Dimensões da folha GVL

Contente
  1. Características GVL
  2. Corte GVL
  3. Colocando GVL no chão
  4. GVL para paredes
  5. Os principais erros durante a instalação do GVL
  6. O que considerar ao escolher
  7. Conclusão

As chapas GVL são merecidamente consideradas um dos melhores materiais utilizados na construção civil como alternativa às placas de gesso. Têm muitas características positivas que os tornam um material insubstituível para decoração. Embora este seja um material relativamente novo no mercado russo, ele já conseguiu se recomendar pelo lado positivo. Sua versatilidade e confiabilidade foram apreciadas por construtores e consumidores em seu verdadeiro valor, e agora o GVL é usado em qualquer lugar.

Características GVL

As placas de fibra de gesso são feitas pela combinação de gesso e fibras de celulose obtidas a partir de resíduos de papel processado. A forma da folha é obtida por meio de uma prensa. Sob alta pressão, os componentes são comprimidos e transformados em uma folha de fibra de gesso. Embora o drywall seja um tanto análogo à fibra de gesso, as folhas de placa de fibra de gesso são muito mais duráveis ​​e confiáveis ​​e ultrapassam o drywall em muitos aspectos. Estas placas são utilizadas quando é necessário realizar trabalhos de construção de divisórias maciças.

As placas de fibra de gesso podem ser divididas em dois tipos principais: padrão (GVL) e resistente à umidade (GVLV). Você também pode selecionar lajes com uma aresta na forma de uma linha reta longitudinal (designada como PC) e uma aresta rebaixada (marcada como FC). As folhas sem borda são marcadas sob a letra K. Folhas com borda reta (PC) são utilizadas quando for necessário o revestimento de estruturas de moldura, ou seja, para paredes e tetos. Vale a pena considerar que deve ser utilizado reforço nas juntas dessas placas. As folhas com uma borda dobrada (FK) são duas folhas coladas axialmente deslocadas uma em relação à outra em cerca de 30-50 milímetros.

As principais vantagens do GVL

  • Esse material é ecologicamente correto, pois contém apenas celulose e gesso. Por este motivo, a fibra de gesso não emite substâncias nocivas e é absolutamente inofensiva para o ser humano.
  • As chapas GVL são muito resistentes às mudanças de temperatura, podendo ser utilizadas inclusive em ambientes frios.
  • Esse material é um excelente isolante de som. Freqüentemente, usando GVL, telas especiais são feitas para refletir ruídos estranhos.
  • A fibra de gesso tolera muito bem a umidade, por isso pode ser usada inclusive na decoração de banheiros ou cozinhas.
  • O material é altamente resistente ao fogo, o que reduz a probabilidade de incêndio.
  • A fibra de gesso pode ser cortada para caber em qualquer tamanho. Esse material não se desintegra e, se necessário, você pode inserir pregos ou aparafusar com segurança.
  • GVL também é um bom isolamento, pois possui baixa condutividade térmica. As placas de fibra de gesso são capazes de manter o calor no ambiente por muito tempo.

Tamanhos padrão

GOST fornece vários tamanhos de placas GVL em comprimento, largura e espessura. Em particular, os seguintes tamanhos são fornecidos em termos de espessura: 5, 10, 12,5, 18 e 20 mm. As dimensões são 500, 1000 e 1200 mm de largura. O comprimento do GVL é representado pelas seguintes normas: 1500, 2000, 2500, 2700 e 3000 mm.

Às vezes, as placas são produzidas em tamanhos não padronizados., por exemplo, 1200x600x12 ou 1200x600x20 mm. Se você precisa comprar uma quantidade significativa de produtos fora do padrão, às vezes é mais fácil encomendá-los diretamente do fabricante do que encontrá-los prontos em uma loja.

O peso

A única desvantagem do GVL é que ele é um material bastante pesado, especialmente quando comparado ao seu drywall relacionado. Por exemplo, uma laje com dimensões de 10 x 1200 x 2500 mm pesa cerca de 36-37 kg. Portanto, ao instalar o GVL, são necessários perfis bastante fortes, sem falar nas mãos masculinas realmente fortes. A fixação dessas lajes às paredes requer uma estrutura forte. Às vezes, são usadas barras de madeira.

As pequenas lajes podem ser fixadas às paredes sem a ajuda de uma moldura. A sua instalação pode ser efectuada com cola especial.

Corte GVL

Às vezes, durante a construção, é necessário cortar uma folha de placa de fibra de gesso. Você pode até usar uma faca comum para cortar placas de fibra de gesso.

O procedimento é o seguinte:

  • É necessário fixar um trilho plano na folha GVL, ao longo do qual vale a pena fazer as marcações.
  • Desenhe uma faca ao longo das marcações várias vezes (5-6 vezes).
  • Em seguida, o trilho se encaixa sob o entalhe. Depois disso, a placa deve ser quebrada suavemente.

Para construtores inexperientes, a melhor saída ao cortar uma folha de placa de fibra de gesso é um quebra-cabeças. Somente esta ferramenta é capaz de fornecer um corte uniforme e preciso da laje.

Colocando GVL no chão

Antes de instalar as telhas GVL no piso, deve-se preparar cuidadosamente a base. O revestimento antigo deve ser removido e todos os detritos devem ser removidos. Mesmo a contaminação merece atenção especial, o que, idealmente, não deveria ser - eles não promovem a adesão. Irregularidades e defeitos devem ser eliminados com uma solução de cimento a partir da qual é feita a betonilha. Em seguida, uma camada de impermeabilização é colocada no chão. Se necessário, recorra à adição de argila expandida, isto é feito para isolamento térmico adicional do piso. Após as etapas acima, você pode prosseguir diretamente para a colocação de folhas de fibra de gesso.

Isto se faz do seguinte modo:

  • Primeiro, vale a pena colar a fita isolante.
  • Em seguida, as próprias folhas são colocadas no chão. A sua fixação é efectuada com cola ou parafusos auto-roscantes. É importante lembrar que os parafusos auto-roscantes devem ser aparafusados, observando uma certa distância entre eles (recomenda-se cerca de 35-40 cm). A nova linha é colocada com um deslocamento de costura de pelo menos 20 cm.
  • Na fase final, é necessário processar cuidadosamente todas as juntas entre as folhas. Isso pode ser feito com sobras de cola, mas é melhor usar uma massa. Em seguida, qualquer revestimento pode ser colocado nas folhas de fibra de gesso.

GVL para paredes

Nesse caso, existem duas maneiras de montar as folhas na parede.

Maneira sem moldura

Com este método, folhas de placa de fibra de gesso são fixadas nas paredes com cola especial. O tipo de cola e a quantidade vão depender dos desníveis das paredes. Se os defeitos na parede forem pequenos, a cola de gesso é aplicada nas folhas e pressionada na superfície. Se as irregularidades na parede forem significativas, então vale a pena aplicar cola especial durável ao redor do perímetro da folha, e depois no meio, apontando a cada 30 cm. Se no futuro estiver planejado pendurar qualquer carga na forma de prateleiras ou cabides no GVL, é necessário untar toda a superfície da folha com cola para maior confiabilidade.

Método de wireframe

Para este método, primeiro você precisa fazer uma estrutura de ferro que possa suportar uma carga pesada. Além disso, isolamento adicional ou isolamento acústico pode ser colocado sob a estrutura, e a fiação elétrica e outras comunicações também podem ser escondidas lá. As próprias placas GVL devem ser fixadas à estrutura com parafusos especiais auto-roscantes com rosca de duas carreiras.

Os principais erros durante a instalação do GVL

Existem algumas sutilezas a serem consideradas ao trabalhar com folhas de fibra de gesso.

Para evitar os erros mais comuns, siga estas dicas:

  • antes de aplicar a massa, não é necessário retirar o chanfro;
  • para a fixação das telhas à base, existem parafusos especiais com rosca dupla, que devem ser utilizados;
  • nas juntas das telhas, é importante deixar vãos iguais à metade da espessura da laje;
  • essas lacunas são preenchidas com massa de gesso ou cola especial;
  • antes de instalar o GVL, é importante preparar as paredes, ou seja, alinhá-las, remover irregularidades e fazer um primer.

O que considerar ao escolher

Ao adquirir folhas da GVL, você deve prestar muita atenção ao fabricante. As chapas da empresa Knauf, há muito consolidada no mercado de materiais de construção, são de muito boa qualidade. Análogos de fabricantes nacionais, embora custem menos, mas sua qualidade é visivelmente inferior à alemã. Ao comprar folhas resistentes à umidade, você precisa ler atentamente o rótulo do produto. Essas folhas resistentes à umidade podem não diferir na aparência das folhas padrão, por isso é importante ler o que está escrito na embalagem.

Ao escolher qualquer material de construção, o custo deve ser o último argumento. em favor da escolha de um determinado produto. As boas folhas Knauf resistentes à umidade, dependendo do tamanho, podem custar até 600 rublos cada uma, mas é melhor não ser ganancioso, pois o avarento paga duas vezes.

Conclusão

As chapas GVL são materiais de altíssima qualidade e fáceis de processar. O seu peso é bastante significativo, o que coloca muito stress nas paredes da sala, no entanto, as vantagens são inúmeras. Você pode realizar a instalação do GVL com suas próprias mãos. Além disso, o material é muito resistente às mudanças de temperatura e até mesmo a geadas intensas. A maioria das folhas é capaz de resistir a até 8-15 ciclos de congelamento sem perder suas propriedades. Este material é indispensável para o acabamento de várias superfícies, é garantido que vai de encontro a todas as expectativas e irá deliciá-lo com uma longa vida útil.

Tudo sobre as propriedades das folhas GVL, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário