Características e aplicação de placas de gesso
As placas GSP são um material relativamente novo e desconhecido para um grande público. O gesso cartonado pode ser utilizado em paredes e pavimentos, basta conhecer as características das telhas resistentes à humidade e as regras de utilização, para escolher a opção certa. É igualmente importante, no entanto, descobrir como cortar a folha de gesso e montá-la.
Características principais
GSP, ou mais completamente - aglomerado de gesso, é um material relativamente recente. Apenas algumas empresas estão envolvidas na produção de tal produto na Rússia. Parte significativa da produção é trazida do exterior, por isso é bastante cara. A participação do gesso é responsável por até 83%, aparas - um máximo de 15%, a massa restante - água e aditivos especiais de melhoria; devido às fibras de celulose, a folha se torna mais resistente.
A matéria-prima original da madeira é limpa e triturada. Produz-se humidade, pelo que a ligação é o mais fiável possível. Gesso, substâncias modificadoras e uma certa quantidade de líquido são adicionados às aparas. A massa resultante, assim que atingir a consistência desejada, é colocada na prensa. Lá ele é formado corretamente.
A placa de gesso é bastante durável. Sua densidade chega a 1250 kg por 1 m3. Tal produto suportará cargas significativas nos planos longitudinal e transversal. É importante ressaltar que possui alta resistência à flexão. A estabilidade padrão varia de 8 a 16 MPa. O valor exato do parâmetro é determinado pela espessura de um elemento particular.
O GSP é extremamente amigo do ambiente. Nenhuma substância tóxica é usada em sua fabricação. No entanto, deve-se ter em mente que ao trabalhar com o material, uma suspensão pode se formar. Portanto, os instaladores devem usar respiradores. Em favor das placas de gesso, sua segurança contra incêndio também testemunha.
A propagação do fogo é efetivamente contida precisamente pela presença de gesso. Mesmo se a estrutura for exposta a um aquecimento excessivamente forte, substâncias tóxicas não serão liberadas. Além disso, a placa de gesso é resistente à umidade - as opções típicas absorvem até 30% do líquido em 120 minutos de "banho". Componentes especializados podem reduzir este indicador por um fator de 3. O GSP suprime perfeitamente os sons estranhos (o índice de isolamento acústico é de 32-35 dB), além disso, este material ajudará a aumentar a eficiência energética do edifício.
Formulários
Todas as folhas GSP são divididas em dois tipos: tipo regular e GGPV. O segundo tipo tem maior resistência à umidade. A placa de gesso é usada para layouts primários e finais. É comum dividi-lo em:
painéis para pintura;
vinil;
revestido com cloreto de polivinila;
tendo um revestimento de polímero da variedade.
Também deve-se ter em mente que uma placa resistente à umidade pode ser usada com muito mais freqüência do que o tipo normal. No entanto, vai custar muito mais. Como resultado, ele é realmente usado principalmente em ambientes úmidos, onde há uma necessidade direta. Em geral, essas opções são conhecidas como:
muro;
partições;
revestimento.
O revestimento da parede geralmente requer um grau mais alto de nivelamento. Conseguir o mesmo efeito com gesso é muito difícil e demorado. Além disso, as folhas de partículas contêm de forma confiável ruído de fundo e perda de calor. As divisórias feitas de GSP se distinguem pela excelente densidade e rigidez, o que as torna mais confiáveis e resistentes. Não haverá requisitos especiais para instalação.
O piso de gesso está se tornando uma excelente opção de betonilha seca. O material é valorizado por sua durabilidade e durabilidade. Uma base semelhante é adequada até mesmo para o assentamento de ladrilhos. Aplicar tal solução não é mais difícil do que folhas de fibra de gesso. No entanto, isso atinge parâmetros de desempenho mais elevados.
Além disso, o GSP pode ser usado para:
- acabamento de tetos;
- alinhamento aproximado de paredes em novos edifícios;
- colocar o piso inferior.
Visão geral da espécie
O tipo dominante de GSP é uma estrutura retangular com espessura de 0,8 a 2,8 cm, sempre apresentando superfícies relativamente lisas pela “face” e por dentro. Eles são caracterizados por extremidades retas. A retificação das pontas quase nunca é realizada. Outros tipos de GSP são apenas modificações do tipo principal:
polido (mais freqüentemente eles esmerilham o lado da frente, menos freqüentemente o lado de trás);
ter dobras fresadas (seções selecionadas nas extremidades com profundidade de 10 a 30 mm);
Impermeável (com tratamento de superfície com compostos hidrofóbicos).
Dimensões (editar)
Como qualquer produto de madeira, a placa de gesso tem necessariamente tamanhos padronizados. Por padrão, as dimensões são:
50, 150, 250, 300 cm de comprimento;
125 cm de largura;
8, 10, 16, 20, 24, 28, 12 mm de espessura.
A massa da folha para vários tamanhos padrão é a seguinte:
50x125x0,8 cm - 6 kg;
50x125x1 cm - 8 kg;
50x125x1,2 cm - 9 kg;
150x125x0,8 cm - 18,75 kg;
150x125x1,2 cm - 24,44 kg;
300x125x1,2 cm - 56,25 kg.
As principais propriedades físicas são:
densidade - de 1100 a 1200 kg por 1 m3;
umidade - de 2 a 3%;
isolamento de ruído - 30-35 dB;
nível de segurança contra incêndio - G1, B1, D1 - KM1, RP1.
Como escolher?
Comprar uma placa de gesso é um negócio extremamente responsável. Produtos falsificados ou abaixo do padrão têm características muito medíocres. Porém, o preço do produto nem sempre é barato. Amostras de alta qualidade são marcadas com uma indicação de todas as dimensões, o nível de resistência à umidade, o tipo de superfícies e bordas. Informações sobre o endereço legal, nome da empresa e local de produção oficial também devem ser fornecidas.
Tudo isso deve ser totalmente em russo e declarado claramente, mesmo para não profissionais. Na ausência mesmo de uma pequena parte dos dados necessários, existe um produto falsificado ou de baixa qualidade. O vendedor atento também é obrigado a apresentar sob encomenda os certificados de conformidade, higiene-higiene e segurança contra incêndio. Formalmente, a certificação é opcional, mas qualquer fabricante consciente deve passá-la. Também é necessário inspecionar cuidadosamente as mercadorias para excluir o impacto do transporte e armazenamento analfabetos.
Regras de instalação
O mais importante é levar em consideração que a placa de gesso é significativamente mais pesada do que a drywall comum. O peso duplo torna a instalação possível apenas por duas pessoas. Se você tiver que trabalhar com lajes com mais de 2,5 m de comprimento, é aconselhável conectar completamente uma terceira pessoa. Não pense que você pode fazer com a mesma moldura de uma folha de drywall. Definitivamente, você terá que usar uma fita isolante.
É usado em todos os planos adjacentes. Estamos falando sobre as juntas:
perfil e piso;
perfil de parede;
perfil e GSP.
Se esta regra for violada, você não pode contar com pelo menos algum tipo de isolamento acústico. Outro ponto importante é a largura do produto. Se para a placa de gesso é 120 cm, então para a placa de gesso é 125 cm. A largura típica do isolamento ou isolamento acústico é de 60 cm. Às vezes, um indicador de 62,5 cm é encontrado, mas isso reduz significativamente a escolha.
Uma vez que o bloco de gesso cartonado é pesado e várias coisas pesadas podem ser fixadas nele, é necessário usar uma moldura o mais forte possível. Os perfis de rack das bordas das folhas são aparafusados "nas costas" uns aos outros. Isso cria um perfil duplo. Uma guia vertical é colocada no centro da laje, dentro da qual é colocada uma barra de 5x4 cm.
Importante: esta madeira deve ser preparada com antecedência para protegê-la de parasitas.
Os jumpers horizontais são formados a partir de um perfil com degrau de 60 cm. Às vezes, o degrau é aumentado para 120 cm, mas neste caso um arranjo de tabuleiro de xadrez é usado. O perfil e a madeira ocupam em conjunto 4 cm, pelo que o isolamento ficará tranquilamente nas células fornecidas. Em tal estrutura de perfil, pessoas com peso de até 130 kg podem subir e descer com segurança.
Em alguns casos, eles se limitam a simplesmente torcer o perfil duplo nas costas. Atenção: sempre que a laje for contígua ao chão, parede ou teto, deverá deixar uma folga de pelo menos 1 cm. O espaçamento dos parafusos é geralmente de 20 cm. Com requisitos particularmente elevados, a folga pode ser reduzida para 15-18 cm. Os pontos de contato com a parede ou cantos durante o preenchimento das costuras deverão ser reforçados com uma malha ( na forma pura ou com a adição de cantos de plástico).
A qualidade do cortador de perfil desempenha um papel importante durante a instalação. Uma ferramenta válida compensa rapidamente. Ao mesmo tempo, um dispositivo de baixa qualidade frequentemente falhará e levará muito mais tempo. Se for usado um perfil com barra, você precisará prender as travessas com parafusos. Se for feito um perfil duplo, você pode se limitar a trabalhar com o uso de um cortador.
Muitos artesãos amadores tentam usar o perfil Knauf para obter a moldura. Esta é uma opção bastante durável e de alta qualidade. É impossível apertar parafusos comuns na placa sem pré-escarear. A única exceção é a fixação através da borda da costura. Existe uma solução - você só precisa comprar parafusos pontiagudos de alta qualidade com 3,2 cm de comprimento.
Um tópico separado é como cortar produtos de gesso cartonado. A abordagem familiar de “cortar com uma faca e quebrar com punções simples” para usuários de drywall não funcionará aqui. O GSP é comparável em resistência ao compensado. 1-2 folhas podem ser cortadas com uma serra manual. Se você tiver que cozinhar mais material, precisará de uma serra elétrica.
Vale a pena considerar que ao contrário da crença popular, não é a própria folha que está "empoeirada", mas a substância triturada. Construtores experientes trabalham em um respirador. Outra boa maneira é usar um aspirador de pó. O uso de serras de dentes grandes também ajuda a reduzir as emissões de poeira. Quando se planeja terminar toda a sala com um aglomerado, teoricamente você pode se limitar a colocar apenas as juntas.
Nesta versão, definitivamente não haverá uma cor uniforme. E, portanto, é garantido que você terá que massagear tudo. Dada a suavidade da parte frontal, deve ser pré-preparado. O procedimento de aplicação da massa em si não difere do mesmo trabalho com placa de gesso. Ao planejar colar papel de parede, é necessário verificar se os parafusos deixaram manchas de ferrugem características; você pode eliminá-los aplicando tinta.
Para uma serra elétrica, é recomendável comprar lâminas feitas de ligas duráveis que ficam afiadas por muito tempo. Para trabalhos permanentes sérios, é recomendado comprar equipamentos profissionais ou semiprofissionais que possam cortar em altas velocidades. Uma forte pressão no quebra-cabeças é contra-indicada, é recomendável conduzir a ferramenta não em uma linha. Uma serra circular ajuda a cortar as folhas da forma mais uniforme possível.
A fixação do próprio GSP geralmente é feita com parafusos auto-roscantes. Os fechos feitos de aço inoxidável resistente a ácidos ou aço galvanizado são os mais adequados. Esses requisitos são especialmente importantes para salas úmidas. Não é recomendado pregar a placa de gesso com pregos, mas são necessários para formar as armações de fixação e sarrafos de madeira. A melhor escolha é um prego de tecelagem com entalhes.
No piso, a laje é principalmente colocada em toras. Esta opção permite que você use até mesmo uma base inicialmente irregular. Utiliza-se como retaguarda uma barra de 5x8 ou 5x10 cm, onde são colocados materiais impermeabilizantes, como vidro ou material para telhados.O perímetro da sala ao nível do chão é coberto com fita isolante (de preferência espumosa).
As partições são montadas em uma variedade de estruturas. As guias devem ser fixadas às estruturas de suporte com buchas. Se o piso ou a parede forem de madeira, os parafusos auto-roscantes podem ser dispensados. O degrau dos racks é determinado pelo tamanho da folha. Cada guia é fixado em pelo menos 3-4 pontos.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral das placas de gesso.
O comentário foi enviado com sucesso.