Colocando o cabo em drywall: recursos de instalação

Colocando o cabo em drywall: recursos de instalação
  1. Peculiaridades
  2. Opção de mangueira corrugada
  3. Dicas de instalação
  4. Se o reparo já foi feito
  5. Instalação de canais elétricos
  6. Carpintaria

Drywall é apreciado por designers e construtores amadores, que encontraram nele uma excelente solução para esconder paredes irregulares. Este material, em comparação com outros, acelera muitas vezes a restauração das instalações mais complexas. Além disso, pode ser usado para mascarar a fiação e sem nenhum estroboscópio nas paredes. A execução de tais manipulações pode ser perigosa se você não levar em consideração as especificações do material e os principais requisitos para o trabalho.

Peculiaridades

O roteamento do cabo da placa de gesso é um tipo oculto de fiação. Para isso podem ser utilizados: tubos com risco zero de incêndio, uma mangueira ondulada, uma caixa de material incombustível.

Todos esses métodos estão previstos nas normas de projeto de instalações elétricas e, se você seguir as normas técnicas, obterá uma rota elétrica protegida de forma confiável contra influências mecânicas e térmicas. Você pode começar a trabalhar imediatamente após a montagem dos perfis para placas de gesso.

Cada fio deve ser isolado e fixado de maneira especial - só assim será possível evitar emergências.

Opção de mangueira corrugada

A vantagem clara dessa abordagem é a facilidade de substituição dos cabos se eles falharem repentinamente. Os componentes necessários serão: a própria mangueira corrugada, grampos que a prendem, caixas de distribuição, um cabo elétrico, cavilhas-pregos (grampos são presos a eles), um perfurador e uma broca.

Antes de iniciar todo o trabalho, é imperativo avaliar como os dispositivos que consomem corrente estão localizados na sala. Pensando na configuração do sistema, eles também prestam atenção na capacidade de cada um dos nós alvo. O diâmetro da ondulação é selecionado de acordo com a espessura dos cabos a serem instalados. A próxima etapa do trabalho consiste em fixar a ondulação à parede, seguida de fechá-la com caixilhos de perfil.

Para facilitar a fixação, a parede é coberta com orifícios, com um vão de 300-400 mm. É nesses pontos que é conveniente prender os clipes com pregos. Durante o processo de instalação, você precisa garantir que o cabo não ceda em qualquer lugar. Ao marcar a futura rede elétrica, em primeiro lugar, são marcados os pontos onde ficarão as caixas de distribuição, as tomadas e os interruptores. Quando se sabe que o teto será fechado, é aconselhável esticar a fiação de uma caixa para outra exatamente ali.

A fiação da parede passa estritamente 0,15-0,2 m abaixo do teto e as caixas de distribuição são colocadas na mesma linha. As próprias caixas devem ser cuidadosamente selecionadas - a tampa deve corresponder a um determinado nível de proteção, que é prescrito pelas normas para bifurcação de fiação elétrica em paredes ocas.

O lançamento do cabo na corrugação começa nas caixastão claramente quanto possível, mantendo a vertical em relação a cada um dos interruptores e lâmpadas na sala. O mesmo caminho deve ser aplicado ao conectar os distribuidores às tomadas.

Os especialistas reconhecem o cabo à prova de fogo da série VVGng como a melhor opção para instalação em drywall. É adequado até mesmo em uma casa de madeira. Também é aconselhável comprar caixas de encaixe especiais para drywall e blocos de terminais que facilitam o encaixe dos fios. Recomenda-se usar uma broca com uma fresa de 6,5 cm - esse formato permitirá que você encaixe com segurança as saídas de encaixe nas ranhuras.

Dicas de instalação

Você pode substituir os clipes ao instalar a fiação com clipes de plástico.Se você tiver habilidade para manuseá-los, o trabalho será mais rápido, mas é preciso ter cuidado para não rasgar a ondulação com as bordas do perfil. Furos com o diâmetro necessário são feitos nos perfis, mas você pode se limitar a comprar perfis com fendas prontas. Recomenda-se lembrar imediatamente onde deve ficar a extremidade do fio de saída, pois então a parede será firmemente costurada com drywall.

Se o reparo já foi feito

Acontece que depois de algum tempo após a instalação das placas de gesso, é necessário adicionar soquetes ou interruptores sob uma camada de gesso cartonado.

Este problema pode ser resolvido completamente com as suas próprias mãos, e mesmo sem desmontar a camada principal, para isso você precisa:

  • pegue um fio e uma porca pesada;

  • preparar um estroboscópio redondo no local selecionado;

  • uma linha é baixada do teto aberto acima do estroboscópio (a porca, como um peso, é baixada até o nível do orifício);

  • a borda superior da linha é usada para conectar o cabo (é usada fita isolante);

  • o fio é puxado para baixo, trazendo o condutor para fora, e o movimento é interrompido nisso.

Instalação de canais elétricos

Na maioria dos casos, os fios são feitos de cobre, cobrindo-o por fora com uma bainha isolante. No entanto, o acabamento da sala com gesso cartonado requer o uso de uma moldura de metal e um grande número de parafusos auto-roscantes com arestas vivas. Nenhum material de isolamento resistirá ao contato com tais produtos e se rasgará rapidamente. Portanto, na prática, a fixação do canal de casca reforçada ondulada tornou-se o padrão de fato.

Esses tubos são muito fáceis de instalar e permitem aumentar ainda mais a proteção contra líquidos e vários roedores. Como resultado, não há melhor maneira de fornecer energia, mesmo em um banheiro privativo. Tubos de PVC ou canais de plástico não são tão práticos para instalação - são piores colocados em áreas de difícil acesso.

A fixação de condutas de cabos com revestimento de gesso cartonado sem moldura só é possível após a preparação prévia das secções de parede necessárias. Eles são ranhurados e um cabo é colocado nas ranhuras. Para instalar o soquete e o interruptor, é necessário fazer orifícios especiais. Conecte os cabos às paredes com grampos especiais. Essa tecnologia difere pouco da criação de fiação oculta sob uma camada de gesso.

O cabo elétrico na rede doméstica deve ser direcionado vertical ou horizontalmente, a distorção de linhas retas não é recomendada. As seções verticais conectam principalmente os pontos de colocação de interruptores e tomadas, e as seções horizontais são feitas próximas aos tetos e pisos para manter a distância necessária. Ao fazer ranhuras, o esquema de trabalho é estritamente seguido. A profundidade é selecionada arbitrariamente, apenas a imersão completa do cabo nas ranhuras é alcançada.

Para a instalação de tomadas, interruptores ou caixas de junção, são preparados orifícios redondos, atingindo uma profundidade de 35 mm. Este trabalho é feito por meio de brocas e bicos especiais (coroas), cujo diâmetro é estritamente selecionado de acordo com a largura dos furos. Quando esta preparação terminar, você pode montar a fiação sob a placa de gesso ao longo das ranhuras. A massa é aplicada nos pontos de fixação do cabo. É necessário preencher completamente as ranhuras somente após a colocação de todo o circuito.

Carpintaria

Quando placas de gesso são montadas em uma casa de madeira, a tecnologia de fiação é simplificada muitas vezes. O diagrama esquemático é o mesmo de sempre, mas em vez de uma broca, vale a pena usar um cortador, que pode substituir com sucesso uma ferramenta elétrica. Para prender a mangueira corrugada, use braçadeiras de plástico ou fio de cobre, certificando-se de que a fiação não "ande" muito livremente. Quanto mais pontos de ancoragem (dentro de limites razoáveis), mais confiável é a configuração.

Você pode usar as mesmas abordagens ao trabalhar com redes de 380 V.

No próximo vídeo, você pode ver claramente como colocar o cabo em uma parede de drywall.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário