Como fixar drywall na parede?
Hoje, o drywall é legitimamente reconhecido como um dos materiais mais populares e exigidos. Isso se deve à sua acessibilidade e facilidade de uso inegável. É muitas vezes referido para nivelar o chão da casa. Hoje vamos falar sobre como você pode fixar drywall nas paredes, bem como conhecer todos os prós e contras desse material de acabamento comum.
O que é isso?
Antes de embarcar no estudo de um material de acabamento como o drywall, vale a pena descobrir o que é.
Drywall é um material de acabamento que consiste em duas camadas de papelão com gesso duro e cargas especiais no interior. É usado para uma ampla variedade de propósitos. Para vários trabalhos, as folhas são produzidas com espessuras diferentes. Os painéis de gesso cartonado podem ser colocados não apenas nas paredes, mas também no chão ou no teto. O principal é escolher os materiais da categoria apropriada.
Peculiaridades
Hoje, nas lojas de materiais de construção e acabamento, você encontra absolutamente qualquer produto para qualquer reparo. Para nivelar as paredes, os clientes recebem massas, estuques e outros compostos práticos de alta qualidade. No entanto, muitas pessoas escolhem o material "seco" para esses trabalhos - drywall.
Hoje, o problema de paredes irregulares é familiar para muitos. É enfrentado tanto por proprietários de casas particulares quanto por apartamentos na cidade. No entanto, é perfeitamente possível fazer os pisos até por conta própria, sem envolver uma equipe de finalistas.
Pisos irregulares são ruins não apenas porque parecem pouco apresentáveis, mas também porque muitos materiais de acabamento não podem ser aplicados neles. Isso inclui azulejos, a maioria dos tipos de tintas e papéis de parede. Com base em gotas e buracos, esses revestimentos não seguram de forma confiável e parecem muito desleixados. Muitos dos materiais de acabamento enfatizam irregularidades nas paredes.
Nesses casos, você não pode prescindir de uma parede de gesso perfeitamente plana e lisa. Após a instalação, as paredes adquirem um aspecto mais estético e arrumado. Além disso, as folhas deste material popular são extremamente fáceis de processar e podem ser revestidas com quase todas as telas e tintas.
As placas de gesso são fixadas à parede com uma estrutura especial de madeira ou metal. Também existe um método de instalação sem moldura, que os especialistas consideram mais complicado.
Ao escolher um ou outro método de instalação, deve-se ter em mente que é necessário trabalhar cuidadosamente com drywall. Isso se deve à sua fragilidade e possibilidade de desmoronamento. Se você acidentalmente danificar a parede de gesso, é improvável que seja possível restaurá-la à sua aparência original. É por isso que, para o fabrico de, por exemplo, estruturas em arco, o drywall normal não é adequado, uma vez que com ligeiras curvaturas irá simplesmente quebrar.
Outra qualidade distintiva de drywall é sua capacidade de multitarefa. É utilizado não só para o nivelamento de diferentes bases, mas também para a fabricação de interessantes tetos multinível, prateleiras com prateleiras, nichos e armários. Isso mais uma vez confirma a despretensão desse material e a facilidade de trabalhar com ele.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro material de acabamento, o drywall tem vantagens e desvantagens que você deve conhecer se decidir instalá-lo nas paredes de sua casa.
Primeiro, vamos dar uma olhada na lista de qualidades positivas das folhas de drywall:
- Eles se distinguem por uma superfície plana e lisa, por isso são escolhidos para o nivelamento de vários substratos.
- A vantagem do drywall é sua condutividade térmica. A sala onde as paredes são revestidas com este material será sempre quente e aconchegante.
- O drywall é reconhecido como um material ecologicamente correto. Não contém substâncias perigosas nem nocivas, pelo que pode ser utilizado com segurança mesmo na decoração de quartos infantis.
- As placas GKL são à prova de fogo e não suportam combustão.
- Outra vantagem significativa do drywall é sua permeabilidade ao vapor. Graças a essa qualidade, esse material não é suscetível à formação de mofo e bolor.
- Freqüentemente, os consumidores compram exatamente drywall, uma vez que tem um preço acessível e é usado para uma variedade de finalidades.
- Paredes de gesso cartonado podem ser complementadas com vários materiais de isolamento (muitas vezes eles preferem espuma e lã mineral).
- Trabalhar com drywall é bastante simples. Para fazer isso, você não precisa comprar ferramentas caras.
- Usando este material de acabamento, você pode dar vida a quaisquer ideias de design arrojadas. É por isso que drywall é usado por muitos designers em seus projetos.
- O drywall não requer manutenção cara e regular.
- Nenhum odor químico desagradável emana do GLA.
- Ele funciona perfeitamente. Para fazer isso, você pode usar quase qualquer material, de papel de parede de papel comum a azulejos.
- As placas de gesso cartonado podem ser instaladas em qualquer divisão. Pode ser não apenas uma sala de estar ou quarto seco, mas também um banheiro ou cozinha. Claro, para o último, é necessário selecionar telas resistentes à umidade.
- Graças às placas de gesso, você pode ocultar comunicações e fios pouco atraentes na sala.
- Com o método de fixação de drywall por moldura, as paredes ásperas não precisam ser preparadas por muito tempo e meticulosamente com a ajuda de compostos especiais. Basta tratá-los com antissépticos para evitar a multiplicação de microrganismos nocivos.
- Muitos consumidores compram drywall para conserto, pois pode ser usado imediatamente após a compra, permitindo que fiquem deitados por 2 a 3 dias sem necessidade de preparação adicional.
- Hoje, a escolha das chapas de drywall permite que você escolha a melhor opção para qualquer condição.
Como você pode ver, a lista de qualidades positivas do drywall é bastante impressionante.
No entanto, também tem seus pontos fracos:
- A placa de gesso não é recomendada para instalação em salas com altos níveis de umidade. Para tais condições, vale a pena escolher exclusivamente tipos de materiais resistentes à umidade. No entanto, de acordo com especialistas, mesmo esse drywall em condições úmidas começa a perder suas propriedades e se deteriorar.
- As placas de drywall podem começar a se desintegrar, especialmente sob cargas pesadas. É por isso que não é permitido pendurar objetos pesados como grandes relógios, pias penduradas no banheiro, luminárias, grandes pinturas e outros objetos de peso considerável em paredes de gesso. Caso contrário, essas coisas não ficarão em seus lugares por muito tempo e, então, simplesmente cairão e danificarão a parede de gesso.
- Você precisa trabalhar com o drywall com muito cuidado para não danificá-lo. Não dobre este material a menos que esteja arqueado.
- O drywall na moldura irá "ocupar" algum espaço na sala, então este método de instalação do material não é adequado para todas as áreas.
Quão significativas são as desvantagens listadas - cada consumidor deve decidir por si mesmo. Mas é importante notar que muitos problemas podem ser evitados se você escolher o material certo e seguir estritamente as instruções ao fixá-lo nas paredes.
Materiais e ferramentas
Se você decidir instalar o drywall de forma independente nas divisórias de sua casa, você deve estocar ferramentas e materiais.
No kit de ferramentas, você precisará de:
- faca especial para cortar folhas de drywall;
- cola especial (para método de montagem sem moldura);
- um nível de edifício, um fio de prumo, um cordão de marcação especial, uma fita métrica, uma régua longa (você pode usar uma regra), um lápis / marcador - você precisará dessas ferramentas para marcar as paredes e controlar corretamente a verticalidade de superfícies;
- martelos normais e de borracha;
- espátula (você pode usar uma espátula);
- um recipiente separado para misturar o adesivo;
- Chave de fenda;
- perfurador;
- parafusos auto-roscantes;
- cavilhas;
- parafusos;
- furadeira elétrica com batedeira;
- rolo de cabo longo;
- Escova macia;
- plano (necessário para cortar um chanfro);
- massa (para aplicar uma camada de acabamento depois de todo o trabalho).
Dos materiais de que você precisará:
- Chapas GKL (comuns, resistentes à umidade ou ao fogo - tudo depende da sala em que as chapas serão instaladas);
- perfil galvanizado ou viga de madeira (para formar uma moldura com um método de instalação adequado).
Area de aplicação
O drywall é um material versátil. É usado em uma ampla variedade de condições e se fixa perfeitamente em uma variedade de substratos.
Você simplesmente não pode prescindir desse material quando se trata de uma casa de madeira ou de um prédio de toras. Nessas condições, as paredes são quase sempre irregulares e exigem um alinhamento adequado. No entanto, deve-se ter em mente que as casas de madeira sempre encolhem e as placas de drywall podem ser instaladas nelas somente após a conclusão deste processo. Caso contrário, as folhas podem ser danificadas ou deformadas nessas condições.
Para instalar drywall em paredes de casas de madeira, você deve:
- fornecer espaço para a instalação de isolamento (se, é claro, você planeja isolar adicionalmente a sala);
- ter espaço livre para instalação de sistemas de comunicação.
Alinhar paredes em casas de madeira não é fácil. Nesse caso, a instalação do quadro será a melhor opção. No entanto, alguns proprietários primeiro prendem folhas de compensado ou papelão a placas e barras e, em seguida, colam drywall sobre elas.
O drywall também pode ser fixado a paredes com uma base de concreto. Para tais superfícies, não é necessário fazer uma moldura complexa. O drywall pode ser colado em tais substratos usando cola especial. Esses adesivos são muito comuns nas lojas hoje. Por exemplo, a composição de alta qualidade "Perlfix" é oferecida pela conhecida empresa Knauf.
O drywall é freqüentemente usado para nivelar paredes de tijolos. Aqui você também pode se referir à colagem usual do material sem fazer a moldura. Nestes casos, imediatamente antes da instalação, é necessário verificar com a ajuda de um nível a curvatura dos pavimentos, após o que se retira do tijolo toda a sujidade, pó e manchas de gordura. Além disso, a parede de tijolo deve estar completamente seca, caso contrário, a adesão suficiente à parede de gesso não pode ser alcançada, mesmo com o uso de cola de alta qualidade.
No caso de você querer alinhar as paredes de blocos de espuma, então você deve voltar para o método de instalação da moldura. Isso se deve à suavidade de tais solos. Porém, alguns usuários optam pela instalação sem moldura, mas antes disso, o bloco de espuma deve ser preparado - acabado com terra ou gesso.
Paredes de concreto aeradas também freqüentemente requerem nivelamento. Nesses casos, você pode usar os métodos de montagem com moldura e sem moldura. No segundo caso, é necessário tratar as bases de concreto aerado com um primer de penetração profunda. Nesses casos, a cola deve ser selecionada com especial cuidado, como nos casos de sobreposições de blocos de espuma. Os especialistas recomendam o uso de formulações de Knauf e Volma Montazh.
O gesso cartonado será capaz de uniformizar as paredes, mesmo em casas de adobe. Essas estruturas são compostas totalmente desenvolvidas de argila, terra, palha e areia. Claro, com tais materiais de construção, não há necessidade de falar sobre partições idealmente uniformes. Por esta razão, placas de nivelamento como drywall são simplesmente necessárias nelas.
Métodos de montagem
Já mencionamos acima que as placas de gesso cartonado são fixadas nas paredes fazendo uma moldura ou sem moldura. A escolha de uma ou outra opção de instalação depende muito da estrutura e das condições da sala e, claro, das preferências dos proprietários.
No perfil
Este tipo de instalação de drywall é o mais popular. É perfeitamente possível fazer você mesmo. Com este método, as placas de gesso são instaladas em uma estrutura pré-preparada composta por perfis metálicos fixados ao longo da parede.
Vale a pena considerar algumas das nuances deste método de instalação comum:
- O isolamento pode ser colocado entre a parede e o perfil, se necessário. Na maioria das vezes, os consumidores escolhem lã mineral, penoplex ou poliestireno para isso. No entanto, não devemos esquecer que as paredes rugosas devem ser tratadas com uma composição anti-séptica antes de colocar a camada isolante.
- Várias comunicações de engenharia podem ser ocultadas na cavidade atrás da estrutura. Podem ser canos de água, radiadores ou fiação elétrica.
- Não se esqueça de que em ambientes com alto nível de umidade, é permitido o uso apenas de drywall resistente à umidade. As folhas comuns em tais condições não duram muito.
A montagem de placas de drywall em uma estrutura tem uma série de vantagens:
- com tal instalação, ruído adicional e isolamento térmico são fornecidos na sala;
- a instalação da moldura permite que você alinhe até mesmo paredes curvas feias;
- antes de instalar a moldura e fixar o drywall, as divisórias ásperas dispensam preparo (basta caminhar sobre elas com anti-séptico).
Vamos dar uma olhada mais de perto nas instruções passo a passo para instalar o drywall no quadro:
- Em primeiro lugar, é necessário medir as paredes e fazer marcações nelas para a instalação de perfis e suspensões metálicas.
- O layout das guias deve ser iniciado a partir do perfil superior. Neste caso, faz-se o recuo necessário a partir da sobreposição, depois traça-se uma linha e com a ajuda de um fio de prumo é transferida para o chão.
- Os perfis verticais devem ser espaçados pelo menos 60 cm. Neste caso, é necessário garantir que cada placa de gesso assente em três suportes.
- Quanto à instalação de suspensões, aqui também é necessário manter uma certa distância - 60-80 cm será o bastante.
- Depois disso, você pode prosseguir diretamente para a instalação do quadro. Primeiro, você precisa corrigir os perfis de guia em torno do perímetro. Para aparafusá-los no teto e no chão, deve-se usar uma broca de percussão, buchas e parafusos.
- Nos pontos marcados durante as medições, as suspensões devem ser fixadas.
- Os suportes devem ser inseridos nos perfis de guia e presos com ganchos.
- Fixe todos os detalhes da forma mais segura e firme possível, pois a durabilidade e a resistência de toda a estrutura como um todo dependerão da qualidade do quadro.
- Antes de instalar as placas de drywall, é necessário reforçar as guias horizontais.
- Quando o quadro estiver pronto, você deve prosseguir com a instalação de placas de drywall nele. Eles devem ser fixados na posição vertical. Para fazer isso, você pode usar parafusos de metal especiais de 25 mm. Mas eles precisam ser aparafusados de forma que as tampas fiquem ligeiramente "embutidas" na parede de gesso.
- Após a instalação de todas as telhas, as juntas entre elas devem ser tratadas com massa de vidraceiro com fita de reforço.
- Quando a massa estiver completamente seca, a parede de gesso fixada ao quadro deve estar completamente massa. Depois disso, a superfície da decoração da parede ficará perfeitamente plana e lisa (sem falhas).
Segundo especialistas, essa tecnologia de instalação é mais simples. No entanto, deve-se ter em mente que tal desenho tirará parte da área da sala, portanto, em uma sala muito pequena, é melhor usar um método sem moldura, se, é claro, a sobreposição permitir isso.
Construções sem perfil
A fixação de drywall sem moldura é chamada de cola de outra forma, uma vez que com ela as folhas são fixadas no teto por meio de um adesivo especial.
Ao escolher esta opção de instalação, você precisa cumprir as seguintes condições:
- não deve haver mofo ou bolor nos pisos ásperos;
- áreas de desintegração também não devem ser;
- as paredes não devem ser expostas ao congelamento;
- devem ser protegidos da umidade e do excesso de umidade;
- é necessário remover materiais de acabamento antigos da superfície das paredes, bem como poeira, sujeira e qualquer outra contaminação.
Os fechos de drywall sem moldura só podem ser utilizados se a curvatura das paredes não ultrapassar 4 cm, caso contrário, é preferível construir uma moldura de perfil.
Você pode colar gesso cartonado na base de diferentes maneiras.
A melhor opção deve ser escolhida com base na condição técnica dos pisos:
- O primeiro método de montagem é projetado para superfícies mais lisas. Com ele, a fixação das placas de gesso acartonado ocorre diretamente na parede com cola de gesso de montagem. É transferido para a base ao longo do perímetro (linhas longitudinais).
- Se os pisos apresentarem irregularidades na superfície, é recomendável colar o drywall sobre eles com cola Perlfix. Deve ser aplicado em porções ao longo de todo o comprimento do verso da folha de gesso (manter distância de 35 cm entre as pilhas de cola), bem como ao longo de seu perímetro.
Agora, vale a pena considerar com mais detalhes as instruções para a instalação sem perfil de placas de drywall:
- Primeiro, você precisa medir os pisos e planejar a colocação das placas de drywall.
- Em seguida, é necessário preparar com competência a superfície da base. Se a parede tiver uma estrutura porosa, ela deve ser coberta com uma mistura de primer.
- Agora você precisa cortar as folhas de gesso, já que não apenas painéis inteiros, mas também inserções preparadas serão úteis para você.
- Para fazer um corte reto, é melhor usar uma faca de construção afiada. Se você vai fazer cortes curvos, deve usar uma serra elétrica.
- Prepare a cola. Para fazer isso, você pode usar soluções modernas de gesso, que endurecem por muito tempo.
- Se a cola secar muito rápido e você quiser estender seu tempo de secagem, adicione adesivo de papel de parede ou o bom e velho PVA à água de diluição.
- Agora você pode começar a colar drywall nas paredes. Preste atenção à espessura do adesivo. Depende diretamente da área de irregularidades na base. Se a sobreposição for suficientemente uniforme, a mistura pode ser aplicada imediatamente.
- Para eliminar uma curvatura significativa, beacons devem ser instalados. Podem ser construídos a partir de tiras de gesso cartonado com largura de 10 cm, estes elementos devem ser colados ao longo de todo o perímetro na posição vertical, mantendo um degrau de 40-50 cm.
- As balizas direita e esquerda (extrema) devem ser montadas com fio de prumo.
- Depois disso, focalizando a linha de montagem (ou linha) esticada entre as balizas extremas, você precisa instalar as tiras restantes.
- Alinhe os sinalizadores com a regra.
- Placas de gesso devem ser pressionadas usando a regra definida nas várias posições. Bata nos painéis com um martelo de borracha e corrija sua posição.
- Quando a cola estiver seca, as costuras entre os painéis de drywall devem ser acabadas com massa.
dicas e truques
O drywall é uma tábua de salvação para o alinhamento da parede. A instalação de placas de gesso não pode ser considerada insuportavelmente difícil e consumidora de energia.
Para lhe dar um design mais estético e confiável, Considere as seguintes dicas e truques de profissionais:
- A instalação de placas de gesso na divisão só é permitida após a colocação do pavimento. Além disso, no momento do nivelamento dos pisos da sala, todas as questões relativas à colocação de sistemas de comunicação e aquecimento devem ser resolvidas.
- Ao colar drywall (com um método frameless), tente evitar juntas em forma de cruz. É melhor dispor as folhas com um deslocamento.
- Preste atenção à largura dos espaços entre as placas de gesso para a instalação sem perfil. Este indicador deve ser de 5 a 7 mm, a folga do chão - 7-10 mm, e do teto - 3-5 mm.
- Para que o drywall se segure de forma confiável no piso, você precisa prestar atenção às suas condições técnicas. Não deve haver áreas desmoronando ou desmoronando nas paredes.
- Com o método de instalação de moldura, recomenda-se criar um chanfro no material cortado (necessário para melhor vedação de todas as costuras do acabamento). Para isso, recomenda-se a utilização de uma plaina de aresta especial.
- Recomenda-se preparar todas as ferramentas e materiais antes de iniciar o trabalho de instalação. Isso permitirá que você trabalhe sem distração ou perda de tempo com ações desnecessárias.
- Os adesivos devem ser diluídos, de acordo com as instruções. Deve estar impresso na embalagem.
- Não aperte demais os fixadores na parede de gesso, pois isso pode deformar o material frágil.
- Para trabalhar com drywall, você precisa de um nível. Claro, você pode escolher a ferramenta que é mais conveniente para você trabalhar, mas os especialistas aconselham que você opte por dispositivos a laser.
- Preste atenção às condições de temperatura durante o trabalho de instalação. A temperatura recomendada é de +10 graus. Se a sala estiver visivelmente mais fria, você deve cuidar dos sistemas de aquecimento adicionais com antecedência.
- Recomenda-se instalar placas de gesso nas paredes não imediatamente após a compra, mas depois de ter ficado em sua casa por 2-3 dias em condições secas e quentes.
- Qualquer que seja o método de instalação escolhido, no final as juntas devem ser isoladas com fita de reforço. Só depois é possível aplicar a massa das costuras e tampas dos parafusos auto-roscantes.
- Não se esqueça dos orifícios na parede de gesso para tomadas e interruptores. Eles podem ser cortados com tesouras especiais de metal. Este trabalho deve ser feito antes da montagem das telhas.
Para obter informações sobre como prender drywall na parede, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.