A escolha de acessórios para drywall
A placa de gesso é um material de acabamento versátil, utilizado para dar acabamento e criar uma variedade de estruturas arquitetônicas, como isolamento acústico adicional. Mas, para sua instalação, é necessário todo um arsenal de componentes especiais, diversos em sua finalidade. Para selecionar corretamente todas as peças necessárias, você precisa ter uma ideia de suas funções e características principais.
Detalhes necessários para a instalação da placa de gesso
Se o trabalho proposto não se limitar a um simples revestimento com o auxílio de placas de gesso cartonado, será necessário criar uma moldura na qual será fixado o material, pois tem um peso significativo. Essa caixa é montada usando perfis de tamanhos diferentes, conectados por prendedores.
Principais componentes para placa de gesso:
- perfis de placa de gesso;
- conectar elementos de metal;
- fechos.
Deve-se notar imediatamente que todos os componentes devem ser resistentes e de qualidade decente, a fim de garantir a durabilidade e confiabilidade da estrutura. Ao mesmo tempo, vale a pena prestar atenção ao peso dos produtos para não criar estresse desnecessário.
Uma estrutura forte é a base para o trabalho posterior, portanto, os artesãos profissionais recomendam não economizar na espessura dos perfis de rack.
Como regra, os componentes têm dimensões padrão de fábrica, mas em alguns casos é possível comprar sob um pedido individual.
Perfis de drywall
Para trabalhar com drywall, na maioria dos casos, são utilizados perfis metálicos de aço galvanizado, que diferem em sua carga funcional. Eles são laminados a frio e equipados com reforços longitudinais para maior resistência. O comprimento padrão do perfil é de 3000 mm, embora na prática peças de outros tamanhos também sejam produzidas - de 2700 a 6000 mm.
Os produtos são classificados em vários tipos:
- O perfil da cremalheira é realizado em canal com secção em U e prateleiras curvas. Este é o elemento principal da moldura - é usado como um poste vertical. Ranhuras especiais na parte posterior garantem a conexão das placas de drywall. As ranhuras nas laterais são necessárias para os parafusos. A profundidade usual é de 50 mm com largura de 50 a 100 mm.
- O perfil de guia tem uma forma de U e serve como base para guiar o produto de rack. Tem a mesma largura que tem, mas difere na altura - 40 mm. Os elementos são montados em pares.
- Os detalhes do teto são usados para o revestimento de tetos de um nível e vários níveis. Em sua forma, eles são semelhantes aos componentes de montagem em rack, têm as mesmas nervuras de reforço e prateleiras curvas. Na verdade, este material é frequentemente usado para revestimento de paredes de gesso cartonado. Eles têm 60 mm de largura e 27 mm de profundidade.
- Emparelhado com um teto, um perfil de guia de teto com uma largura de 27 mm e uma profundidade de 28 mm é freqüentemente usado.
- As peças de canto são necessárias para dar resistência aos cantos externos e internos para evitar deformação.
Os perfis são utilizados para a decoração de paredes, bem como para a construção de divisórias. Neste último caso, ao escolher um perfil, é importante levar em consideração a altura da estrutura. Quanto maior for, mais largo e mais espesso deve ser o metal. Se necessário, esses produtos podem ser encurtados com uma roda de corte, esmeril ou tesoura especial.
Fixadores de quadro adicionais
Para encaixar firmemente as guias e os componentes do rack, são necessários elementos auxiliares.
Para esses fins, são usados prendedores de conexão, que têm direções perpendiculares entre si. São necessários parafusos auto-roscantes para instalá-lo. O conector longitudinal é usado para estender perfis. Esses elementos são necessários ao criar tetos falsos e outras estruturas.
Um lugar especial na instalação da placa de gesso é ocupado pelo “caranguejo” - este é um componente de conexão feito de metal galvanizado, que tem forma cruciforme com pernas dobradas, que permitem a fixação da peça ao perfil. Pernas adicionais têm orifícios para fixação com parafusos auto-roscantes. O conector pode ser fixado à superfície e através do gancho, graças aos orifícios auxiliares nas laterais e no centro. Essa peça é capaz de suportar uma carga de 20 kg ou mais.
"Caranguejos" são:
- Nível único - projetado funcionalmente para conectar perfis em um plano com uma grande área de sala, quando o comprimento dos produtos claramente não é suficiente. Na maioria das vezes, eles são usados para estender os segmentos de suporte na estrutura do teto, localizados perpendicularmente uns aos outros. Sua espessura não é superior a 0,06 mm. Em cargas elevadas, há uma sensação de fixação adicional com parafusos autoatarraxantes.
- Produtos de dois níveis - consertar componentes verticais que estão em ângulos retos em diferentes níveis. A fixação frente e verso garante a resistência da estrutura.
Além disso, uma suspensão direta é usada para conectar o drywall com o revestimento do teto. É uma placa metálica com cortes e perfurações especiais. Um lado da peça é fixado ao teto, o outro fixa o perfil a uma determinada altura. Ele é capaz de suportar uma carga de até 40 kg. A suspensão da âncora desempenha uma função semelhante quando o comprimento de um elemento reto não é suficiente. Pode suportar no máximo 25 kg de peso por metro quadrado. m.
Fechos
Todos os tipos de perfis metálicos e elementos de conexão requerem fixação adicional para estabilidade e resistência.
Ao instalar placas de drywall, os seguintes são usados principalmente:
- Parafusos auto-roscantes - essas peças são relevantes para conectar drywall a superfícies de metal. Em casos diferentes, faz sentido usar produtos de perfuração ou perfuração (tipo LB e LN). Eles podem ser substituídos por uma peça com uma arruela de pressão, que tem uma cabeça menos massiva. Se for fornecida uma camada de placa de gesso, então os fechos com um comprimento de 25 mm são adequados, com um número maior de camadas - 40 mm.
- Uma âncora de cunha é necessária para cabides, é a melhor solução ao criar um revestimento de teto. Esses fechos seguram o peso com firmeza e são resistentes à corrosão.
- O prego destina-se à fixação em bases de tijolo, concreto e pedra. Para realizar uma fixação de alta qualidade, é utilizada uma broca, após a qual o cartucho é inserido e martelado manualmente com um martelo.
No revestimento das paredes, geralmente utilizam-se buchas de polímero de polipropileno ou náilon; para a construção de tetos, são utilizadas peças de metal que proporcionam maior resistência.
Dicas úteis
Para que a estrutura da placa de gesso funcione por muito tempo, algumas nuances devem ser levadas em consideração:
- na escolha de um perfil, características como comprimento e largura são importantes, pois disso depende a instalação rápida e fácil;
- peças de metal finas podem não suportar o peso da estrutura, portanto, para operação de longo prazo, um cálculo preciso da largura dos produtos é necessário;
- você não pode comprar materiais mesmo com os menores vestígios de ferrugem, é melhor escolher o aço galvanizado;
- para a instalação de gesso cartonado, não é aconselhável comprar pregos de construção, pois danificam o drywall;
- você deve prestar atenção ao entalhe - deve ser claro e pronunciado;
- rebarbas, ponta romba de fixadores, flacidez em tampões de buchas - esses são defeitos e sinais de produtos de baixa qualidade.
Conhecendo esses recursos, você pode evitar decepções durante o trabalho. Não custa nada perguntar sobre o certificado de qualidade - esta será uma garantia adicional da qualidade dos componentes e irá assegurar a melhoria bem sucedida das instalações.
Para informações sobre qual perfil escolher para drywall, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.