Como escolher parafusos auto-roscantes para drywall?

Como escolher parafusos auto-roscantes para drywall?
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Quais escolher?
  4. Montagem
  5. dicas e truques

Drywall (GVL) é o material de construção mais popular. Um dos principais elementos das estruturas GVL são os fixadores, cuja qualidade afeta diretamente a resistência e durabilidade de toda a estrutura montada. Os parafusos auto-roscantes são esses fixadores - uma espécie de híbrido de broca e parafuso.

Peculiaridades

Um parafuso auto-roscante é um fixador especial que é capaz de cortar linhas simultaneamente durante a produção de fixadores. Funcionalmente, é um tipo de parafuso, mas possui uma haste mais fina e uma altura de rosca maior. A segurança das pessoas depende da qualidade dos fechos e da resistência da estrutura. Portanto, ao adquirir esses produtos, é recomendável exigir um certificado de conformidade, que cada fabricante deve obter de centros de certificação especialmente credenciados.

Parafusos auto-roscantes, âncoras e parafusos são usados ​​para prender placas de drywall. O tipo mais comum de fixadores são os parafusos autoatarraxantes, que são determinados pela simplicidade, versatilidade e confiabilidade (se executados corretamente), especialmente se houver uma chave de fenda à mão.

A instalação, via de regra, pressupõe a presença de caixilhos de metal ou madeira, aos quais são fixadas as placas de drywall. É o material da estrutura que determina o tipo de fixadores a serem usados ​​na instalação. Os parafusos auto-roscantes para madeira são feitos com um passo de rosca mais raro do que os parafusos auto-roscantes para metal.

Os principais materiais para a fabricação de parafusos auto-roscantes são aço e latão. Os primeiros têm alta resistência, mas são suscetíveis à corrosão. Portanto, são recobertos por uma camada protetora anticorrosiva, oxidada ou fosfatada, que lhes confere a cor preta.

Hardware de latão - amarelo. Por si só, é resistente à umidade, mas tem baixa resistência.

As dimensões (comprimento e diâmetro) do fixador determinam amplamente seu escopo. Na prática, dependendo da finalidade, são usados ​​fixadores com comprimento de 10-15 mm e diâmetro de 3,5-5 mm. Uma ampla gama de parâmetros de produto determina a variedade de tipos de modelos, sua finalidade e, portanto, a importância da escolha correta de fixadores para cada caso individual.

Ao trabalhar em drywall, tabelas de tamanhos especiais são usadas para a seleção de parafusos auto-roscantes. Ele indica os diâmetros nominais dos produtos, seus comprimentos, incluindo a cabeça e largura.

Uma questão importante ao trabalhar com drywall também é a questão de quanto fixador vai para 1 metro quadrado do produto. Este parâmetro deve ser ótimo: por um lado, para garantir a resistência adequada da estrutura, e por outro, para garantir a economia de materiais gastos na obra.

Visualizações

Parafusos auto-roscantes diferem de muitas maneiras:

Material

  • aço de alto carbono;
  • tipos de aço resistentes a produtos químicos e água (aço inoxidável ou liga de aço).

Por tipo de discussão

  • freqüente;
  • cru.

Revestimento

  • fosfato;
  • oxidado;
  • sem cobertura.
  • galvanizado.

Por tipo de ponta

  • afiado;
  • semelhante a uma broca.

Compromisso

  • Para a instalação de placas de gesso;
  • para trabalhos de telhados;
  • carpintaria;
  • trabalhar com janelas;
  • trabalho em metal;
  • trabalhe com concreto e tijolo.

Mais detalhadamente, os fixadores são subdivididos em produtos com rosca universal, com passo de rosca raro e frequente. Prendedores com roscas frequentes são usados ​​para trabalhar com metal.

A presença de uma broca na extremidade do parafuso autorroscante elimina a necessidade de perfuração preliminar do material, o que agiliza o trabalho de instalação.

Tipos de fixadores com roscas pouco frequentes destinam-se a trabalhar com texturas macias: plástico, gesso, amianto, madeira e outros tipos. Os fechos universais são adequados para quase todas as texturas.

As tampas auto-roscantes são funcionais. São produzidos secretos, hemisféricos, com grandes e pequenas arruelas de pressão, hexagonais, em forma de funil para um hexágono.

Os parafusos auto-roscantes para cada tipo de trabalho têm parâmetros e características de design diferentes. Por isso, na hora de comprar um produto, é importante ter uma ideia clara dos tipos de trabalho que serão realizados e de quais texturas terão que ser trabalhadas.

Também existe uma combinação especial para trabalhar com drywall: um parafuso auto-roscante e um pino borboleta.

Quais escolher?

Ao escolher o tipo de fixadores para placas de gesso, é importante saber:

  • material de moldura (madeira, metal, outro);
  • para que serve exatamente o fixador;
  • em quantas camadas a placa de gesso deve ser colocada;
  • condições de funcionamento da estrutura (interior, exterior, nível de humidade, etc.).

Se o trabalho deve ser feito no sistema "GKL-metal", então os fixadores são selecionados para trabalhar em metal - com roscas "grossas". No caso de uma estrutura de madeira, os fixadores devem ter um passo de rosca mais largo.

Se você só precisa fixar a prateleira em drywall, então pode usar um parafuso auto-roscante com bucha borboleta, equipado com um dispositivo de bloqueio que pode ser aberto pela parte traseira e capaz de suportar cargas elevadas.

Para a colocação de placas de gesso cartonado em 1 camada, o comprimento do fixador é de 25 mm, em 2 camadas - 35 mm. A espessura da rosca em ambos os casos é de 3,5 mm.

Para que um produto de gesso cartonado funcione com um nível de umidade elevado, é necessário o uso de fixadores resistentes à umidade: ligados ou galvanizados.

Para o trabalho, os chamados "bugs" da vida cotidiana - parafusos encurtados com uma broca para apertar o perfil podem ser úteis. A fixação do perfil diretamente na parede ou teto é feita com parafusos de fixação com bucha.

O consumo de fixadores depende diretamente da qualidade dos parafusos, o que é importante considerar na hora de escolhê-los:

  • Na aparência, os parafusos auto-roscantes devem ser do mesmo tamanho, com rosca uniforme, não apresentar espessamentos e curvaturas, o que diminui sua resistência.
  • O orifício ranhurado deve ser desobstruído e localizado estritamente no centro da cabeça do parafuso. Vários tipos de nódulos, protuberâncias são um defeito tecnológico. Uma ranhura não tecnológica afeta a qualidade da instalação, pode deformar o bico da chave de fenda.
  • Na cor, todo o lote de parafusos auto-roscantes deve ser de tom uniforme escuro ou preto acinzentado, o que indica boa qualidade na fosfatização ou oxidação dos produtos. Caso contrário, o aumento da umidade leva ao aparecimento de manchas de ferrugem, por exemplo, sob o papel de parede, cuja eliminação é extremamente difícil.

Um fabricante confiável, via de regra, marca os produtos não apenas na embalagem, mas também no próprio produto. Por exemplo, as letras X, T, W, G, Z na cabeça do parafuso auto-roscante. Portanto, a letra X significa OMAX, que é um dos fabricantes de fixadores mais confiáveis.

Para trabalhos em concreto aerado, é produzido um grupo especial de parafusos auto-roscantes, que leva em conta sua porosidade e fragilidade, os chamados buchas - tipos universais de fixadores, suas variedades "árvore de natal".

Sem buchas, os fixadores para concreto aerado praticamente não são usados ​​devido à sua estrutura especial e geralmente são usados ​​para a fixação de estruturas leves. Por exemplo, para o equipamento de uma rede armada em uma parede de concreto aerado, antes do reboco, costuma-se usar fixadores com grande passo de rosca e comprimento de pelo menos 100 mm.

Para fixar o telhado ao torneamento, são necessários parafusos autorroscantes galvanizados com cabeça de 6 lados com as seguintes dimensões: 4,8 × 16 mm e 4,8 × 19 mm.

Montagem

Para grandes quantidades de trabalho de fixação o conjunto profissional de ferramentas necessárias para a instalação da placa de gesso inclui:

  • berbequim ou berbequim;
  • uma chave de fenda, com a qual você pode prender os fechos de maneira conveniente e rápida;
  • nível;
  • faca especial para cortar folhas;
  • roleta;
  • rolo de agulha para dobrar a placa de gesso;
  • uma plaina de desbaste para processar as bordas da placa de gesso;
  • retificadora e tesouras especiais para corte de perfis;
  • alicate especial para fixar o perfil (com a sua ajuda, ligam facilmente os perfis entre si, à semelhança do sistema de rebites);
  • pistola de gás para montagem de placa de gesso;
  • a chave de fenda de fita reduz o tempo de instalação, uma vez que os parafusos auto-roscantes são alimentados automaticamente graças a uma fita especial;
  • cantos especiais para fazer orifícios para tomadas, lâmpadas ou caixas de junção;
  • cortador de disco para cortar tiras uniformes de material;
  • punção para a produção de furos no perfil;
  • conjunto de parafusos auto-roscantes de vários comprimentos, com roscas frequentes e raras, com serifas nas costas e outros tipos de fechos.

Completo com ferramentas profissionais, geralmente há uma série de dispositivos diferentes que aceleram significativamente o processo de instalação da placa de gesso e do perfil.

Para realizar um trabalho único para a casa, não faz sentido adquirir equipamentos caros (perfuradores, pistolas, etc.), pois nem sempre é difícil encontrar alguma alternativa e opção mais econômica. Porém, ao contratar instaladores, é necessário estar atento ao seu equipamento profissional.

A instalação correta da placa de gesso requer o cumprimento de uma série de regras:

  • A marcação preliminar e precisa da localização dos orifícios para conectar o drywall e o perfil um ao outro não só melhora a estética do produto, mas também aumenta sua resistência.
  • O consumo aproximado de fixadores para uma folha de gesso cartonado de tamanhos padrão não é superior a 70 peças (com o passo geralmente aceito de fixadores entre os furos - 300-350mm).
  • É mais prático e mais eficiente instalar a placa de gesso com a ajuda de uma chave de fenda, utilizando vários bocais (bits) para diferentes fendas auto-roscantes.
  • Durante a fixação, a primeira metade do parafuso auto-roscante deve ser aparafusada na velocidade máxima, a segunda metade deve ser aparafusada na velocidade mínima para controlar totalmente o grau de imersão do parafuso auto-roscante na folha de drywall.
  • O drywall é um material frágil e, portanto, a precisão e a exatidão são importantes ao trabalhar com parafusos autoatarraxantes. Se a chapa foi deformada durante o processo de fixação, é necessário desparafusar o parafuso, massajar o orifício deformado e aparafusar um novo a uma distância de cerca de 50 mm do orifício antigo.
  • A cabeça do parafuso autorroscante aparafusado não deve penetrar mais no material em mais de 1 mm e sua localização deve ser estritamente perpendicular à superfície da folha.
  • Ao final do trabalho, é importante verificar o quão correta e eficiente todos os parafusos estão aparafusados.

Para a fixação de 2 elementos de madeira, recomenda-se a utilização de parafusos pretos com roscas raras. Neste caso, a pré-perfuração não é executada. Para a fixação de outros elementos na árvore, são utilizados parafusos autorroscantes amarelos ou brancos. Parafusos autorroscantes de prata são usados ​​para uma fixação mais durável do material em folha.

dicas e truques

O consumo de parafusos auto-roscantes por 1 m2 de placa de gesso depende do tamanho ideal de seu degrau, que é selecionado com base nos seguintes recursos:

  • a prática mostra que uma estrutura de resistência média tem uma taxa de degrau de 300-350 mm (distância entre orifícios);
  • para fortalecer a estrutura de gesso cartonado, a distância entre os furos pode ser ligeiramente reduzida, às vezes até 100 mm;
  • não é necessário aproximar o parafuso da borda da folha em menos de 10 mm para evitar lascamento.

No trabalho com perfil reforçado (por exemplo, 2 mm de espessura), devem ser utilizados parafusos autorroscantes com broca, o que elimina a operação adicional - pré-furação - e reduz significativamente o tempo de operação.

Para pendurar vários elementos do interior, é preferível usar uma bucha borboleta, que, após a instalação, se abre e forma um batente seguro.A instalação de tal bucha é realizada da seguinte forma: um orifício com um diâmetro igual ao diâmetro da bucha é feito na parede, 5 mm mais longo que o fixador. Depois de limpar o orifício, um pino é inserido e, em seguida, os fixadores são instalados. Uma dessas "borboletas" é capaz de suportar até 25 quilos de peso.

Para trabalhar madeira, utilizam-se parafusos auto-roscantes, geralmente com 24 mm de comprimento. Para uma estrutura de metal, os especialistas recomendam o uso de parafusos auto-roscantes com tampa pequena, pois é mais conveniente escondê-los sob o acabamento.

Depois de completadas as marcações, é aconselhável perfurar previamente o furo com uma broca fina de não mais de 3 mm de profundidade. No futuro, isso fornecerá uma fixação confiável e de alta qualidade.

Recomenda-se instalar a placa de gesso no perfil do teto usando um bico especial que limita a profundidade de perfuração ao tamanho especificado. A tampa do parafuso auto-roscante finalmente aparafusado deve ficar nivelada com a superfície da folha.

Com estrutura multicamadas, para aumentar sua rigidez, são utilizados parafusos autorroscantes alongados, que são instalados com mais frequência - com passo de 200-400 mm.

Você pode descobrir como apertar corretamente os parafusos em drywall no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário