Plainas de placa de gesso: tipos e características de uso
Recentemente, o drywall se tornou o material de construção mais popular usado para decoração de interiores. Este é um material bastante simples, no entanto, certas ferramentas são necessárias para sua instalação confiável e de alta qualidade.
As plainas para placas de gesso estão entre as ferramentas que nem sempre são necessárias, mas a sua ausência em determinados momentos pode fazer com que o trabalho pare. Portanto, é melhor ter sempre esses dispositivos à mão e saber exatamente seus tipos e características de uso.
Compromisso
Placas de gesso cartonado (gesso cartonado) são um material bastante frágil, sua parte da borda frequentemente se esfarelando ou lascada. Portanto, apesar do aparente poder e resistência, esses produtos precisam ser tratados com cuidado. Para obter uma união mais uniforme e de alta qualidade durante a instalação, o drywall deve ser processado adequadamente. É para esses fins que se usa um avião - uma das variedades de uma grosa.
Além disso, este dispositivo é necessário para que no final do trabalho de assentamento, as costuras no acabamento das superfícies possam ser devidamente betumadas sem problemas. Um chanfro é removido com um plano ao longo das bordas do drywall, de onde se forma uma depressão, que é preenchida com uma composição de massa, e no futuro, a formação de fissuras e protuberâncias é excluída nas costuras.
Requisitos da plaina
Para obter o processo de instalação mais eficaz e de alta qualidade, você precisa conhecer uma série de requisitos para uma plaina.
- O comprimento da parte de trabalho da ferramenta. Um parâmetro importante que determina a velocidade do trabalho de instalação. O comprimento do cabo para diferentes modelos pode variar entre 14 - 25 cm. Uma grande parte de trabalho nem sempre é um indicador dos melhores resultados. A ferramenta deve, antes de tudo, ser fácil de usar e corresponder às dimensões mais aceitáveis para o mestre.
- Largura da lâmina da ferramenta. Pode ter 1,5 - 4,2 cm. Este parâmetro depende inteiramente da espessura do material de construção.
- Material da lâmina. Esta parte do dispositivo pode ser feita de diferentes tipos de aço. As lâminas de aço para ferramentas são consideradas de alta qualidade. Eles são muito mais duráveis de usar e têm a garantia de produzir bordas uniformes.
- Material do corpo. Eles podem ser de plástico ou metal. Produtos de várias ligas duram muito mais.
Atualmente, um grande número de plainas de diversos fabricantes é apresentado no mercado de materiais de construção. Por exemplo, o FIT 15025 é uma ferramenta barata, mas fácil de usar; STAYER PROFI 18855 - um avião com uma peça útil em aço de alta qualidade; o avião KANTENHOBEL da Knauf é a ferramenta mais cara e confiável; A Leader é um fabricante nacional que oferece ferramentas de alta qualidade e econômicas.
Variedades
Ao trabalhar com placas de gesso, dois tipos de planos são usados: desbaste e orla.
Plaina desbastadora é uma ferramenta usada para nivelar a borda de uma folha de drywall. Graças a ele, é possível obter uma borda perfeitamente uniforme, o que simplifica a instalação das chapas de drywall e o processo de acabamento do revestimento.
A plaina de desbaste difere na aparência: sua superfície de trabalho está localizada na parte inferior da ferramenta e se assemelha a uma espécie de ralador, que possui muitos orifícios pontiagudos, e não lâminas, como um modelo de borda.
Estrutura de plano bruto:
- quadro;
- base - ralador;
- canetas.
Este tipo de ferramenta é simples de usar: segurando a folha, remova lentamente todas as rugosidades e irregularidades. Deve ser lembrado que o gesso não é encolhido como a madeira, mas cuidadosamente triturado.
Plaina de borda É usado para nivelar a borda de drywall, bem como para chanfrar, cujo ângulo de chanfro é geralmente de 45 graus. Desta forma, é feito um corte de canto. As lâminas desta ferramenta são apresentadas em forma de trapézio, podem ser deslocadas, o que permite atingir a profundidade de trabalho necessária.
A estrutura da plaina de borda:
- quadro;
- parafuso de fixação das lâminas;
- lâminas de aço localizadas na lateral da ferramenta.
A plaina de borda com lâmina de aço de qualidade também pode ser usada em madeiras macias.
Além das ferramentas de fábrica, você pode fazer um avião com as próprias mãos. Nesse caso, você deve ter:
- perfil metálico;
- pequenas vigas de madeira;
- Tesouras para usar em metal;
- parafusos e chave de fenda.
- O perfil é medido. Deve ser 2 vezes o comprimento necessário da parte de trabalho da ferramenta que está sendo fabricada.
- O perfil é cortado ao meio com uma tesoura e dobrado, mas não dobrado.
- De um lado, uma chave de fenda faz vários orifícios, prendendo o perfil a uma viga de madeira. Quanto mais eles são feitos, melhor será o desempenho da plaina desbastadora caseira.
- Em seguida, o perfil é dobrado ao meio ao longo dos entalhes. Nas laterais, duas partes do perfil são fixadas com parafusos auto-roscantes e os cantos vivos, se houver, são dobrados. Todas as irregularidades são aparadas.
- Por conveniência, o perfil pode ser enrolado com fita isolante.
Como usar
Existem várias regras para o uso de uma plaina de borda para o processamento de drywall, com o qual você precisa se familiarizar:
- durante o processamento, uma folha de drywall deve ficar com uma borda voltada para o master;
- ao longo da aresta são passados com um plano, o chanfro é removido;
- na borda das juntas de duas folhas, aparece um recesso com uma largura de 5 - 11 mm;
- as folhas de drywall devem ser fixadas o mais firmemente possível umas às outras;
- uma serpyanka é colada na junção das folhas, que atua como um selante;
- uma camada de massa de gesso é aplicada à fita serpyanka.
- depois que a massa secou nas juntas, toda a superfície do drywall é coberta com gesso.
Ao mover a ferramenta, aplique uma leve pressão na alça traseira. O frontal serve como guia e objeto para ajustar a espessura da camada removida. O dispositivo da ferramenta permite que você troque as lâminas à medida que a peça de corte se desgasta. Não há dificuldades com a aquisição dessas novas lâminas, seu custo é baixo. Se você seguir o esquema de trabalhar com uma ferramenta de afiação, as juntas serão fortes e invisíveis.
Com um plano de desbaste, o processo de processamento de GCR é um pouco diferente:
- definir a folha de drywall com a borda para cima;
- coloque o plano no corte da folha;
- com a ferramenta, percorremos toda a borda da parede de gesso.
Para garantir o processamento de alta qualidade da borda da folha, o plano deve ser pressionado levemente contra a superfície. Ocasionalmente, para obter melhores resultados, é necessário caminhar várias vezes até a borda da superfície.
Como escolher
Ao escolher uma plaina, você deve prestar atenção as seguintes características:
- A lâmina na plaina deve ser feita de aço de alta qualidade, de preferência aço ferramenta. Deve mudar sem dificuldade, e tais peças podem ser facilmente obtidas.
- A largura ideal do ralador em uma plaina de desbaste não é superior a 3 cm e o comprimento é 25 cm.
- Em uma ferramenta de afiação, o cabo deve ser forte e confortável, e o avião deve ser confortável em sua mão para não causar transtornos durante o trabalho. Para verificar essa característica do cabo, pegue o avião e simule os movimentos de processamento do material.
- Para operação de longo prazo, os produtos com caixa de metal são mais adequados.O cabo pode ser de plástico, embora muitas vezes, após a compra, os cabos de plástico sejam substituídos independentemente por cabos de madeira.
- Um critério essencial para a compra de um determinado instrumento é seu preço. A faixa de preço é ampla dependendo do fabricante e da qualidade dos materiais utilizados. Você não deve escolher uma ferramenta muito barata: a qualidade do aço nela deixa muito a desejar. O nível de afiação com tal ferramenta ficará abaixo da média.
Como fazer uma plaina de drywall com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.