Moldes de silicone para pedra: propriedades e sutilezas de fabricação

Contente
  1. Compromisso
  2. Peculiaridades
  3. Manufatura

Molde de silicone - um dispositivo usado para fundir produtos. Rosetas de gesso, molduras, inserções decorativas de interior e materiais que imitam a textura de uma pedra selvagem podem atuar como o produto final fora do molde.

Compromisso

O objetivo principal de um molde de silicone é a fundição de produtos, cuja superfície repete ou imita o plano dos materiais de origem natural. Em que o molde pode ser usado para preparar a base de produtos que são usados ​​para fazer novos moldes.

É necessário para a preparação de produtos semiacabados. Após retirá-los, necessitam de revisão específica: retificação, restauração de cavacos, fissuras, cascas e pintura, se necessário.

Peculiaridades

Os moldes de silicone são os moldes mais comuns para fundir blanks. O silicone possui uma ampla gama de características para uma fabricação eficiente.

Este material é macio, resistente e flexível. A superfície lisa de silicone não adere ao material do produto. A peça, colocada no molde, é fácil de remover sem danificar, o que é um fator importante na confecção de decoração.

A fundição de produtos em moldes de silicone é realizada em solução líquida. Sua base é composta por dois componentes: gesso (alabastro) e água. Para melhorar as características de qualidade e aparência, a mistura é complementada com vários aditivos.

Sua presença afeta os parâmetros de resistência do produto a cargas destrutivas e influências ambientais.

Os moldes de silicone são reutilizáveis ​​- isso ajuda a aumentar a eficiência da fabricação do produto e reduzir o custo de aquisição dos materiais necessários para fazer os moldes.

O material de silicone não é afetado por fatores ambientais negativos. Não apodrece, não racha nem desmorona sob a carga. Certos tipos deste material são resistentes a altas temperaturas, o que permite aumentar a produção de produtos moldados, colocando-os em um secador especial.

Manufatura

Materiais (editar)

Para fazer um molde de silicone com suas próprias mãos, você precisa preparar o seguinte conjunto de materiais:

  • folha de drywall com pelo menos 50x50 cm de tamanho;
  • pedaços de folha GKL 10x40 cm;
  • aparar o perfil de metal utilizado para a instalação de placas de gesso;
  • parafusos auto-roscantes com grande passo de rosca;
  • fita adesiva;
  • vários tubos de silicone adequados;
  • outros materiais relacionados.

Montagem da base

Um pedaço de folha de drywall serve de base. Deve ser colocado sobre uma mesa plana ou bancada de trabalho, cujo plano deve ser plano. Isso é necessário para excluir deflexões de base e rachaduras.

Na superfície da base de gesso cartonado, é necessário desenhar o contorno interno da futura forma com um lápis (marcador) e uma régua. EO perímetro pode ser retangular ou quadrado. É importante levar em consideração o ângulo entre os lados da figura no desenho - deve ser o mais próximo possível de 90 graus. Esta abordagem permitirá a produção de um molde de alta qualidade com paredes lisas.

Devem ser instaladas peças de gesso cartonado de 10x40 cm ao longo do perímetro de um quadrado ou retângulo desenhado na superfície da base. Se necessário, você pode remover as partes salientes em excesso dos segmentos de linha para obter a forma correta.Esses segmentos servirão como lados para o modelo.

As laterais devem ser fixadas com peças de perfil metálico. Para isso, o perfil externo é aplicado na área do pilar do cordão, após o qual é aparafusado à base com parafusos auto-roscantes. A placa é fixada a ela com parafusos aparafusados ​​de dentro do gabarito.

Esta ação é realizada em relação aos quatro lados.

Para excluir o vazamento de silicone nas aberturas entre os pilares das laterais e a base, a colagem é realizada na parte interna com fita adesiva. É aconselhável evitar dobras na fita adesiva, pois podem prejudicar o aspecto da futura forma.

Para evitar que o silicone grude na base da placa de gesso, você pode colocar um filme plástico na parte inferior do modelo. Seu tamanho deve coincidir com a área do fundo do gabarito, caso contrário o silicone cairá parcialmente na base e grudará nela, dificultando a remoção do molde.

Preencher

O próximo passo é colocar o silicone. Para isso, é necessário preparar a superfície da pedra natural, que será imitada pela forma.

Deve estar livre de poeira e sujeira. Não deve haver peças salientes na superfície, bem como elementos móveis que podem se soltar durante o processo de vazamento.

Os contornos da pedra devem corresponder aos parâmetros do futuro material artificial, caso contrário a peça a ser extraída da sua forma ficará imprópria para utilização posterior durante os trabalhos de construção e acabamento.

A altura do espécime de gesso não deve exceder a altura dos lados do modelo - a diferença entre estes valores deve ser de pelo menos 5 cm, o que permitirá formar o fundo do futuro molde de silicone, cuja espessura será suficiente para segurar o gesso.

A pedra preparada é colocada na parte inferior do modelo no centro.

É importante manter uma distância igual dos lados a todas as arestas da pedra, então a forma ficará simétrica e uniforme.

O silicone é aplicado à amostra da seguinte forma: com uma pequena espátula, espátula ou espátula de plasticina plástica, o silicone é aplicado na superfície da pedra. Ao mesmo tempo, a atenção é dada não à espessura da camada do material de enchimento, mas ao grau de penetração nos poros e depressões naturais da amostra de pedra. O silicone é literalmente esfregado na textura da pedra.

Assim, toda a superfície da pedra é coberta, que é colocada no centro do molde de gesso cartonado. Depois de aplicar a camada primária, uma segunda camada é aplicada. É necessário preencher com precisão irregularidades maiores na superfície da amostra.

Depois disso o resto do espaço do modelo é preenchido com silicone... No processo, é melhor usar uma pistola de tubo de silicone especial. O uso de tal ferramenta irá acelerar o processo e melhorar a qualidade da distribuição do silicone. A parte superior da massa de silicone é nivelada com uma espátula ou espátula de plástico.

Depois é necessário deixar o molde secar pelo período indicado nas instruções da embalagem de silicone.

Para garantir uma extração confiável, esse período pode ser duplicado, pois as instruções são fornecidas para camadas finas de aplicação de silicone.

Você pode verificar o grau de secagem do material na parte interna da massa usando uma agulha longa ou agulha de tricô. Para fazer isso, você precisa perfurar a forma com ela antes que ela se enterre na superfície da base. Após remover a agulha ou fio, verifique se há sinais de silicone úmido. Se eles não estiverem lá, isso significa que o formulário pode ser extraído do modelo.

A extração é feita da seguinte forma: os parafusos auto-roscantes que prendem as peças do perfil metálico de suporte são desaparafusados. Os lados do modelo são destacados da base e do molde de silicone. A própria forma, deitada na cama de filme, vira. O filme foi cuidadosamente removido.

Em seguida, é realizada a manipulação mais importante, da qual dependerá a qualidade final do molde de silicone - uma pedra de amostra é removida. Para isso, o silicone é gradualmente destacado da superfície da pedra ao longo do perímetro do molde. A etapa mais difícil é separar o fundo da amostra do fundo da "tigela" do molde.

Depois de remover a peça de trabalho da estrutura de silicone, o molde é limpo de resíduos de pedra e outras inclusões estranhas. Bolsas de ar formadas durante o vazamento podem ser preenchidas com silicone de forma que não sejam visíveis.

Após vários dias de secagem adicional, o molde de silicone para fazer a pedra pode ser usado no trabalho.

Para obter informações sobre como fazer um molde para lançar um tijolo com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário