As sutilezas da instalação de tomadas em drywall
As vantagens das paredes em gesso cartonado são inegáveis: são a resistência ao calor, o isolamento acústico e o respeito pelo meio ambiente, além do preço ideal e da rapidez de construção. Na fase de acabamento inicial, em sua maioria, a fiação elétrica é montada na parede, interruptores e tomadas são instaladas. Os regulamentos para a instalação de tomadas em uma parede de gesso cartonado não diferem significativamente da sua instalação em paredes de concreto ou tijolo. No entanto, o drywall possui algumas peculiaridades e isso deve ser levado em consideração antes de realizar o trabalho.
Peculiaridades
É claro que instalar tomadas em drywall é muito mais fácil quando comparado a outros materiais, mas, com todas as vantagens, também apresenta imperfeições. Em particular, ele se desintegra com extrema facilidade e, ao trabalhar com ele, o uso de parafusos autorroscantes comuns não é permitido.
Além disso, ao trabalhar com drywall, é inaceitável o uso de uma ferramenta elétrica de impacto. - todo o trabalho é executado com uma broca e uma ferramenta especial para drywall (por exemplo, facas ou limas de quebra-cabeça).
Ao montar tomadas em drywall, você deve usar caixas de instalação especializadas, chamadas de caixas de soquete (vidros). As caixas de instalação para paredes de gesso cartonado diferem dos equipamentos auxiliares de concreto pela presença em seu design de fechos especiais que são pressionados contra a placa de gesso.
As caixas de soquete para drywall são produzidas, conforme mencionado acima, com um método de montagem especial. Externamente, eles se parecem com um vidro de plástico. Existem 4 parafusos na parte frontal. Dois deles estão acima dos outros. Eles são necessários para serem fixados especificamente na estrutura de aço da própria tomada.
Os outros parafusos, localizados logo abaixo, são responsáveis pela montagem do próprio soquete na parede de gesso. Na parte inferior do vidro existem pés calcadores de sustentação especializados. Sua localização pode ser ajustada com essas engrenagens. Quando o parafuso é apertado, o pé é atraído para a placa de gesso. Tal dispositivo garante a instalação confiável da tomada e garante que a tomada não salte da parede na primeira oportunidade.
Dois métodos são praticados para organizar a fiação elétrica e tomadas na placa de gesso:
- na fase de construção;
- em fase de acabamentos.
Utensílios de cozinha
Para que o processo prossiga com facilidade e rapidez, você precisa se preocupar com as ferramentas auxiliares:
- A ferramenta principal é uma furadeira elétrica com coroa especializada, que além de agilizar o processo, facilita todo o trabalho. O diâmetro padrão da coroa para este tipo de trabalho é de 68 mm.
- Fita métrica para medir a localização de futuras saídas.
- Nível do edifício para monitorar a instalação correta.
- Marcador ou lápis para marcar.
- Chave de fenda Phillips - usada tanto para montar a caixa de soquete quanto para prender o núcleo do soquete. Ele também conserta os fios elétricos.
- Um indicador simples para determinar se há tensão nos fios elétricos ou não.
Escolhendo um lugar
Ao determinar a localização para interruptores e tomadas, não apenas as instruções e especificações de construção devem ser seguidas, mas também o propósito das tomadas. Em outras palavras, os locais onde futuramente estarão os eletrodomésticos: geladeira, sistema split, TV, etc.etc., é necessário ajustar-se organicamente à atmosfera geral da sala.
Hoje, ao instalar tomadas, muitos usam regulamentos de construção europeus, cujas recomendações levam em consideração a distância das tomadas ao chão:
- do nível do chão em qualquer sala - 30 cm;
- acima da área de trabalho da cozinha (bancada) - 120 cm;
- para máquina de lavar ou lava-louças - 100 cm;
- para interruptores - 80 cm (o nível da mão púbere);
A distância da fiação a ser instalada até as aberturas de portas e janelas não deve ser inferior a 10 cm.
Basicamente, tal arranjo é conveniente, entretanto, às vezes você tem que se desviar desses princípios.
Por exemplo, é comum montar soquetes na cozinha (geralmente duplos, triplos) diretamente acima da bancada. Este arranjo torna possível conectar e desconectar rapidamente eletrodomésticos sem dobrar novamente. Em paralelo com as tomadas elétricas da cozinha, você pode instalar uma tomada de água.
Da mesma forma, justifica-se a instalação alta da tomada atrás do aquário: pois, é necessário conectar vários aparelhos elétricos (iluminação, sistema de compressor, filtro) a ela, sendo melhor posicioná-la mais alto para que os fios não fiquem presos o chão.
Como instalar?
O procedimento é o seguinte:
Fazemos orifícios para tomadas
Antes de embutir um soquete na parede de gesso, você precisa fazer um orifício para o vidro:
- com a ajuda de um lápis, traça-se um local onde será fixada a luva;
- uma furadeira elétrica ou uma chave de fenda com uma coroa na parede de gesso é tomada;
- o segmento agudo da coroa é colocado no centro da marca marcada;
- um buraco é cuidadosamente perfurado (se não houver broca, você pode usar limas de quebra-cabeças);
- orifícios para interruptores são feitos da mesma maneira.
EM UMA NOTA! Se a instalação de um bloco de saída for planejada neste local, coloque as linhas verticais a uma distância de 72 mm. É necessário apenas um tanto para que as caixas de encaixe assentem conforme o esperado, sem se sobrepor à borda persistente.
Feito o furo, os materiais e todas as ferramentas estão preparados, o trabalho de instalação pode começar. Dependendo da técnica de instalação, a sequência de trabalho também é diferente. Se o cabo elétrico estiver preso na parede, só falta colocar a tomada e conectar.
E se os fios elétricos devem ser roteados ao longo do lado externo da parede, uma ranhura (corte) é cortada na parede de gesso, um fio elétrico é puxado e fixado com um composto de endurecimento rápido (por exemplo, alabastro). As extremidades da fiação são destacadas em um nível predeterminado nos locais necessários.
LEMBRAR! Ao instalar a tomada em uma parede de gesso cartonado, certifique-se de deixar um suprimento de pelo menos 10 cm de fio elétrico, mas é aconselhável deixar mais.
Os seguintes estágios de instalação do soquete com suas próprias mãos são os seguintes:
- Montamos a caixa de encaixe. Antes de instalar o vidro, você precisa fazer um orifício para os fios com uma faca na superfície posterior. Se você olhar para o corpo do vidro, verá 4 parafusos, 2 deles são necessários para fixar o próprio soquete e 2 são necessários para ajustar as pernas do espaçador. Primeiro, removemos os fios elétricos do orifício e os puxamos através do vidro. A seguir montamos o vidro em drywall, fixando-o com parafusos no lado oposto com alças de fixação.
- Nós massajamos. Normalmente, após a instalação do soquete e o teste do sistema quanto à sua operacionalidade, é a vez do acabamento inicial. Somente após a secagem das camadas inicial e final da massa de vidraceiro, é realizada a posterior instalação do cálice.
- Conectamos a fonte de alimentação à tomada. Antes de fazer a conexão, certifique-se de que não há tensão na linha (você pode verificar usando um indicador convencional). Conectamos as fases "terra" e "zero" aos contatos adequados no invólucro do soquete e apertamos os fios firmemente para que depois de um tempo os contatos elétricos não enfraqueçam e o invólucro de plástico não comece a derreter.
- Montamos o soquete no vidro.A roseta é montada no vidro e fixada nele com os parafusos apropriados. Depois disso, instalamos a moldura de plástico e a tampa frontal. Verificamos o encaixe na parede; se necessário, afrouxamos os parafusos das almofadas do sapato e fazemos o ajuste.
Instalação de uma tomada elétrica de superfície
Em alguns casos, em vez da conhecida tomada com fiação elétrica oculta, são usadas tomadas elétricas de encaixe. Para eles, não é necessário fazer furos nas paredes e montar caixas de instalação (vidros). E a fiação em si não é realizada sob uma estrutura de drywall, mas ao longo de sua parte superior.
Este método não é muito atraente do ponto de vista estético. O soquete superior é enorme. Fios correndo ao longo das paredes não acrescentam consistência ao interior da sala. Mas em alguns episódios isso se justifica, em particular, quando a distância entre a estrutura GKL e a parede de concreto é muito pequena - menos de 45 mm, e não há perfurador à mão.
Além disso, a fiação elétrica colocada fora e modelos de tomadas suspensas são frequentemente usados em idéias de design ao decorar quartos em um estilo loft, retro ou punk a vapor. Nesses casos, são usados fios elétricos resistentes ao fogo especializados em isolamento não combustível estável. Eles também podem ser em uma manga corrugada.
A fiação elétrica é fixada na parede por meio de clipes, e o soquete é simplesmente aparafusado à parede de gesso com parafusos, como um revestimento. A vantagem deste local é que a qualquer momento você pode alterar a localização dos eletrodomésticos e da tomada junto com os mesmos.
Adendo
Para que a instalação de tomadas em drywall seja realizada da forma mais correta possível, é aconselhável seguir as seguintes recomendações:
- Leve em consideração a presença de espaço vazio entre o drywall e a superfície principal da parede (deve ser de pelo menos 4,5 cm e o vidro deve ser colocado livremente na base). Você pode aprofundar a base da base com uma broca de martelo ou cinzel.
- Mesmo na fase de montagem da estrutura a partir da placa de gesso, no local da instalação planejada da tomada, não interfere em trazer a fiação para fora com uma margem de 20-30 cm.
- Ao instalar vários dispositivos, use o nível do prédio para a distribuição correta e instalação de tomadas.
- É necessário conduzir a fiação elétrica dentro da estrutura apenas para proteger os fios elétricos de possíveis influências mecânicas (em uma luva corrugada) a fim de minimizar seus danos durante a instalação ou operação.
- Deve-se ter em mente que, ao fazer furos, pode-se esbarrar no perfil de metal que serve de base para a placa de gesso. Use um poderoso ímã para evitar que isso aconteça. Fixe-o na parede e guie ao longo da superfície, para descobrir se há um perfil de metal atrás da sobreposição.
- Se, no entanto, houve contato com uma estrutura de metal, então você não deve se desesperar. Já que você não precisa transferir os furos das tomadas para outro local. Um fragmento do perfil que dificultava o trabalho é cortado com uma tesoura para o ferro ou arrancado (dobrado) com um simples cinzel.
- Fazendo reparos, você, provavelmente, calculou tudo minuciosamente. Mas depois de um certo período de tempo, pode ser necessário instalar um switch adicional, você precisará pendurar uma imagem ou alterar a localização dos candeeiros de parede. E então, a fiação caoticamente colocada pode ser um problema fundamental. Como uma furadeira de percussão ou uma furadeira elétrica, você pode danificar com segurança a fiação oculta e causar um curto-circuito. Para evitar essas surpresas, organize a fiação elétrica paralelamente aos pisos, adicionando algumas voltas de 90 graus. É aconselhável consertar o esquema da junta: esboçar um plano, esboçar ou apenas tirar uma foto pelo menos no telefone.Então, em poucos anos, você poderá perfurar paredes em qualquer ponto, sem obstáculos e dúvidas, sem consequências indesejáveis para a fiação elétrica.
Montar uma tomada em uma parede de gesso é bastante simples e pode ser feito à mão. Seguindo todas as recomendações acima, um procedimento como a instalação de tomadas elétricas em uma parede de gesso cartonado será implementado da forma mais correta e no menor tempo possível.
Para informações sobre como escolher e instalar um soquete em drywall, veja o próximo vídeo.
Gostei do artigo.
O comentário foi enviado com sucesso.