Cortadores de drywall: variedades e métodos de aplicação
Um dos materiais de construção mais comuns usados para paredes e tetos em quartos é drywall. Sua versatilidade permite criar qualquer partição, bem como estruturas complexas de vários níveis.
Visualizações
A obtenção dos parâmetros e formas exatas do material de acabamento é garantida com a ajuda de fresas especiais.
Existem dois tipos principais:
- Disco - utilizado para o corte de chapas de gesso cartonado, formando linhas retas de perfil sem rugosidade ou fissuras. Para esse trabalho, uma fresa chamada Strong é usada.
- Formada - para a formação de orifícios ovais redondos e chanfros geometricamente complexos. Executado com um cortador Festool.
Para obter o perfil desejado, são selecionados os parâmetros necessários, forma, tamanho da ferramenta.
Os seguintes tipos de cortadores Festool estão disponíveis:
- Em forma de V - em drywall para cortar ranhuras em um ângulo de 90 graus. É freqüentemente usado para trabalhos de montagem.
- Ferramenta em forma de U - para a formação de reentrâncias com fundo semi-ovalado, bem como orifícios de formas irregulares.
- Ferramenta T - permite criar furos de 90 graus de grande diâmetro para lajes grossas.
- Ferramenta de ranhura - ajuda a formar furos geometricamente complexos, depressões, localizados em um ângulo de 90 graus.
- Cortador de borda - serve para processar chanfros ao longo da borda de uma folha de drywall.
Deve-se lembrar que as dimensões da ferramenta devem corresponder às dimensões das aberturas da fresa.
Fabricantes
Entre os conhecidos fabricantes de aparelhos elétricos para o processamento de drywall, os cortadores mais populares são das seguintes marcas:
Bosch
Os produtos são caracterizados pelo lançamento de ferramentas de alta qualidade, convenientes, seguras de usar e com grande capacidade técnica.
"Âncora"
Os dispositivos desta marca são feitos de material durável de alta qualidade e contêm soldas de liga dura. Eles se distinguem pela confiabilidade e longa vida útil.
"Globo"
A marca é especializada na produção de ferramentas duráveis projetadas para o processamento de produtos de madeira macia ou dura, compostos, metais plásticos.
Sekira
Para a fabricação das ferramentas desta marca são utilizadas ligas duras, aço rápido, o que o torna durável e fácil de usar.
A escolha a favor de uma determinada marca deve ser baseada nas características técnicas, na finalidade da ferramenta. Dependendo das características da superfície do drywall, o tamanho da fresadora, o custo, a frequência de uso e os parâmetros ideais são selecionados.
Tecnologia de corte em V Festool
Ao construir partições de drywall, um cortador em forma de V é usado com mais frequência. Torna possível formar superfícies de canto retas que permitem a montagem rápida de qualquer estrutura com o menor número de juntas. Ao mesmo tempo, os lados da borda estão em contato próximo um com o outro e não requerem trabalho de acabamento adicional.
Ao criar a caixa, uma ranhura em forma de V é formada no interior. Depois disso, a placa de gesso é facilmente dobrada em um ângulo reto e, em seguida, colada com espuma para a instalação. Este projeto é caracterizado pela resistência, confiabilidade e uniformidade dos cantos.
Para um trabalho permanente, você precisará de um roteador com potência de mais de 1 kW. Para one-off - você pode comprar uma opção de orçamento ou usar um aluguel.
Ao escolher uma ferramenta, é necessário verificar o diâmetro da "cauda" da fresa. Deve corresponder aos parâmetros de instalação.O diâmetro da parte larga da ferramenta pode ser 12, 16, 24, 32 mm. O diâmetro da cauda é de 8, 12 mm.
A moagem é realizada sobre uma base lisa e rígida. Como o cortador em V tem um formato indireto, guias são usadas para obter superfícies lisas.
Etapas do trabalho na fresagem
Para formar um ângulo de 90 graus usando um cortador em V, você precisará de:
- máquina;
- dispositivo de coleta de poeira;
- amostra;
- cortadores;
- tabela;
- GKL;
- espuma de poliuretano;
- Scotch;
- respirador, óculos de proteção, luvas.
Depois de preparar todas as ferramentas necessárias, você pode começar a trabalhar.
O fresamento inclui as seguintes etapas:
- O tamanho necessário da folha de drywall é obtido e colocado em uma superfície rígida.
- Um modelo é anexado para ajustar o curso da ferramenta.
- A fresa é ajustada à espessura da placa de gesso.
- O número de cortes e a distância entre eles são determinados antecipadamente.
- Por conveniência, os locais por onde o cortador vai passar são marcados com linhas.
- Uma regra é usada para determinar a precisão do recuo. Ele é instalado à esquerda da platina.
- A fresagem é realizada com movimentos suaves e uniformes.
- Partículas de poeira e resíduos são removidas da superfície de trabalho.
- Espuma pegajosa é aplicada à ranhura formada.
- Um ângulo de 90 graus é criado.
- Até que a espuma seque, a estrutura é fixada com fita adesiva.
Deve ser lembrado que apenas drywall à prova de umidade pode ser fresado.
Vantagens e desvantagens
A ferramenta de fresamento de drywall permite que você crie furos, formas geometricamente complexas, juntas suaves e cantos em um curto período de tempo. Isso expande muito as possibilidades de uso do GCR.
No entanto, como qualquer método de processamento, a fresagem de drywall tem suas vantagens e desvantagens.
Entre os aspectos positivos estão:
- conveniência, rapidez de obtenção do resultado desejado;
- a capacidade de cortar formas complexas de orifícios, ranhuras;
- permite que você instale uma estrutura sem construir uma moldura interna;
- economia de material;
- a formação de um ângulo de corte diferente;
- obtendo a superfície mais plana.
Entre os pontos negativos estão:
- habilidades e conhecimentos especiais são necessários para realizar o trabalho;
- no processamento do material, é gerada uma grande quantidade de poeira, o que requer o uso de agentes que protegem as mucosas do trato respiratório superior, pulmões;
- custos financeiros relativamente elevados.
Este método é aconselhável quando o tempo de reparo é limitado ou é necessário para obter superfícies lisas e precisas de formas complexas.
Dicas de aplicação
Fresagem em casa sem um dispositivo especial de absorção de poeira pode ser um verdadeiro desastre. A liberação de uma grande quantidade de poeira leva à poluição severa do ambiente, além de afetar negativamente a saúde.
Para formar superfícies de diferentes complexidades e formas, é necessário usar cortadores especiais. Não é recomendado usar tal ferramenta para trabalhar madeira. Já que neste caso não é adequado para processar um material mais denso do que drywall: as superfícies são de qualidade inferior.
Se for necessária a formação de configurações complexas, é melhor adquirir um conjunto completo de dispositivos com vários bicos que permitem criar as formas geométricas necessárias.
O kit de ferramentas deve ser adquirido em lojas especializadas.
Não é recomendável realizar reparos com as próprias mãos, sem habilidades ou conhecimentos especiais. Antes de realizar o trabalho, é necessário estudar cuidadosamente a tecnologia de fresagem, prática em pequenos pedaços de drywall. Se você tiver alguma dúvida, deve consultar especialistas.
Para obter informações sobre os tipos e métodos de uso de cortadores de drywall, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.