Dimensões das folhas de drywall

Contente
  1. Características do material
  2. Parâmetros padrão GKL
  3. O que o tamanho afeta?
  4. Dicas e truques de uso

Até algumas décadas atrás, os construtores tinham muito pouco conhecimento sobre drywall e hoje em dia nenhum reparo está completo sem este material versátil. Este revestimento moderno é amplamente utilizado em obras de renovação e acabamento. Por isso, vale a pena conhecer suas principais propriedades, dimensões e abrangência.

Características do material

O GCR é um material compósito feito em forma de placas. O principal componente é o gesso coberto com papelão. A matéria-prima para a produção da placa de gesso é um núcleo de gesso enriquecido com aditivos ativos que aumentam sua densidade e resistência. Com isso, as propriedades de consumo do material aumentam significativamente, ele se torna sólido, mas ao mesmo tempo plástico.

As vantagens da placa de gesso são óbvias:

  • feito de materiais naturais ecológicos;
  • difere na capacidade de manter certos parâmetros do microclima;
  • se dobra bem;
  • tem um amplo escopo de uso;
  • o nível de acidez do GCR corresponde ao da pele humana;
  • possui altas propriedades de isolamento acústico;
  • não emite radiação, é totalmente atóxico;
  • tem baixo peso;
  • facilmente montado em qualquer superfície;
  • permite inserir elementos de iluminação dentro da estrutura;
  • tem um custo bastante baixo;
  • quando processado com uma composição especial, apresenta grande flexibilidade e plasticidade.

As placas GKL são amplamente utilizadas para:

  • formando uma superfície lisa;
  • preenchimento das cavidades e aberturas formadas durante o trabalho;
  • instalação de partições;
  • arranjo de nichos;
  • a formação de tetos de vários níveis;
  • criação de composições de interiores - arcos, colunas, estantes.

De acordo com suas características técnicas, o drywall é dividido em diversas variedades:

  • padrão;
  • resistente à combustão;
  • resistente a humidade;
  • umidade e resistente ao fogo.

O modelo higroscópico é mais utilizado para consertar chuveiros, e os produtos inflamáveis ​​são amplamente utilizados na construção de minas de comunicação, onde são posteriormente montados canos de água, fiação elétrica, cabos para telefone e Internet, bem como sistemas de despoeiramento.

Parâmetros padrão GKL

As folhas GKL são de tipos diferentes. GKL - drywall comum é amplamente utilizado para revestir estruturas de teto em paredes e tetos em salas com um indicador de umidade padrão. Uma folha padrão de uma placa de gesso típica tem dimensões de 2500x1200x12,5 e pesa 29 kg. Este tipo de folha é revestido com papelão cinza e marcado em azul.

GKLV - subtipo à prova d'água de drywall, o componente ativo em sua composição é um elemento hidrofóbico especial, e o papelão é impregnado com uma solução hidro-repelente especial. Suas dimensões correspondem aos parâmetros de uma folha comum, seu peso é de aproximadamente 29 kg. O papelão é pintado de verde e tem marcações em azul.

GKLO é um modelo resistente à combustão. Esta propriedade se deve a uma tecnologia de produção especial - o gesso é queimado sob a influência de temperaturas elevadas e processado com uma mistura especial de componentes de reforço. O peso de uma folha padrão é 30,5 kg. A parte externa do papelão é rosa e as marcações são vermelhas.

GKLVO - combina higroscopicidade e resistência ao fogo. Na produção desse drywall, as matérias-primas passam por um processamento significativo, o que aumenta esses dois parâmetros. As folhas padrão pesam 30,6 kg, o papelão é verde e as marcações são vermelhas.

Há também um tabuleiro de fogo - um tipo especial de placa de gesso, que exibe propriedades refratárias aumentadas. Essas placas resistem à combustão por mais de uma hora e ao mesmo tempo não deterioram suas características físicas e técnicas. Uma folha com dimensões de 2500x1200x12,5 cm e um peso de 31,5 kg tem uma espessura de aproximadamente 20 mm. O papelão e as marcações são feitos em uma única cor - vermelho.

Os parâmetros da placa de gesso são variados de acordo com a finalidade do material:

  • O revestimento da parede é usado para o revestimento da parede, sua espessura é de 12,5 mm.
  • O teto é usado para formar estruturas de vários níveis, tem uma espessura de 9,5 mm.
  • Arched é usado para a fabricação de arcos, colunas e nichos, a espessura de tal folha é de 6,5 mm.

Não há um valor único para a largura / espessura / peso da placa de gesso, apenas os parâmetros mais comuns podem ser distinguidos:

  • largura - 600 mm ou 1200 mm;
  • altura - 2.000 e 4.000 mm;
  • espessura - 6,5 mm, 8 mm, 10 mm, 12,5 mm, 14 mm, 15 mm, 18 mm, 18,5 mm, 24 mm 29 mm.

São essas opções que estão amplamente representadas nas lojas de ferragens. No entanto, isso não significa que uma folha exclusivamente padrão seja necessária para o trabalho. Se as ideias de interior exigirem parâmetros especiais, as folhas devem ser encomendadas diretamente da fábrica, mas todo o palete (pacote) terá de ser encomendado. Os parâmetros GCR são determinados de acordo com SP 163.1325800.2014.

Largura

Como regra, a largura da placa de gesso é normalmente igual a 1200 mm. Com base nisso, todos os montantes da moldura instalada para revestimento de gesso cartonado têm um passo de 400 e 600 mm. No entanto, as tecnologias não param e, nos últimos anos, estão à venda modificações com largura de 600 mm, bem como 2500 mm 2000 mm. As folhas pequenas são leves, o que, claro, facilita o transporte, e mesmo um não profissional pode cuidar da sua instalação.

Espessura

A espessura da placa de gesso afeta diretamente seu escopo. Por exemplo, para revestimento de paredes e criação de estantes, é usado o GKL 12,5 mm. A espessura das placas de teto é menor - 9 mm, mas este tipo é bastante raro na venda, portanto, o teto, assim como as paredes, são principalmente revestidos com folhas de 12,5 mm de espessura, apenas os perfis são menos utilizados, e passo é de 60 cm. Para o fabrico de composições de interiores, utiliza-se placas de gesso com espessura de 6 mm, tais folhas são muito plásticas, são óptimas para a criação de arcos, formando elementos decorativos ondulados. No entanto, tais folhas não suportam cargas, portanto, é recomendável colocar o material em 2-3 camadas.

Comprimento

A placa de gesso padrão tem um comprimento de 2; 2,5 e 3m. Para facilitar a instalação, os fabricantes individuais produzem uma folha de 1,5; 2,7 e 3,6 m. Para estruturas pequenas, o fabricante pode cortar drywall para seus clientes diretamente na produção.

O comprimento muitas vezes se torna um problema real durante a fase de transporte, portanto, drywall com um comprimento de mais de 2,5 metros tem uma demanda bastante baixa, respectivamente, é apresentado no mercado em uma pequena variedade. Placas de gesso muito longas podem aumentar o consumo improdutivo de material, por exemplo, para uma sala com 2,7 m de comprimento, você não deve comprar uma folha de três metros. Isso resultará em muitos recortes que são difíceis de usar de alguma forma.

Opções longas são mais difíceis e mais difíceis de instalar, trabalhar com elas requer assistência, uma vez que é bastante problemático lidar sozinho. Ao mesmo tempo, os lençóis longos permitem evitar costuras de junta desnecessárias, criando uma superfície perfeitamente lisa. Antes de comprar uma placa de gesso grande, certifique-se de que ela vai para a entrada, apartamento e cabe no elevador.

O peso

Ao planejar o trabalho de acabamento, você precisa saber exatamente quanto pesa cada folha de drywall. Isso ajudará a distribuir corretamente as forças que serão necessárias para concluir todo o trabalho, bem como a capacidade da estrutura de suportar uma determinada carga. Isso é muito importante, pois evitará defeitos e colapso da estrutura no futuro.Os parâmetros padrão da placa de gesso são 2500x1200x125 mm, a área da folha é de 3 metros quadrados. m., tal placa pesa cerca de 29 kg.

A placa de gesso convencional, assim como a placa de gesso cartonado, de acordo com as normas, tem massa não superior a 1 kg por cada milímetro de espessura da chapa e o índice GKLO e GKLVO por milímetro varia de 0,8 a 1,06 kg.

1 sq. folha de drywall m. pesa:

  • 5 kg - com espessura de 6,5 mm;
  • 7,5 kg - a 9,5 mm;
  • 9,5 kg - com placa de gesso 12,5 mm.

É muito importante calcular corretamente a carga por 1 metro quadrado de cobertura antes de iniciar o trabalho. Se você planeja fixar algo pesado, por exemplo, uma parede é instalada embaixo de aquecedores de água, então dê preferência a pratos totalmente surdos, eles aguentam um peso de até 150 kg / m2.

O que o tamanho afeta?

O dimensionamento da chapa de drywall é extremamente importante, pois reduz a quantidade de material usado e os custos gerais de reparo. Entre os parâmetros mais importantes, a espessura ocupa um lugar especial, porque a resistência da placa de gesso e, consequentemente, a resistência e capacidades da própria estrutura dependem em grande parte dela. A espessura da chapa deve ser selecionada com base no tipo de trabalho planejado. A placa de gesso padrão para divisórias tem espessura de 12,5 mm, pode suportar 50 kg de peso por metro quadrado de chapa sem tensão, porém, neste caso, um pré-requisito é o uso de fixadores para drywall, e a carga não deve ser de um tipo de choque. Essas folhas são usadas para formar paredes e divisórias decorativas.

Se você precisar montar uma única carga grande na parede, por exemplo, pendurar um ar condicionado, então neste caso você também pode usar folhas padrão de 12,5 mm. Porém, no local de instalação da carga, é necessário um reforço adicional da caixa.

Se você planeja consertar várias prateleiras ou armários de parede, por exemplo, produtos de decoração de cozinha ou de canto, então é aconselhável dar preferência a modelos com maior espessura com base nos seguintes dados:

  • Uma chapa de drywall de 14 mm pode suportar uma carga de 65 kg / m². m.
  • Uma placa de 16 mm suportará um peso de 75 kg por 1 metro quadrado.
  • Espessura 18-20 mm é usada para cargas de até 90 kg / sq. m.
  • Uma folha de 24 mm ocupa 110 kg / m². m.

Se não houver chapas grossas à venda, você pode colocar a placa de gesso padrão em várias fileiras com uma sobreposição. Isso pode ser mais simples e econômico devido à baixa disponibilidade de chapas grossas no mercado.

Também é importante levar em consideração as peculiaridades do local onde o trabalho de reparo está sendo executado. Se for um apartamento ou uma casa particular, então é perfeitamente possível fazer com folhas finas, uma vez que os proprietários das instalações tratam com cuidado e não é provável que infligam intencionalmente golpes e danos mecânicos. Se falamos de instalações industriais ou armazéns, então a resistência da estrutura vem à tona do ponto de vista da segurança, portanto, o revestimento com chapas com espessura de 14 mm e mais é obrigatório aqui.

Para a formação de estruturas interiores, utilizam-se placas especiais de gesso cartonado com espessura de 6 mm. Distinguem-se pela sua plasticidade, dobram-se bem, por isso são frequentemente utilizados para a montagem de elementos decorativos ondulantes. Mas para a instalação de arcos, tal espessura não é adequada, pois não aguenta a carga. Deve-se dar preferência a placas mais densas ou para colocar placas de gesso finas em várias camadas.

Se o proprietário do imóvel pretende pendurar quadros nas paredes, então vale a pena adquirir uma folha com espessura de 10 mm. Para montar uma TV de plasma, é melhor parar na folha mais grossa. Caso contrário, a estrutura pode entrar em colapso e o aparelho de TV quebrar. Se a parede não for sujeita a carga, então nesta situação basta limitar-se a uma placa de gesso de 8 mm.

Da mesma forma, drywall é selecionado para nivelar o teto e criar revestimentos de vários níveis. Você precisa saber exatamente o que será registrado nele e qual carga será necessária por metro quadrado de área.Os especialistas recomendam tomar como base chapas finas com espessura de 9,5, pois são leves, para não sobrecarregar o piso. Esse material resiste facilmente a lâmpadas embutidas localizadas a uma distância padrão de 60 cm uma da outra.

Para tetos conceituais de vários níveis, você deve parar em uma placa de gesso mais fina com uma espessura de 6 mm, uma vez que o quadro desta forma não é tão forte e a pressão sobre ele é maior, então você precisa reduzir a pressão sobre o pisos ao máximo. Além disso, as placas de gesso finas são mais fáceis de instalar e não requerem muito tempo.

Dicas e truques de uso

Antes de comprar uma chapa de drywall em uma loja de ferragens, certifique-se de sua qualidade. Preste atenção especial às condições de armazenamento, pois muitos vendedores armazenam o material ao ar livre, sem qualquer cobertura para protegê-lo das intempéries, ou em depósitos com alto índice de umidade. A exposição constante às mudanças de umidade e temperatura provoca uma deterioração nos parâmetros técnicos e físicos do material, o que piora suas características operacionais e, no futuro, leva ao aparecimento de defeitos e ao colapso de estruturas.

Tenha em atenção que as condições técnicas proíbem estritamente a instalação de paletes com placas de gesso sobrepostas. O aumento da carga causa trincas, lascas e deformações no núcleo de gesso.

Não é permitido arrastar placas de drywall ao longo do solo ou superfícies irregulares. Isso pode danificar a camada superior do papelão e reduzir a resistência e durabilidade do material. É a violação dessas condições que faz com que um grande número de produtos defeituosos nos armazéns, e o comprador, principalmente quando se depara com a compra da placa de gesso pela primeira vez, pode nem perceber o dano no momento da compra.

Algumas recomendações:

  • Compre produtos apenas em grandes lojas de ferragens com boa reputação, alto tráfego e rápida rotatividade. Não deve haver bens obsoletos.
  • Experimente visitar o armazém e conheça as condições de armazenamento do GCR. Se você sentir que a umidade na sala está aumentada, você deve se recusar a comprar neste local.
  • Ao carregar e entregar as placas, inspecione cada folha para ver se há lascas, rachaduras ou amassados.
  • Certifique-se de monitorar as ações dos movimentadores, isso servirá como garantia de proteção contra danos à mercadoria.
  • Se você planeja comprar um grande lote de gesso cartonado, primeiro pegue uma folha "para um teste" - corte-a com uma faca e avalie o grau de uniformidade

Para evitar as consequências desagradáveis ​​da compra de uma placa de gesso de baixa qualidade, dê preferência a produtos de fabricantes de confiança.

  • Gyproc - um dos principais fabricantes mundiais de placas de gesso e misturas para construção à base de gesso. A empresa possui 65 fábricas e 75 pedreiras localizadas em todo o mundo. A empresa exige muito da qualidade dos produtos, preocupando-se incansavelmente em melhorar as características de consumo do cartão de gesso. A principal vantagem dessa marca de drywall é o baixo peso - a empresa é especializada na produção de chapas leves, 20% mais leves que as análogas.
  • Knauf- líder incontestável no mercado de placas de gesso e misturas para construção, a marca mais popular de todas as que existem hoje. A empresa produz chapas com espessuras de 9,5 mm, 12,5 mm e 6,5 mm. O sortimento inclui 4 tipos de chapas: comuns, resistentes à umidade, resistentes ao fogo e resistentes ao fogo à umidade. A maior demanda dos consumidores é a folha comum, oficialmente aceita em todo o mundo como o padrão GCR. As vantagens dos produtos Knauf são óbvias: os produtos são leves, fáceis de processar, dobrar, moer e cortar facilmente.
  • Volma - fabricante nacional de placas de gesso, os produtos desta marca têm recebido amplo reconhecimento do consumidor russo.As vantagens do GKL da Volma incluem: facilidade de instalação, resistência à flexão, presença de uma aresta para evitar o esfacelamento do produto. O drywall desta marca é resistente ao desgaste, é feito de materiais naturais ecológicos e tem um preço acessível.

Ao mesmo tempo, os consumidores também notam uma série de deficiências de material - as folhas são bastante pesadas, não há linhas de marcação e as próprias camadas geralmente têm uma superfície ondulada.

  • LaFarge - um conhecido fabricante que há várias décadas vem ocupando de forma persistente uma das posições de liderança em seu segmento de mercado de materiais de acabamento. Um diferencial da empresa é o lançamento de produtos com chanfro semicircular e bordas processadas com papelão nas 4 faces. Essa tecnologia permite que a folha seja usada para criar a geometria de revestimento ideal. GKL LaFarge é caracterizado pela leveza, força, resistência ao desgaste e também exibe excelentes características de isolamento acústico e térmico. Separadamente, a empresa lançou a produção de chapas dobráveis, que se caracterizam por uma maior plasticidade e são utilizadas para criar arcos e composições interiores arqueadas.

Ao mesmo tempo, a escolha de tamanhos de folha para esta marca é bastante pequena. Via de regra, esses são parâmetros padrão - 1200x2500 ou 1200x3000.

  • Magma É outra marca russa. Os produtos desta preocupação possuem bons parâmetros de desempenho. Tem baixo peso, é bem cortado e ao mesmo tempo sua resistência não é inferior aos produtos de marcas mais famosas.

Como escolher o drywall, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário