à alta resistência do material, será muito difícil fazer isso em casa usando uma esmerilhadeira e um cortador de azulejos, especialmente se o projeto de design envolver um grande número de abas. Portanto, uma solução mais correta em tal situação seria dar grés porcelânico para corte. A oficina certamente se certificará de que o resultado não difere da fonte de fábrica.
  • Após esses preparativos, você pode prosseguir para a instalação propriamente dita. Primeiro, coloque a primeira linha. A seguir, é necessário traçar uma linha reta ao longo da borda inferior usando um nível de laser, o que é indicado de acordo com um esquema previamente traçado.
  • Separadamente, a escolha correta da cola deve ser indicada. Vale lembrar que sua qualidade depende diretamente da largura do ladrilho, bem como de seu peso. Além disso, a solução adesiva é selecionada levando-se em consideração as características do ambiente no qual o Grés Porcelânico está sendo instalado. Por exemplo, um banheiro requer cola resistente à umidade. É amassado até a consistência de creme de leite e infundido por algum tempo.
  • A argamassa é aplicada sobre as tábuas e o excesso é retirado com espátula dentada.
  • Em seguida, você deve colocar os ladrilhos no chão e pressionar um pouco. Depois disso, ele é deslocado para o ponto desejado. Você pode marcar as ranhuras com cruzes de plástico. Para que o processo de colagem seja totalmente concluído, é necessário bater em todo o perímetro de todo o ladrilho.
  • Em seguida, a primeira linha é colada de acordo com a linha indicada. Todas as lajes devem estar no mesmo plano. E se estamos falando de grés porcelânico padronizado, é importante seguir o padrão.
  • Pelo mesmo princípio, as linhas restantes são colocadas estritamente de acordo com o diagrama desenhado.
  • Depois que os ladrilhos de grés porcelânico estiverem secos, você pode prosseguir para o rejuntamento. Mastic vai perfeitamente lidar com esta tarefa. Essa massa irá apenas fortalecer as propriedades do grés porcelânico.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.

Muitos estão interessados ​​na possibilidade de colocar ladrilhos de granito cerâmico sobre um piso de madeira. A esse respeito, os mestres têm contradições. Alguns consideram isso inútil, outros - pelo contrário, uma solução muito prática. Se, no entanto, decidir instalar grés porcelânico em um piso de madeira, deve-se prestar atenção especial à sua superfície:

  1. Primeiro você precisa fortalecer a base com parafusos e, se possível, colocar placas de madeira compensada. Isso ajudará a se livrar de dobras indesejadas que podem ter se formado anteriormente. Este ponto é muito importante, pois disso depende a durabilidade do futuro revestimento.
  2. É necessário impermeabilizar a base de alta qualidade, pois é indesejável que a umidade entre na árvore, mesmo da solução de cola.
  3. Recomenda-se o uso de adesivo epóxi e massa de vidraceiro. São mais flexíveis e fáceis de aderir a superfícies impermeáveis.

Caso contrário, o processo de assentamento de ladrilhos de granito cerâmico sobre base de madeira está em total conformidade com as regras acima.

Dicas de uso e cuidados

Uma vez que o grés porcelânico é bastante despretensioso na manutenção, cuidar do piso não será difícil. Além disso, a implementação de algumas das pontas aumentará significativamente sua vida útil.

Após a conclusão do trabalho de reparo, é necessário remover os restos dos vários materiais que são usados ​​durante a instalação o mais rápido possível. Quando a cola ou o cimento estiverem completamente secos, a esfrega se tornará muito difícil, o que afetará a aparência do ladrilho.

É por isso que a nova superfície deve ser tratada com uma solução de ácido leve. Ao escolher um agente de limpeza, é preciso levar em consideração o grau de contaminação do granito cerâmico, bem como sua toxidade. Não é recomendado o uso de uma substância que tenha um efeito negativo no corpo humano. Essa medida de precaução ajudará a evitar possíveis problemas de saúde desagradáveis.

O agente de limpeza deve ser aplicado em toda a superfície. Deve permanecer por algum tempo. Em média, esse intervalo é de 30 a 60 minutos. Após este período, o revestimento é lavado com água. E para maior eficiência, é utilizada uma escova. Após tais manipulações, basta limpar o ladrilho com um pano seco.

Às vezes, os especialistas recomendam o uso de produtos de polimento. Para eles, o polimento ajudará a manter o grés porcelânico na sua forma original por mais tempo.

Fabricantes e avaliações

O berço do grés porcelânico é a Itália. Na década de 70 do século passado, foi apresentado para todo o mundo. Graças às suas qualidades únicas de consumo, a produção de granito cerâmico em outros países começou a se desenvolver ativamente.

Por exemplo, a Espanha rapidamente adotou essas habilidades e também começou a fazer ladrilhos de grés porcelânico. Além disso, deve-se destacar que o grés porcelânico espanhol, assim como o italiano, é considerado um dos melhores em seu gênero. No entanto, os produtores nacionais não se afastaram e hoje você pode encontrar uma grande quantidade de grés porcelânico russo e bielorrusso no mercado.

Deve-se notar que os produtos nacionais não são inferiores aos estrangeiros em termos de características de qualidade. Isso é possível graças ao uso de tecnologias semelhantes, além de parcerias entre empresas.

Entre os fabricantes mais populares, merecem destaque os seguintes:

  • Kerama Marazzi;
  • Italon;
  • Estima;
  • Grasaro.

Todos os produtos fabricados por essas empresas obedecem a padrões de qualidade e possuem todos os certificados necessários. Além disso, os requisitos declarados são totalmente consistentes com os italianos. E o próprio equipamento, com o qual são produzidos, também costuma vir da Itália.

Além disso, existem empresas chinesas que também fabricam grés porcelânico. Claro, seus produtos se destacam do resto do custo mais acessível.

No entanto, é mais sensato comprar produtos de um fornecedor confiável. Este fato é confirmado por análises de usuários. Reclamando do alto custo do produto, os clientes continuam satisfeitos por terem feito uma escolha em favor de uma empresa bem merecida. Eles ressaltam que todas as despesas realmente têm um retorno de investimento de 100%. Aqueles que já têm a sorte de ter um piso de porcelanato em sua casa aconselham outras pessoas a testar todas as propriedades e características declaradas do produto.

Exemplos no interior

Os ladrilhos de grés porcelânico complementam na perfeição o ambiente acolhedor da sala. Um padrão de painel leve e discreto adiciona sofisticação a todo o interior da sala.

Pavimento em grés porcelânico no corredor. Uma solução simples e prática para um design atraente.

Revestimento de banheiros com grandes placas de grés porcelanato. O design fala de perfeição e conforto.

Pavimento em grés porcelânico na cozinha. O acabamento espelhado é prova de instalação correta e cuidado da superfície.

Graças à variedade de texturas e tonalidades, pode-se conseguir um ambiente aconchegante no quarto, mesmo com a ajuda de grés porcelanato.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário