Como escolher o papel de parede certo?

Contente
  1. Visualizações
  2. Material
  3. Dimensões (editar)
  4. Cores
  5. Opções de decoração
  6. Estilo e design
  7. Como escolher o papel de parede certo?
  8. Vantagens e desvantagens
  9. Que lindo combinar?
  10. Fabricantes famosos e análises
  11. Soluções de design no interior

O papel de parede é uma das formas mais comuns de decorar paredes, que não perde a sua relevância, apesar de ter começado a ser utilizado há muitos séculos. Com o tempo, a aparência do primeiro papel de parede mudou significativamente. Com este artigo, você aprenderá sobre quais tipos de papel de parede existem atualmente e como escolher a opção mais adequada para você.

Visualizações

Existem muitos tipos diferentes de revestimentos. Alguns são mais finos, outros são volumosos e em relevo. Alguns se encaixam em uma sala com grandes janelas, enquanto outros complementam perfeitamente uma sala escura.

Material

Em primeiro lugar, os papéis de parede são divididos dependendo do material de que são feitos. A opção mais comum desde os dias da União Soviética são, obviamente, papéis de parede de papel simples.

São indicados para quem não quer gastar muito dinheiro com reparações e prefere optar por algo mais simples.

Em seguida, vêm os papéis de parede não tecidos e acrílicos. São usados ​​com um pouco menos de frequência, mas por outro lado são mais duráveis ​​do que os de papel fino, que tendem a escorregar nas mãos durante o processo de colagem.

Os revestimentos de cortiça ou bambu ficam lindos na parede. São muitas vezes mais fortes, o que significa que não terá que refazer os reparos tão rapidamente. Além dessas variedades populares de papel de parede, existem outras, mas são muito menos comuns.

Dimensões (editar)

Outro parâmetro pelo qual os tipos de papel de parede diferem entre si é o tamanho. A faixa pode ser larga ou bastante estreita.

É fácil adivinhar que papéis de parede largos são muito mais rápidos de colar, mas com papéis estreitos você obtém combinações de cores muito mais interessantes.

O tamanho dos padrões que cobrem a superfície também varia. A impressão pode ser maior ou menor - você precisa escolher a opção apropriada dependendo da meta que deseja alcançar ao fazer reparos. Assim, por exemplo, em uma sala com tetos baixos, papel de parede com padrões longitudinais será adequado, e em uma sala estreita - com listras transversais.

Cores

Quanto às cores, podem ser quase tudo. A escolha do tom certo depende do estilo em que seu quarto está decorado.

Se você não sabe o que escolher, é só pegar aquelas feitas em tons pastéis. Eles serão combinados com quase todos os tons.

O papel de parede amarelo claro ou qualquer outro revestimento em cores claras é adequado para decorar quase todos os ambientes.

Em uma sala espaçosa, papéis de parede escuros - marrom, lilás, dourado escuro ou vermelho - também ficam bem.

Opções de decoração

A base do papel de parede pode ser decorada com detalhes adicionais. Isso permite que até o papel de parede mais simples seja estilizado como uma parede de alvenaria ou tijolo, por exemplo. Vamos dar uma olhada em algumas opções de decoração.

  • Suave. Vale a pena começar com um papel de parede simples e suave. Externamente, eles se distinguem apenas pela presença de um belo padrão. O papel de parede estampado é usado em muitos cômodos, mas mais frequentemente nos quartos das crianças.
  • Em relevo. Outra opção interessante. Eles são decorados com um padrão convexo ou deprimido. É praticamente invisível de lado, mas o papel de parede em relevo ainda parece mais elegante do que um simples.

As opções de revestimento em relevo costumam ser estilizadas sob algum tipo de textura reconhecível.Se você comprar um revestimento de qualidade, ele se parecerá com ladrilhos naturais, gesso ou tijolo, por exemplo.

É muito esteticamente agradável e elegante. Assim, você pode escolher com segurança um excelente papel de parede com molduras ou baguetes para o seu quarto.

Além disso, a superfície do papel de parede pode ser decorada com todos os tipos de glitter, adesivos e outros elementos decorativos.

Estilo e design

Para que o papel de parede combine bem com o interior que você criou, é necessário combiná-lo corretamente com outros detalhes. O revestimento das paredes deve ser combinado com o revestimento do piso, a cor do teto, móveis ou cortinas, por exemplo.

Em um quarto bem iluminado de designer, o papel de parede em cores pastel fica ótimo.

Eles se encaixam em móveis bege e cortinas de luz ou outros tecidos. Eles também vão bem com portas e janelas de cores claras. Um revestimento de parede um pouco mais escuro também é um bom pano de fundo para sofás e poltronas cor de cappuccino e outros detalhes aconchegantes. Por exemplo, um papel de parede cor de café ou um revestimento em relevo com uma pequena estampa floral.

O papel de parede também pode ser combinado com sucesso com outras opções de revestimento. Por isso, em salas ou quartos acolhedores, é bom combinar o gesso decorativo com papel de parede leve de qualquer material. Um tijolo decorativo, localizado, por exemplo, acima da porta, complementará perfeitamente essa base. Além disso, não se esqueça da madeira. O papel de parede é combinado com sucesso não só com as portas da cortina de carvalho branqueado, mas também com os mesmos painéis de luz.

Na cozinha, o papel de parede é combinado com sucesso com azulejos ou aventais elegantemente decorados.

Como escolher o papel de parede certo?

Vale a pena escolher os papéis de parede com base no estilo em que são feitos e na alta qualidade deles. Um bom papel de parede deve corresponder ao objetivo funcional da sala, torná-la mais confortável e espaçosa visualmente. Ao escolher um revestimento, é importante lembrar mais algumas nuances.

Iluminação

Ao escolher um revestimento de parede, considere a presença de luz. Ao escolher uma cor, o tipo de iluminação da sala desempenha um papel importante.

Se a sala estiver escura e não houver grandes janelas, então vale a pena cuidar para que o papel de parede escolhido não absorva luz. Portanto, vale a pena abandonar o revestimento escuro luxuoso em favor dos tons claros, que neste caso são muito mais adequados.

Em salas claras, você pode usar cinza, verde, roxo, azul e outras cores frias e escuras.

Propósito

Além disso, o propósito da sala não pode ser ignorado. Portanto, na cozinha, onde a vida está fervendo constantemente e algo está sendo preparado, é improvável que você cole papéis de parede de papel, ou pelo menos tente combiná-los com uma camada protetora.

Para a cozinha, corredor e, em alguns casos, até mesmo para o berçário, muitas vezes eles tentam escolher opções para cobrir com uma superfície resistente à umidade.

Estas são precisamente as salas onde, não importa o quão cuidadoso você se comporte, as paredes costumam ficar sujas. E, se em papéis de parede de papel simples essa mancha permanecer para sempre, os papéis de parede resistentes à umidade podem ser sempre limpos com um pano bem torcido.

Na sala de estar, a maioria das pessoas se esforça para criar o ambiente mais confortável, no qual a família e os hóspedes se sintam confortáveis. Portanto, o papel de parede de alta qualidade com uma paleta quente é escolhido como revestimento de parede. Bons papéis de parede vão sempre bem com linóleo ou parquete, criando um esquema geral de cores no ambiente escolhido. Um interior atencioso deve combinar de duas a quatro cores primárias.

Para o quarto, você pode escolher uma combinação de papel de parede simples e um padrão ou imagem interessante.

O interesse pelo papel de parede fotográfico ainda não diminui, então você pode encontrar uma imagem estilosa que ajudará a recriar a atmosfera de uma floresta misteriosa ou de uma praia deserta em um pequeno quarto.

Caso contrário, os princípios de seleção permanecem os mesmos - é melhor escolher tons pastel para o piso claro e as janelas voltadas para o lado norte.

Vantagens e desvantagens

Separadamente, você precisa conversar sobre a escolha do material.Cada tipo de revestimento de parede tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Papel

A principal vantagem do papel de parede é o preço baixo. Se procura uma opção temporária para decorar um apartamento alugado, por exemplo, então esta opção é ideal para si. Há um grande número de cores e tons de tais revestimentos, então você sempre pode encontrar uma opção boa e econômica para decorar qualquer ambiente.

Além disso, as telas de papel também são adequadas para quem deseja fazer reparos com as próprias mãos, mas até agora não tem experiência no assunto. A base de papel se ajusta bem a uma superfície de parede plana. É verdade que esse tipo de revestimento tem muitas desvantagens significativas.

Os papéis de parede de papel não são limpos, eles desbotam com o sol e você terá que fazer os próximos reparos em breve.

Vinil

Outra opção comum é o papel de parede de vinil. Eles são muito mais pesados ​​do que os de papel fino e, portanto, mais difíceis de colar. Neste caso, uma base de papel fina é complementada por um revestimento de vinil de alta qualidade, que parece impressionante e permite estender um pouco a vida útil do papel de parede.

O papel de parede de vinil com um relevo químico especial pode ser usado com segurança não só na cozinha, mas também no banheiro. Eles não se deterioram em condições de alta umidade, e podem ser limpos tanto com um pano umedecido em água morna quanto com o uso de produtos de limpeza especiais.

Se você escolher um papel de parede com uma impressão grande e brilhante, ele desviará a atenção das irregularidades da parede, que o papel de parede apenas enfatiza.

E as telas serigrafadas podem criar uma atmosfera luxuosa na sua sala de estar ou quarto.

Na verdade, há apenas uma desvantagem para esses papéis de parede - o preço alto. Mas, se você está disposto a pagar por qualidade e aparência espetacular, então esta é uma boa escolha para decorar quase qualquer ambiente.

Acrílico

O papel de parede acrílico é o meio-termo entre as duas opções anteriores. Por um lado, eles são mais baratos do que o vinil, por outro, eles parecem muito mais esteticamente agradáveis ​​do que os de papel. Se necessário, eles podem ser limpos de poeira ou manchas com um pano úmido.

Das desvantagens do papel de parede de acrílico, é importante notar que nem todos os fabricantes oferecem uma opção de qualidade.

Os especialistas aconselham a compra de um produto de fabricação alemã. Esses papéis de parede são um pouco mais caros do que seus equivalentes, mas eles realmente agradam pela sua qualidade.

Natural

Se pretende que tudo no seu quarto seja o mais natural e amigo do ambiente possível, preste atenção ao papel de parede feito de bambu natural ou cortiça. Na maioria das vezes, eles são vendidos em cores claras e tão naturais quanto possível. Esses papéis de parede são inofensivos para você e para o meio ambiente.

Outra vantagem - o papel de parede de bambu espesso absorve bem o excesso de som.

Portanto, muitas vezes os combinam com o usual. Se você colar a parede do lado da rua com uma cobertura de bambu, a sala ficará muito mais silenciosa e confortável.

Líquido

Por fim, vale a pena mencionar papéis de parede líquidos. Eles raramente são usados. Com a ajuda deles, você pode efetivamente ocultar irregularidades e pequenas rachaduras. Na verdade, esse tipo de revestimento se parece mais com o gesso decorativo do que com o papel de parede normal.

Das desvantagens, deve-se notar um preço muito alto e problemas com a aplicação. Aqui você terá que se preocupar em diluir adequadamente a composição que será aplicada na superfície das paredes, bem como adquirir ferramentas adicionais.

Que lindo combinar?

Existem dois princípios básicos pelos quais os designers criam combinações de cores de revestimentos de parede com móveis.

  • Harmonia. Nesse caso, eles tentam escolher todas as coisas no mesmo esquema de cores, sem combinar tons frios com tons escuros. Assim, com móveis brancos, por exemplo, papel de parede bege claro é melhor combinado. Os pequenos detalhes que se encontram no interior também não devem sair da paleta geral, por isso tente pensar em tudo ao mais ínfimo pormenor.

Mesmo uma sala escura com mobília preta ou vermelha e revestimento de parede cor de vinho pode ser muito atraente dessa forma.

  • Contraste. Outra, completamente oposta à anterior, é uma combinação de cores contrastantes. Isso é mais verdadeiro para interiores modernos. Um exemplo notável disso é uma sala com papel de parede amarelo, um sofá azul e um fone de ouvido verde. À primeira vista, essa combinação parece muito brilhante, mas se você escolher os tons certos, tudo ficará muito estiloso.

Fabricantes famosos e análises

Existem muitos fabricantes de diferentes países. Muitas pessoas chamam de papéis de parede da mais alta qualidade criados por empresas alemãs, mas, na verdade, em cada país existem certas marcas em que muitos confiam e que praticamente não decepcionam os consumidores.

Entre as marcas alemãs, os papéis de parede da Décor Deluxe e da Aesthetics Paper, por exemplo, são especialmente populares. Na Itália, são Sergio Rossenelli, Cavalli, Zambiati.

Claro, você não deve se concentrar apenas em um grande nome, mas ainda assim, se você comprar algo, então é melhor pesquisar na Internet informações sobre o fabricante, bem como análises de produtos de seu interesse.

Soluções de design no interior

Apesar de sua aparência simples e ampla disponibilidade, o papel de parede é aquele material versátil que pode ser usado para decorar quase qualquer ambiente, criando sempre algo novo e interessante.

Para fazer isso, inspire-se em soluções de design. Idéias da moda como combinar papéis de parede claros e escuros, combinar revestimentos de papel com uma pedra artificial ou parede de tijolos, e outras, serão adequadas não apenas em um estúdio luxuoso, mas também em um pequeno apartamento, que se transformará imediatamente após essa reforma.

Para mais informações sobre como escolher o papel de parede certo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário