Tudo o que você precisa saber sobre placas de língua de gesso
O principal uso das placas de gesso é o arranjo de paredes internas e divisórias. As vantagens de trabalhar com este material particular não deixam dúvidas: simplicidade e alto rendimento de instalação, além de custo acessível. No entanto, a escolha correta de blocos macho e fêmea tem suas próprias sutilezas - tudo o que você precisa saber sobre lajes macho e fêmea de gesso, abordaremos em nossa análise.
O que é isso?
Placa macho e fêmea é uma estrutura em forma de bloco retangular de gesso. Em ambos os lados do retângulo existem ranhuras, nos outros dois existem saliências. É daí que vem o nome GWP. Vantagem material reside no fato de que tais blocos podem ser encaixados juntos sem lacunas e distorções. Os painéis de lingueta são muito populares na construção de divisórias interiores. Eles são ideais para uso residencial.
O material com o qual o GWP é feito é seguro para a saúde, não queima e funciona por várias décadas.
Vantagens e desvantagens
Os construtores adoram placas de gesso macho e fêmea pelo padrão de parâmetros, conformidade com GOST, bem como a conveniência de trabalhar com eles. A principal vantagem das lajes macho e fêmea é seu custo acessível. - os preços deste material são muito mais atrativos do que qualquer outro material de parede, como blocos de silicato de gás ou concreto arenoso. Além disso, as lajes são fáceis e simples de montar. colando, graças ao qual uma alta velocidade de construção é garantida.
Outra vantagem da placa de gesso é ausência de quaisquer processos úmidos. A instalação do GWP dispensa reboco, pois inicialmente este material é produzido com superfície lisa nivelada. Graças a isso, imediatamente após a instalação das partições, você pode pintá-las ou colá-las com papel de parede. O uso desses blocos aumenta muito a produtividade do trabalho e reduz significativamente o tempo para a construção de quaisquer objetos.
Normalmente, uma equipe de dois finalistas pode fazer uma parede de 20–25 m² em apenas um dia.
Não há desvantagens para o GWP. No entanto, deve-se ter em mente que após a compra, eles certamente devem ser aclimatados dentro de casa - antes de começar a trabalhar, você precisa resistir a eles quando aquecido pelo menos +5 graus por 4-6 horas. Além disso, as restrições de carga devem ser levadas em consideração. Alguns tipos de GWP não podem ser usados para a construção de divisórias nas quais está planejado a montagem de pesados blocos de móveis ou outras estruturas volumosas.
Variedades e tamanhos
Os polímeros de gesso para língua estão disponíveis em duas versões, tais como:
- comum os painéis são feitos de gesso com adição de impurezas plastificadas, esses painéis têm uma tonalidade cinza;
- resistente a humidade as placas, além do gesso, também contêm cimento e escória de alto forno granulada; essas placas são pintadas de verde.
Importante! As placas de gesso padrão são adequadas para a instalação de divisórias em ambientes com um nível médio de umidade, em banheiros e chuveiros, é preferível dar preferência aos produtos com marcações verdes.
Os blocos de gesso também podem ser ocos e sólidos.
- As lajes maciças são caracterizadas por uma estrutura monolítica de uma peça. Eles são muito fortes, é impossível quebrar tal divisória, mesmo se você chutá-la com esforço.As placas são produzidas nas dimensões 667x500x80 mm, peso do bloco - 32 kg.
- Os módulos ocos têm orifícios longitudinais uniformes em toda a área. Graças a este recurso, os blocos são muito mais leves - devido a isso, a carga sobre a estrutura de suporte da partição é reduzida significativamente. Pratos do mesmo comprimento e largura com 80 mm de espessura já pesam 24 kg.
As lajes vazadas são procuradas na execução de obras, o que se explica pelas seguintes vantagens indiscutíveis:
- redução do custo total das obras de reparação e construção, reduzindo os custos de transporte, bem como aumentando a agilidade das obras de instalação;
- durante a operação técnica, as lajes alveolares resistem com sucesso a qualquer carga doméstica;
- o entreferro aumenta a capacidade das divisórias e paredes feitas de blocos ocos de reter o calor na sala; assim, a instalação de lajes alveolares assume a abordagem mais econômica para organizar o trabalho de construção e reduzir os custos gerais.
Áreas de uso
Os blocos de divisão da língua são um material que distingue-se pela excepcional compatibilidade ambiental, segurança para as pessoas e para o meio ambiente. O gesso com que são feitos estes blocos é por si próprio amigo do ambiente: sob a influência das altas temperaturas, não emite vapores nocivos e tóxicos, para além disso, não exala odores. Gesso macho e fêmea pertence à categoria de materiais não combustíveis, é por isso que pode ser usado em salas de qualquer tipo e finalidade. O GWP é usado em escritórios, instalações industriais, bem como em salas de estar, incluindo quartos de crianças. O material é muito procurado na construção de hospitais e outras instituições médicas.
As características estruturais das lajes macho e fêmea ditam seus próprios padrões operacionais. Por exemplo, para a instalação de paredes nas quais se pretende fixar uma TV ou armário, é preferível utilizar painéis encorpados, uma vez que será bastante difícil fixar os fechos nos vazados. Em todos os outros casos, um painel leve pode ser usado. Para os moradores de residências particulares, é preferível utilizar módulos encorpados para a construção de divisórias, uma vez que roedores e pragas podem se instalar nos ocos.
Dicas de Seleção
Os painéis de gesso lingual no mercado de construção moderno são representados por produtos vários fabricantes... Os mais populares são os produtos das empresas Volma e Knauf. Não é fácil dar uma resposta inequívoca sobre qual fabricante é melhor - cada um deles ocupa seu próprio nicho, que é único em muitos aspectos. É por isso que, para começar, você deve entender completamente por que a partição do GWP será erguida.
Portanto, se você precisa de uma placa de gesso encorpada, independentemente de ser comum ou resistente à umidade, deve-se dar preferência aos produtos Knauf... Ao comparar a qualidade dos produtos de ambos os fabricantes, as placas maciças Knauf são muito mais baratas. Se você precisa de uma placa de gesso oca, pode optar com segurança por produtos macho e fêmea Volma, uma vez que Knauf não os tem no sortimento. Situação semelhante com blocos de 100 mm de espessura - a fábrica de Volgogrado simplesmente não os produz.
Para os benefícios de Knauf também incluem a conveniência de seu transporte. As mercadorias são vendidas e transportadas em paletes revestidos com filme plástico - protege o gesso da umidade e demais influências atmosféricas, por isso o material pode ser transportado em diversos meios de transporte e em qualquer clima. Em climas extremamente frios, para que as placas não congelem entre si, o empacotamento é realizado com um interlayer especial entre cada painel.
Importante! Quanto às recomendações gerais, na escolha de um PHB é de extrema importância levar em consideração as peculiaridades do funcionamento da divisória, ou seja, a carga sobre a placa, a possibilidade de instalação de uma TV e blocos de móveis sobre ela.Além disso, os parâmetros da sala não são de pouca importância - o nível de umidade e o regime de temperatura.
Recursos de instalação
A instalação de partições do GWP é realizada após a conclusão da instalação de quaisquer estruturas de suporte ou de fechamento. O trabalho é realizado em condições de umidade normal ou seca, quando o ar do ambiente é aquecido a pelo menos + 5 graus. Ao realizar trabalhos de construção no inverno, é necessária uma conexão de aquecimento.
Primeiro, você precisa remover toda a sujeira e poeira de construção das paredes da base, bem como da superfície do teto e do piso. Em seguida, marque a localização da futura divisória no chão e, em seguida, com um fio de prumo, transfira com cuidado essa marcação para as paredes e teto, conserte as áreas de abertura das janelas e portas. Se a base for curva e apresentar irregularidades perceptíveis, deve-se realizar um nivelamento da mesa para que a superfície horizontal fique nivelada.
As placas de gesso são colocadas com cola de montagem, a mais eficaz é "GIFAS Gypsum Glue" ou "GIFAS Gypsum Putty". Ao trabalhar com compostos resistentes à umidade, os compostos hidrofóbicos proporcionam a melhor adesão. Com o objetivo de melhorando as características de isolamento acústico de lajes macho e fêmea ao fixá-los nas estruturas envolventes, pode-se usar uma junta elástica, na maioria das vezes é uma cortiça com densidade de 50 kg / m³ ou feltro betuminoso com densidade de 250-300 kg / m³, como alternativa, pode fixar placa de fibra de baixa densidade.
Dependendo das especificações da produção, as placas de gesso podem ser colocadas com um quebra-cabeça para baixo ou com um quebra-cabeça para cima. Os especialistas recomendam usar o quebra-cabeça para cima, pois assim a cola será melhor redistribuída no espaço da laje. Para fazer isso, para todos os GWPs localizados na primeira linha, você precisa remover o pente. As placas são fixadas umas às outras, por isso, é garantida a maior rigidez da estrutura. As lajes da última fileira devem ter bordas levemente chanfradas na área de encontro ao chão. O espaço entre o teto e a laje da última fileira (aproximadamente 2-3 cm) é preenchido com cola de gesso em todo o volume.
As aberturas são inseridas nas partições para a instalação de janelas ou portas nelas. Se a largura da abertura não for superior a 800 mm e houver apenas uma fileira de painéis, não há necessidade de colocar uma viga de lintel, neste caso você pode colocar uma moldura de porta normal. Se a largura da abertura for superior a 800 mm, é necessária a instalação da viga do lintel, que aliviará a carga das filas superiores de blocos. O tamanho do embutimento é de aproximadamente 500 mm de cada lado. As molduras das portas são fixadas com buchas ou parafusos especiais. As juntas verticais das lajes localizadas junto às aberturas devem estar afastadas pelo menos 20 cm.
Nos cantos, assim como nas áreas de intersecção das divisórias entre si, os GWPs devem ser colocados de forma que, por sua vez, cubram as juntas. Ao mesmo tempo, é importante tentar não permitir que as juntas verticais sejam passadas. Os cantos superiores são fixados adicionalmente com um perfil de metal perfurado. A fita de reforço é usada para processar os cantos internos. As juntas internas das divisórias em PHB hidro-resistente devem ser revestidas adicionalmente com uma fita impermeabilizante, que desempenha a função de vedante.
Importante! Quaisquer objetos de metal que estejam dentro das divisórias ou coincidam com elas devem necessariamente ter um revestimento anticorrosivo confiável ou ser galvanizado. Se, por algum motivo, a parede do polímero de gesso apresentar depressões ou saliências, será necessário retrabalho. Para isso, uma camada niveladora de massa é aplicada nas zonas das depressões, e as saliências são facilmente removidas com a ajuda de um desbaste convencional.
Depois que a massa ou cola seca, a superfície das paredes é cuidadosamente lixada. A divisória de gesso polímero está pronta - só falta finalizar o acabamento, normalmente o GWP é pintado com tinta de interior ou colado com papel de parede.Esperamos que nossas recomendações ajudem você a fazer a escolha certa da placa de gesso macho e fêmea e a realizar todo o trabalho de instalação por conta própria.
Para tudo o que você precisa saber sobre placas macho e fêmea de gesso, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.