Sutilezas da instalação de gesso cartonado
Tendo decidido começar a reparar um espaço residencial ou de escritório, você precisa pensar com antecedência em quais materiais de acabamento você pode precisar para isso. Drywall é a primeira opção para qualquer acabamento que venha à mente de todos. Leve, barato, fácil tanto na instalação quanto na operação - essas são apenas algumas das vantagens deste material. A placa de gesso é adequada para quase todos os interiores, seja a mais simples casa de campo ou uma mansão moderna. Acontece que é a camada interna entre a própria parede e o papel de parede, gesso, estuque e outros acabamentos.
Peculiaridades
Em princípio, qualquer folha deste material de acabamento é composta por duas camadas de papelão muito denso, que pouco tem em comum com o papelão multicolorido com o qual estamos acostumados para aplicações escolares e desenho. O próprio nome "placa de gesso" sugere suas partes constituintes - uma mistura de ligação à base de gesso e papelão industrial altamente durável. Entre as duas lâminas anteriores, é colocada uma camada de carga mineral ou sintética, também com adição de gesso.
O segredo do sucesso do drywall está na composição do compósito, ou seja, na natureza multicomponente do material. Aqui e partículas finas, às vezes fibra reforçada, polímero ou base de carbono (também chamada de matriz). Qualquer material natural tem exatamente a mesma estrutura, densidade, resistência e outras características que a natureza o dotou. O material compósito é criado artificialmente pelo homem, por isso é possível assentar exatamente aquela composição de componentes e nas proporções que for necessário para dar-lhe a forma, textura e assim por diante necessárias em sua base ou matriz.
Graças à possibilidade de auto-modelagem das propriedades do material, combina um meio poroso interno para reter o calor e evitar a passagem de umidade, e uma superfície externa completamente lisa. Essa camada fosca de papelão é conveniente para cobrir paredes e tetos em quase todos os cômodos, porque na parte superior você pode aplicar uma variedade de gesso, papel de parede, estuque e tinta.
Visualizações
Primeiro, você precisa descobrir quais são os tipos de drywall e como não se confundir ao escolher exatamente o nome que você precisa. Nas etiquetas de preços em lojas de ferragens, muitas vezes você pode ver a abreviatura - folha GKL. Não se assuste - esta é uma designação profissional do mesmo drywall, mas dependendo de sua finalidade funcional, esta ou aquela letra pode ser atribuída aqui.
Na verdade, a própria placa de gesso ou drywall padrão de uso geral pode ser usado exclusivamente para decoração de interiores de instalações residenciais e comerciais. Esse material é freqüentemente usado para a fabricação de divisórias internas em escritórios modernos - o efeito de cada cômodo é criado visualmente, embora o isolamento acústico, neste caso, seja mínimo. Também se pratica a instalação de divisórias quando a folha não atinge o teto, uma vez que simplesmente não há nada para fixá-la de cima.
Essa folha GKL não é adequada para nenhum clima., uma vez que pode suportar apenas a temperatura "normal" pelos padrões das latitudes médias da Rússia - de cerca de -20 ° C a +35 ° C, então não será mais capaz de realizar suas funções adequadamente e irá inchar com o calor ou encolher da geada.Para uma casa em uma selva tropical, também não é recomendado instalar uma placa de gesso comum, pois ela pode suportar umidade não superior a 70%. Como estamos falando aqui principalmente sobre a parte central da Rússia, seus residentes não têm nada com que se preocupar ao comprar materiais de acabamento. Nas condições, por exemplo, do Extremo Norte, antes de comprar drywall de parede ou teto, vale a pena consultar um profissional.
Por fora, o drywall para uso padrão parece uma folha cinza claro, o que é muito conveniente para revestimento posterior com tinta ou gesso. A cor cinza está desbotada, por isso não se destacará nem mesmo contra o fundo de uma fina camada de tinta ou gesso. Esta opção é apropriada se, de acordo com a intenção do autor, for necessário criar uma espécie de superfície com o efeito de "inacabado" ou uma antiga fábrica abandonada no estilo loft. Hoje em dia, esta técnica é frequentemente utilizada na disposição de espaços de arte ou galerias.
Para não se enganar na hora de escolher na loja, procure a marcação de fábrica GKL em azul escuro. Não pense que este tipo de drywall é de má qualidade e só pode ser usado na construção de estruturas temporárias, como cabines ou locais públicos. Você simplesmente não deve decorá-los com paredes externas ou quartos com mudanças extremas de temperatura, como uma sauna. Na verdade, você pode até decorar o quarto de uma criança com uma folha GCR comum, sem se preocupar com a saúde e a segurança de seu filho.
Se você vir uma folha de gesso cartonado na prateleira de uma loja, então é uma parede de gesso resistente à umidade. A temperatura da sala ao terminar com este tipo de material, bem como na situação com a vista anterior, não deve ultrapassar as normas padrão. Mas a umidade permitida é superior a 70%. No entanto, isso não significa que paredes externas ou box de chuveiro possam ser revestidos com esse material, pois a essência do papelão permanece inalterada - com exposição prolongada à água, ele fica encharcado.
Uma vantagem importante da função de resistência à umidade é, por assim dizer, os componentes antifúngicos selados no interior da folha à base de silício ou seus óxidos - cristal, quartzo, sílica, capazes de absorver todo o ambiente bactericida. E o próprio papelão é diferente da versão anterior do GCR - aqui são costurados ligantes com efeito de aditivos impregnados, ou seja, impregnação com anti-sépticos protetores.
As marcações de fábrica para as chapas GKLV são da mesma cor azul brilhante das paredes de gesso comum, mas para distinguir a superfície em si não é mais cinza, mas verde pálido. Pelo preço, tal acabamento já será várias vezes mais caro, então você precisa pensar se realmente precisa adicionar a função de resistência à umidade desejada.
Como mencionado acima, você pode facilmente colocar uma parede de gesso comum no quarto das crianças. Se o chão e as paredes são frequentemente lavados aqui, ou se a criança está ocupada com criatividade, juntamente com a capacidade de derramar água da tinta no chão, a lâmina GKLV também pode ser útil. Também é útil se o microclima da própria casa não for muito bom, se houver tendência à formação de bolores no edifício.
GKLO é a nova abreviatura de drywall com função retardante de fogo. Este nome não significa que tais lençóis possam ser usados para decorar uma casa de banho e instalações semelhantes. Um breve contato com uma lareira e um curto período de exposição a uma temperatura elevada é tudo o que tal material é capaz. No entanto, a chamada função anti-fogo às vezes pode salvar vidas humanas, por exemplo, em caso de incêndio. Se a parede de gesso comum começar a queimar quase imediatamente, em uma sala revestida com folhas GKLO, a pessoa terá de 5 a 7 minutos para sair da área de risco de incêndio.
A resistência a altas temperaturas é alcançada devido à inclusão de fibras com elementos de reforço na parte central da folha intercalada com papelão. A camada externa de tal drywall é impregnada com um líquido anti-inflamável ou retardador de fogo.
Na aparência, o drywall com função de resistência ao fogo não difere muito da versão simples do material - é o mesmo cinza. Mas a marcação de fábrica da tonalidade vermelha "ardente" dirá imediatamente para que fins a folha de acabamento é usada. Em termos de custo, é várias vezes superior até mesmo ao drywall resistente à umidade, mas este é o outro lado da inclusão de fibras de reforço, cuja produção é cara, em sua composição. Em residências onde ocorrem incêndios frequentemente devido a vazamentos de gás ou falhas na fiação elétrica antiga, esta opção pode ser a mais adequada, apesar do alto custo.
O drywall universal para todas as ocasiões - com funções resistentes à umidade e ao fogo, é denominado GKLVO. Este tipo de acabamento não se encontra em nenhuma loja de ferragens, pois pelo alto preço quase nunca é utilizado na decoração de residências e escritórios. Combinando fibras de reforço de proteção e inserções repelentes de água, esta folha pesa muito mais - nem todas as paredes suportam.
Muitas vezes, essa placa de gesso é usada para decorar instalações internas de fábricas e industriais, onde o risco de incêndio e inundações é bastante elevado. Em casas particulares, onde, por exemplo, minifroces de carpintaria ou olaria são equipadas em anexos, as chapas GKLVO também serão úteis.
Para ainda encontrar esse tipo de drywall na loja, os desenvolvedores criaram um marcador interessante - eles combinaram os sinais de cores de folhas repelentes de umidade e resistentes ao fogo. Assim, sua superfície é pintada de verde claro, como convém a um papelão com hidrocor impermeável. As letras, por outro lado, são vermelhas brilhantes, como na versão resistente ao fogo. Em qualquer caso, se você ficar confuso, fique à vontade para pedir um conselho ao vendedor. Ele encontrará rapidamente a opção certa, pois a escolha de drywall universal com todo o espectro funcional não é tão grande nem nas lojas da capital.
Além disso, o drywall é dividido nas seguintes categorias de acordo com o local de instalação.
- Drywall montado na parede - a opção mais exigida. Em princípio, se cortado corretamente, pode ser usado para revestir quase qualquer superfície mais ou menos reta. Esta folha também é perfeita para instalar divisórias, tanto em escritórios como dentro de uma pequena sala de estar. Sua espessura pode ser diferente dependendo do conjunto de funções adicionais, como resistência ao fogo, mas a folha GKL média tem uma espessura de 10 a 13 milímetros.
- Gesso para teto não difere muito da parede, principalmente a composição do papelão ou textura. A principal característica é uma opção de design leve em termos de enchimento com vários materiais e inclusões para aumentar a resistência e outros indicadores, uma vez que uma folha pesada de um teto simplesmente não pode suportar. A versão de teto deve ser fina para que possa ser facilmente cortada mesmo após a fixação para a posterior inserção de luminárias. A espessura média da folha do teto é de 8 a 10 milímetros.
- Não tão comum, mas não menos popular que os dois nomes anteriores drywall arqueado... O nome fala por si - este tipo de material de acabamento deve ser dobrado em diferentes direções para ser colocado torcido na forma de um arco, nicho e outras curvas, ou simplesmente em uma sala não padronizada.
A folha, que pode assumir várias formas, na maioria das vezes contém fibras de reforço., devido ao qual você pode dobrá-lo e fazê-lo congelar nesta posição. Na verdade, quase qualquer drywall arqueado é resistente ao fogo, então seu preço é visivelmente mais alto do que o teto ou parede normal. Como mostra a prática, apenas pequenas áreas na sala precisam de um tipo de decoração semelhante, portanto, adquire-se drywall arqueado, além do usual em folhas pequenas, de 1-2 metros de comprimento.Naturalmente, para dobrar, o material não deve ser muito espesso - não mais do que 6-7 milímetros.
O mais popular ao fazer pedidos nas lojas é uma placa de gesso comum com parâmetros de 1,2 x 2,5 metros. Seu peso é de cerca de 30 kg. Essas informações devem ser levadas em consideração ao optar pelo drywall - vale a pena ligar para um parceiro e alugar um veículo de carga ou solicitar entrega na loja.
Instrumentos
A instalação de drywall em ambientes residenciais ou comerciais não requer ferramentas profissionais complexas. Basta que todo “pau para toda obra” em casa tenha uma mala no mezanino. Esta é a vantagem indiscutível do drywall - facilidade de instalação e um mínimo de acessórios para ele.
As seguintes ferramentas são necessárias.
- Serra ou serra. Adequado para cortar madeira e materiais de polímero sintético. Você precisa dessa serra ao dividir placas de gesso sólidas em peças separadas do tamanho e forma desejados. Além da serra usual, é melhor estocar sua versão disco, pois será mais conveniente para ela fazer cortes longos e retos, separando as partes do drywall umas das outras.
- Serra de vaivém elétrica e broca. A primeira ferramenta é necessária para cortar partes de formas complexas, especialmente se não forem placas de drywall macia, mas partes de uma estrutura de metal. Uma broca, respectivamente, será necessária para prender as telhas ao quadro e colá-las umas às outras. Se possível, você pode comprar um acessório de broca especial para misturar misturas secas, pois tudo isso será necessário para a instalação sem moldura sobre a cola.
- Chave de fenda já se tornou uma ferramenta familiar em qualquer apartamento. É necessário instalar elementos de fixação ao fixar peças de gesso cartonado no momento da montagem da estrutura, na maioria das vezes de perfis metálicos. Em princípio, as mesmas manipulações podem ser realizadas com uma broca e uma chave de fenda, mas a chave de fenda age de forma mais macia, então as chances de quebrar uma estrutura de drywall um tanto frágil são significativamente reduzidas.
- Faca é melhor ter uma construção especial para cortar as bordas das peças com alta qualidade após o corte. No entanto, se você não quiser gastar dinheiro extra, use uma faca de cozinha comum bem afiada com uma lâmina longa e fina com habilidade.
- Roleta. Tanto o automático como o laser são adequados. Você também pode usar apenas metal comum, que é adequado para medir o perfil após marcar e cortar em partes separadas.
- Linha de prumo de construção não é obrigatório, mas é muito conveniente de usar na hora de inspecionar a posição da placa de gesso no espaço durante a instalação das paredes.
- Pincel, rolos de diversos formatos e conjunto universal de espátulas - tudo o que você precisa para a correta aplicação do primer após a instalação do drywall.
- Mistura diretamente moída ou massa acrílica, necessária para a aplicação da camada superior sobre a placa de gesso cartonado, a fim de preparar para o posterior revestimento com verniz, tinta, papel de parede ou estuque decorativo.
- Recipientes de plástico grande capacidade, onde o solo ou a cola serão amassados. É aconselhável ter um recipiente descartável separado para cada tipo de mistura, que você não se importa de jogar fora depois.
- lixa de esmeril para amassar irregularidades, de modo que cada camada seguinte assente suavemente e sem folgas, pois no futuro isso pode afetar tanto a resistência da estrutura quanto a formação de mofo em locais de rejuntamento precário.
- Isolamento, colocado diretamente entre a parede e uma folha de drywall durante a construção de divisórias ou decoração de parede para fins de isolamento e isolamento acústico. Pode ser mineral, criado especificamente para interação com drywall, ou lã de vidro comum, que também mantém o calor.
- Perfis de rack e horizontais, suportes, fixadores e parafusos auto-roscantes são coisas absolutamente insubstituíveis ao instalar uma estrutura de metal e costurar placas individuais de gesso.
Como calcular a despesa?
Antes de iniciar os trabalhos de reparação, é necessário medir cuidadosamente a área da divisão a ser acabada para não comprar folhas extras de drywall. O cálculo da área das paredes, assim como do teto, é feito tradicionalmente - o comprimento da superfície é multiplicado pela altura. As aberturas de janelas e portas não precisam de acabamento, portanto, primeiro você precisa calcular sua área total da mesma forma e, em seguida, subtraí-las da área de toda a parede como um todo.
Drywall é mais frequentemente vendido em folhas inteiras - isto deve ser levado em consideração na compra do chamado excedente "na reserva". Eles geralmente ocupam não mais do que um quarto da área necessária da sala, para que não aconteça que uma enorme e cara folha GKL permaneça supérflua, que então simplesmente não tem onde colocar para armazenamento. No entanto, se a sala para o reparo for de forma não padronizada, existem curvas ou nichos para os quais não será possível cortar com precisão as formas desejadas na primeira vez, é melhor poder refazer o trabalho com o ajuda de drywall sobressalente.
Ao calcular a quantidade de material adquirido, geralmente é considerado que a largura de quase todas as folhas é padrão - 1200 milímetros. Apenas comprimento, peso e espessura variam aqui. Em comprimento, a folha está ganhando de dois a três metros em incrementos de meio metro. A espessura da placa de gesso é escolhida dependendo do acessório funcional - 6 mm é adequado para o acabamento de arcos, inclinações e outros elementos não padronizados onde o drywall precisa ser dobrado. A espessura de 9,5 mm é ideal para lajes de forro - não pesa toda a estrutura, mas também protege do barulho dos vizinhos. Para as paredes, costumam comprar uma folha de 12 mm de espessura que, juntamente com uma junta de isolamento, retém o calor e cria um bom isolamento acústico.
Conforme mencionado acima, parte do material pode ir para a lata de lixo.se as folhas estão mal cortadas ou as dimensões são calculadas incorretamente. O parafuso auto-roscante também pode se soltar e estragar um pedaço da folha, portanto, use de 1 a 5 metros a mais do que o necessário para a sobreposição mínima da sala. Por exemplo, perfis horizontais para a montagem de uma estrutura com uma seção padrão de 28X27 mm são montados em 4 peças em cada intersecção das vigas da estrutura - duas na parte superior e duas na parte inferior. Tais perfis são compostos por um corpo principal e chicotes, cujo comprimento total é igual ao perímetro da sala, multiplicado por dois.
Outro elemento integrante na instalação do quadro de drywall são os perfis de rack com uma seção de 27X60 mm. Eles são fixados ao longo de todo o comprimento da parede com uma distância de aproximadamente 500-600 mm entre as partes individuais. Para calcular corretamente o número necessário de tais componentes, você precisa dividir o comprimento da parede por 0,4 e multiplicar pela altura da sala.
Uma média de 5 suportes são preparados para cada perfil de montagem em rack, mas compre 10-15 peças extras para o caso. Parte de tal fixador pode ser perdida durante o transporte e preparação para o reparo, e parte pode simplesmente quebrar durante a instalação.
Os parafusos auto-roscantes são o principal consumível, por isso é melhor comprá-los completamente. Para um quarto com área de 20 m2. m, compre-os pelo menos 400-500 pcs. Hoje em dia, mesmo nas lojas regionais, essa bagatela está em quase todo lugar, então se necessário, você sempre pode comprar rapidamente.
Com o método de instalação sem moldura, um adesivo de construção especial é necessário para fixar drywall em paredes e tetos. Seu consumo é calculado com base em 1 sq. m parede, e para cada tipo de cola é individual. Breves instruções de consumo são normalmente fornecidas na embalagem. Mesmo se você planeja terminar apenas uma pequena seção da parede, estocar um segundo saco de cola. Não é incomum que artesãos misturem cola de pega rápida incorretamente ou não tenham tempo de usá-la, e então o produto tem que ser jogado fora.
Layout da sala
Antes de iniciar a instalação do drywall, é necessário marcar no plano da parede ou teto onde qual elemento ficará localizado, como em uma aplicação infantil.Os limites das folhas individuais e as juntas entre elas podem ser delineados com um simples lápis. Ele também marca os contornos das aberturas de portas e janelas no nível onde a folha GKL será fixada.
Para a correta instalação da moldura, também é melhor marcar primeiro os limites.onde cada feixe horizontal e vertical ficará. Essas marcações são linhas retas que se estendem à mesma distância umas das outras, na maioria das vezes com um degrau de 50-60 cm.
Para fazer uma melhor marcação da sala, você pode usar um dispositivo como uma fita métrica eletrônica ou a laser. Ele mede automaticamente a distância de ponta a ponta, colocando-o contra uma das extremidades da parede e apontando a viga na outra, ajudando a evitar erros no cálculo do material necessário.
Quadro
A maneira mais comum de instalar o drywall é colocar placas de gesso em uma estrutura pré-fabricada e instalada. Sua principal vantagem em relação ao método frameless é a capacidade de unir perfeitamente as chapas mesmo em superfícies desniveladas e inclinadas, ocultando toda a rugosidade. Além disso, uma lacuna bastante grande é formada entre a moldura e a parede de gesso, onde fios elétricos, luminárias e outros equipamentos podem ser montados de forma oculta, cujo interior não deve ser visível para o habitante da casa. Na mesma lacuna, uma camada de isolamento interno ou material à prova de som é freqüentemente colocada.
A presença de uma distância entre a parede e o revestimento pode estreitar uma área já pequena. quartos em um pequeno edifício alto. Este problema para uma casa de campo ou apartamento com uma área suficiente não parece ser um problema. Sim, e é mais fácil trocar ou consertar parte do revestimento do drywall removendo-o da moldura do que tentando arrancar uma folha presa com cola da parede. Se os vizinhos forem inundados e a água fluir pela placa de gesso, a única maneira de restaurar rapidamente a aparência adequada da caixa é fazer um reparo com base na montagem de quadros de folhas que se separam rapidamente da parede.
As armações são de dois tipos principais - metal e madeira. Sua tecnologia de montagem é idêntica - barras de madeira ou vigas de metal são presas umas às outras na forma de uma rede. O primeiro material, é claro, é mais amigo do ambiente e terá um preço mais barato, mas, mesmo assim, não é tão popular quanto o metal. O fato é que a madeira requer processamento adicional com impregnações à prova de fogo, resistentes à umidade e antifúngicas. No entanto, mesmo com essas precauções, tal estrutura pode simplesmente apodrecer antes do revestimento externo da placa de gesso.
Se houver desejo de instalar fiação elétrica oculta entre as barras de madeira, os fios terão que ser escondidos em uma caixa de proteção adicional, o que no final será bastante caro para o orçamento. Mas a situação mais incômoda pode surgir com uma queda brusca de temperatura na sala, pois a árvore tende a se expandir nessas situações. A parede dilata em condições desfavoráveis e o drywall começa a ficar para trás em relação à superfície da moldura. Muitas vezes, esse mal-entendido pode ser encontrado em chalés de verão, onde os proprietários raramente vêm - a casa ficava no frio no inverno, então as pessoas chegavam - eles a aqueciam e o processo começava.
Todas as desvantagens acima das armações de madeira não significam que em nenhum caso devam ser instaladas. Com a montagem adequada, o processamento com as composições necessárias e, o mais importante, uma escolha bem-sucedida de uma espécie de madeira mais seca, é obtida uma estrutura igualmente resistente ao desgaste que pode segurar drywall por décadas.
Então, é hora de prosseguir diretamente para a instalação da moldura. Este processo pode ser condicionalmente dividido em vários estágios.
- Preparar o próprio cômodo para a instalação, ou seja, retirar os móveis, revestir o piso com uma película protetora, limpar as paredes das camadas anteriores em forma de papel de parede ou gesso.As vigas pórtico são uma estrutura que ocupa quase toda a área livre da divisão, portanto, tendo-as trazido para a divisão, já será difícil efectuar quaisquer manipulações nesta que não seja a instalação.
- Se a fiação elétrica e outras comunicações na forma de fios forem costuradas na parede sob a estrutura, elas devem ser executadas, puxadas em feixes e possivelmente colocadas em caixas antes da instalação.
- De acordo com as regras, primeiro, as vigas ou perfis de metal superior e inferior são instalados na direção horizontal. Com a ajuda de parafusos auto-roscantes, esses perfis são instalados imediatamente em todo o perímetro da sala. A primeira viga vai de parede a parede, e as próximas - junta a junta com as vizinhas. Aparafuse o perfil superior ao teto e o inferior, respectivamente, ao chão.
A melhor maneira de garantir que ambos os perfis em U sejam fixados uniformemente é puxar o cabo de construção como uma régua improvisada. Observe também o fio de prumo, que é baixado mentalmente a partir da linha central longitudinal do perfil superior. Idealmente, deve coincidir com a mesma linha da viga inferior - isso significa que tudo está instalado corretamente, sem desvios e linhas curvas.
- Agora você pode fixar perfis verticais de cima - perto da parede, também usando parafusos auto-roscantes, ou separando-os da parede com suportes adicionais. Tudo depende do grau de regularidade da parede - se for praticamente reta, ou seja, as irregularidades se projetam entre 5 e 10 mm, então colocamos hastes de metal horizontais e verticais quase próximas à base. Quando a parede é irregular ou inclinada, é melhor prender as vigas verticalmente com suportes.
Não é necessário aparafusar essas peças adicionais perto do teto ou do chão. - os suportes devem subir pelo menos 300-600 mm da borda. Também não devem ser esculpidos próximos um do outro - observe o passo mínimo de 10 cm.
A última etapa é a instalação de perfis de rack, que precisam ser ajustados em tamanho à distância do chão ao teto, tendo previamente medido e cortado partes iguais com uma retificadora. Todas as vigas são fixadas entre si por suportes especiais em forma de U com patas, que, por sua vez, são aparafusados em uma única estrutura com parafusos auto-roscantes. As pernas nos suportes em uma extremidade abraçam a amarração dos perfis horizontal e vertical e na outra extremidade são fixadas na parede. O excesso e as partes salientes dos suportes após a fixação podem ser cortadas com uma tesoura especial.
Estruturas sem moldura
Por ter um apartamento pequeno, nem todos podem se dar ao luxo de instalar uma moldura volumosa para decoração de parede com drywall, que consome muito espaço útil para móveis. Os tectos baixos também não implicam a instalação de uma moldura, uma vez que é simplesmente inadequado aparafusar o lustre a um nível onde possa ser atingido pela cabeça. Para tais casos, a instalação em drywall sem moldura é apenas adequada, quando a folha é fixada diretamente na parede ou em um substrato fino.
Existem várias maneiras de fixar diretamente a estrutura de gesso cartonado às paredes e ao teto, dependendo do tipo de adesivo que está dentro - entre a parede e a folha.
A forma mais popular é, na verdade, colar folhas com cola de construção. É vendido na forma de mistura seca, que é cultivada imediatamente antes da instalação. A cola endurece com rapidez suficiente, portanto, antes de diluir a composição, é necessário preparar todas as ferramentas necessárias - um bastão mexedor ou um acessório especial para uma furadeira, além de um recipiente descartável.
Dependendo do grau de irregularidade da parede, o adesivo é aplicado por meio de diferentes tecnologias. Por exemplo, se a superfície for praticamente lisa ou houver pequenos recortes de até 10 mm, a cola pode ser aplicada como em uma placa de aplique normal. Primeiro, você precisa untá-lo com uma tira fina ao longo do perímetro da folha e, em seguida, pontualmente no centro, fazer várias aplicações circulares.Quando a rugosidade da parede é visível a olho nu, ou seja, em um volume de cerca de 20 mm, a cola é aplicada pontualmente em todo o perímetro com uma camada espessa em forma de semicírculos.
Se a parede da sala tiver buracos abertos ou destruídos, é melhor pré-selá-los com inserções de pedaços cortados da mesma parede de gesso e, em seguida, montar a folha principal. Quando grandes irregularidades são encontradas mais de uma vez, mas são distribuídas por toda a superfície, então vale a pena prender tiras inteiras umas sob as outras a partir de um corte sobressalente do tamanho de um buraco médio e uma distância entre as tiras de 20-30 cm como um substrato.
O segundo método mais popular é o acabamento com espuma de poliuretano. Esta opção é mais adequada para paredes de madeira, pois há menos chance de inchaço da madeira quando as duas entram em contato, principalmente se a espuma tiver um baixo coeficiente de expansão.
Com qualquer método de instalação sem moldura de drywall, o algoritmo de ações é o seguinte.
- Prepare as paredes, ou seja, limpe as camadas anteriores de tinta ou gesso, embeba com uma base especial, de preferência à base de água.
- Depois de medir cuidadosamente a sala, corte as folhas de drywall do tamanho necessário e numere-as. Assim como as paredes, a placa de gesso deve ser impregnada com um primer e deixada secar.
- Após 1-2 horas, aplique espuma ou cola em ambas as superfícies, aplicando cuidadosamente junta a junta nas outras partes. Tendo pressionado as folhas contra a parede, é necessário mantê-las neste estado até que a cola seque. É melhor realizar tal operação em pelo menos quatro mãos, ou por segurança, além de colar, fixar as peças nas bordas com parafusos auto-roscantes.
- Após o endurecimento, pedaços de espuma ou cola salientes nos cantos podem ser cortados com uma faca especial e a superfície nas áreas de juntas e irregularidades pode ser lixada.
Montagem
Para embainhar as paredes com drywall com suas próprias mãos, você não precisa de tantas habilidades e ferramentas - parafusos auto-roscantes, perfis de rack e uma chave de fenda do conjunto principal. As folhas pré-preparadas devem ser cortadas no tamanho da sala para que, idealmente, toda a parede do chão ao teto possa ser coberta com uma única peça, sem juntas no meio. É melhor trabalhar com um parceiro para que você possa segurar totalmente uma folha de vários metros de comprimento. Durante o revestimento de aberturas de portas e janelas, é mais conveniente quando uma pessoa pressiona uma folha de drywall no orifício desejado e a segunda desenha os contornos da janela ou porta, para então cortar tudo ao longo da linha.
O processo simples de instalação de placas de gesso ocorre em vários estágios.
- Ao instalar o revestimento de gesso cartonado, a primeira folha é colocada claramente no canto da sala, pressionando as bordas contra a parede oposta, piso e teto, respectivamente. Se o primeiro for o acabamento da parede com janela ou porta, então a folha desejada, como nos espaçadores, é pressionada contra os cantos desse espaço.
- Alinhando a folha com os detalhes da moldura e pressionando firmemente contra ela, primeiro você precisa aparafusar a superfície ao perfil vertical com parafusos auto-roscantes. Ao mesmo tempo, a chave de fenda não deve ser ajustada para o modo mais potente, para que o parafuso, quando aparafusado, não danifique uma parede de gesso suficientemente fina. É melhor se a tampa não for inferior a 1 mm de reentrância na superfície da folha. A distância entre os elementos a serem aparafusados deve ser de aproximadamente 20 cm - esta é a folga ideal para uma largura de folha padrão de 120 cm.
- Depois de certificar-se de que a folha foi bem colocada nos seios da face e de se agarrar de forma independente aos perfis verticais do rack, da mesma forma, você precisa prender a drywall nos jumpers horizontais com parafusos auto-roscantes.
- A segunda e todas as folhas subsequentes devem ser firmemente pressionadas contra as vizinhas e orientadas na estrita posição horizontal de sua disposição, também com base na comparação visual com as placas já instaladas, e não apenas ao longo do fio de prumo.
- Janelas e portas devem ser revestidas de acordo com o mesmo algoritmo das paredes comuns, mas de acordo com formas pré-calibradas e recortadas.É possível e até necessário costurar taludes de portas no último momento, visto que este já é considerado um fino acabamento decorativo.
- E agora as placas GKL estão instaladas, mas isso não significa que o reparo acabou. Afinal, ainda é preciso terminar todas as irregularidades e juntas, bem como os locais aparafusando os parafusos auto-roscantes, com massa, de preferência com a adição de uma malha de fibra de vidro reforçada. Este know-how permitirá que você evite divergir de tremores e outras vibrações das articulações. A tela também ajudará a evitar que a parede inche por dentro com uma queda brusca de temperatura. Depois de aplicar a primeira camada de massa, para maior confiabilidade, é melhor alisá-la com uma lixa e aplicar novamente após a secagem.
- Se não só a beleza externa das paredes é importante, mas também o seu isolamento, então um material de isolamento especial deve ser colocado nas aberturas da moldura antes de colocar a parede de gesso. Na maioria das vezes, é usada lã mineral ou lã de vidro - afinal, esses materiais são bons para isolamento acústico. Em instalações especializadas, como estúdios de gravação ou salas de dança, para isolamento acústico total, são adquiridos materiais sintéticos especiais - almofadas, e eles são fixados como um isolamento normal.
- Após a aplicação da segunda camada de gesso, é necessário alisar novamente a superfície com lixa, e então pode-se proceder à decoração externa em forma de instalações de azulejos, mosaicos, papel de parede, pinturas e quaisquer outros elementos.
Terminando o trabalho
A etapa final da instalação da placa de gesso é o acabamento final. Mas antes de colar papel de parede ou aplicar gesso decorativo, é necessário preparar uma placa de gesso.
Para começar, use uma lixa várias vezes, como se fosse sobre uma superfície lisa., e com maior controle nas juntas das placas, rugosidade, soldagem de parafusos auto-roscantes ou excesso de cola saindo da superfície. Em seguida, é necessário aplicar uma camada de primer com funções repelente de umidade e antifúngica e deixar essa mistura secar e absorver por pelo menos um dia.
Para colar papel de parede, é aplicada cola e as juntas das folhas individuais do papel de parede são pré-marcadas. Se o exterior for acabado com gesso decorativo, então, via de regra, já contém adesivos em sua composição, não sendo necessário acrescentar nada.
Se você deseja pintar apenas drywall sem aplicar elementos de acabamento adicionais, é melhor aplicar essa tinta em várias etapas, deixando cada camada secar por pelo menos 5-6 horas.
dicas e truques
Não é difícil montar de forma independente uma parede ou teto feito de gesso cartonado, mas para não pagar a mais em vão e ao mesmo tempo escolher o material certo de qualidade para sua casa, há uma série de recomendações.
- Para instalações residenciais e constantemente aquecidas, uma chapa GKL comum é adequada - suas características são suficientes para durar o suficiente. O nível de compatibilidade com o meio ambiente e baixa toxicidade torna possível montá-lo até mesmo em um viveiro.
- Para ambientes com alta umidade e tendência à formação de fungos, como banheiro ou cozinha, é melhor usar drywall resistente à umidade, embora seja mais caro do que o normal.
- Se uma casa particular tem sua própria sala de caldeira ou sala de caldeira, então nesse lugar é melhor trabalhar com drywall resistente ao fogo e não ter medo das mudanças de temperatura.
- Onde você pode gastar muito em um lençol GKLVO universal é para o sótão. Se for uma sala semiaberta ou fracamente envidraçada, haverá quedas de temperatura, alta umidade e fungos. Além disso, qualquer instalador irá aconselhá-lo a colocar uma boa camada de isolamento mineral aqui.
- Quando a área da divisão permitir pelo menos um pouco, é preferível utilizar o método de caixilharia de acabamento em gesso cartonado em todo o lado, visto ser esta a única opção em que a posterior desmontagem das telhas ocorrerá com o mínimo de danos.
Vantagens e desvantagens
O papelão de gesso como material de acabamento tem uma série de vantagens indiscutíveis:
- Preço baixo em comparação com materiais de revestimento naturais.Assim, em lojas de ferragens, uma folha de placa de gesso custa de várias centenas de rublos a vários milhares, dependendo de sua finalidade funcional.
- Este material é fácil de instalar, não requer treinamento especial do mestre e ferramentas complexas. Leva apenas 2 pessoas para terminar uma sala de 20-30 metros quadrados em um dia.
- A superfície lisa do drywall é adequada para acabamento posterior com quase qualquer decoração, seja papel de parede, gesso ou tinta.
As desvantagens incluem o seguinte:
- A capacidade do drywall de ocupar espaço em salas pequenas devido ao quadro que se projeta da parede.
- Na instalação sem moldura, em caso de alagamento ou outros motivos pelos quais seja necessário desmontar as telhas, deverão ser arrancadas pela raiz sem possibilidade de restauro.
- Fragilidade relativa do drywall ao cortar e montar em parafusos auto-roscantes. Mas ao modelar peças individuais, sua capacidade de assumir diferentes formas e dobrar pode ser atribuída, em vez disso, às vantagens.
Cada um escolhe o material de acabamento para a reforma de acordo com seus gostos, habilidades e carteira. No entanto, o drywall pode ser considerado uma opção versátil com a maioria dos benefícios a um custo muito modesto.
Para mais algumas dicas de instalação de drywall, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.