Drywall: características e tipos de acabamentos
Um dos materiais de acabamento mais comuns e populares é o drywall. Ele pode ser usado para uma variedade de finalidades, desde o nivelamento de paredes até a construção de estruturas de teto em vários níveis. Vamos considerar com mais detalhes as características deste material e nos familiarizar com suas características.
O que é isso?
Drywall é um material de construção que é uma folha perfeitamente plana, consiste em duas camadas de papelão especial e um núcleo. O segundo componente consiste em uma massa de gesso duro com a adição de vários enchimentos. Além disso, o drywall contém adesivos e agentes espumantes projetados especificamente para gesso.
Na maioria das vezes, esse material fácil de trabalhar é usado para equipar peles lisas., divisórias e tetos leves (nível único e vários níveis). Vários dispositivos de iluminação são frequentemente instalados em drywall, e isso pode ser não apenas um holofote comum, mas também um lustre completo.
Não é recomendado pendurar dispositivos muito pesados e grandes em bases de drywall, pois eles podem não suportar cargas impressionantes.
Peculiaridades
Um material tão popular como drywall é prático. Pode ser usado para vários fins: com a ajuda desta matéria-prima maleável, você pode fazer uma variedade de designs de forma independente, sem gastar grandes somas e sem gastar muito tempo.
Placas de gesso cartonado podem ser utilizadas não só para decoração interna, mas também externa, por exemplo, pode ser a decoração da fachada de uma casa particular, e com a ajuda de drywall impermeável de alta qualidade, você pode criar um muito bonito e composição original que vai transformar o exterior da sua casa.
O drywall tem seus prós e contras que você deve conhecer antes de comprá-lo.
Para começar, vamos dar uma olhada mais de perto nas vantagens deste material de acabamento.
- As placas de drywall têm uma superfície perfeitamente plana, por isso podem ser adquiridas para nivelamento de bases ásperas. Pode ser no chão, no teto ou nas paredes. O principal é fazer todo o trabalho corretamente e preparar bem as bases para a instalação do gesso.
- Drywall se distingue pela alta condutividade térmica. Por exemplo, em uma sala com paredes complementadas com placas de gesso, um microclima confortável e uma temperatura de ar ideal serão sempre mantidos.
- Este material de acabamento pode ser utilizado para a fabricação de diversas estruturas.
- Outra vantagem do drywall é o respeito ao meio ambiente: é absolutamente seguro para as residências, pois não contém compostos tóxicos.
- Os materiais feitos de acordo com GOST são à prova de fogo (não queimar e não suportar a chama).
- As placas de gesso têm excelentes propriedades de isolamento acústico.
- Além disso, este material de acabamento se distingue pela permeabilidade ao vapor. Graças a essa característica, várias bactérias não se multiplicam em sua superfície e não aparecem vestígios de mofo ou bolor.
- Drywall é barato, então quase todos os compradores podem pagar.
- Na instalação desse material, você pode usar não só a moldura: ela pode ser fixada com cola e até espuma de construção.
- O drywall pode ser combinado com isolamento. Além disso, existem tipos de painéis que protegem as folhas isolantes de fatores externos negativos.
- É muito fácil trabalhar com chapas de drywall, não são necessárias ferramentas especiais caras para isso.
- Com a ajuda de drywall, você pode dar vida às ideias de design mais fora do padrão.
- Este material de acabamento não exala odores desagradáveis e pungentes.
- O GKL é fácil de processar: pode ser pintado, decorado com papel de parede, azulejos e outros materiais populares.
- O gesso cartonado, acabado de adquirir na loja, pode ser utilizado imediatamente para trabalhos de reparação: não requer formação especial.
Apesar do grande número de vantagens, o drywall tem seus próprios pontos fracos.
- Este material não é recomendado para instalação em ambientes com altos níveis de umidade. Isso se deve ao fato de que a parede de gesso em tais condições eventualmente ficará molhada e colapsará devido à supersaturação com umidade. Mesmo as folhas de alta qualidade que toleram o contato com a água começam a se deformar com o tempo.
- O drywall pode começar a desmoronar. Não é recomendável pendurar objetos pesados (lâmpadas, pinturas, vasos de flores) em um prego enfiado em uma folha de gesso. Caso contrário, os fixadores podem simplesmente cair da base.
- Deve-se ter cuidado para não danificar as placas de gesso, pois não são muito duráveis.
- As placas de gesso cartonado têm uma estrutura rígida, pelo que não resistem a golpes ou dobras.
Que tipos existem?
Um consumidor raro sabe que existem diversas variedades de drywall no mercado. Cada um deles possui características próprias, além de vantagens e desvantagens. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Em primeiro lugar, você deve considerar quais categorias deste material existem.
- GKL É uma placa de gesso cinza simples e versátil. Só pode ser usado em ambientes secos com níveis normais de umidade. Não há proteção contra umidade e umidade, bem como características de resistência ao fogo deste material.
- GKLV - São placas de gesso cartonado de cor verde. Eles são altamente resistentes à umidade. Esse material de acabamento pode ser usado com segurança na cozinha, banheiro ou banheiro.
- GKLO - esta abreviatura pertence a drywall resistente ao fogo, cujas características consideraremos a seguir.
- GKLVO - este nome é dado a folhas de drywall, que apresentam maior resistência à umidade. Eles combinam as características úteis de materiais como GKVL e GKLO.
Agora vamos considerar as propriedades de todos os tipos de drywall com mais detalhes.
Stenovoi
Este material de acabamento é projetado especificamente para pisos de revestimento em uma casa ou apartamento particular. Normalmente, a cor do wallboard é cinza e as marcações são azuis.
Teto
Placas de gesso para teto está em grande demanda. É utilizado para a fabricação de belas e volumosas estruturas instaladas no teto. Com a ajuda desse material, é possível formar uma caixa simples de um nível e uma caixa de vários níveis.
Arqueado
As mais finas e leves são as folhas de drywall arqueadas. Graças a essas características distintas, os materiais podem ser dobrados sem medo de rachaduras ou outros danos. Além disso, antes do trabalho de instalação direta, não precisa ser borrifado com água para maior plasticidade.
Este material de acabamento flexível pode ser usado para criar belas colunas., arcos interiores, semi-arcos, nichos, bem como paredes originais arredondadas ou ovais. A espessura do drywall arqueado é de 6,5 mm, este indicador é medíocre, portanto, tais placas são mais frequentemente montadas em duas camadas.
Acústica (GKLA)
É um material isolante de ruído e perfurado, o que é bastante raro. Uma característica especial das folhas acústicas é que sua superfície possui um grande número de pequenos orifícios. Seu diâmetro é de 1 cm, o verso da folha é complementado por um revestimento isolante de som, como o spunbond.
Este tipo de drywall é mais frequentemente usado na decoração de pisos e tetos em estúdios de gravação, salas especiais de música, salas de bombeamento e outros espaços onde é necessário isolamento acústico de alta qualidade.
Retardante de fogo
GKLO (decodificação - folha de fibra de gesso resistente ao fogo) - este material incombustível também é revestido e muito resistente ao desgaste. Esses materiais de acabamento são indispensáveis em locais onde há requisitos elevados de segurança contra incêndio. Por exemplo, você pode embainhar uma chaminé ou lareira com uma parede de gesso semelhante.
Além disso, o gesso resistente ao fogo é freqüentemente usado no revestimento de minas. No núcleo dessas folhas, existe um número considerável de fibras e aditivos especiais necessários para o reforço.
Resistente a humidade
Esse tipo de drywall é menos temperamental e mais prático. Deve ser instalado em ambientes com alto índice de umidade. Este material possui núcleo e papelão, caracterizado por uma composição inusitada, graças à qual não tem medo da umidade.
Além disso, aditivos anti-sépticos especiais são observados na composição da tela resistente à umidade, que a protege do aparecimento de mofo e bolor.
Resistente à umidade e resistente ao fogo
Este tipo de drywall é um dos mais práticos e duráveis, pois combina as propriedades úteis do GKLV e do GKLO. É frequentemente usado em áreas de produção com altos níveis de umidade e altos requisitos de segurança contra incêndio.
Laminado
Este drywall é considerado um material de acabamento de nova geração. É feito de acordo com a mais recente tecnologia desenvolvida na Alemanha. A base das folhas laminadas é uma placa de gesso especial sobre uma base tecida.
Este material de alta tecnologia é durável, de fácil manutenção, rápido e fácil de instalar, além de não possuir parafusos autoatarraxantes.
O drywall laminado também é decorativo, pois pode imitar vários materiais bem: madeira, pedra natural, tijolo, diferentes tipos de tecido. Uma simples folha pintada não pode ostentar uma aparência semelhante.
Fachada
Os painéis de gesso cartonado de fachada fazem um excelente trabalho não só na função de decorar a casa, mas também no seu isolamento, bem como na protecção de factores externos adversos. Para isso, esses materiais possuem uma estrutura adequada - a camada frontal dos painéis da fachada é impregnada com agentes hidrofóbicos especiais. Este tratamento protege o substrato da penetração de umidade.
Muitos consumidores escolhem exatamente drywall fachada, uma vez que atua como um revestimento de economia de energia que impede a perda de ar quente e fibras de isolamento. Este material é instalado com bastante facilidade e é à prova de fogo. É barato e não requer manutenção complexa.
Reforçado
Este tipo de drywall é frequentemente colocado no chão. Possui uma camada especial de reforço de fibra de vidro. Devido à sua composição, esse material também é denominado fibra de gesso. Nele, o reforço ocorre imediatamente em ambos os lados da camada de papelão, o que garante alta resistência dos painéis.
As partes posterior e frontal da placa de gesso reforçada são tratadas com uma substância especial - um agente repelente de água, que torna o material resistente à umidade e mais durável.
A placa de gesso reforçada pode suportar cargas impressionantes, uma vez que é feita especificamente para o chão. Além disso, é lixado e revestido com várias impregnações que protegem o material de escamação. No entanto, a vida útil dessas placas depende muito de sua instalação correta.
Dimensões (editar)
Diferentes tipos de placas de gesso têm diferentes características técnicas e parâmetros dimensionais:
- painéis de parede: largura - 1,2 m, comprimento - 2,3 m, 2,5 m, espessura - 12,5 mm;
- o material do teto difere do material da parede apenas com uma espessura de 9,5 mm;
- as folhas resistentes à umidade podem ter comprimento de 2,3 m, 2,5 m, largura de 1,2 m e espessura de 12,5 mm;
- os parâmetros de placas de drywall resistentes ao fogo podem ser: comprimento - 2 m, 2,5 m, 3 m, a largura e espessura de tais materiais permanecem padrão e são 1,2 m ou 12,5 mm;
- drywall arqueado tem uma espessura muito pequena - 6,5 mm.
Para o fabrico de divisórias interiores, recomenda-se a utilização de placas de gesso cartonado, que se caracterizam por uma grande espessura - 14-21 mm. Esses materiais têm alto isolamento acústico. Eles não têm medo de cargas impressionantes e danos mecânicos.
Obviamente, a placa de gesso pode ter um comprimento diferente dos parâmetros acima. Portanto, algumas empresas modernas produzem painéis mais curtos. Eles custam um pouco mais do que as opções padrão, mas são muito mais fáceis de trabalhar. Essas folhas são mais frequentemente usadas no projeto do teto do banheiro, banheiro, corredor ou corredor.
A maioria dos fabricantes na produção de drywall ainda adere a três padrões básicos de tamanho:
- 3000x1200 mm;
- 2500x1200 mm;
- 2000x1200 mm.
Cores
Cada tipo de drywall tem sua própria cor:
- drywall padrão é cinza;
- resistente à umidade - marca verde e azul aplicada a ele;
- o material resistente ao fogo é pintado de rosa ou cinza claro com marcações vermelhas;
- O drywall resistente à umidade e à prova de fogo tem uma cor verde e manchas vermelhas.
Ferramentas e acessórios necessários
Ao trabalhar com drywall, é necessário usar vários componentes, você não pode prescindir deles, mesmo com o trabalho de reparo mais simples. Um dos mais importantes são os perfis metálicos, com a sua utilização é montada uma moldura robusta e fiável, que é então revestida com painéis de gesso.
Esses elementos necessários podem ser divididos em três tipos:
- para revestimento de paredes e divisórias;
- teto;
- guias especiais.
Perfis de metal projetados para acabamento de paredes e divisórias são guias e montáveis em rack.
- As variedades de guia têm uma marca UD especial. Essas peças são utilizadas para a fixação de alta qualidade dos racks e trilhos-guia da estrutura para drywall.
- O perfil de drenagem desempenha o papel de carril principal para a instalação das placas de gesso cartonado, ao qual é fixado todo o revestimento. Esses itens são identificados como CD.
Os guias especiais são focados de maneira mais restrita. Por exemplo, existem racks especiais projetados apenas para portas, aos quais sistemas de entrada inteiros são posteriormente anexados.
Existem também opções especiais em arco que podem ser ajustadas para a configuração desejada.
A combinação de todos os componentes listados, fixados com um material especial, resulta em uma estrutura bastante forte e confiável. Uma estrutura bem feita suportará facilmente cargas significativas, bem como o peso de todo o revestimento de gesso. Via de regra, os trilhos são tratados com zinco, o que os protege da corrosão e do desgaste lento, o que torna a moldura para acabamento quase para sempre.
Para trabalhar com drywall, você deve estocar outros componentes necessários.
- Suspensões diretas... Eles são os principais elementos da moldura das placas de gesso e representam uma placa retangular. Essas peças são necessárias para conectar os postes da estrutura aos pisos estruturais.
- Conectores de trilhos de CD (outro nome é "caranguejos"). Este elemento é necessário para conectar as extremidades do perfil em um plano de nível único.
- Conectores duplex. Eles são necessários para conectar os trilhos do quadro transversalmente.
- Suspensões de âncora. Essas peças são necessárias para uma base de drywall. Via de regra, eles são usados para decorar o teto. A principal tarefa das suspensões de âncora é conectar a base diretamente ao teto.
- Extensões de perfil. Esses elementos tornam as ripas do quadro um pouco mais longas. Devem ser instalados na parte interna dos perfis e fixados com parafusos auto-roscantes.
- Conectores de canto. Essas peças também podem ser em forma de T. Esses elementos devem ser usados se você fizer uma junção perpendicular do perfil a outro trilho.
Várias ferramentas são necessárias para trabalhar com placas de drywall:
- Chave de fenda - pode ser utilizado para fixar a moldura, por exemplo, na parede;
- perfurador - esta ferramenta é necessária para uma fixação mais fiável da moldura à parede, tecto ou chão, deve ter potência suficiente para tal;
- elétrico furar;
- búlgaro útil para cortar peças de perfil e cortar peças em excesso da estrutura resultante;
- serra circular ou serra elétrica útil para cortar drywall;
- tesouras eletricas indispensável para cortar metal, se for necessário construir uma grande estrutura com painéis de gesso cartonado;
- arma de gás de montagem é necessário para a fixação automática de parafusos auto-roscantes, o que economiza tempo na instalação da estrutura.
De ferramentas manuais para trabalhar com drywall, você precisará de:
- faca especial para drywall;
- serra de faca para drywall;
- martelo;
- Alicates para perfis de fixação;
- punção de perfil;
- plano;
- plaina de borda;
- rolo de agulhas.
Ao trabalhar com folhas GLK, você pode precisar de outros dispositivos que irão simplificar e acelerar significativamente o processo de instalação:
- um dispositivo de travamento do piso, que é uma alavanca especial com trava, com a sua ajuda será possível segurar o painel na posição vertical correta;
- Alças de transporte - alças de aço curvas necessárias para transportar placas de drywall com mais segurança;
- fita métrica, necessária para fazer medições precisas;
- nível de construção;
- cinto de montagem;
- elevador para placas de drywall;
- cordas para cortar especiais;
- corrediças ou tábuas para nivelar o perfil metálico;
- canto e lápis ou marcador;
- fita de vedação;
- massa para cantos de gesso cartonado.
Todas as ferramentas e acessórios devem ser de alta qualidade e confiáveis, caso contrário, a estrutura não durará muito e poderá deformar-se.
Não se esqueça que uma estrutura forte e confiável desempenha um dos papéis principais em um acabamento de gesso atraente e de alta qualidade, portanto, todos os componentes devem ser selecionados com especial responsabilidade.
Escolhendo e finalizando com suas próprias mãos
É perfeitamente possível decorar uma ou outra base com gesso cartonado com as próprias mãos. Todas as ferramentas e acessórios necessários foram listados acima, então você só precisa abordar razoavelmente a escolha das próprias placas de gesso.
A escolha dos painéis adequados depende principalmente das condições em que serão localizados.
- Para um banheiro, piscina ou vaso sanitário, é recomendável comprar um material extremamente resistente à umidade, uma vez que a parede de gesso comum nessas condições irá falhar rapidamente.
- Para a cozinha, vale a pena escolher fogões mais caros que sejam resistentes à umidade e ao fogo.
- O gesso cartonado também pode ser usado no quarto ou na sala de estar.É preciso manuseá-lo com o máximo de cuidado possível, já que é bastante frágil, mas é barato e funciona o máximo de tempo possível.
- Materiais comuns e resistentes à umidade são usados no corredor e no corredor. Tudo depende de como essas áreas são utilizadas em sua casa ou apartamento.
Recomenda-se comprar o material somente de fabricante confiável e conhecido: não procure chapas de drywall baratas, pois esse material já é barato. Um preço muito baixo pode indicar a baixa qualidade do produto, essas folhas não duram muito e se tornam inutilizáveis rapidamente, portanto, você deve se recusar a economizar muito.
Para que o acabamento da placa de gesso dure o máximo possível e tenha uma aparência esteticamente agradável, você deve seguir as seguintes instruções passo a passo. Vamos considerar as etapas de instalação usando o exemplo de decoração de parede.
Primeiro você precisa marcar as paredes com um nível e um lápis ou marcador especial. É necessário traçar as linhas destinadas à fixação do perfil metálico. Quanto às dimensões, devem ser retiradas com fita métrica ou régua grande.
Os artesãos experientes aconselham colar tiras de borracha especiais nos perfis. antes de sua instalação, de outra forma, essas peças são chamadas de solas. Nesse caso, eles farão o papel de focas. Com base nas linhas pré-desenhadas, é necessário anexar a moldura. Para fazer isso, você precisa fazer furos do tamanho necessário no teto e no chão. Nos perfis, essas ações não precisam ser realizadas, uma vez que os furos necessários devem estar presentes neles inicialmente.
Os perfis verticais devem ser fixados com suportes ou parafusos autorroscantes comuns nas guias, que já devem estar instalados no teto e no piso. A instalação das partes verticais deve ser feita em incrementos de 0,5-1 cm. Os perfis devem ser fixados da forma mais justa e confiável possível, pois isso afetará a qualidade de fixação da chapa de drywall. Freqüentemente, o drywall é colocado sobre várias folhas de isolamento ou isolamento acústico, por exemplo, espuma ou lã mineral.
Com a ajuda da parede de gesso, você pode não apenas nivelar as paredes com eficácia, mas também ocultar fios feios e várias comunicações atrás da parede. A cablagem deve ser feita antes da instalação das próprias telhas, caso contrário terão que ser desmontadas.
Após a preparação e instalação competentes da estrutura, você pode prosseguir diretamente para a instalação dos painéis de drywall. Para uma fixação confiável e de alta qualidade, você deve usar uma chave de fenda, trabalhar com esta ferramenta levará muito menos tempo e exigirá menos esforço. A instalação de superfícies de gesso deve começar nivelando-as. Lembre-se que para isso é necessário fazer furos para caixas de encaixe e locais para instalação de lâmpadas.
Para deixar as bordas das placas de gesso mais uniformes e organizadas, cada borda pode ser processada com uma serra elétrica ou avião.
Após o nivelamento cuidadoso, as placas de drywall podem ser instaladas na moldura. É melhor fixá-los com parafusos, essas peças devem ser fixadas em incrementos de 20-25 cm. Se houver uma janela ou uma porta no piso acabado, então a chapa de drywall deve ser fixada ao longo das seções das bordas desses elementos . Isso é necessário para que a folha seja fixada na base de maneira organizada e correta.
Muitos artesãos se perguntam quanto tempo levará para instalar o drywall no quadro. Em primeiro lugar, tudo depende da zona da divisão em que realiza o trabalho de acabamento. Se estamos falando de uma sala muito espaçosa, pode levar de 2 a 3 dias para instalar as placas de GLK.
Depois de instalar e proteger todas as folhas de drywall, você deve prosseguir com a instalação de ninharias, como tomadas, interruptores e acessórios de iluminação.
Quando ficam as coisas mais difíceis e demoradas, pode-se passar ao acabamento, o momento mais difícil, via de regra, é esconder as juntas entre as telhas.Para isso, recomenda-se o uso de massa, mas antes disso, uma faixa especial de reforço deve ser fixada nos elementos inestéticos.
Quando todas as juntas ficarem invisíveis, você pode prosseguir diretamente para o acabamento do drywall: tudo aqui depende exclusivamente de seus desejos e preferências. Este material pode ser pintado e colado com papel de parede e decorado com pedras decorativas, tijolos e muitos outros revestimentos decorativos.
No banheiro e no banheiro
A instalação de gesso cartonado pode ser feita tanto na casa de banho como na sanita. Claro, para isso, deve-se escolher placas resistentes à umidade que não tenham medo da umidade e da umidade.
- Nessas salas, primeiro você precisa preparar as paredes para instalar o drywall.
- Se estamos falando sobre a instalação de placas sem uma caixa de suporte, primeiro você precisa se livrar de todos os buracos e rachaduras nas paredes. O cimento comum irá ajudá-lo com isso.
- Em seguida, as bases devem ser tratadas com um desinfetante e uma mistura de primer (resistente à umidade).
- Em seguida, você precisa usar um rolo para aplicar a cola nas paredes e nas folhas de gesso.
- Todas as costuras e juntas entre as peças devem ser cuidadosamente impermeabilizadas.
- Após a colagem, passe o acabamento com uma massa de acabamento impermeável.
Já discutimos como instalar placas de drywall em estruturas de metal.
No entanto, drywall pode ser usado em um banheiro não apenas para decoração de parede ou teto - também pode ser usado para fazer:
- caixa de mascaramento que esconde os canos;
- caixa decorativa ou tela para o banho;
- preparação de banheiras com gesso para futuro revestimento - pode-se colar ladrilhos ou ladrilhos cerâmicos em drywall;
- vedação da janela que separa a casa de banho da cozinha.
Além disso, uma penteadeira, pia e armário com espelho podem ser fixados nas paredes de gesso cartonado do banheiro. Claro, é recomendável escolher itens mais leves para isso.
Para o corredor
O drywall é um material versátil, por isso pode ser usado com segurança em um corredor, na maioria das vezes nesta sala, os proprietários equipam um camarim funcional.
- Para a fabricação de tal estrutura, você precisará prender as guias às paredes, ao piso e ao teto.
- Em seguida, você precisa consertar os racks aos quais as folhas de drywall serão fixadas. Deve haver uma distância de pelo menos 60 cm entre esses elementos.
- Não se esqueça de marcar as seções da porta.
- Na estrutura, é necessário reforçar os racks nos quais as portas serão fixadas. Isso é necessário para que a estrutura não se deforme com seu peso.
- A seguir, um dos lados da estrutura deve ser revestido com gesso cartonado. Nesta fase, a espuma plástica pode ser instalada no interior ou nas caixilharias, que irão funcionar como uma folha de isolamento acústico. Depois de instalar o revestimento de um lado, vá para o outro. Terminado, podemos supor que a obra está praticamente concluída.
- Agora você pode proceder ao enchimento e decoração do camarim.
Quarto
Estruturas de gesso cartonado são muito comuns em quartos. Com a ajuda deles, você pode formar não apenas um teto de vários níveis, mas também um peitoril de janela confortável do tamanho ideal ou fazer uma cornija escondida elegante especialmente para cortinas. Assim, para este último, é necessário determinar a profundidade e a largura do nicho em que ficarão as cortinas e cortinas, e também medir a posição dessas partes nos planos superior e inferior.
Nos marcadores marcados na parede e no teto, você precisa eliminar duas linhas (em fios com revestimento especial). Deve-se manter um recuo de 20-25 cm, após isso, aderindo às marcações, é necessário instalar os perfis guia para a moldura, parafusos e buchas de plástico devem ser utilizados como fixadores. Depois disso, você pode prosseguir para a fixação direta das partes do quadro: é necessário inserir um perfil mais largo na parte interna da caixa. Deve ser fixado ao longo da placa externa com ganchos presos ao teto com parafusos auto-roscantes.
Agora, ao longo da linha tracejada, é necessário fazer vários furos e inserir buchas de plástico neles para instalar as suspensões e fixar um segundo perfil largo.
Se instalou todos os elementos necessários da moldura, pode proceder ao reboco com gesso cartonado. Para isso, através da própria moldura, uma tira de gesso deve ser aparafusada nos parafusos auto-roscantes. No entanto, não se esqueça da preparação preliminar dos recessos necessários nas áreas de gesso seco. Eles precisam ser feitos nos pisos onde estão instaladas as seções verticais do perfil. Recomenda-se aparafusar os parafusos em incrementos de 20 cm.
Para instalar listras verticais, você precisará de uma base na qual a parede de gesso será fixada. A coleta dessas peças deve ser realizada com base na profundidade do nicho. Então, por exemplo, se este parâmetro for 10 cm, então será suficiente conectar as laterais da guia e o perfil do teto. Deixe as extremidades do trilho projetando-se das extremidades do perfil em 20-30 cm Claro, as dimensões dos nichos podem ser absolutamente quaisquer: para cada opção, você pode escolher perfis de tamanhos adequados.
Em seguida, você deve começar a montar a parede do nicho. A tira de gesso cartonado deve ser aparafusada a uma base previamente preparada. É mais conveniente fazer isso no chão, pois haverá muito pouco espaço livre entre a parede e o local de montagem, o que atrapalhará o uso de uma ferramenta como uma chave de fenda. A tira de gesso deve ser serrada, deixando uma pequena margem de largura, pois nessa altura também será colado o rodapé do forro.
Agora você pode ir diretamente para a instalação da parede resultante. A peça que acabou de ser montada no chão deve ser instalada ao longo da borda da parede de gesso fixada horizontalmente. Da mesma forma, é necessário montar as partes laterais do nicho, para o qual apenas um perfil (sem guia) é suficiente. Esses elementos também devem ser fixados na estrutura da placa de gesso.
A etapa final do trabalho será o acabamento da caixa resultante. É necessário colocar as peças de canto, bem como as áreas onde foi fixada a bainha de gesso com parafusos auto-roscantes. Depois disso, você pode montar a estrutura e torná-la simples ou multinível.
Sótão
O drywall é freqüentemente usado para forrar o sótão. Nesse caso, muito depende da condição técnica do telhado da casa. Se deixar muito a desejar, manchas perceptíveis aparecerão na decoração da parede com a primeira chuva. É por isso que qualquer dano ao telhado deve ser reparado antes de instalar o drywall.
Além disso, vigas e caibros desempenham um papel importante. Eles precisam ser verificados quanto à confiabilidade e resistência, e também para garantir que não comecem a apodrecer ou secar. Não se esqueça de tratar todas as peças de madeira com agentes anti-sépticos.
Os painéis de gesso cartonado, neste caso, também podem ser instalados em uma moldura clássica de alumínio.
- Primeiro, você precisa medir a sala em que vai instalar a parede de gesso. Calcule tudo e compre todos os itens que você precisa.
- As ripas devem ser instaladas a partir das paredes. As marcações da futura estrutura também devem ser transferidas para o teto e piso.
- As guias da estrutura agora devem ser instaladas ao redor do perímetro. Todas as seções do perfil devem ser fixadas em pelo menos 3 pontos. A maior distância entre os fixadores é de um metro.
- Agora os racks devem ser instalados nas guias nos parafusos auto-roscantes para metal e, a seguir, fixar as travessas. Nesta fase, as comunicações devem ser realizadas.
- Em seguida, um aquecedor deve ser instalado nas células da estrutura.
- Em seguida, pode-se proceder à instalação das placas de gesso em incrementos de 20-25 cm e, por fim, finalizar o material de acordo com o esquema tradicional.
dicas e truques
Ao adquirir chapas de drywall, considere sempre o microclima da sua casa, bem como o tipo de superfície em que pretende instalá-las.Isso determinará que tipo de material você precisa - resistente à umidade, resistente ao fogo ou comum. Preste atenção especial à fabricação de uma moldura de drywall, sua estabilidade e confiabilidade afetam a vida útil do acabamento e suas características estéticas.
Mesmo drywall grosso deve ser manuseado com cuidado para não danificá-lo ou quebrá-lo. Na maioria dos casos, não é possível reparar as peças danificadas.
Após a compra, o drywall deve ser armazenado em uma sala seca e quente, que é melhor fechada. A temperatura ambiente não deve cair abaixo de 10 graus. No entanto, não é recomendado colocar este material muito perto de aquecedores ou baterias. A superfície na qual o drywall será armazenado deve ser perfeitamente plana.
Fabricantes e avaliações
Entre o grande número de fabricantes de drywall, as seguintes empresas podem ser distinguidas.
- Gyproc. Os consumidores escolhem os produtos desta empresa devido ao seu custo acessível, praticidade e leveza. Pelas desvantagens do drywall desse fornecedor, as pessoas distinguem sua fragilidade e sutileza.
- Danogips. O drywall deste fabricante é muito popular. Os compradores falam sobre sua flexibilidade e facilidade de instalação. Deste material são obtidos belos arcos que não temem a umidade.
- Knauf. As críticas sobre os produtos desta empresa são ambíguas. Alguns compradores ficaram satisfeitos com sua qualidade, enquanto outros declaram a fragilidade desse material e sua inconsistência com as características declaradas. Por exemplo, alguns consumidores que compraram painéis resistentes à umidade notaram que eles literalmente "viram pó" quando o nível de umidade na sala é alto.
Exemplos e opções de sucesso
De drywall, você pode criar estruturas muito interessantes e bonitas que separam salas. Eles podem ser ondulados ou arredondados. Freqüentemente, pequenas prateleiras ou nichos são construídos neles, nos quais vários elementos decorativos são colocados.
Tetos espetaculares e originais de formas incomuns são obtidos a partir deste material., esses designs parecem especialmente atraentes se forem complementados com fitas LED ocultas e holofotes em todo o perímetro.
O drywall nas paredes pode ajudar a construir nichos. Eles podem assumir muitas formas diferentes. Eles costumam colocar não apenas decoração, mas também vários equipamentos: televisores, aparelhos de som e outros itens semelhantes.
Para obter mais informações sobre a tecnologia de instalação de drywall, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.