Tudo o que você precisa saber sobre rodapés de madeira
Rodapés de madeira raramente são usados em tetos quando se trata de apartamentos comuns. A exceção são os banhos, saunas e interiores com a utilização de materiais naturais.
Peculiaridades
Além da função decorativa, o uso de decoração ao longo do perímetro das paredes ajuda a elevar visualmente o teto, corrigir pequenas falhas no layout.
Além disso, o uso de rodapés confere ao interior uma aparência completa e harmoniosa.
Não é à toa que os tetos das casas antigas eram decorados com largas bordas de gesso. Hoje à venda você pode encontrar rodapés de poliuretano, PVC. Cada um deles tem seus prós e contras.
As vantagens dos materiais de acabamento em madeira.
- Amizade ambiental. Os materiais naturais não emitem substâncias nocivas, não causam alergias.
- Grande seleção de produtos - de tiras simples a filetes largos esculpidos.
- Durabilidade - rodapés de alta qualidade servirão por mais de uma dezena de anos sem perder as características técnicas e estéticas.
- Estética - os elementos de acabamento em madeira têm uma ótima aparência graças ao padrão de madeira exclusivo, proporcionando conforto.
- Versatilidade - as molduras podem ser repintadas, por exemplo, para combinar com a cor das paredes ou com o padrão do papel de parede.
Além das vantagens, os produtos também apresentam desvantagens que também devem ser consideradas na escolha dos materiais de acabamento.
- Umidade exigente... A madeira “pega água”, incha e, ao secar, pode mudar de forma e estalar.
- O custo é muito superior ao de análogos feitos de materiais artificiais. Em média, um perfil de madeira custará 400 rublos. Para efeito de comparação, um pedestal de espuma tem 70-90 rublos.
- Tendência para apodrecimento e fungos - o tratamento da madeira com anti-sépticos ajudará a resolver o problema.
- Instalação cuidadosa necessária - quaisquer falhas na base, encaixe impróprio ou costuras mal processadas serão muito perceptíveis.
- O peso. A decoração em PVC é leve, podendo até ser instalada em tectos falsos. As molduras de madeira, especialmente aquelas feitas de madeiras densas como o carvalho, são bastante pesadas. Este ponto deve ser considerado no momento da compra.
- Complexidade durante a instalação, ou seja, ajuste de canto.
- Rigidez - os rodapés de madeira não podem ser dobrados, portanto, os produtos semicirculares são feitos sob encomenda.
A madeira é um material combustível, portanto, ao fazer rodapés decorativos com suas próprias mãos, o processamento com retardadores de fogo (composições para aumentar a resistência ao fogo) é necessário.
Para proteger contra umidade e prolongar a vida útil, são utilizadas impregnações especiais, vernizes ou ceras.
Ao usar ceras você pode obter o efeito de superfícies brilhantes e aveludadas.
Visão geral da espécie
Os rodapés de madeira podem ser divididos em vários tipos, cada um deles selecionado de acordo com o projeto e a finalidade da sala. Por exemplo, meios-fios estreitos são adequados para um apartamento comum com tetos baixos e cornijas largas para uma casa particular. Dependendo da largura, os rodapés podem ser divididos em:
- meio-fio - faixas estreitas com decoração simples em forma de orla ondulada, até 50 mm de largura;
- cornijas - maciças e largas, muitas vezes decoradas com talha, utilizadas na decoração de espaços com tectos altos;
- filetes - adequado para decoração de quartos em estilo clássico, caracterizado por um design sofisticado;
- baguetes - os mais comuns, diferem em uma variedade de formas e tamanhos.
Importante: os rodapés de madeira não devem ser fixados em tectos falsos.Filetes de madeira são bastante pesados, por isso é melhor escolher produtos de PVC.
Como escolher?
O principal critério de escolha é a qualidade da madeira, custo e resistência a condições de alta umidade (caso opte por rodapés para cozinha, banheiro, banheira). Para a fabricação de decoração no teto, as coníferas são mais frequentemente utilizadas:
- abeto - resistente à umidade, mas muito duro;
- lariço - não tem medo da umidade, quase não está sujeito à decomposição, mas a um custo muito maior do que outras coníferas;
- Pinho - material barato com boas características técnicas, fácil de processar;
- Carvalho - distingue-se pela alta resistência, padrão de madeira exclusivo, os elementos de acabamento são feitos principalmente sob encomenda devido ao alto custo do material.
Coníferas - de baixo custo, graças à madeira leve, são excelentes para tingir e envernizar... Entre as deficiências, nota-se a presença de passagens de resina (principalmente pinho), o que reduz a resistência à umidade.
Você também pode comprar rodapés de coníferas baratas cobertas com folheado de madeira fina nas lojas.
Eles são mais caros no preço, mas você pode escolher a decoração "carvalho", "nogueira", dependendo da solução interior.
Na hora de escolher preste atenção na qualidade da madeira - ela deve estar seca. Idealmente, não deve haver nós ou irregularidades na superfície - você terá que gastar tempo em processamento adicional. É preferível escolher produtos de fábrica - são mais resistentes, além disso, estão impregnados de compostos especiais que prolongam a vida útil da madeira.
Produtos de madeira com umidade natural, quando secos, podem mudar sua forma linear, deformar, rachar. Você pode fazer um pedestal para um forro com suas próprias mãos, mas não pode fazer sem uma ferramenta especial. Quanto à largura, uma regra funciona aqui - quanto mais altos os tetos, mais largo deve ser o rodapé.
Regras de instalação
Primeiro você precisa preparar a superfície. O teto e as paredes são nivelados e preparados, se necessário. A horizontal é verificada usando um nível de construção ou regra. Pequenas irregularidades (amolgadelas) e fissuras podem ser cobertas com massa, partes salientes (saliências, nódulos) podem ser lixadas. Verifique os cantos (ao longo das paredes) e, se possível, nivele até 90 graus. Você pode verificar com um quadrado simples.
Importante: os filetes de madeira, ao contrário dos rodapés de PVC, não se dobram, por isso não será possível "puxá-los" para um fundo irregular.
É melhor comprar rodapés com uma margem (15-20%) para serrar, ajustar o tamanho e possíveis danos (por exemplo, um rodapé estreito pode rachar, é possível um corte incorreto, etc.)... É mais fácil calcular a quantidade de material se você desenhar com antecedência o layout dos filetes, levando em consideração nichos, saliências e outras características da sala - haverá menos resíduos.
A preparação dos filés é assim.
- A superfície dos produtos é polida, elimine asperezas e irregularidades com lixa (a quantidade depende do estado da superfície) ou com escova de fixação para broca. A trituração é feita na direção das fibras, após o que a superfície é umedecida com água para levantar o pêlo. Desta forma, riscos e irregularidades podem ser evitados durante a pintura subsequente.
- Se você planeja usar verniz, então pré-madeira tratado com um primer especial.
- Para enfatizar a textura da árvore ou dar-lhe uma cor nobre, use uma tinta à base de álcool ou à base de água.
- É melhor escolher uma tinta inodora à base de água. Para um revestimento denso, você precisará de 2-3 camadas. Antes da pintura, o pedestal é preparado.
Etapas de instalação, como instalar.
- Markup - faça marcações com um simples lápis no teto e ao longo da borda inferior do rodapé. Após "bater" as linhas paralelas ao longo das marcações usando uma corda esticada ou o mesmo pedestal.
- Corte em filetes em tamanho.
- A instalação começa nos cantos, depois que eles vão para seções diretas.
- Para juntar rodapés nos cantos, as tábuas são cortadas a 45 graus usando uma caixa de esquadria.Se não for possível obter ângulos retos perfeitos ao longo das paredes, recortes desnecessários da placa são usados para encaixar os produtos, nos quais o ângulo desejado é marcado. Em seguida, a prancha e o rodapé são fixados com uma pinça e é feito um corte simultâneo.
- Se necessário detalhes personalizado para o tamanho com um arquivo, é muito importante arquivá-los corretamente.
- Rodapés estreitos posso Cola, sem o uso de parafusos auto-roscantes ou pregos em pregos pequenos.
- Cornijas entalhadas (mais de 100 mm de largura) são muito pesadas, portanto, as barras triangulares são pré-montadas na parede. O passo é de 0,45-0,5 m, dependendo do peso dos filetes. Isso ajudará a evitar a deformação das peças de madeira quando a umidade do ambiente mudar.
- Os rodapés são fixados aos rodapés com parafusos auto-roscantes ou pregos sem chapéus... No primeiro caso, é melhor "afogar" um pouco a cabeça do parafuso, pré-perfurando um orifício de diâmetro ligeiramente maior que a cabeça do parafuso. E após a instalação, cubra os pontos de fixação com massa.
- Se outros reparos forem planejados, então, a fim de evitar a entrada de tinta ou cola de papel de parede no rodapé, fita adesiva é usada.
A madeira é um material bonito, ecológico, mas caprichoso. É por isso antes de fazer uma escolha a favor da madeira, vale a pena pesar com antecedência todos os prós e contras.
Para informações sobre como unir corretamente os rodapés, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.