Facas para drywall: uma escolha de ferramentas
Drywall é um material de construção popular, é prático e confortável para trabalhar. É possível criar estruturas até mesmo das formas mais complexas a partir de placas de gesso. Isso não requer dispositivos especiais complexos, apenas uma faca especial é suficiente. Facas para drywall são ferramentas úteis para trabalhos de construção. São de vários tipos, sendo que todos visam facilitar o trabalho com gesso cartonado, economizando tempo e criando ainda mais detalhes e linhas.
Como cortar?
O corte de drywall é na verdade um processo simples e bastante fácil, mas para criar uma borda lisa e bonita, vale a pena usar uma ferramenta projetada especificamente para placas de gesso.
No total, existem 2 tipos principais de ferramentas:
- manual;
- operando a partir de redes de energia.
Os dispositivos de artesanato são divididos em várias variedades.
- Faca de drywall É a ferramenta mais simples. Corta com suavidade, rapidez e segurança. A lâmina de tal faca é facilmente estendida e fixada com segurança. Infelizmente, ele enfraquece rapidamente e pode quebrar, embora possa ser facilmente alterado, se necessário.
- Serrote, especializada em drywall é aplicável quando é necessário fazer furos e cantos difíceis. Este produto é feito de aço temperado de alta qualidade. Esta lâmina é fina, estreita, caracterizada por pequenos dentes afiados, o que permite serrar orifícios e ranhuras na placa de gesso.
- Cortador de disco usado para cortar chapas de drywall em partes iguais iguais quando é necessário cortar um grande número de partes.
Quanto mais fina a lâmina da faca, mais fácil e clara ela corta o material, fazendo cortes uniformes e suaves.
Mas, ao mesmo tempo, uma lâmina fina perde suas propriedades mais rapidamente. Ele quebra, torna-se opaco, portanto, você deve monitorar cuidadosamente sua condição e substituí-lo se necessário. Se desejar, você pode usar qualquer faca reta afiada para o trabalho, mas os profissionais preferem ferramentas especializadas.
Pode ser uma faca especializada, uma ferramenta comum e exigida no trabalho com placas de gesso. Se precisar fazer um pequeno corte, use uma faca comum de escritório. Mas é possível que a borda resultante seja áspera ou rasgada, o que pode exigir um processamento adicional de drywall.
Nos casos em que realizam trabalhos minuciosos com drywall, é dada preferência aos seguintes tipos:
- faca especial;
- faca utilitária;
- uma faca com lâmina de disco;
- Blade runner.
Especial
A aparência desta faca é semelhante à contraparte de papelaria. O design pressupõe a presença de uma alça que pode ser desmontada em partes, bem como uma lâmina de dupla face, um mecanismo de travamento (na maioria das vezes é usada uma mola) e um parafuso que conecta todos os elementos em uma estrutura. As lâminas utilizadas são geralmente finas e duráveis e podem ser trocadas inteiras ou em seções. A largura mínima é de 18 mm, a espessura varia de 0,4 a 0,7 mm. Para maior comodidade do trabalho, a capa da empunhadura é emborrachada (para que suas mãos não escorreguem). Mas existem apenas opções de plástico.
A faca especial permite cortar o material sob forte pressão sem quebrar a lâmina.
Universal
Uma faca ou faca de montagem, devido ao seu design, permite trabalhar com placa de gesso em qualquer fase.Seu cabo é ergonômico, cabe fácil e confortavelmente na mão, o plástico emborrachado do corpo torna o uso da faca confortável. Os fabricantes oferecem duas opções para fixar a lâmina: parafuso e mola. A lâmina é feita de aço de alta qualidade e não possui cortes seccionais. Isso aumenta a confiabilidade e durabilidade da faca.
O pacote de faca de montagem pode incluir elementos adicionais:
- lâminas sobressalentes;
- um clipe para prender a um cinto para calças ou um cinto para calças;
- compartimento embutido com peças sobressalentes.
Todos esses fatores tornam o uso da faca conveniente, confortável e adequado para o trabalho diário.
Com lâmina de disco
Uma faca com lâmina de disco é frequentemente utilizada por especialistas quando é necessário cortar peças de gesso cartonado de forma rápida e correta. Ele permite que você execute o trabalho de corte de várias linhas (formas retas, curvas, geométricas de complexidade variada). Devido ao fato de que o disco está em constante movimento durante o uso, as forças aplicadas podem ser minimizadas. Essa faca pode suportar cargas pesadas e garantir uma longa vida útil.
Com uma fita métrica
Uma característica distintiva desta faca é o fato de que o design é complementado por uma fita métrica embutida. Esta faca é um dispositivo multifuncional, consiste em um cabo confortável coberto com um composto emborrachado, bem como uma lâmina de corte e uma fita métrica. As lâminas podem ser alteradas, os parâmetros da fita métrica são medidos em duas dimensões - centímetros e polegadas. Desliza suavemente ao longo da base da placa de gesso, mantendo sempre uma linha reta paralela ao corte. O comprimento necessário da fita é fixado pressionando um botão especial. O corpo possui uma reentrância para instrumento de escrita.
Blade runner
O Blade runner apareceu no ramo dos materiais de construção há alguns anos, ainda é pouco conhecido, mas no círculo dos especialistas é o preferido. Traduzido do inglês, significa "lâmina em execução". Você pode confirmar isso olhando para o design. Esta faca profissional consiste em duas partes principais, que estão localizadas em ambos os lados da folha durante a operação e são fixadas com segurança por ímãs fortes. Cada bloco tem sua lâmina própria, que é bastante simples de substituir, basta abrir a caixa e retirar a antiga.
Sua principal vantagem é que a chapa de drywall é cortada simultaneamente em ambos os lados. Isso reduz o tempo gasto no trabalho, o próprio material se desfaz.
Com o Blade runner, é conveniente cortar folhas verticais, cortar elementos de qualquer complexidade. Para girar a lâmina, basta pressionar o botão e girar a faca na direção desejada. Não é traumático - as lâminas estão escondidas dentro da caixa. O Blade runner lida bem com chapas grossas, economiza tempo e garante durabilidade.
Etapas de trabalho
As facas para drywall permitem que você corte rápida e facilmente a parte necessária ao longo da linha marcada.
Vejamos as instruções passo a passo.
- Na primeira etapa, os parâmetros do fragmento pretendido são medidos por meio de uma fita métrica.
- Em seguida, você precisa transferir as dimensões para a superfície do material e marcar as linhas na base usando um lápis ou qualquer outro instrumento de escrita.
- Nós anexamos uma régua de ferro (nível de construção ou perfil de metal) à linha marcada.
- Nós o seguramos firmemente na base da parede de gesso e cuidadosamente o puxamos ao longo dele com uma faca de construção, sem interromper ou levantar nossas mãos.
- Tendo feito uma linha de corte, retire com cuidado a faca do material.
- Colocamos o drywall sobre uma mesa ou qualquer outra superfície de modo que um dos lados fique suspenso.
- Agora, pressionamos levemente a parte livre com a mão e quebramos a placa de gesso exatamente ao longo do corte.
- Vire a folha e corte a camada posterior.
Se você deseja cortar uma forma curva em ângulo, você deve usar uma serra para parede de gesso e uma broca. Depois de delineados os contornos do futuro elemento, em qualquer lugar conveniente com a ajuda de uma broca de construção fazemos um pequeno orifício, a seguir inserimos uma serra e começamos a serrar o contorno da peça, tomando cuidado para não ultrapassar o contorno de marcação. Trabalhar com drywall não requer habilidades especiais, está disponível para iniciantes. Uma faca para trabalhar com drywall pode ser usada quando o trabalho estiver em andamento para preparar as folhas para o acabamento das costuras da junta com massa. É utilizado na fase de união (transformação das arestas do material em uma superfície perfeitamente plana). Nos locais de junção das placas de gesso, a chanfragem é feita em ângulo de 45 graus.
Dicas de Seleção
Vale a pena escolher uma faca de acordo com o tipo e volume do trabalho proposto.
Existem vários fatores aos quais vale a pena prestar atenção.
- Espessura da lâmina: quanto mais fina for, mais lisa é a linha, mais ideal é o corte da borda.
- Corpo do cabo: emborrachado ou não.
- Qualidade do material: as lâminas são fortes e resistentes (de preferência aço), o plástico da caixa não deve quebrar ao ser apertado;
- Disponibilidade de lâminas sobressalentes.
Se você precisa de uma faca para um trabalho único, é melhor escolher uma opção simples e barata: uma faca ou uma faca de montagem especial. Esses produtos são duráveis, nítidos e despretensiosos. Quando a tarefa for para um grande volume de trabalho, cortando estruturas complexas, é melhor levar um Blade runner ou uma faca com lâmina de disco. Eles não exigem muito esforço e cortam elementos perfeitamente planos com uma borda lisa.
Para uma revisão de vídeo de uma faca com uma fita métrica para cortar drywall, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.