Como rebocar drywall com suas próprias mãos?
Hoje, a placa de gesso é usada para resolver muitos problemas na decoração de instalações. Com sua ajuda, tetos e paredes são alinhados, assim como divisórias ou outras cercas semelhantes são formadas. Este material já é produzido inicialmente com uma superfície plana. Mas para seu melhor preparo, os especialistas recomendam o reboco de drywall. Desta forma, podem ser obtidas superfícies perfeitamente planas que são adequadas para todos os tipos de acabamentos.
Quando é feito o enchimento?
O uso de placas de drywall nem sempre permite que você obtenha uma base de alta qualidade. Esses problemas são resolvidos com o auxílio de misturas especiais que são aplicadas tanto nas juntas quanto em todo o plano do material.
Os especialistas recomendam o uso de massa em vários casos:
- Pintar a parede ou o teto. Caso contrário, serão notadas gotas significativas nas paredes, que a tinta não consegue nivelar.
- Aplicação de rebocos decorativos. Com a ajuda de soluções de acabamento, a adesão com tais compostos é aumentada.
- Alinhamento visual das diferenças que podem afetar a instalação dos materiais de acabamento. Freqüentemente, o gesso é aplicado sob o papel de parede.
O gesso deve ser aplicado apenas em paredes de gesso cartonado resistentes à umidade, pois são capazes de suportar alta umidade. Quando as misturas convencionais são usadas para tais fins, o resultado pode ser imprevisível.
Nós selecionamos uma solução
A qualidade do revestimento do drywall e a vida útil de tal superfície dependem da composição que será aplicada a ela.
O mercado moderno oferece vários tipos de gesso:
- Misturas de gesso. Os produtos são perfeitos para placas de gesso, pois são tecnicamente a mesma substância. A desvantagem dessas soluções é a rápida absorção de umidade. Portanto, será correto aplicar gesso apenas em ambientes secos, onde não haja grande queda de umidade.
- Compostos de cimento. Este tipo de argamassa pode suportar bem a alta umidade. Portanto, com a ajuda deles, você também pode proteger as folhas de drywall da água. Eles podem ser usados em quase qualquer sala.
- Emplastros poliméricos. Eles apareceram há relativamente pouco tempo. Eles podem incluir gesso e cimento. Mas para alterar as propriedades físicas básicas, vários tipos de polímeros são adicionados lá. Portanto, essas misturas resistem perfeitamente a alta umidade. Eles são versáteis e adequados para muitas tarefas. A única desvantagem dos emplastros de polímero é seu alto custo.
Se você é um iniciante e decide fazer o reboco com as próprias mãos, os especialistas recomendam dar preferência às soluções universais. Eles são muito mais fáceis de aplicar, proporcionando uma superfície uniforme com o mínimo de manchas.
Abastecendo-se de ferramentas
O trabalho com chapas e misturas é realizado com vários dispositivos auxiliares. Com a ajuda deles, você pode agilizar o processo, além de obter uma superfície de alta qualidade.
Para o gesso, você precisará de vários itens:
- Perfurador e bico para mistura de argamassa. Se a área for pequena, essas operações podem ser realizadas manualmente.
- Chave de fenda e vários acessórios de diferentes tamanhos.
- Espátulas. Você precisará de ferramentas de tamanhos diferentes. É importante que a extremidade da espátula esteja reta.
- Malha de reforço. Alguns especialistas usam papel especial para isso.
- Lixa fina.Você pode adquirir vários tipos de gesso, pois isso permitirá que você processe o gesso com maior precisão.
Operações preparatórias
Antes de aplicar a camada principal de gesso, a superfície da placa de gesso deve ser nivelada.
Esses trabalhos são bastante simples e envolvem a implementação das seguintes operações:
- Em primeiro lugar, visualmente e por toque, verificam se as tampas dos parafusos sobressaem da superfície da folha. Nesse caso, é aconselhável afogá-los um pouco abaixo desse nível. Para isso, basta aparafusar um pouco mais o parafuso auto-roscante com uma chave de fenda. Não use uma chave de fenda, pois você pode simplesmente fazer furos no material ou enfiar os fixadores muito fundo.
- Preste atenção nas articulações. Deve haver uma vantagem nesses lugares. Na maioria dos casos, está presente, pois os fabricantes o equiparam com chapas. Mas se estiver ausente, você precisará cortar cuidadosamente as pontas do drywall em um ângulo de 45 graus usando uma faca de escritório.
- Primer. O processamento do drywall é realizado com soluções especiais que podem fortalecer sua estrutura. Porém, é indesejável o uso de misturas à base de alquídicos, uma vez que esses componentes corroem rapidamente o papel. Você pode encontrar os produtos certos em lojas especializadas.
- Selagem de irregularidades e juntas. Inicialmente, cada orifício sob o parafuso autorroscante é preenchido com massa. Aplicar com uma espátula estreita em cruz. É importante não formar um tubérculo projetando-se acima da superfície principal. Antes de preencher as juntas, uma tela especial é fixada em sua superfície. Depois disso, é fixado com uma solução líquida. Aqui também é realizado o nivelamento máximo da superfície.
- Se um teto ou arco de vários níveis for formado de drywall, será necessário reforçá-lo com cantos especiais. Observe que eles podem ser externos ou internos. São fixados com parafusos auto-roscantes ou a mesma solução. Em seguida, de forma semelhante, preencha todas as lacunas técnicas com a mistura pronta.
Quando o trabalho preparatório estiver concluído, você deve deixar a superfície sozinha por um dia. Durante este tempo, a composição secará completamente e poderá ser adicionalmente aparada com lixa. Depois disso, toda a superfície é coberta com primers. Você pode aplicar um primer para drywall uma vez depois que todas as juntas e danos tiverem sido completamente compactados.
Algoritmo de trabalho
A tecnologia para aplicar a solução é relativamente simples, mas requer o cumprimento de algumas regras simples:
- Uma pequena quantidade da mistura deve ser cozida, pois endurece rapidamente. Isso é importante se você não tiver experiência e não conseguir aplicar rapidamente a argamassa em drywall.
- O reboco começa sempre pelos cantos, aproximando-se gradualmente do centro da parede ou do teto.
- A espessura da camada aplicada não deve exceder 5 mm. Se você cobrir imediatamente a folha com uma camada espessa de gesso, isso levará a um rápido rachamento do material ao secar.
- Não coloque muita pressão na espátula durante o trabalho. Isso não produzirá uma camada uniforme.
- Cada nova peça é aplicada com um leve cordão sobre o gesso previamente fixado. Assim, obtém-se uma espécie de curativo que possibilita a obtenção de uma camada inteira.
- Uma espátula com gesso é conduzida em um ângulo de não mais de 15 graus. Se este valor for aumentado, nem sempre é possível obter uma superfície uniforme após a primeira aplicação.
- Preste atenção às diferenças de altura ao encher. Você não deve tentar nivelá-los com várias camadas. É melhor deixá-los secar e, em seguida, aplicar uma nova porção fina da composição.
- O reboco deve ser feito em vários ciclos. Após cada operação, é necessário aguardar pelo menos um dia para que a composição seque.
- A etapa final é nivelar o gesso. Para fazer isso, use vários tipos de papel de gesso. Ao mesmo tempo, é importante obter uma superfície perfeitamente plana com um número mínimo de gotas. Você pode otimizar este trabalho com um flutuador de tinta especial.Certifique-se de usar equipamento de proteção individual (óculos, luvas e respirador) para isso.
Trabalhar com drywall, ou melhor, reboco, é uma operação simples que requer apenas tempo e paciência. Para obter uma superfície perfeitamente plana, deve-se utilizar materiais de alta qualidade e seguir as recomendações de especialistas, todas as operações devem ser realizadas com cuidado, de acordo com a tecnologia.
Para saber como engessar drywall com suas próprias mãos, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.