Como escolher um plugue de drywall?
Na construção moderna, existem muitas maneiras de prender elementos e estruturas uns aos outros. O passador foi inventado para prender peças pesadas. Cada material tem suas próprias buchas. Portanto, para drywall oco, você não pode usar elementos que sejam adequados para uma base de concreto.
Peculiaridades
Por falar em drywall, é impossível esquecer o fixador principal - o passador. Uma moldura de foto ou pequena imagem pode ser pendurada em uma partição de gesso recém-criada usando um parafuso ou parafuso auto-roscante, mas se você decidir anexar algo pesado a ela que requeira carga adicional, por exemplo, uma TV em um suporte giratório ou um gabinete de parede, então você precisa usar suportes especiais. Graças a este pequeno elemento, a chapa de drywall não se deforma, seu núcleo não se desmorona e o objeto suspenso permanecerá imóvel em seu lugar. Para diferentes tipos de buchas - diferentes cargas permitidas.
O mercado de construção oferece muitas opções de buchas. Eles podem variar em diâmetro e comprimento. Existem normas regidas pela GOST 28457-90. É ele quem determina que o passador seja uma estrutura destinada à instalação de um parafuso auto-roscante.
Ao contrário de outros fixadores, os fixadores destinados a drywall são feitos de metal ou plástico de alta qualidade e têm uma fixação garantida do produto na placa de gesso. Para uma fixação completa, os fechos são equipados com um elemento muito importante - uma manga, que só pode ser dobrada no vazio completo. O liner não funcionará sob quaisquer outras condições.
Para uma fixação durável de um elemento em drywall, é necessário saber a carga que este fixador pode suportar. Para descobrir essas informações, você só precisa saber o diâmetro e o comprimento do fixador.
Em casa, geralmente existem três tipos de carga: horizontal, vertical, dinâmico.
- Horizontal a carga é típica para prateleiras, fotos. Os fixadores são escolhidos de acordo com o peso do produto (6-10 mm) e o material de base (30-50 mm para drywall).
- Vertical a carga aparece quando você instala um lustre ou ar condicionado. Com um diâmetro de parafuso de 6 mm, o elemento de fixação deve entrar na parede em pelo menos 40 mm e no teto em pelo menos 60 mm.
- Dinâmico a carga surge, por exemplo, ao prender uma escada, argolas de ginástica, "pêra" ou outro equipamento desportivo. Nesse caso, são necessários fixadores resistentes à vibração.
Às vezes, para melhor adesão, o pino é pré-lubrificado com cola.
Existem algumas características dos tarugos que devem ser considerados ao escolhê-los:
- cavilhas do mesmo tipo, mas feitas de materiais diferentes, por exemplo: plástico ou metal, diferem apenas no peso que podem suportar;
- para fixação ao material em folha, o tipo correto de fixador deve ser selecionado, no qual a manga é pressionada firmemente contra a folha.
Como usar?
Existe uma classificação de cavilhas de acordo com vários critérios.
Os tarugos são diferenciados de acordo com o método de fixação:
- fixado à superfície devido à força de atrito;
- tendo várias formas de cavilhas e bases.
Existem duas maneiras de aparafusar o pino na parede: preliminar ou por meio da instalação.
Na pré-instalação, é necessário fazer um furo na parede com uma broca de maior diâmetro, em seguida instalar uma bucha (espaçador, prego, universal) e fixar a parte desejada com um parafuso. Usando este método, por exemplo, você pode prender uma prateleira ou um suporte de TV com suas próprias mãos. Para a instalação de bucha de plástico, uma broca especial é oferecida na embalagem.
Na utilização através da instalação, não há necessidade de furar a base: a fixação com a sua parte não expansível deve passar pelo troço “vazio”. Normalmente, este método é usado para fixação de fachadas, telhados, isolamento.
Os tarugos são diferenciados pelo método de instalação:
- martelado;
- aparafusada com uma pistola de construção especial.
Vários materiais são usados para a produção de tarugos.
- Plásticos, incluindo polipropileno ou náilon.
- Polietileno. Material bastante leve, resistente a ácidos. Mantém-se bem em caso de deformação. A vantagem do material é que ele é anticorrosivo. Suporta temperaturas de até -40 C. Menos: podem aparecer rachaduras.
- Polipropileno. Ao contrário do polietileno, possui maior resistência e durabilidade. Resiste a temperaturas de até +140 C, mas ainda perde a integridade do corpo.
- Poliamida ou nylon. O material resistente, que se distingue pela resistência especial às vibrações, praticamente não se desgasta e é insensível aos danos mecânicos. É por isso que o náilon é considerado o material mais confiável. Menos: a instalação em um ambiente com alta umidade é proibida.
- Metal, incluindo alumínio e aço inoxidável. Não deforma, tem maior resistência ao desgaste e maior resistência ao rolamento. Se o metal com o qual o pino é feito for apenas galvanizado, está sujeito à corrosão. Os fixadores de liga de latão ou titânio são muito caros e são usados apenas em áreas altamente perigosas.
Drywall é um material frágil e oco que pertence à categoria soft. Tenha cuidado ao perfurar. Você não pode usar o modo de perfuração - isso pode danificar a integridade da folha.
Tipos e características
Borboleta
O fecho borboleta é feito de metal ou polipropileno e possui duas asas "esticadas" em direções opostas, que impedem o parafuso de girar. Ele é usado para fixar objetos com peso leve: pinturas, lâmpadas. Descartável - não reutilizável. Existe a possibilidade de desmontar o elemento.
Para instalar o passador borboleta, é necessário pressionar os elementos laterais para o centro e martele-os cuidadosamente na folha de drywall. No momento da instalação do passador, as asas “endireitam” do outro lado da placa de gesso, distribuindo uniformemente o peso do elemento suspenso sobre a superfície. Depois disso, você pode aparafusar o parafuso.
Os tamanhos padrão desse pino são 8/28 e 10/50. Para a primeira opção, um parafuso de 3,5 / 35 mm é adequado, para a segunda - 3,5 / 55 mm. O tamanho da borboleta de 10/50 mm é capaz de suportar até 24 kg. Para uma divulgação completa, você precisará de um parafuso auto-roscante com comprimento não superior a 55 mm.
Fabricado em plástico. Vendido dobrado.
Guarda-chuva
Projetado para objetos mais pesados: devido ao seu formato, é adequado para fixar o lustre em tetos de gesso cartonado. Não pode ser desmontado.
Quando montado, parece um guarda-chuva normal. Um pino fechado é inserido no orifício perfurado. Graças à mola embutida, atingindo o espaço livre, abre-se dentro da placa de gesso.
Capaz de suportar até 35 kg.
Molly
Uma das opções mais caras para o passador, que pertence à categoria de “expansível”. Adequado não apenas para drywall, mas também para tetos falsos. Quando instalado, o pino prende a placa de gesso entre a frente e a traseira. Este pino pode conter até 35 kg. Existe a possibilidade de desmontagem.
Sua vantagem é que não há necessidade de um parafuso auto-roscante: todas as peças necessárias estão incluídas.Para consertar, é necessário fazer um orifício de 8 mm de tamanho, inserir o tarugo e pressionar para baixo na lateral para que os dois dentes fiquem bem fechados na placa de gesso. Em seguida, você só precisa apertar o elemento superior do pino para que a parte traseira fique bem pressionada contra a folha.
Fabricado apenas em metal.
Driva
Mais fácil de usar, portanto ideal para iniciantes que estão começando a se familiarizar com um material como o drywall. O Driva parece um caracol e é aparafusado com uma chave de fenda normal até parar. Para facilitar o aparafusamento, é possível, mas não necessário, fazer um orifício de 6 mm. Devido ao aparafusamento apertado no núcleo da folha, pode suportar cargas de até 25 kg. Para o pino driva, é necessário escolher o comprimento correto do parafuso auto-roscante, que posteriormente também será aparafusado no pino com uma chave de fenda. Essa chave de fenda, caindo no vazio, dá um nó, permitindo que você pendure algo semelhante em peso a um armário de cozinha.
Pode ser metálico ou de náilon.
Pernas
Este fixador é feito de metal. Possui duas extremidades pontiagudas com placas triangulares, chamadas de "pernas" na linguagem profissional. O kit inclui um parafuso.
Prego de cavilha
O segundo nome desse elemento é DBM (passador de montagem rápida). Não requer habilidades especiais e esforço adicional para instalação. Não tem parafuso. Não envolve desmontagem posterior. A cavilha é inserida no orifício correspondente ao seu tamanho e depois cravada com um prego até parar. Adequado para hastes de cortina e rodapés. É confiável porque durante a instalação se expande em três direções ao mesmo tempo.
As unhas são divididas em dois tipos: com um boné em forma de fungo e um chapéu secreto. Eles diferem entre si na altura das laterais. O pino com um fungo pressiona os elementos de forma mais confiável. Usando o exemplo da fixação de rodapés pesados, pode-se comprovar que a cabeça escareada não proporcionará a fixação necessária do passador.
Âncora química
É uma cápsula com um líquido adesivo. O complexo possui uma manga de malha que permite até mesmo um não profissional fixar o elemento.
Cavilha para drywall duplo
Para drywall duplo, são usados suportes especiais. Eles têm uma broca que permite que sejam facilmente aparafusados na folha dupla.
Além dos listados, há também um passador autocompensador, tiras e outros tipos.
Fabricantes
O mercado de construção também oferece plugues de drywall com os nomes das empresas que os criaram.
Fischer PD e PDS
Plug de náilon arredondado. As costelas longitudinais evitam a torção. Durante o aparafusamento do parafuso auto-roscante, sua haste cônica entra na luva de plástico, forçando a abertura das asas batentes. Suporta até 15 kg.
Knauf-Hartmut (colar Knauf)
A sensação do fixador. Esse pino na parede pode suportar até 55 kg, no teto - até 6 kg. O conjunto desse pino consiste em uma barra de metal em forma de U, uma luva de travamento e duas guias de plástico.
Para instalação, um orifício de pelo menos 13 mm deve ser perfurado, insira a prancha e alinhe as guias. Em seguida, insira a luva de plástico através de ambas as guias até que ela pare, em seguida, espalhe-as em direções diferentes e remova. Assim, a prancha é fixada com segurança na drywall, na qual o parafuso do kit é posteriormente aparafusado.
Walraven BIS GOLD
Este plugue é adequado para cargas leves a médias para parafusos com um diâmetro de 3,5 - 5,0 mm e um comprimento mínimo de 30 mm. O nome do fixador fala por si: você só precisa de um martelo para instalar. Durante a cravação na parede, o pino se firma e não rola.
Existem outros fabricantes de plugues de drywall, por exemplo: TOX e KEW (Alemanha), HILTI (Liechtenstein), SORMAT (Finlândia).
Para economizar no custo dos tarugos, eles costumam ser comprados a granel na China. Apesar da qualidade, alguns tarugos de marca variam muito.
Certifique-se de descobrir o país de fabricação da montagem com o vendedor, pois a segurança depende disso.
Adendo
- Antes de iniciar o trabalho, você deve conhecer as características do drywall e determinar a estrutura e o peso do elemento acoplado.
- Com base nas características das buchas, escolha aquela que se adapta à sua situação particular.
- Além das características do passador em si, é necessário escolher o parafuso correto: ele não deve deformar ou quebrar o pino dentro da chapa.
- Objetos com peso de até 5 kg (pinturas, molduras) podem ser fixados na placa de gesso e sem bucha - em um parafuso auto-roscante, prestando atenção para manter a integridade da folha.
- Certifique-se de controlar a força de aperto - você pode furar a placa de drywall.
- Fure a folha com uma broca convencional de diâmetro menor. Desta forma, você evitará enviesamento ao aparafusar os pinos-guia.
- Vale a pena calcular corretamente o peso por bucha e não ultrapassar este valor. Em média, considera-se que a carga nos fixadores não deve exceder 50 kg por 1 m2.
- Se a parede de gesso for revestida com ladrilhos ou ladrilhos, use uma ponta especial vitoriosa e faça um orifício igual ao diâmetro do pino.
- O comprimento do orifício na placa de gesso deve ser 5 mm maior do que o parafuso.
- Certifique-se de limpar o orifício de poeira e migalhas. Isso pode ser feito usando um aspirador de pó convencional.
- É melhor usar um perfil de metal para fixar elementos em um teto de gesso cartonado. Um ímã comum o ajudará a encontrá-lo no verso da folha.
Se, por algum motivo, você não souber que material de base está à sua frente, você pode verificar isso por meio de uma perfuração de teste. Se uma pequena fração de uma fração fina, semelhante à poeira, começar a sair do buraco, fique tranquilo, pois você está lidando com drywall.
Para obter informações sobre como escolher um pino de drywall, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.