O que é travertino e onde é usado?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Onde é extraído?
  3. Visualizações
  4. Métodos de processamento
  5. Cores
  6. Aplicativo
  7. Como cuidar?

Hoje em dia, a decoração das fachadas das casas e alguns elementos interiores com pedras decorativas está a tornar-se cada vez mais popular. Muitas pessoas preferem usar contrapartes artificiais que parecem tão naturais quanto materiais naturais, mas são inferiores em resistência. A melhor opção para resolver a questão da decoração é o uso do travertino.

Esta pedra tem um aspecto impressionante, tem servido aos seus proprietários por muitas décadas, enquanto o seu custo não pode ser considerado alto. E no mercado de materiais de construção modernos, escolher uma paleta de cores de pedra adequada não é difícil. Assim, todos serão capazes de implementar a ideia de design preferida do design.

O que é isso?

O travertino é um material de construção que veio de um passado distante até os tempos modernos. Os antigos romanos são considerados os descobridores. Eles decoraram as fachadas dos edifícios e estruturas com travertino. Eles pararam de usá-lo apenas quando estudaram a tecnologia de assentamento de tijolos feitos de argila. Travertino é um membro da família do tufo. Em termos de características e propriedades físicas, é semelhante às rochas calcárias. Os pedaços de travertino são fáceis de processar devido à sua base porosa e baixa densidade. Os mesmos parâmetros explicam a pequena massa das lajes individuais.

No ambiente de construção, o travertino é muito popular, pois tem muitas vantagens inegáveis. Inicialmente, é uma beleza externa. Sua cor atraente e discreta e desenho despretensioso permitem que você crie obras-primas de design da arquitetura. As propriedades únicas da pedra apresentada tornam possível a sua utilização para decoração de interiores de espaços e decoração de exteriores de fachadas.

Outra vantagem importante é o baixo custo do material.

A vantagem indiscutível do travertino é a compatibilidade com o meio ambiente por parte da natureza. Esta pedra não contém substâncias radioativas que afetam negativamente o meio ambiente. Os construtores, por sua vez, notam que é muito conveniente trabalhar com travertino. A pedra em si é exigente e fácil de processar. Se necessário, o travertino pode ser cristalizado, aumentando assim sua dureza.

E ainda, junto com as vantagens, o travertino tem algumas desvantagens. E antes de mais nada, essa é a necessidade de cuidados adicionais. No interior da casa, esse problema praticamente não causa problemas.

É muito mais difícil cuidar do travertino na fachada dos edifícios. Neste caso, em nenhum caso deve utilizar detergentes abrasivos que se encontram nas gavetas de cada casa. Eles podem causar danos irreparáveis ​​à beleza externa da pedra. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se cobri-lo com uma mistura protetora imediatamente após o assentamento, o que aumenta sua resistência ao ataque químico.

Deve-se notar que travertino é usado para decorar não apenas elementos individuais do interior. Esta pedra é frequentemente usada como revestimento de pavimentos de corredores. Porém, em tal situação, o dono da casa deve estar preparado com antecedência para que o piso perca muito rapidamente sua atratividade, uma vez que será constantemente pisado tanto de chinelo como de calçado urbano.

Onde é extraído?

A origem do travertino ocorre no ambiente aquático próximo à costa e onde existe uma corrente ativa. Travertino é extraído perto de Pyatigorsk. Existem grandes depósitos deste tufo na Armênia, Azerbaijão e Tajiquistão. Enormes depósitos de pedra travertino estão localizados nas terras italianas e turcas.

Apesar da grande variedade de países mineradores, as variedades iraniana, armênia e quirguiz têm grande demanda no ambiente de construção.

Visualizações

É quase impossível encontrar travertino não tratado no mercado. No entanto, fachadas e elementos decorativos revestidos com travertino natural parecem mais vantajosos se o material foi submetido a esforços mecânicos. Existem vários tipos de superfície de travertino, dependendo do método de processamento.

  • Polido. Uma característica distintiva deste tipo de material é o brilho reflexivo especular e a textura pronunciada da pedra.
  • Lustroso. Outro nome é semi-polido. Nesse caso, a pedra tem textura lisa, mas sem brilho intenso. O travertino visualmente polido lembra o cetim. E com o contato tátil, é semelhante a uma superfície rebocada.
  • Lixado. Esta superfície da pedra apresenta alguma rugosidade. Há um pequeno alívio profundo.
  • Serrado. Este tipo de pedra trabalhada apresenta um relevo mais pronunciado e uma rugosidade muito perceptível. A profundidade das diferenças entre as ranhuras não é superior a 2 mm.
  • Bush martelou. Este tipo de pedra destina-se à decoração de fachadas. Seu diferencial é o relevo áspero com queda máxima de 5 mm.
  • Escovado. Na criação deste tipo de pedra, são utilizadas escovas especiais, que envelhecem artificialmente as placas e conferem-lhes uma rugosidade intensa.

Para decoração de interiores, é melhor escolher os tipos de ladrilhos de pedra polidos, brilhantes e lixados. Eles se distinguem por uma superfície mais ou menos lisa e uma textura agradável. Mas para a decoração de pedras de pavimentação de quintal, é preferível usar travertino serrado. Cada placa de travertino, após passar por um tratamento especial, é revestida com compostos poliméricos, emulsão ou mastique, para que o material ganhe resistência adicional e resistência a produtos químicos.

Hoje, o travertino decorativo é muito procurado. Mesmo os tijolos de argila usados ​​para levantar estruturas recuaram ligeiramente para o fundo. É por isso que os fabricantes começaram a colocar à venda não só a pedra natural, mas também a sua equivalente artificial.

Natural

Esse tipo de travertino é apresentado no mercado na forma de placas e blocos de grandes tamanhos e formatos. Isso não quer dizer que seu custo seja muito alto, porém, em comparação com um análogo artificial, é bastante tangível.

Artificial

O travertino artificial não é uma pedra, mas sim o amplamente utilizado "travertino", gesso decorativo e pasta de travertino. Esses materiais contêm uma mistura de pó de travertino e aglutinantes, cimento, polímeros e resinas.

As vantagens indiscutíveis de um análogo artificial do travertino são o baixo custo e a capacidade de mudar de cor, mantendo uma textura natural.

Métodos de processamento

O travertino é um material que permite traduzir em realidade as ideias mais impensáveis ​​de designers em termos de decoração de superfícies diversas. Uma ampla paleta de cores, uma variedade de padrões e diferentes tipos de processamento da mesma pedra em diferentes elementos decorativos terão aparência diferente. Além disso, a aparência das pedras muda de acordo com sua localização na máquina. O corte transversal revelará um padrão incomum que se assemelha a listras de nuvem. Rasgar criará um padrão interessante de linha ondulada.

Além disso, propõe-se conhecer os métodos de processamento do travertino, graças aos quais a pedra adquire uma textura incomum.

  • Envelhecimento. Este método de processamento é dividido em 2 tipos: mecânico e químico. Para mecânicos, são utilizadas escovas com revestimento de diamante. Com a ajuda deles, a superfície da pedra é raspada, criando um relevo. O método químico envolve a aplicação de ácido ao material, com o qual a pedra é destruída e irregularidades permanecem em sua superfície. Após esse tratamento, a pedra é lavada com água e sabão, interrompendo o processo de oxidação.
  • Polimento. Este método de processamento é feito com abrasivos em pó. Em seguida, esfrega-se o travertino com círculos de feltro para que se forme um brilho de espelho na superfície. Para potencializar o efeito, propõe-se o uso de agentes químicos. Mas antes é preciso preencher os poros da pedra com uma mistura especial para que o ácido não entre. O travertino polido pode ser usado para decorar bancadas ou painéis de parede.
  • Esmerilhamento. Este método de processamento é feito em máquinas especiais, devido às quais a pedra adquire uma textura áspera e opaca, mas um padrão pronunciado é preservado ao mesmo tempo. Graças a este método de processamento, o travertino perde as suas propriedades escorregadias, podendo ser utilizado para o acabamento de pavimentos e degraus.
  • Serrar. Para este método de processamento, são utilizadas serras de corda, fita ou circulares.
  • O uso de um repelente de água. Essa tecnologia de processamento reduz a absorção da pedra, o que evita manchas na face. O travertino, impregnado com repelente de água, é utilizado na decoração de fachadas de edifícios.

Cores

Na venda muitas vezes é possível encontrar travertino de cores brancas, cinzas, amarelas, bege. O travertino branco não sofre polimento, por isso traz calor e conforto incomparáveis ​​com o mármore branco polido. A variedade clássica de travertino é semelhante ao mármore amarelo de Veronese. Além dos tons delicados e sutis, encontra-se à venda travertino em tons escuros. Nesse caso, estamos falando de vermelho, rosa, verde, marrom, preto e cinza. Essa paleta brilhante é criada por produtores iranianos. E para que pareçam benéficos em combinação um com o outro, é necessário o gosto delicado de um designer de interiores.

A propósito, tons claros de travertino podem ficar bem quando combinados com outros materiais. Por exemplo, uma base de pedra é frequentemente complementada por um gesso decorativo de tonalidade semelhante.

Aplicativo

Certamente muitas pessoas sabem que a maioria dos edifícios históricos que sobreviveram até hoje foram feitos de travertino ou esta pedra foi usada como um projeto decorativo. Hoje, é frequentemente usado como painel para o exterior de edifícios governamentais e instituições culturais. Graças ao tratamento especial da superfície de pedra, essa fachada poderá servir fielmente à cidade por mais de cem anos. Apesar da porosidade do material, a camada protetora não permite que a umidade penetre na pedra e a estrague.

Hoje o travertino é parte integrante da decoração de ruas, parques e praças. A maioria dos paisagistas dá preferência a este material específico. Graças à superfície áspera da pedra, há uma sensação de antiguidade e o efeito de envelhecimento é ideal para criar arcos, colunas altas e degraus. Os proprietários de chalés também preferiam o travertino, pois esse material parece rico e eficaz. Esta laje pode decorar as fachadas das casas durante muitos anos.

Hoje, no design de banheiros, o travertino é usado no lugar do azulejo. E alguns até cortam o interior da piscina com ele. Se você seguir as regras de instalação com travertino, será possível decorar as paredes internas das salas com muita umidade. - será criada a sensação de estar em um resort romano. No interior da casa, o hall de entrada, o corredor e a sala são forrados a travertino. Este material preenche o ambiente com uma aura especial, conforto, ao mesmo tempo em que enfatiza a ostentação e o alto custo do interior.

Muitas vezes, placas de travertino são encontradas em áreas de cozinha. Este quarto é o coração de uma casa ou apartamento. Ela deve exalar conforto e calor. O ambiente familiar natural é transformado se as inserções de travertino são laconicamente combinadas com o interior geral da cozinha. O avental de pedra da área de trabalho, a pia, o peitoril da janela parecem muito interessantes. Aliás, os artesãos fazem acessórios elegantes em travertino que podem ser usados ​​no banheiro, na cozinha, na sala e até no quarto. Estatuetas em miniatura ou pequenas pinturas improvisadas darão um toque agradável à atmosfera.

Uma grande variedade de tipos de travertino permite criar as opções de design de interiores mais incomuns, não só na casa, mas também em locais públicos. Por exemplo, um balcão de bar em uma boate com acabamento espelhado não só parece impressionante, mas também enfatiza o alto status da instituição. O mesmo pode ser dito sobre a recepção nos escritórios das grandes empresas. Os proprietários de centros de negócios usam pedra travertino no projeto de degraus e escadas inteiras. De acordo com o projeto geral da estrutura, você pode fazer uma cornija de travertino, um porão. A mesma pedra pode ser usada em vez de lajes de pavimentação e decorada com meios-fios.

Os amantes do vintage e dos clássicos antigos pedem produtos de travertino aos artesãos, que podem ser colocados em qualquer lugar conveniente, por exemplo, uma lareira ou um bar móvel.

Como cuidar?

A pedra de travertino pode reter sua atratividade por muitos anos se você os cuidar adequadamente. Mas isso não significa que sua superfície possa ser lavada com detergentes comuns. Em primeiro lugar, o proprietário de uma base de travertino precisa entender que tipo de pedra ela é, suas características e características. Travertino se refere a uma rocha calcária, portanto, é muito sensível a ambientes agressivos. Por isso é necessário o uso de detergentes neutros para lavar sua superfície.

Para aumentar o nível de resistência das lajes de travertino, após a instalação, sua face é coberta com uma substância protetora que obstrui os poros abertos. O proprietário de um piso de travertino deve entender que a mistura protetora se desgasta com o tempo. Consequentemente, as substâncias abrasivas dos detergentes entrarão na pedra através dos poros e destruirão os ladrilhos. Por este motivo, não é recomendável colocar o revestimento do piso com travertino. É importante ter este facto em consideração para os proprietários de centros de negócios e escritórios, que, pretendendo realçar o estatuto da empresa, efectuam a disposição das paredes, pavimento e tecto com blocos de travertino.

Se de repente a pedra de travertino for danificada na forma de arranhões ou pequenas rachaduras, ela pode ser restaurada. Mas para este trabalho é necessário chamar um especialista. Em nenhum caso você deve tentar restaurar a aparência do travertino com suas próprias mãos. O mestre virá com as ferramentas necessárias, lixará as áreas danificadas, restaurará os buracos, preencherá as irregularidades com misturas de polímeros na paleta de cores adequada.

Se necessário, a durabilidade do travertino para piso pode ser aumentada revestindo-o com um produto químico de cristalização. Após este procedimento, a pedra irá mudar ligeiramente, mas sua dureza irá melhorar.

Se você seguir as regras de cuidado descritas, o travertino ficará encantado com sua beleza e atratividade por mais de cem anos.

No próximo vídeo, você verá o processo de produção da laje de travertino.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário