Tudo sobre partições de drywall
As partições de placa de gesso são muito populares e difundidas. Essas estruturas têm bases diferentes e são montadas de maneiras diferentes. Neste artigo, aprenderemos tudo sobre as partições de drywall, seus prós e contras.
Dispositivo
A disposição das partições em consideração é relativamente simples. Aqui, uma base de quadro é fornecida e o próprio material em folha é fixado a ela. Apesar de existirem muitos esquemas diferentes para a montagem da moldura sob a placa de gesso, existem princípios gerais para todas as situações na estrutura da moldura. Pode ser metal ou madeira.
- Uma viga do tipo cinta é fixada ao longo do contorno da divisória (se a base da estrutura for de madeira) ou um perfil de guia (se a estrutura for de metal).
- Nas zonas onde se situam os portais, são fixadas as barras ou perfis de pilares mais planos e resistentes, reforçados com barras.
- A distância entre os perfis tipo rack depende do número de camadas de gesso cartonado.
O próprio design das partições depende diretamente dos requisitos que são impostos a elas. Se a sala precisa ser separada por um longo tempo, então eles recorrem à estrutura autossustentável mais durável. Em outras situações, faz sentido projetar partições recolhíveis leves que são reutilizáveis.
Vantagens e desvantagens
As divisórias construídas com placas de gesso têm muitas qualidades positivas e negativas. Antes de construir tal estrutura, faz sentido familiarizar-se com a primeira e a segunda. Primeiro, vamos descobrir quais são as principais vantagens das partições de drywall.
- Uma das vantagens mais importantes de tais estruturas é seu peso muito baixo. A construção leve em gesso cartonado não sobrecarrega muito a base circundante.
- Ao montar uma partição de gesso cartonado, o mestre não tem que lidar com o chamado trabalho "úmido". Isso simplifica muito o processo e economiza tempo.
- A instalação de uma parede divisória de gesso cartonado é rápida e fácil. Esse trabalho não leva muito tempo e não requer conhecimentos e habilidades profissionais. Não será difícil construir essa partição por conta própria, mesmo se o mestre for um iniciante nesse tipo de assunto.
- Uma partição de gesso adequadamente fabricada pode ocultar eficazmente dutos de ventilação ou fiação elétrica. Graças a essas soluções, o ambiente se torna mais limpo e atraente, porque as comunicações inestéticas ficam bem escondidas.
- A sala, que é construída com as divisórias em consideração, pode ser bem isolada e até mesmo à prova de som. Placas de gesso tornam o ambiente mais confortável.
- O design das divisórias de gesso cartonado pode ser muito diferente - não apenas uniforme, mas também com belas curvas, linhas arqueadas, nichos. Tudo aqui é limitado apenas pela imaginação dos donos da casa.
- Drywall é o material que não necessita de cuidados complexos especiais. Não precisa ser tratada com anti-sépticos ou outras soluções protetoras. É o suficiente para remover a poeira de sua superfície.
- Os tetos GKL podem ser complementados com diferentes materiais de acabamento. Na maioria das vezes é tinta ou papel de parede.
Apesar do número suficiente de vantagens, os pisos de gesso cartonado também apresentam algumas desvantagens.
- Mesmo a divisória de gesso cartonado da mais alta qualidade e construída corretamente não suporta grandes pesos. Para pendurar uma TV, prateleiras enormes ou armários em tal base, a base da estrutura precisará ser reforçada adicionalmente e o material em si deve consistir em duas ou três camadas.
- O drywall é um material no qual é fácil deixar danos mecânicos. Não devem ser aplicados golpes fortes, pois certamente causarão quebra da folha. Esta é uma desvantagem significativa que desencoraja muitos usuários de usar partições de drywall.
As partições de gesso não têm outras desvantagens sérias.
Visão geral da espécie
As partições construídas com placas de drywall são diferentes. Cada um dos tipos tem suas próprias características distintas e características do trabalho de instalação. Vamos conhecê-los.
- Partições surdas. Essas estruturas são consideradas as mais simples e rápidas de construir. Neles, a base da moldura é totalmente revestida com material laminado.
- Combinado. Na maioria dos casos, são estruturas construídas em 2 camadas: opacas (drywall) e transparentes ou translúcidas (por exemplo, vidro fosco, estampado ou colorido).
Existem também esses designs combinados, que são complementados com elementos incorporados neles, por exemplo, armários, prateleiras ou prateleiras.
- Encaracolado. As partições desse tipo podem ter quase qualquer formato e estrutura. Curvo, semicircular, arqueado, angular, bem como designs com nichos abertos (muitas vezes complementados por iluminação), recortes, pontas onduladas e outros elementos ficam lindos.
Além disso, as divisórias de gesso diferem no tipo de moldura. A base da estrutura pode ser:
- solteiro;
- duplo (essas estruturas são projetadas para serem reforçadas na forma de isolamento térmico e acústico);
- espaçamento duplo (esta é uma opção em que ainda resta espaço livre entre as duas partes da estrutura do quadro para a colocação das comunicações).
As estruturas em consideração também são subdivididas de acordo com seu conteúdo. Na maioria dos casos, materiais isolantes de calor e de som estão presentes em tais divisórias. Na maioria das vezes, são painéis e placas feitas de lã de vidro, fibra mineral e poliestireno expandido. No entanto, quando são construídas apenas estruturas decorativas de espessura muito pequena, o uso desse tipo de enchimento torna-se desnecessário. As subespécies de partições consideradas também são divididas pelo número de folhas usadas. Em áreas residenciais, na maioria das situações, as construções são feitas com revestimento de gesso cartonado de camada única ou duplo.
O grau de sua resistência ao impacto, bem como o cálculo do material necessário, dependerá do tipo de estrutura selecionado.
Quais perfis devo usar?
Para a instalação de estruturas de gesso cartonado, é imprescindível a escolha de acessórios especiais. Estamos a falar de guias reforçadas, bem como de perfis de cremalheira. As guias são utilizadas para a fixação de alta qualidade da estrutura da estrutura principal no piso ou no teto. Estes elementos são divididos em 4 tipos principais, de acordo com sua seção - de 5x4 cm a 10x4 cm. Os componentes verticais da base do quadro também são feitos a partir do perfil. Os acessórios selecionados também são divididos de acordo com sua seção em 4 variedades:
- mínimo - 5x5 cm;
- máximo - 10x5 cm.
O comprimento da parte do perfil vertical é de 300-400 cm. O mestre deve escolher os perfis corretos com as dimensões adequadas para a construção da estrutura divisória. Se você não cometer um erro em nenhum dos cálculos, não haverá mais problemas durante a construção do quadro.
Como escolher o drywall?
Antes de prosseguir com o projeto independente de divisórias, é necessário escolher o tipo certo de placas de drywall. Existem vários tipos de material em folha, cada um com suas próprias características e características de desempenho.
Se o drywall vai dividir salas de estar (usadas para divisórias internas), então você pode usar a placa de gesso cinza-marrom mais simples. Esse material é utilizado para acabamento de áreas secas e aquecidas.
À venda você pode encontrar outras subespécies de placas de drywall. Vamos examiná-los mais de perto.
- GKLV. São folhas verdes, que se caracterizam por um alto nível de resistência à umidade. Esses materiais são recomendados para a decoração de paredes, bem como para a construção de divisórias em ambientes com alto índice de umidade, bem como quedas de temperatura. Estamos falando de banheiros, lavanderias, chuveiros, terraços sem aquecimento. Se a partição nessas condições for complementada com ladrilhos de cerâmica, também é melhor construí-la com esse material.
- GKLO. Essa designação é carregada por folhas rosa, que são resistentes ao fogo. Esses materiais podem ser usados na disposição de salas de caldeiras e outras áreas com requisitos especiais de segurança contra incêndio em residências particulares.
A escolha de um material adequado depende diretamente de onde ele será montado. Nesse caso, não é possível cometer erros, pois mesmo as chapas de drywall da mais alta qualidade não duram muito em condições inadequadas.
Ferramentas necessárias
Antes de iniciar a construção de uma partição de gesso cartonado de alta qualidade, o mestre precisará preparar todas as ferramentas necessárias. Estes são os seguintes assuntos:
- nível (os melhores são níveis de construção de bolha e laser, que são mais convenientes de usar);
- roleta;
- linha de prumo (necessária para transferir corretamente todas as marcas do piso para a base do teto);
- lápis ou marcador;
- giz;
- corda forte;
- Chave de fenda;
- perfurador com broca (se houver paredes ou tetos de concreto armado na habitação);
- Tesouras especiais para cortar metal;
- martelo (necessário para cravar pregos espaçadores);
- faca de construção especial.
É altamente recomendável usar apenas ferramentas de alta qualidade e de bom funcionamento. Caso contrário, o trabalho de instalação pode se tornar muito complicado e o mestre corre o risco de cometer muitos erros ao trabalhar com drywall.
É aconselhável colocar todas as ferramentas diretamente no local de trabalho de instalação. Nesse caso, o master sempre terá tudo que você precisa em mãos, para que você não precise procurar a ferramenta certa por muito tempo, desperdiçando um tempo extra.
Markup
Quando todas as ferramentas e materiais estiverem prontos, você pode prosseguir para o início do trabalho de instalação. A primeira etapa consistirá em traçar uma marcação precisa e correta da futura estrutura. Vamos dividir este importante trabalho em vários pontos.
- Usando uma corda para cortar, você precisa marcar a linha da futura partição no chão. Com o auxílio de um fio de prumo, o fio deve ser transferido para a base do teto: você vai precisar passar o fio do aparelho na sobreposição, conectando a ponta da carga com o início e depois com o fim do fio no chão.
- As tags precisarão ser conectadas ao teto usando um cordão de corte.
- Imediatamente, você precisará aplicar a posição dos perfis da porta e dos pilares. O espaçamento dos postes deve ser de 600 mm.
- Se a estrutura for de camada única, e depois começar a ser acabada com ladrilhos, então este valor deve ser de 400 mm.
- É conveniente começar a marcar os perfis do rack a partir das paredes principais com um degrau adequado selecionado e distribuir uniformemente o resto do espaço na abertura da porta, adicionando um rack auxiliar de cada lado.
- Se a divisória de gesso cartonado ou parte dela tiver que ser uma continuação da parede de suporte da sala, então será necessário levar em consideração a espessura das folhas ao fazer as marcações.
Se isso não for feito, após o revestimento, os planos das estruturas das paredes podem não coincidir.
Cálculo de materiais
Para o cálculo correcto do número de placas de gesso cartonado para a construção de uma divisória, será necessário calcular a área total da parede interior de um dos lados, excluindo as aberturas. Se o revestimento ocorrerá em apenas uma camada, o valor resultante precisará ser multiplicado por 2. Se a construção for de duas camadas, ela terá que ser multiplicada por 4. O número resultante deve ser dividido pela área de uma folha de drywall. Por exemplo, para um material com parâmetros 2500x1200, o valor resultante será de 3 metros cúbicos. m.
Não se esqueça do estoque. O coeficiente aqui dependerá diretamente das dimensões da sala. Se a área for inferior a 10 sq. m, então será 1,3, e quando for menor que 20 m2, então 1,2. Se a área for superior a 20 sq. m, então o coeficiente será 1,1. O valor obtido anteriormente deve ser multiplicado pelo coeficiente apropriado, arredondado para o valor inteiro mais próximo (para cima). Assim, será possível determinar o número exato de placas de gesso necessárias.
Instruções de construção passo a passo
Tendo preparado todos os materiais necessários, tendo feito marcações precisas, você pode proceder à construção de uma divisória de drywall com suas próprias mãos. A montagem dessa estrutura consistirá em várias etapas. Vamos nos deter em cada um deles com mais detalhes.
Escolha de fixadores
A estrutura da placa de gesso terá de ser devidamente protegida. É muito importante comprar fixadores de alta qualidade, com os quais será possível estabelecer uma estrutura de material em folha confiável e estável. Vamos descobrir quais fixadores são necessários para tornar a parede divisória de alta qualidade e forte o suficiente:
- pregos - serão necessários para prender a estrutura a uma base de tijolo ou concreto;
- parafusos para madeira - são necessários para fixar o perfil na base de madeira;
- "Sementes" ou "bugs" - úteis para consertar os componentes do quadro;
- jumpers adicionais;
- fita de reforço (serpyanka).
Instalação de perfis
Vamos considerar em detalhes a tecnologia de montagem de bases de perfis.
- As guias devem ser fixadas ao longo das linhas marcadas durante a marcação. Isso deve ser feito no chão.
- Para aumentar o nível de isolamento acústico, uma fita de vedação deve ser colada na parte de trás do perfil ou uma cola de silicone especial deve ser aplicada.
- Além disso, com base no tipo específico de base, será necessário fixar os elementos do perfil com buchas de concreto ou parafusos para madeira. O degrau entre esses elementos não deve ser superior a 1 m.
- A fixação deve ser feita de forma que haja pelo menos três pontos de fixação por peça do perfil.
- Da mesma forma, é necessário montar os perfis guia na base do teto.
- Depois disso, os perfis de montagem em rack da moldura são fixados, os suportes da porta são montados.
Fortalecendo a estrutura
Para reforçar a base do quadro da divisória, recorrem à redução da distância entre os postes. Você também pode usar blocos de madeira embutidos. O uso de um perfil PS duplo é aceitável. Um perfil auxiliar, fixado dentro do rack ou nas imediações dele, também reforçará o dispositivo de partição.
Nas áreas de fixadores, a moldura pode ser efetivamente reforçada com peças embutidas - blocos de madeira, pedaços de compensado de 2-3 cm de espessura.
Instalação de porta e travessa
A metade superior da porta pode ser facilmente formada por meio de um perfil de guia. Deve ser cortado de forma que o comprimento do desenho seja 30 cm maior do que o indicador de largura de abertura. Algumas marcas são deixadas no lado externo da peça resultante, mantendo uma distância de 150 mm da linha da aresta da travessa.Ambos os riscos devem ser necessariamente perceptíveis nas bases laterais do perfil. De acordo com as marcas, o perfil será cortado das bordas das paredes laterais até a marca na dobra da parte do perfil. Em seguida, ambas as bordas do perfil precisarão ser dobradas em ângulos retos. Você obterá uma barra transversal semelhante a n. Ele se moverá facilmente ao longo dos racks, bem como aparafusá-los com parafusos auto-roscantes.
Da mesma forma, travessas horizontais serão preparadas. São utilizados como reforços eficazes para o caixilho, bem como para a junção de placas de gesso cartonado se a altura da divisória não for muito grande. Por este motivo, para estruturas de parede suficientemente altas, recomenda-se fazer 2 a 3 fiadas de peças transversais horizontais. De acordo com todas as regras de fixação dos jumpers, as hastes das tiras adjacentes devem ser dobradas em diferentes direções.
Nesse caso, as próprias barras transversais devem ser escalonadas. Isso é feito para que as juntas horizontais das lajes adjacentes não coincidam e não tenham costuras cruciformes.
Revestimento e acabamento
Quando a fabricação da moldura (madeira ou alumínio) estiver concluída, será necessário instalar corretamente as placas de drywall. Considere o esquema para a realização dessas obras.
- Para o revestimento, use placas com largura de pelo menos 12,5 mm, bem como com chanfro lateral.
- A parte frontal das folhas é determinada pelo chanfro. Cada um deles é aparafusado a três postes de apoio: dois nas bordas e mais um no centro.
- As juntas das chapas ficarão no meio das peças do perfil.
- Se não houver chanfro de fábrica, é aconselhável fazer você mesmo para montar a estrutura acabada.
- Se o revestimento for feito em 2 camadas, então a segunda fileira de folhas é deslocada horizontalmente de acordo com o passo das estantes e verticalmente por não menos que 400 mm. O mesmo deslocamento deve ser feito na instalação da fileira inicial de placas de gesso, mas já no verso da construção.
- Se estiver prevista a construção de uma divisória com altura igual ou inferior a 3 m, não poderá haver juntas horizontais entre as telhas. Para fazer um vão no piso, a placa de gesso é apoiada em uma gaxeta provisória com espessura de 10 mm, e depois fixada com parafusos auto-roscantes.
Vamos entender as características da decoração da partição.
- As juntas entre as placas devem ser reforçadas com uma serpyanka. É colado à base sem agentes e soluções adicionais.
- Em seguida, uma massa universal é aplicada à camada de reforço. Então a solução terá que ser nivelada, retire todo o excesso.
- Para proteger os cantos externos da partição, eles devem ser complementados com um perfil de canto perfurado. Por cima deste perfil, a massa é colocada em várias camadas. Quando a solução estiver seca, será necessário lixar.
- A massa também precisará cobrir as cabeças dos parafusos autoatarraxantes.
- Quando a camada de massa estiver seca, a partição deve ser tratada com um primer acrílico.
Como você pode ver, não é difícil construir uma divisória de gesso cartonado em uma casa ou apartamento. Todas as unidades estruturais principais são montadas de forma simples, sem o uso de equipamentos profissionais caros.
O principal é preparar adequadamente a marcação, a moldura, e então colocar e prender corretamente o próprio material em folha.
Para obter informações sobre como fazer uma partição de drywall com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.