Como colar drywall em uma parede?
Uma das formas mais fáceis e eficazes de nivelar a superfície é decorar as paredes com placas de gesso cartonado. Existem duas formas de prender o material: moldura e sem moldura. O método da moldura envolve o uso de perfis metálicos especiais, o que reduz ligeiramente a área da sala. Em certos casos, é preferível usar o método de fixação sem moldura. Quase qualquer pessoa pode lidar com a instalação sem moldura de placas de drywall, só é importante saber como colar corretamente o drywall na parede.
Características de colagem
A fixação de placas de drywall sem moldura permite que você economize espaço na sala e dinheiro gasto em reparos. No entanto, nem sempre é possível colar o material na parede. Para este método de instalação, três condições devem ser atendidas:
- a superfície não deve ter fortes irregularidades e vários defeitos com mais de cinco centímetros de tamanho;
- as paredes da sala não precisam de isolamento com penoplex ou outro material;
- não há necessidade de ocultar nenhum sistema de engenharia na casa atrás da parede de gesso.
O método de instalação sem moldura é ótimo para decorar salas pequenas. É possível alinhar com placas de gesso cartonado não apenas paredes, mas também tetos. GKL pode ser colado nas seguintes superfícies:
- paredes de tijolo;
- superfícies rebocadas;
- concreto aerado;
- paredes feitas de blocos de espuma;
- superfícies de concreto de poliestireno expandido;
- azulejo de cerâmica.
Para o sucesso da execução do trabalho de reparo, é importante escolher a solução adesiva certa, preparar bem a superfície e seguir as recomendações para fixação sem moldura do material.
Tipos de cola: como escolher a correta?
A escolha da mistura adesiva para fixar o drywall depende de vários fatores. Em primeiro lugar, este é o tipo de material de superfície a ser acabado. Os fabricantes modernos de materiais de construção estão prontos para oferecer uma ampla gama de adesivos para drywall. Vamos destacar os principais tipos de misturas que são adequadas para colar material a uma superfície:
- Sobre base de gesso. As misturas de gesso mais populares são Knauf e Volma.
- Adesivo de poliuretano.
- Selante de espuma de poliuretano (espuma de poliuretano).
- Adesivo para azulejos.
- Misturas de adesivos de silicone.
- Unhas líquidas.
- Misturas de gesso à base de gesso ou cimento.
- Gesso Penoplex.
As formulações universais são adequadas para trabalhar com quase todos os tipos de revestimentos, seja concreto, paredes de blocos de espuma, tijolos ou lajes de concreto aerado. Para uma parede plana de concreto, uma solução de contato de concreto seria uma excelente opção. Os compostos à base de silicone são adequados para fixar o material em superfícies completamente lisas (por exemplo, plástico ou ladrilhos).
Além de usar adesivos especiais para drywall, a fixação pode ser realizada com selante de espuma de poliuretano e parafusos auto-roscantes. A espuma de montagem para colar chapas de drywall na parede raramente é usada, uma vez que o processo de acabamento desse tipo não é fácil.
Dicas para casos difíceis
O método sem moldura de instalação do drywall é muito mais simples do que o da moldura. Colar o material com as próprias mãos não será difícil. No entanto, mesmo com este método de fixação, em certos casos, podem surgir algumas dificuldades na realização de trabalhos de reparação. A complexidade do processo de colagem de chapas de drywall na parede depende dos seguintes fatores:
- tipo de superfície;
- qualidade do drywall;
- tipo de mistura adesiva;
- o nível de irregularidade da superfície.
Considerando algumas recomendações para trabalhar com várias superfícies, você pode facilitar muito a instalação da placa de gesso. O método de aplicação do adesivo depende do tipo de superfície e do nível de irregularidade da parede. Vamos considerar algumas recomendações para trabalhar com misturas adesivas:
- Ao trabalhar com base de concreto aerado, vale lembrar que a cola deve ser aplicada na parede, e não em placas de drywall.
- Se as paredes estiverem praticamente niveladas, a argamassa pode ser espalhada sobre toda a chapa de drywall. Você também pode colocar a mistura de cola em "pilhas" separadas ao redor do perímetro e no centro da folha. Quanto maior for a área coberta com cola, mais confiável será a fixação.
- Durante a instalação, você deve monitorar cuidadosamente o nível das folhas já coladas. Se necessário, a superfície é nivelada com um martelo de marceneiro.
Para decorar ambientes com alto nível de umidade (cozinha, banheiro, porão, varanda), é necessário adquirir chapas de drywall com propriedades resistentes à umidade. A mistura adesiva também deve ter boa resistência à umidade.
Paredes de concreto muito lisas devem ser tratadas com contato de concreto para aumentar o nível de aderência. Se a superfície foi previamente rebocada, certifique-se de que não existem áreas de reboco ou descascamento na parede.
Preparação da base
Para que as placas de drywall colem de forma confiável na parede, a superfície deve ser preparada com antecedência. Em primeiro lugar, retira-se da base o antigo revestimento de acabamento, seja papel de parede ou tinta. As tintas e vernizes de base acrílica são limpas com uma esmerilhadeira com um acessório em forma de rebolo. A tinta à base de água pode ser removida da parede de concreto com uma escova de metal duro.
Após a limpeza do revestimento antigo, é necessário remover a poeira e sujeira da superfície. Para melhorar a adesão, a parede deve ser preparada com primer. Se houver defeitos graves ou irregularidades na parede, não funcionará colar a placa de gesso nessa superfície sem um alinhamento preliminar.
Processo de instalação
Antes de iniciar o trabalho de acabamento, é necessário preparar todas as ferramentas necessárias, calcular a quantidade necessária de cola e fazer medições na superfície. O consumo de cola dependerá do tipo de solução escolhida. Um metro quadrado pode levar cinco quilos de solução.
Para não se distrair durante o trabalho de acabamento em busca das ferramentas necessárias, é melhor prepará-las com antecedência.
Você pode precisar das seguintes ferramentas para colar drywall nas paredes:
- nível de construção;
- linha de prumo para construção;
- faca de drywall;
- recipiente para solução adesiva;
- misturador de construção, que é necessário para misturar a cola;
- Martelo de marceneiro para nivelar placas de gesso;
- espátula dentada para aplicação de mistura adesiva;
- roleta.
Se você adquiriu a mistura adesiva na forma seca, deve preparar uma solução adequada para a aplicação. Nesse caso, não há recomendações específicas para a fabricação do adesivo, pois esse processo depende do tipo de cola adquirida. As instruções detalhadas para a mistura da argamassa podem ser encontradas na embalagem.
Além da mistura de cola, será necessária uma massa para a etapa final de instalação. Com o auxílio de uma mistura de massa de vidraceiro, será realizada a selagem das juntas entre as placas de gesso cartonado.
Depois de preparadas as ferramentas, a cola e o próprio drywall para o acabamento, é necessário fazer marcações na parede para o material.
De acordo com as medidas e marcações estabelecidas, são cortadas chapas de drywall. Deve-se ter em mente que a altura das telhas deve ser menor que a altura das paredes em cerca de dois centímetros. A diferença de altura é necessária para que durante a instalação seja possível fazer pequenos espaços entre a placa de gesso e o chão, a placa de gesso e o teto.Para todas as tomadas e interruptores disponíveis na sala, é necessário fazer previamente furos na parede de gesso.
A tecnologia para a continuação dos trabalhos de colagem das paredes com placas de gesso cartonado dependerá do grau de irregularidade da superfície.
Superfície lisa
As paredes de concreto ou bem rebocadas costumam ter uma superfície quase plana. É muito fácil colar drywall nessa base. A única dificuldade que pode surgir durante a instalação é a instalação da fiação elétrica.
A fiação elétrica está localizada sob a placa de gesso. Quando o projeto não permite que você coloque os fios de forma que eles não sejam pressionados contra as folhas de drywall, é necessário fazer orifícios na parede para a fiação.
Depois de resolvido o problema com a fiação, a cola é preparada e o material de acabamento cortado, você pode prosseguir para colar a superfície. A solução adesiva é aplicada à folha de drywall com uma espátula de metal dentada. Se possível, cole o máximo de área possível com cola.
A placa de gesso é instalada sobre vigas de madeira, que funcionam como uma espécie de estribo. Pelos furos feitos na folha passam os cabos ou passam interruptores e as tomadas, podendo-se começar a colar as paredes. A laje deve ser levantada ligeiramente e bem pressionada contra a base. Com a ajuda do nível, ocorre o alinhamento vertical, então a chapa de drywall deve ser pressionada contra a parede com uma força ainda maior.
Pequenos defeitos
As paredes de tijolo geralmente apresentam irregularidades dentro de cinco centímetros do nível normal. A colagem de drywall em uma superfície com pequenas irregularidades praticamente não difere do método anterior.
Neste caso, atenção especial deve ser dada à escolha da solução adesiva. Para enfrentar uma superfície irregular, é necessário aplicar cola no material de acabamento em uma grande camada. Alguns tipos de misturas adesivas podem ser aplicadas em camadas de no máximo dois centímetros, o que neste caso pode não ser suficiente.
É necessário aplicar a mistura de cola ao material em "pilhas". A distância entre os pontos de cola não deve ser superior a dois centímetros e meio. No centro, a mistura é distribuída em intervalos de quatro centímetros e meio. A laje é instalada nas vigas, levemente pressionada contra a parede, alinhada verticalmente e novamente pressionada contra a superfície.
Grandes desvios
Em paredes muito irregulares, é aconselhável fixar drywall a perfis metálicos. No entanto, também é possível colar o material em uma superfície curva. Nesse caso, não há necessidade de cortar a parede para fazer a fiação. Os fios podem ser facilmente colocados nas ranhuras e protegidos. O trabalho posterior é realizado na seguinte sequência:
- Várias placas precisam ser cortadas em pedaços separados com não mais do que quinze centímetros de largura. Essas peças servirão de base para o revestimento do gesso cartonado. O número e o comprimento das listras dependem do tamanho da sala.
- As peças cortadas devem ser coladas nas paredes a uma distância não superior a sessenta centímetros umas das outras.
- Depois que a base está completamente seca, as placas são coladas às balizas das tiras do drywall. Uma solução adesiva é distribuída sobre a superfície das balizas instaladas e uma folha inteira de drywall é colada à base.
Nós prendemos os lençóis juntos
Há momentos em que é necessário colar um bloco de drywall em outro. A colagem das folhas não é particularmente difícil. A preparação da superfície, neste caso, não terá nenhuma peculiaridade. Primeiro, ele é limpo de sujeira e, em seguida, a superfície é preparada. Se houver costuras entre as placas no revestimento de gesso cartonado antigo, elas devem ser reparadas. Também deve ser notado que as costuras nas camadas interna e externa não devem coincidir.
Usando espuma de poliuretano
A espuma de poliuretano não é muito usada para colar placas de drywall.Esse método exige muito tempo e esforço, até porque as lajes precisam ser bem pressionadas contra a parede a cada quinze minutos durante uma hora.
Existem vários métodos diferentes de fixação de drywall usando espuma de poliuretano. As formas mais comuns são:
- usando parafusos auto-roscantes;
- dimensionamento com a própria espuma.
No primeiro caso, na placa de gesso, com a ajuda de uma broca, é necessário fazer furos no mínimo de doze peças. Em seguida, a laje é pressionada contra a parede e, com a ajuda de um lápis, os locais dos furos são marcados na superfície. Todos os pontos marcados na parede são perfurados para plugues de plástico, nos quais parafusos auto-roscantes serão aparafusados para a fixação do GLK.
As placas de gesso são fixadas à parede por meio de parafusos ou parafusos auto-roscantes. Vários outros orifícios são feitos perto dos pontos de fixação, através dos quais o espaço entre a placa e a parede é preenchido com espuma de montagem.
Para a fixação de placas de drywall com espuma, não é necessário recorrer ao uso de parafusos auto-roscantes e furação. Mas este método é permitido no caso de paredes muito planas. A espuma é aplicada no verso da folha em forma de onda. Depois de distribuir a mistura, espere quinze minutos e fixe o painel na parede.
Trabalhos finais
O drywall não é usado como acabamento, mas serve como base uniforme para pintura, papel de parede ou qualquer outro revestimento decorativo. Depois que o material é colado nas paredes, você precisa uma série de trabalhos finais na preparação da superfície para acabamento subsequente:
- As juntas entre as placas de drywall devem ser reparadas. Para resolver esse problema, você pode usar várias composições de massa. As juntas são esfregadas com uma espátula de metal estreita.
- Sem esperar que a massa seque completamente, você precisa prender a fita de reforço.
- A segunda camada de massa é aplicada após a secagem completa da anterior. O tempo de secagem depende do tipo de mistura. Em média, são doze horas.
- Depois que a segunda camada da mistura de massa estiver completamente seca, a placa de gesso deve ser preparada com primer.
- A superfície preparada é totalmente massa.
- Se o revestimento não for liso o suficiente, a superfície deve ser preparada novamente e uma segunda camada de massa deve ser aplicada.
- Asperezas e irregularidades do revestimento acabado são removidas com lixa.
- A última etapa será mais um primer da superfície, após a qual será possível proceder ao acabamento das paredes.
Para obter informações sobre como colar drywall na parede, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.