Alinhamento de parede de gesso cartonado: características do processo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Âmbito de aplicação
  4. Como alinhar?
  5. Adendo

O problema de paredes irregulares e curvas com muitas quedas não é incomum. Você pode corrigir esses defeitos de várias maneiras, mas uma das mais simples e rápidas é o nivelamento das paredes com chapas de drywall. Este método de ajuste da base da parede pode ser usado tanto em um apartamento comum na cidade quanto em uma casa particular. Vamos dar uma olhada mais de perto nas complexidades de trabalhar com drywall e também considerar em detalhes os recursos do processo de nivelamento de superfícies usando este material.

Peculiaridades

Muitos proprietários de casas e apartamentos particulares pelo menos uma vez na vida enfrentaram o problema de paredes irregulares. Esses defeitos causam muitas dificuldades no processo de reparo. Muitos materiais de acabamento não podem ser aplicados a esses pisos e eles parecem completamente sem atrativos.

Atualmente, existem muitas maneiras diferentes de alinhar uma base específica. Um deles está colocando placas de drywall. Muitas pessoas optam por esse método de alinhamento, pois os painéis de gesso são baratos e fáceis de instalar.

Essa popularidade e demanda por drywall também são explicadas por sua superfície perfeitamente plana e lisa. Graças a esta característica, tal material é capaz de fazer superfícies onduladas de paredes de uma casa de toras estéticas e retas.

A instalação de placas de gesso não pode ser considerada muito difícil, portanto, qualquer artesão doméstico pode lidar com isso. A coisa mais difícil que você terá que enfrentar é o projeto de uma estrutura confiável e de alta qualidade na qual os painéis de drywall serão fixados. A durabilidade e a aparência estética da camada de nivelamento dependem desse componente.

As molduras são feitas de materiais diferentes, mas os mais comuns são estruturas de metal e madeira. Os elementos metálicos devem ser tratados com agentes anticorrosivos para evitar a deterioração com o tempo, e as peças de madeira devem estar bem secas e sem danos (sem sinais de decomposição). Somente se esses requisitos forem atendidos, o projeto resultante servirá por muitos anos, sem trazer o menor problema para os membros da família.

Se você tem medo de fazer sua própria estrutura de moldura, o drywall pode ser fixado no chão de outra maneira - com a ajuda de cola. É claro que, no caso de mudanças de nível muito nítidas e perceptíveis, este método de instalação não funcionará, no entanto, sobreposições com pequenos defeitos são perfeitamente aceitáveis ​​para alinhar desta forma.

Vantagens e desvantagens

O drywall é frequentemente usado no nivelamento de paredes.

Tanto o material em si quanto o método correspondente de acabamento dos pisos têm muitas qualidades positivas.

  • Em primeiro lugar, deve-se destacar a fácil e rápida instalação de placas de gesso niveladoras, principalmente quando comparadas com outros métodos de regularização de pisos.
  • O drywall em si é perfeitamente plano, portanto não requer preparo especial após sua instalação. Não precisa ser massajada ou lixada, o que pode economizar muito tempo. Claro, a massa pode ser aplicada às placas de gesso, mas este processo não é necessário. Regra geral, é referido no caso de existirem juntas visíveis entre os painéis de gesso que devam ser ocultadas.
  • Muitos consumidores optam pelo alinhamento da parede de gesso, pois é barato. Em termos de preço, esse material de acabamento supera o gesso mais caro, que também pode ser utilizado para eliminar irregularidades.
  • As folhas GKL na estrutura podem ser montadas em qualquer base.
  • Ao nivelar paredes com gesso cartonado, você não encontrará muitos trabalhos "molhados". Graças a isso, é possível trabalhar com tetos, mesmo depois de colocar um revestimento de piso fino.
  • Entre o drywall e a parede (no caso do método de instalação de caixilhos), existem sempre cavidades livres que podem ser utilizadas para a colocação de comunicações. Além disso, o isolamento é frequentemente instalado nesses espaços.
  • O drywall é um material flexível e muito fácil de trabalhar. Depois de instalar as placas de gesso, você pode decorá-las a seu gosto - colar com papel de parede, pintar com tinta, decorar com painéis espetaculares e outros revestimentos semelhantes.
  • O alinhamento dos pisos com placas de gesso cartonado é absolutamente seguro. O GKL é reconhecido como um material ecologicamente correto, que não contém substâncias perigosas e compostos prejudiciais, portanto, pode ser usado com segurança em ambientes residenciais.

Devido aos seus muitos benefícios, o alinhamento da parede de drywall é extremamente popular.

Tudo tem suas fraquezas e esse método não é exceção.

  • O drywall é um material bastante frágil, especialmente quando comparado ao confiável gesso de cimento. Esta desvantagem acarreta algumas dificuldades no processo de instalação dos painéis, pois podem ser facilmente danificados.
  • Na aplicação de revestimentos de gesso cartonado nas paredes, podem surgir problemas com a fixação de móveis suspensos, bem como com a instalação de interruptores e tomadas. Lembre-se: os elementos pesados ​​não podem ser instalados em tais superfícies, uma vez que a placa de gesso não foi projetada para cargas pesadas.
  • As paredes ásperas da casa devem estar absolutamente secas. Além disso, se elas forem menos permeáveis ​​ao vapor do que as folhas de drywall, a umidade pode começar a se acumular na cavidade livre. Por causa disso, o molde ou bolor se formam nas paredes. Esses defeitos encurtarão a vida útil da parede de gesso e danificarão sua aparência.
  • A placa de gesso não é recomendada para instalação em salas com altos níveis de umidade.

Se você ainda planeja nivelar o piso nessas condições, vale a pena comprar um material não comum, mas resistente à umidade. No entanto, de acordo com os especialistas, mesmo esse drywall em um ambiente de alta umidade e umidade está sujeito a deformação.

Âmbito de aplicação

As placas de gesso cartonado podem ser usadas para nivelar paredes em uma ampla variedade de ambientes residenciais. Pode ser não apenas uma sala de estar ou quarto seco, mas também quartos com alto nível de umidade - um banheiro ou vaso sanitário.

Para os últimos quartos, recomenda-se escolher um drywall impermeável de alta qualidade. Este material pode ser utilizado em ambientes com alto índice de umidade. Substratos como esses são excelentes soluções para colocar ladrilhos sobre eles.

Para a cozinha, você pode usar drywall resistente à umidade e à prova de fogo. Esses tipos de folhas GKL estão entre os mais duráveis ​​e seguros. Eles também podem ser usados ​​para colar azulejos, que são frequentemente usados ​​no projeto de salas de jantar e cozinhas.

Placas de gesso são revestimentos ideais para o nivelamento de paredes em uma casa de madeira ou um edifício de toras. Graças a esses materiais de acabamento, você pode conseguir uma simetria perfeita do espaço. No entanto, deve-se ter em mente que mesmo após o encolhimento total, as paredes de madeira sofrem dilatações periódicas, absorvendo a umidade, depois a perdem, secando. Por isso, a altura máxima para a qual os pisos de gesso cartonado podem ser projetados deve ser de cerca de 6 m.Se você não levar em consideração essas características das estruturas de madeira e simplesmente instalar a moldura nas paredes, isso levará a rachaduras nas juntas entre os painéis de gesso, mesmo se a tela de instalação for instalada.

Em casas de toras, o drywall é uma verdadeira tábua de salvação. Antes de proceder à instalação do drywall, as paredes dessas habitações devem ser tratadas com compostos anti-sépticos. Só depois de estas substâncias estarem completamente secas pode proceder à instalação direta dos elementos de nivelamento. Nesses casos, você pode usar placas de aglomerado e já anexar drywall a elas.

Se a superfície das bases tiver uma inclinação perceptível, então, em vez de revestimentos de aglomerado, é melhor recorrer à fabricação de uma estrutura confiável.

Freqüentemente, as pessoas que têm casas de adobe passam a nivelar as paredes com drywall. Esses prédios são muito quentes. Eles são uma espécie de compósitos e são construídos a partir de materiais como argila, terra, palha e areia. É claro que, com essas matérias-primas, não há necessidade de falar sobre paredes perfeitamente planas. É por isso que o piso dessas casas de barro simplesmente precisa ser nivelado com vários materiais, e o drywall é ideal para essas tarefas.

Como alinhar?

Você pode fazer o alinhamento das paredes com drywall por conta própria, sem envolver especialistas. Ao iniciar essa obra, deve-se ter em mente que uma instalação de alta qualidade será a chave para a durabilidade e a estética dos pisos da casa, por isso deve ser levada a sério.

Existem apenas duas maneiras de nivelar a parede seca.

  • No quadro... Esta opção de instalação de placas de gesso é a mais utilizada, embora seja mais trabalhosa devido à preparação de uma moldura de alta qualidade. É montado em perfis de metal, alumínio ou madeira.
  • Com cola... É mais fácil fixar o drywall na base da parede usando cola de construção especial.

Ambas as opções de instalação podem ser feitas manualmente. Vamos dar uma olhada nas instruções passo a passo que revelam todos os estágios desses métodos de instalação.

No quadro

Com este método de instalação, as folhas de drywall são fixadas em uma estrutura de metal ou madeira. Na maioria das vezes, as pessoas usam estruturas metálicas, pois são despretensiosas e mais duráveis. Eles não precisam de cuidados regulares, como produtos de madeira que apodrecem e secam.

As molduras são pré-fixadas à parede que precisa de alinhamento. Se a estrutura for de madeira, certifique-se de que esteja completamente seca e não tenha sinais de deterioração na superfície. Caso contrário, no processo de liberação da umidade do material, toda a estrutura pode deformar, além de perder seu apelo visual.

Quando instalado em uma moldura de madeira, pode haver lacunas visíveis entre as folhas de drywall. Para não enfrentar esse problema, especialistas experientes recomendam o uso de um perfil de metal que não provoque esses defeitos.

Para criar uma moldura de alta qualidade, você precisa usar perfis de rack e guia. Estes últimos são necessários para determinar o contorno da estrutura resultante. Para fazer isso, eles devem ser fixados no teto e no chão (paralelos um ao outro). Via de regra, eles primeiro fixam as peças no teto e, em seguida, usam um fio de prumo para medir o local do perfil do piso. Em seguida, as guias são conectadas entre si por elementos de rack, que devem ser fixados com parafusos auto-roscantes. Não se esqueça de manter uma distância de 40-60 cm entre eles.

Para tornar a estrutura mais durável e resistente ao desgaste, você pode instalar suspensões adicionais na estrutura e anexar perfis de rack a elas. Mantenha um degrau de 30-50 cm entre eles.

Além disso, é muito importante determinar para que tipo de carga o piso de nivelamento será projetado. Recomenda-se que as áreas onde será sentido sejam reforçadas com tábuas duras ou compensados. Esses elementos podem ser instalados na cavidade entre o drywall e o contrapiso.

Instalar drywall em uma moldura acabada é bastante fácil. O GKL deve ser fixado à estrutura com parafusos ásperos. Os fechos semelhantes são feitos de um metal oxidado especial. Seu número depende diretamente do tamanho da folha de drywall. Por exemplo, para uma lâmina padrão com dimensões de 2,5 x 1,2 m, você precisará de cerca de 100 parafusos autoatarraxantes.

Ao aparafusar parafusos auto-roscantes, seja o mais cuidadoso e preciso possívelcaso contrário, você corre o risco de estragar a parede de gesso ao danificá-la. Os chapéus devem ser sempre ligeiramente afundados na própria parede de gesso, mas não pressione com muita força.

Graças ao método de instalação da moldura, você pode isolar o ambiente, se necessário. Na cavidade deixada entre a parede e o drywall, será possível colocar uma camada isolante. Na maioria das vezes, os consumidores escolhem lã mineral popular ou lã de vidro para isso. No entanto, deve-se ter em mente que todos os componentes devem estar o mais próximos possível uns dos outros para que não haja espaços entre os tapetes. Esses materiais não são apenas isolantes de calor, mas também isolantes de som.

Várias falhas podem estar presentes na base de gesso acabado, portanto, você deve examiná-la cuidadosamente. Na maioria das vezes, as tampas dos parafusos autoatarraxantes permanecem visíveis nessas paredes.

A última etapa na criação de paredes lisas de moldura é aplicá-las. É especialmente importante colocar massa nas áreas onde permanecem as tampas auto-roscantes e as juntas feias entre as placas de drywall.

Antes de prosseguir com a massa das juntas, é necessário colar uma fita de malha especial - serpyanka. Esta parte é necessária para uma adesão melhor e mais confiável da massa à parede de gesso. Após a aplicação de serpyanka, a superfície das folhas é coberta com primer e, em seguida, massa de vidraceiro. Dessa forma, a fita é pressionada contra a primeira camada de acabamento e, em seguida, outra camada da mistura é aplicada a ela.

Se você planeja colocar ladrilhos em uma parede acabada e uniforme, não é necessário aplicá-la. No entanto, se você pretende decorar a parede com papel de parede ou pintar com tinta, é melhor não negligenciar a massa.

Maneira sem moldura

A instalação sem moldura de placas de nivelamento de gesso é mais fácil. É ideal para artesãos novatos que não têm experiência suficiente nesse tipo de trabalho.

Com esta instalação, as folhas de drywall são fixadas com cola especial. Esse adesivo é bastante comum e pode ser encontrado em muitas lojas de ferragens.

Antes de prosseguir com a instalação de drywall nas paredes, elas devem ser preparadas. Primeiro, você precisa liberar a base áspera do material de acabamento antigo, bem como a poeira e sujeira. Depois disso, a uniformidade dos pisos deve ser medida. Se este indicador estiver na faixa de 4-7 mm, o adesivo deve ser espalhado em toda a área da parede de gesso, esfregando com uma espátula dentada. Depois disso, as folhas podem ser coladas na base. Se a curvatura das paredes chegar a 20 mm, a cola deve ser aplicada em seções em forma de porções separadas. Nesse caso, é necessário manter pequenos intervalos.

No entanto, há momentos em que a curvatura das paredes ultrapassa 20 mm. Nestes casos, os pavimentos devem ser primeiro nivelados com gesso e só depois colados os painéis de gesso cartonado.

Depois de remover materiais de acabamento antigos e sujeira dos pisos, eles devem ser bem preparados. Lembre-se de que ao combinar o trabalho de reboco da superfície com os métodos seco e úmido, é necessário iniciar com o processamento úmido e, depois de completamente seco, ir para a secagem.

Em seguida, você precisa preparar o adesivo para o trabalho. Como diluir, via de regra, está indicado na embalagem. Tente seguir estritamente as instruções fornecidas, caso contrário, a composição pode perder suas propriedades benéficas e se tornar inútil. Uma cola devidamente preparada deve ter uma consistência espessa, semelhante a coalhada. Não amasse imediatamente um grande volume, pois a mistura secará completamente depois de meia hora e não será mais possível utilizá-la.

Os especialistas recomendam a instalação de balizas nas paredes ásperas - desta forma, as placas do drywall ficarão em um plano perfeitamente plano. Claro, o alinhamento das paredes pode ser feito sem o uso de balizas, mas esse trabalho será mais trabalhoso.

Um algoritmo descomplicado pelo qual o nivelamento de tetos de gesso cartonado ocorre em um método sem moldura.

  • Nos locais onde está prevista a colagem da placa de gesso, é necessária a aplicação de cola pré-preparada.
  • Em seguida, a folha de drywall deve ser desenrolada com o verso e porções de cola devem ser aplicadas sobre ela, mantendo pequenos intervalos. Na maioria das vezes, o adesivo é colocado apenas em torno do perímetro da placa, mas para maior confiabilidade, vários pontos de adesivo devem ser aplicados no meio da folha.
  • A parede de gesso agora deve ser levantada e levemente pressionada contra a parede. Não pressione o material com muita força, caso contrário, você corre o risco de quebrá-lo.
  • Usando um martelo de borracha e um nível de construtor, alise a folha e pressione-a contra a base.
  • As folhas de drywall restantes devem ser fixadas à base de maneira semelhante. No entanto, não se esqueça de verificar as juntas entre as peças.

Com base neste algoritmo, podemos concluir: o alinhamento da parede sem moldura é bastante simples, embora muitos especialistas argumentem que é mais difícil do que o wireframe. A escolha do método de instalação ideal permanece apenas para os proprietários da casa.

A opção sem moldura pode ser utilizada apenas nos casos em que a altura do teto na sala não exceda a altura da placa de gesso cartonado, caso contrário, as juntas horizontais entre as placas serão inaceitáveis.

Adendo

Se você está determinado a alinhar as paredes da sala por conta própria, deve confiar em alguns conselhos de artesãos experientes.

  • Preste atenção na qualidade dos materiais adquiridos. Não procure produtos muito baratos nas lojas, pois podem ser de baixa qualidade. Projetos de alta qualidade custarão mais, mas servirão fielmente por muitos anos sem causar problemas.
  • Selecione drywall de acordo com as condições em que será localizado. Em ambientes com alta umidade (banheiro, cozinha, banheiro), painéis especiais resistentes à umidade devem ser instalados. Lâminas comuns são mais baratas, mas em tais condições elas se deformam e desmoronam rapidamente.
  • Se um método de instalação sem moldura for escolhido, você deve tomar cuidado com a seleção de uma cola adequada com antecedência. A confiabilidade e durabilidade do acabamento resultante dependerão da qualidade da mistura do adesivo. É necessário diluir esta composição, seguindo atentamente as instruções da embalagem.
  • Certifique-se de que durante o processo de instalação, as juntas entre as placas de drywall passem estritamente no meio do perfil vertical.

Ao selar costuras e juntas, não use muita massa, pois o seu excesso pode prejudicar significativamente a impressão do trabalho realizado.

  • Apesar do método de instalação de drywall em moldura não prever uma preparação especial de pisos ásperos, eles ainda devem ser tratados com sujeira com componentes anti-sépticos na composição.
  • Após a instalação em placas de drywall, as tampas salientes dos parafusos autoatarraxantes geralmente permanecem. Será mais conveniente aplicá-los com uma espátula estreita.
  • Ao fixar chapas de drywall com cola, leve em consideração o tempo de secagem. Como regra, isso leva de 30 a 40 minutos (dependendo da composição da cola).
  • Ao instalar o drywall na moldura, tente deixar distâncias entre os parafusos não excedendo 30 cm.A distância ideal entre as duas ligações é de 12-20 cm.
  • Durante o processo de instalação, recomenda-se a colocação de juntas especiais com espessura de 10-15 mm entre o piso e a chapa, bem como entre o teto e a drywall. Eles são necessários para que a placa de gesso possa se expandir livremente se a temperatura ou o nível de umidade no ambiente mudar.

Para os segredos de instalação de drywall, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário