Telhas de cimento-areia: prós e contras

Contente
  1. Características de produção
  2. Especificações
  3. Tamanhos e formas
  4. Cores e coloração
  5. Fabricantes populares e análises
  6. Como fazer você mesmo?
  7. Dicas de instalação

A qualidade e durabilidade da estrutura dependem diretamente da escolha do material de cobertura. O mercado moderno oferece muitas soluções para a atenção do comprador, contra as quais as telhas de cimento-areia são especialmente populares. Este artigo falará sobre os prós e os contras deste material, bem como sobre as características de sua produção.

Características de produção

As telhas de cimento-areia são análogas ao material de cerâmica para telhados. Ela também tem uma semelhança externa com ele. É feito a partir de uma mistura de areia de quartzo, cimento, aglutinantes e aditivos hidrorrepelentes, além de um pigmento corante. Na produção, são utilizadas principalmente matérias-primas de alta qualidade. Normalmente é cimento de 200 e acima.

A tecnologia de produção é um pouco diferente da fabricação de um análogo de cerâmica. Não prevê a queima das barras, o que reduz o custo da matéria-prima final. Durante o processo de mistura, areia, água e vários aditivos são adicionados ao cimento. Os componentes são misturados em proporções para obter as características desejadas do revestimento acabado. Para aumentar os indicadores de resistência e confiabilidade, as impurezas prejudiciais são removidas da composição.

Normalmente, para tal composição, utiliza-se areia de rio, na qual podem ocorrer pequenas inclusões de pedras de até 2 mm de diâmetro. Depois de misturar até ficar homogêneo, a solução é derramada em moldes especiais. Os elementos são formados, prensados ​​e secos nas condições estipuladas pela tecnologia. O processo de formação do material leva cerca de 12 horas. Durante este tempo, as matérias-primas para telhados adquirem as qualidades exigidas.

Um perfil contínuo é formado a partir da solução acabada usando uma máquina. Em seguida, a máquina corta independentemente nos fragmentos desejados. Uma camada de primer é então aplicada automaticamente a cada um deles. Após a secagem do solo, o material é colocado à venda.

A estrutura das barras pode ter vários elementos. A fechadura principal pode ser simples, dupla e tripla. É necessário excluir o sopro do telhado. As travas laterais conectam as barras entre si de forma confiável, evitando que a água flua. Eles podem estar na parte inferior e na tampa.

As nervuras de reforço são necessárias para resistir a rachaduras no material de telha. As bordas do CPC são caracterizadas por uma forma arredondada. Isso permite que a água seja drenada. O formulário prevê a presença de ganchos para fixação à caixa. O ponto de contato é fornecido entre as venezianas e as barras.

Especificações

Considere os principais parâmetros de telhas de cimento-areia com base em seus pontos fortes e fracos. Os prós e contras permitirão fazer uma avaliação correta do material da cobertura, levando em consideração a opinião de especialistas.

Vamos observar as principais vantagens das telhas de cimento-areia.

  • É durável. Se o material for feito com estrita aderência à tecnologia, ele servirá por 30-50 anos.
  • Ela é caracterizada pela resistência a fatores externos. Não desmorona sob a influência da chuva, neve, granizo, não desbota sob o sol.
  • O material é resistente a tensões mecânicas significativas. É forte o suficiente. O risco de lascar durante a instalação é mínimo. As reparações podem ser feitas diretamente no CHC.
  • É notável por seu preço razoável. Mesmo com um grande volume, o material não vai "atingir" o orçamento.
  • As telhas de areia-cimento são resistentes ao gelo. Ele pode suportar baixas temperaturas e é adequado para uso em regiões adversas.
  • O material é variável em forma e tamanho.O comprador tem a oportunidade de escolher a matéria-prima, levando em consideração a sua finalidade e um determinado local da cobertura.
  • CHR é amigo do ambiente. Não apodrece nem deforma, e também possui altos níveis de isolamento térmico e acústico.
  • É confortável e fácil de instalar. Ao mesmo tempo, o material é harmoniosamente combinado com construções feitas de madeira ou tijolo.
  • Este material de cobertura não enferruja, tem espessura suficiente e um custo aceitável. Também é flexível e resistente ao fogo.

Vale a pena observar várias desvantagens das telhas de cimento-areia.

  • Apesar das diferentes finalidades, os fragmentos principais não diferem em uma grande variedade de formas. A tecnologia de fabricação não diversifica significativamente a gama de modelos de produtos.
  • CHR é pesado. Aumenta a carga no rolamento e na fundação. Por esta razão, a estrutura deve ser feita de um material de construção particularmente durável.
  • Com resistência a esforços mecânicos, o material não resiste a choques especialmente aplicados. As peças quebradas não devem ser colocadas: isso pode causar um vazamento no telhado.
  • CHP é uma matéria-prima em pequenas peças. A presença de detalhes de diferentes funcionalidades transforma o processo de instalação em um longo layout do mosaico.
  • A superfície do revestimento é rugosa. Isso complica o derretimento da neve e obriga você a pensar sobre o sistema de treliça do telhado.

Tamanhos e formas

As telhas de areia-cimento são divididas em dois tipos de produtos: básicos e adicionais. O primeiro é usado para a cobertura principal. Estes últimos são usados ​​para fechar as juntas.

De acordo com o formulário, o CPC é dividido em 9 tipos.

  • Privado. Tem um formato ondulado, é utilizado em planos retos para instalação em forma de filas retas.
  • Frontão. Ladrilho lateral com a forma da letra G. Pode ser do lado esquerdo, do lado direito, universal. Necessário para as extremidades do telhado.
  • Metade. Complementa o empilhamento de fragmentos comuns onde é necessário fechar uma pequena área vazia. Elimina a necessidade do master para aparar as matérias-primas.
  • Ponto de verificação. Um fragmento separado de uma forma estreita com um buraco. Necessário para montar a ancoragem de tubos auxiliares no telhado.
  • Estribo. Permite que as grades sejam fixadas para que possam ser movidas com segurança de cima para baixo para manutenção do telhado.
  • Ventilação. Um pequeno fragmento com uma saliência e uma grelha mascarada. Promove a circulação do ar na zona do vale, na serra ou na zona da cornija. Elimina a formação de condensação.
  • Apoiando. É insubstituível em locais onde estão instaladas barreiras de neve. Difere em particular a confiabilidade em comparação com em linha. Impede uma descida acentuada do gelo.
  • Cume. É dividido em 2 tipos: inicial e final.
  • Fim. Completa a aparência geral do telhado. Fecha todas as juntas visíveis.

As dimensões do CPC dependem de sua forma. Por exemplo, as dimensões padrão da versão do meio tipo são 42 x 18 cm. Os parâmetros do material principal são 42x33 e 41x24 cm. No primeiro caso, 1 sq. m geralmente leva cerca de 10 peças. Com parâmetros 41x24 por 1 sq. m de revestimento precisará de 15 barras.

Cores e coloração

Inicialmente, este material de cobertura tinha uma cor acinzentada normal. Mas agora, devido às novas tecnologias, tornou-se possível mudar a tonalidade.

Isto é feito de duas maneiras:

  • coloração ao amassar a massa;
  • pintura de azulejos acabados.

No primeiro caso, o corante é mais estável. A cor é estável ao longo do tempo. Se durante o processo de instalação for formado um chip, isso não será visível. Uma variante do segundo tipo terá que ser tingida com um composto especial, que pode ser adquirido junto com os ladrilhos.

No mercado da construção moderna, esse material de cobertura é apresentado em diferentes tonalidades. Esta é uma cor tradicional de tijolo, preto, marrom, areia, tons avermelhados. A cor cinza inclui tons: escuro, antigo, econômico. O vermelho pode ser escuro, vermelho-cinza, vermelho-tijolo, vinho. Tons incomuns incluem azul e verde, mas cada variação tem um tom cinza.

Fabricantes populares e análises

Para entender melhor as telhas de areia-cimento, você poderá conhecer mais de perto os produtos das marcas mais procuradas pelos consumidores. No mercado de construção moderno, existem muitas opções para a produção russa e estrangeira. O preço depende das impurezas e tonalidades, bem como da reputação da marca.

Vamos marcar as opções mais populares.

  • Benders. Produz as coleções Carisma, Palema Brilliant, Palema Condor, Palema Exclusive. A coleção inclui folhas de duas ondas de tons diferentes.
  • Braas. Oferece aos compradores das linhas "Frankfurt", "Yantar", Coppo Di Grecia. São perfis com uma e duas ondas.
  • Onda do mar. Projeto conjunto do fabricante russo com a marca sueca Benders. Oferece folhas de forma de onda oblíqua de alto desempenho.

Como fazer você mesmo?

As telhas de areia e cimento podem ser feitas por você. A fabricação não exigirá grandes custos. A tecnologia é bastante simples. Você precisará de cimento de qualidade de marca comprovada e areia fina de rio peneirada. Além disso, você precisa comprar um esquema de cores da cor desejada e preparar água limpa em temperatura ambiente.

Ao contrário da tecnologia de fábrica, o processo será realizado não por fundição por vibração, mas por perfil peça a peça. Para moldar cada peça, você precisará comprar uma matriz de puncionamento de concreto de poliuretano. Para conformar adequadamente as chapas, uma camada de concreto é aplicada sobre uma chapa limpa e deixada por um certo tempo. Depois disso, os elementos da telha são cortados da camada de matéria-prima.

O dispositivo para preparar material de cobertura em casa tem uma configuração complexa. Inclui uma tigela para colocar argamassa, uma guilhotina para cortar um fragmento do comprimento desejado. Uma largura de perfil clara é fornecida. Uma característica das matérias-primas para o revestimento doméstico é o uso de cimento de pega lenta para a argamassa.

A forma como a sacola é armazenada também afeta a qualidade do material. Uma composição seca que foi armazenada em uma sala úmida e sem ventilação não é adequada para esses fins (isso reduz as propriedades adstringentes da matéria-prima). A areia e o cimento devem estar secos antes de serem misturados.

As proporções da composição são as seguintes: em 1 hora de cimento adicionar 3 horas de areia. A este volume adiciona-se 0,5 h de água. Se a água estiver dura, primeiro você pode fervê-la e resfriá-la. A mistura realiza-se em recipiente limpo, sem vestígios de outros materiais de obras anteriores de construção e instalação.

Mexa a massa até ficar homogêneo. Se for usado um corante, certifique-se de que a solução seja colorida de maneira uniforme. Quando as matérias-primas estão prontas, eles começam a moldar. É colocado em um molde, empiricamente ajustado à quantidade de massa. Em seguida, a alça é pressionada e puxada para a extremidade frontal do molde.

Às vezes, o movimento alternativo é repetido duas vezes. Isso é necessário para maior clareza da imagem. Se a barra for produzida com vales longitudinais, uma simples pressão para baixo no punção é suficiente. Além disso, seu comprimento deve ser igual ao comprimento do próprio formulário. O punção é capaz de espremer o padrão desejado. Devido a este movimento, a superfície frontal da telha de areia-cimento é passada a ferro.

Dicas de instalação

Para que a instalação da cobertura por meio do CPC seja de alta qualidade e durabilidade, você deve se munir de algumas recomendações de especialistas.

  • A seção transversal da barra está sujeita ao degrau do sistema de vigas. Quanto menor for, menor deve ser o CPC. Os parâmetros do passo de torneamento devem ser de 31 a 34,5 cm.
  • Compre apenas a quantidade certa de material. Você pode calculá-lo usando um programa online ou um especialista em uma loja especializada. Isso irá minimizar o desperdício.
  • A sobreposição recomendada entre os ladrilhos pode ser de até 7,5 a 10,5 cm de baixo para cima.
  • O ângulo mínimo de inclinação ao instalar as telhas é de 22 graus.
  • Não se esqueça de aplicar vapor e impermeabilizar antes de colocar o material de cobertura, protegendo as bordas livres com painéis.
  • Comece com a linha inferior. É ele o principal. Alinhe o resto nele e verifique o nível.
  • Ao pregar o material na estrutura, use pregos ou grampos de construção leve.
  • Equipe a última linha com um duto de ventilação. Use barras com lacunas nas bordas para essa finalidade.
  • Termine a colocação de cada linha de frontão horizontal instalando uma barra com uma extremidade dobrada. Certifique-se de que a distância entre os ladrilhos normais (básicos) e as empenas coincidem.
  • Se precisar cortar um bloco, use uma lixadeira para essa finalidade.
  • Ao levantar o material de cobertura, seja extremamente cuidadoso para não quebrar as telhas no chão. Levante-o em porções de 6 - 7 peças.

Veja abaixo a diferença entre cimento-areia e ladrilhos de cerâmica.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário