Como cortar drywall?
Cada um de nós fez reparos em algum momento de nossas vidas. E muitos fazem isso a cada dois anos. Para isolar nossa casa ou criar belas figuras no teto, no banheiro ou em qualquer outro cômodo, costumamos usar um material como o drywall. E muitos dos que preferem fazer reparos com as próprias mãos se perguntam se é possível cortar drywall por conta própria em casa e como isso é difícil.
Na maioria das vezes, os proprietários recorrem à ajuda de estranhos (especialistas), ao mesmo tempo que gastam muito dinheiro. Este artigo o ajudará a lidar com esse processo sozinho, não perca tempo procurando especialistas e o ajudará a obter exatamente o resultado que deseja.
Peculiaridades
Drywall é um material relativamente novo usado em construção. Ganhou grande popularidade devido à sua inofensividade, versatilidade e bom isolamento acústico. O próprio GKL, como o nome indica, consiste em duas folhas de papelão grosso e gesso, colocadas entre elas. A largura padrão de uma folha é cento e vinte centímetros. Como o drywall é grande, é necessário recorrer ao corte durante as obras.
Para cortar em drywall, precisamos de uma fita métrica para obter as dimensões desejadas (uma régua também pode ser usada), um lápis, uma caneta (ou qualquer outra ferramenta semelhante) com a qual aplicaremos as formas que precisamos em uma folha, um ferramenta para o corte em si (serra, retificadora, serra de vaivém, cortador), um plano de desbaste (para processar bordas após o corte), uma serra (pode ser circular ou circular) ou uma broca com uma coroa. O corte do drywall, embora não apresente dificuldades, mas sua serragem incorreta leva a um grande desperdício de material e, consequentemente, a um desperdício desnecessário de dinheiro.
A incisão do GKLV não é um trabalho demorado, qualquer iniciante, com a devida vontade, pode fazer a incisão sozinho, sem recorrer ao auxílio de profissionais.
Um breve processo para cortar drywall é o seguinte. Primeiro, o drywall é cortado, após o rompimento. Além disso, a composição simples do drywall é fácil de perfurar, o que é necessário para fazer vários orifícios.
Este tipo de material é dividido em vários tipos, dependendo das funções dotadas:
- resistente a humidade;
- padrão;
- resistente ao fogo;
- acústico;
- maior força.
O drywall resistente à umidade é necessário quando usado em salas com uma quantidade maior de vapores no ar. O drywall resistente ao fogo é usado onde houver lareiras e perto de chamas abertas.
Inicialmente, o drywall era usado apenas para nivelar superfícies.
Existem três tipos de folha padrão:
- 3000x1200 mm;
- 2500x1200 mm;
- 2000x1200 mm.
Dependendo do tipo de drywall, sua espessura também difere, o que afeta a complexidade do corte.
O drywall do teto tem uma espessura de 9,5 milímetros, parede - 12,5 milímetros, arqueada - 6,5 milímetros.
Considere alguns recursos ao cortar drywall:
- É necessário colocar a chapa de drywall sobre uma superfície plana e estável, pois é muito flexível.
- Se a chapa de drywall for grande, o corte deve ser feito gradualmente.
- Antes de colocar a folha na superfície de trabalho, certifique-se de que esteja seca. Uma folha molhada ficará inutilizável.
- Recomenda-se cortar pelo lado que ficará encostado à parede. Isso permitirá posteriormente ocultar possíveis defeitos formados durante o corte.
- Proteja os olhos e órgãos respiratórios com equipamento de proteção individual.
Uma serra circular não deve ser usada ao cortar drywall, devido à sua capacidade de gerar uma grande quantidade de poeira prejudicial.
O que é melhor cortar?
O corte de drywall é feito por vários tipos de ferramentas, algumas delas são:
- faca de montagem;
- serra;
- Uma serra elétrica é uma ferramenta manual que corta vários tipos de materiais usando o movimento alternativo da lâmina de serra.
Vamos considerar cada um deles separadamente.
Faca de montagem
Neste método, precisamos de uma furadeira e, na verdade, uma faca de montagem.
Para cortar drywall com uma faca de montagem, é necessário medir o tamanho necessário de drywall em comprimento ou largura. Também precisamos de uma régua de metal. Nós o aplicamos à linha de corte. Em seguida, é feito um corte desse material. O processo em si é bastante simples, não leva muito tempo. Uma borda desleixada deixada após um corte pode ser corrigida com uma plaina. É recomendado quando o drywall é quebrado na mesa de forma que a borda se projete um ou dois centímetros e, ao cortar no chão, coloque qualquer objeto que pareça um bloco sob ele.
Ao cortar o drywall por uma pessoa, uma maneira bastante conveniente é cortar uma parte de um lado, após o qual o drywall é gentilmente virado para o outro lado e continua a cortar do outro lado. Este método permite, se necessário, cortar tiras finas de drywall com danos mínimos.
Serrote
Esta ferramenta só nos permitirá recortar pequenas formas como círculo, quadrado, retângulo, losango e outros. Para obter os melhores resultados, é recomendado o uso de uma serra de lâmina fina.
Desenhamos as formas de que necessitamos e do tamanho adequado, após o que, com uma broca, fazemos um furo correspondente ao tamanho da lâmina da nossa serra. Em seguida, cortamos as formas de que precisamos. Assim como no método anterior, você pode usar um plano ou um arquivo para obter arestas perfeitas se suas peças forem muito pequenas. Recomenda-se o uso de serra para metal, mas se não estiver disponível, é possível usar serra para madeira.
Este processo pode ser descrito com mais detalhes a seguir. A folha de drywall é colocada em uma superfície plana (você pode usar uma pilha de folhas de drywall). Em seguida, são feitas as medidas necessárias e as dimensões aplicadas com um lápis (ou qualquer outro objeto) na folha. As marcas são feitas em ambos os lados da folha, começando na borda da folha. Em seguida, eles são conectados entre si, formando a linha ou figura desejada. Em alguns casos, um fio de marcação é usado. As linhas são marcadas em ambos os lados da parede de gesso.
A próxima etapa é cortar diretamente o drywall. O comprimento da lâmina de nossa ferramenta não deve exceder a espessura da folha. Uma folha é cortada com uma faca (de preferência várias vezes para obter o melhor efeito), a folha é virada para o outro lado. Em seguida, bata na linha de corte várias vezes e corte o resto da parede de gesso com a mesma faca.
Serra de vaivém
Cortar com uma serra elétrica é o mais rápido de todos, mas também muito caro. Seu preço varia de 1.500 a 10.000 rublos. O preço depende da qualidade do produto fornecido. Mas os custos são absolutamente justificados. Ao usá-lo, nossas capacidades são amplamente expandidas. Torna-se possível cortar linhas e formas de vários formatos, inclusive curvas, e a quantidade de resíduos é significativamente reduzida.Ao trabalhar com um quebra-cabeças, você deve observar as precauções de segurança. E antes de iniciar o trabalho, verifique a integridade dos fios e a facilidade de manutenção da ferramenta.
Para obter o efeito desejado, aplicamos as formas ou padrões corretos em uma folha de placa de gesso. Em seguida, o colocamos em dois bancos (ou qualquer outro suporte) colocados em ambos os lados do lençol. Em seguida, com a ajuda de um quebra-cabeças, recortamos as figuras que aplicamos.
Ao fazer furos redondos, é recomendável desenhá-los com um compasso e, ao cortar, fazer um furo dentro do círculo. As bordas após o corte do drywall precisam de processamento mínimo, o que também nos economiza tempo e esforço, sendo uma vantagem significativa.
Durante o corte, não é recomendável ficar muito tempo parado no mesmo lugar, e também pressionar a chapa, com muita força, para evitar quebra do quebra-cabeça e da chapa. É necessário processar cuidadosamente as bordas da placa de gesso antes de pendurar, por exemplo, um holofote ou uma tomada.
Sutilezas do processo
Ao cortar drywall, é comum seguir algumas regras, como:
- colocar a folha em uma superfície plana e estável;
- a superfície deve estar seca e livre de resíduos em excesso;
- utilizar equipamentos de proteção individual para os olhos e órgãos respiratórios, pois ao cortar ficam grandes quantidades de pequenos entulhos e poeira.
Recomenda-se cortar uma folha grande em etapas.
Ao cortar um perfil, vários tipos de ferramentas são usados:
- Serrote. Este tipo de ferramenta, seja estreita ou larga, possui uma grande flexibilidade da lâmina de corte, o que permite que ela se desvie de uma determinada direção. Isso reduz a qualidade do trabalho e também aumenta o tempo gasto no corte.
- Búlgaro. A ferramenta é uma das melhores na execução de obras, inclusive no corte de drywall.
- Tesoura de metal
- Jigsaw.
Além disso, em nossa vida não estão excluídos os momentos em que é necessário fazer um corte em uma folha de drywall já instalada para um abajur, pinturas ou qualquer outra coisa. Também existe uma maneira para este caso.
Primeiro, você precisa se certificar de que a parede de gesso está bem fixada, após o que os pequenos orifícios de que precisamos são cuidadosamente cortados com uma serra de vaivém, uma broca com um bico ou uma furadeira elétrica. Recomenda-se fazer grandes furos com uma faca de acordo com as marcações. Se houver bordas irregulares, elas podem ser removidas com lixa ou serra.
Existem várias nuances ao cortar círculos. A maneira mais simples de cortar um círculo em drywall é aplicar o tamanho desejado à folha, em seguida, cortar cuidadosamente em um círculo com uma lâmina e bater o miolo com um martelo (com pouco esforço com qualquer objeto semelhante). Existe também a maneira mais simples que economiza tempo e esforço - usando uma broca com um bico cilíndrico especial. Esse tipo de acessório geralmente é usado ao cortar uma porta de um mecanismo de trava.
Existe também o chamado corte frente e verso, que é realizado quando vários obstáculos aparecem no caminho da folha, seja uma porta, uma abertura, uma trave ou quaisquer outros. Quando surge tal situação, você deve fazer um corte (ou corte) do lado direito e do formato desejado. Essa manipulação é bastante simples, mas requer concentração, precisão e atenção. Um lado da folha deve ser cortado com uma serra e o outro lado cuidadosamente aparado com uma faca. Depois de terminar o trabalho, faça uma quebra e processe a aresta com um plano.
Ao cortar drywall, ele se dobra. É aconselhável fazer isso com cuidado, sem danificar a folha. Existem três maneiras possíveis de dobrar o drywall. A maneira mais fácil é prender a peça de trabalho desejada ao perfil e fixá-la na posição desejada com parafusos auto-roscantes. Este método é usado para folhas pequenas de 20-30 centímetros de tamanho e um tamanho de arco pequeno.
Um método mais complexo e segundo em uma linha (para drywall) é fazer cortes transversais na drywall. Eles são feitos do lado de fora do arco. A profundidade do corte normalmente não deve exceder quatro a cinco milímetros da espessura do painel.
Também falaremos sobre dobrar o lençol para o arco da porta. O método tem o nome implícito de "molhado". Em primeiro lugar, as dimensões exigidas do arco são medidas e aplicadas à folha. Em seguida, a folha é cortada e perfurações cegas são feitas nela usando um rolo de agulhas. Na ausência de um rolo de agulhas, um furador convencional pode ser usado. Com rolo, esponja, pano ou qualquer outro pano, o lado perfurado é umedecido com água para que o outro lado fique seco. Após 15-20 minutos, uma folha de drywall é colocada no modelo com o lado úmido. Em seguida, dê ao nosso painel uma forma de arco com cuidado. As bordas são fixadas com parafusos auto-roscantes ou grampos. Partimos por um dia. Em seguida, a folha pode ser usada para instalação.
dicas e truques
Ao usar qualquer um dos métodos apresentados (se o corte for feito em duas cadeiras), a chapa de drywall não deve ser dobrada em nenhum caso.
Caso contrário, a integridade será comprometida e o drywall pode rachar. Essa folha será inadequada para corte. O que levará a custos financeiros adicionais.
Exemplos e opções de sucesso
O mais leve é o corte de drywall padrão. Seguindo nossas instruções, não será difícil lidar com isso.
O corte de formas exigirá mais habilidade de você.
Tendo estudado estes métodos de corte de drywall, você pode facilmente concluir este processo de construção de forma independente e sozinho, sem recorrer à ajuda de profissionais, o que economizará dinheiro, bem como ganhará experiência útil na execução de trabalhos de construção.
Como cortar drywall de maneira rápida e suave, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.