Moagem de drywall: características do processo
A fresagem de drywall é um dos métodos de alterar a textura da folha para dar-lhe diferentes formas. Esse processamento permite a criação de vários designs de curvas sem recorrer ao uso de molduras. Graças à fresagem, a placa de gesso cartonado pode mudar de forma, sendo dobrada em vários ângulos, ao mesmo tempo que praticamente não existem restrições quanto ao tamanho e forma da figura criada. É possível aplicar vários padrões de relevo na superfície da folha, além disso, a técnica é fácil de aprender e econômica tanto em termos de recursos quanto de tempo.
Peculiaridades
As vantagens da fresagem de placa de gesso incluem uma série de características:
- Economizando tempo. A construção de caixas e outras formas usando fresagem reduz o tempo gasto várias vezes em comparação com o método de wireframe.
- Simplicidade. Este método se distingue pela simplicidade de fazer figuras, e o cumprimento estrito das regras leva a uma ausência quase completa de casamento.
- Flexibilidade. Além de outras qualidades positivas, esse método permite dar a drywall quase qualquer formato, expandindo assim a gama de soluções de design. Limpeza e precisão são os únicos requisitos ao criar formas complexas.
- Economizando materiais. As juntas de canto, que presumivelmente não estarão sujeitas a forte pressão, não precisam ser reforçadas com cantos de metal. O design padrão tem margem de segurança suficiente para durar muito tempo sem perder sua forma.
- Reduzindo o escopo do trabalho. Uma vez que durante a fresagem o canto da sala fica coberto com uma placa de gesso, não é possível recortá-lo com um canto por baixo da massa para tapar a extremidade aberta. Desta forma, uma quantidade significativa de materiais de construção é economizada.
Tipos de fresadoras
Existem dois tipos principais de fresadoras usadas para fresar placas de gesso - disco e moldado.
O disco é usado para cortar chapas de drywall, principalmente de tamanhos longos.
Este método é diferente:
- alta velocidade de processamento;
- uma linha de corte limpa sem lascar e lascar;
- trabalho limitado em linhas retas.
Uma fresadora moldada é usada para o volume principal de trabalho, as características distintivas de seu uso incluem:
- a capacidade de cortar formas complexas e intrincadas;
- a capacidade de fazer furos de várias profundidades e formas, por exemplo, oval ou redondo;
- facilidade de aplicar um padrão de relevo à superfície;
- velocidade de corte linear relativamente baixa, a chance de danos à folha também é maior.
Tipos de cortadores
Existem diferentes tipos de cortadores, cada um com um formato específico e projetado para realizar tarefas específicas.
Entre os muitos, os seguintes podem ser distinguidos:
- Cortador em forma de V fillet-groove - usado para criar ângulos retos, este é o tipo mais comum quando se trabalha com placas de drywall, uma vez que a maioria dos objetos coletados são caixas retangulares;
- um cortador de corte reto é usado para fazer furos perpendiculares (em um ângulo de 90 °) ao plano da folha;
- uma fresa para ranhuras em forma de T é semelhante a uma de corte reto, no entanto, os furos obtidos ao usá-la podem ser de um diâmetro muito maior;
- O cortador de ranhura em U apresenta orifícios perfurados com fundo arredondado;
- um cortador de chanfrar é usado para criar um chanfro nas bordas das folhas.
Recomendações para a seleção de cortadores
Ao escolher um cortador, em primeiro lugar, você deve prestar atenção ao fabricante. Um produto europeu de alta qualidade é uma ordem de magnitude maior do que seus equivalentes chineses, o que é compensado por uma qualidade superior dos produtos. No entanto, existem amostras de manufatura chinesa de bastante boa qualidade, ao escolhê-las deve-se pedir conselhos a pessoas conhecedoras ou buscar avaliações na Internet.
Ao escolher uma fresa, verifique primeiro o diâmetro da haste para corresponder às ferramentas disponíveis.
Ao comprar cortadores pela primeira vez, você não deve gastar dinheiro em uma opção cara com uma ampla gama de aplicações. Um conjunto de vários cortadores básicos a um preço razoável no início permitirá que você experimente a ferramenta sem medo de estragá-la.
Além disso, o conjunto pode ser complementado com os tipos de cortadores necessários com base na experiência e nas necessidades de trabalho.
O uso de qualquer ferramenta de corte requer extremo cuidado. Em primeiro lugar, você deve ler as instruções, mesmo que já tenha usado uma ferramenta semelhante antes. Cada modelo tem suas próprias diferenças e sua própria tecnologia de segurança.
Preparação da ferramenta e local de trabalho
Antes de prosseguir com o corte das chapas, vale a pena preparar tudo o que for necessário:
- Qualquer fresadora com potência de 1 kW a 1,5 kW é adequada para o corte de drywall. Será difícil trabalhar com uma máquina mais potente e a chance de estragar o material aumentará.
- Se a fresadora não tiver um dispositivo de coleta de pó, você mesmo precisa instalá-lo e conectar um aspirador de pó a ele. Não fazer isso criará uma nuvem de poeira durante o corte, prejudicando a visibilidade e complicando o corte e a respiração.
- Para um trabalho confortável e de alta qualidade, você precisa de equipamentos de proteção. São, pelo menos, óculos de proteção, mas também é aconselhável usar um respirador de pétalas simples
O local de trabalho deve ser organizado da seguinte forma:
- você precisa de uma superfície lisa e plana, por exemplo, uma mesa;
- uma ênfase é colocada em uma das bordas da mesa, que pode ser feita de várias tábuas - a fixação do material garantirá a precisão dimensional;
- um cortador adequado é selecionado - o tipo mais comum é o em forma de V, que permite obter uma borda uniforme do formato correto.
Corte de drywall em fases
Para obter um resultado de alta qualidade, vale a pena seguir uma determinada ordem de ações. Depois de todo o trabalho preparatório, você pode começar a cortar diretamente.
Existem várias técnicas para o corte de chapas de drywall, que, em essência, são as seguintes:
- Marcação de material. Primeiro você precisa aplicar os contornos de todas as peças que serão cortadas na peça de trabalho. Para isso, um lápis e uma régua serão úteis. Às vezes, na primeira marcação, parece que não há material suficiente, caso em que vale a pena redefinir a opção de corte - talvez seja possível reduzir custos e colocar tudo na chapa existente. No entanto, ao marcar, você não deve colocar as peças muito próximas umas das outras, pois o drywall se desintegra facilmente e um chip acidental pode estragar o que foi concebido.
- Pré-processamento de peças. Antes de cortar nas dimensões exatas e estampá-las, as folhas inteiras podem ser divididas em blocos preliminares com dimensões aproximadas. Você pode cortar as folhas com uma faca ou outra ferramenta.
- Preparação para corte. A peça de trabalho está localizada nas braçadeiras ou encosta na braçadeira fabricada. Equipamento de proteção colocado. O equipamento está conectado à rede.
- Início do processamento. Com o motor desligado, a máquina é aplicada sobre a chapa de drywall de forma que a parte arredondada toque o batente de fixação. Quando o cortador é ligado, um movimento uniforme da máquina começa dela mesma até a borda oposta do retentor. Isso garantirá que a costura resultante seja uniforme e forme o ângulo desejado ao dobrar.
- Processamento frente e verso.Nos casos em que se pretende processar a folha pelos dois lados, e já foram aplicadas ranhuras em um deles, é necessário girar a placa de gesso com muito cuidado, pois sua resistência nas áreas de processamento é significativamente reduzida e o rompimento é possível.
- Após todas as manipulações com a máquina, a peça cortada é dobrada nas costuras. Para a fixação, podem ser utilizadas várias substâncias, por exemplo, espuma de poliuretano, algumas das quais são sopradas para o sulco tratado. Em posição bem dobrada, a peça deve ser fixada por alguns minutos até que a espuma endureça, após o que seu excesso é removido.
Observando as normas técnicas de execução do processo, em apenas algumas dezenas de minutos, utilizando uma fresadora, é possível dar a forma necessária à placa de gesso sem construir uma moldura. Esta abordagem, em primeiro lugar, economiza tempo e dinheiro, além disso, os cantos e transições de tal objeto são de alta qualidade e confiabilidade.
Crie um ângulo reto
Caixas retangulares, por exemplo, para equipamentos de iluminação são um dos objetos mais comuns em placas de gesso.
A maneira mais conveniente de criá-los é usar um cortador em V.
Para tal trabalho, 2 recursos são importantes:
- ao cortar drywall, o lado inferior deve permanecer intacto - o canto irá segurá-lo;
- o cortador utilizado para cortar a folha deve ir fundo na placa de gesso até uma profundidade igual à espessura da folha menos 2 milímetros - desta forma a segurança do verso será garantida.
Um cortador de madeira praticamente não difere de um cortador de placa de gesso. Se nos moermos em casa, qualquer apego servirá.
Você pode ver uma aula magistral sobre fresamento de drywall no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.