O que é Alucobond e como instalá-lo?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características principais
  3. Formulários
  4. Descrição das espécies
  5. Dimensões e peso das folhas
  6. Como trabalhar com painéis?
  7. Tecnologia de instalação

O material para decoração de fachadas chamado alucobond vem ganhando grande popularidade em todos os continentes a cada ano. Há várias razões para isso. Em primeiro lugar, é um custo aceitável. Em seguida, vem a beleza externa das lajes. E, sem dúvida, a alta qualidade é uma característica positiva. Os artesãos também apreciam este material pela facilidade de instalação. No entanto, antes de proceder à instalação independente do alucobond na fachada da sua casa, recomenda-se conhecer as propriedades deste material, as vantagens, desvantagens, e também familiarizar-se com algumas das nuances da instalação.

O que é isso?

Alucobond é um material composto cujo nome completo soa como painéis compostos de alumínio. Nesse caso, o composto é um dueto harmonioso de alumínio e polímero. O polímero usado na fabricação de blocos compostos difere em tipo e espessura. As características de desempenho do material acabado dependem disso.

Só no território da Federação Russa, existem cerca de 15 empresas que se dedicam ao fabrico deste material de revestimento.

A espessura das folhas de alumínio utilizadas em cada placa é de 0,5 mm. O enchimento interno dos blocos é envolto em placas de metal em ambos os lados. Assim, forma-se uma espécie de sanduíche.

O componente interno de tal sanduíche é geralmente apresentado na forma de polietileno de alta pressão.

É importante saber que as folhas sanduíche de alumínio possuem um revestimento anticorrosivo para garantir que as placas não se deteriorem prematuramente. Além do mais, o revestimento anticorrosivo ajuda a evitar danos causados ​​pelo atrito com a base da treliça. Uma composição de óxido na forma de solução de hidróxido de sódio é utilizada como camada anticorrosiva, devido à qual surge um filme na superfície da placa metálica, que protege o material da umidade que pode causar danos irreparáveis ​​ao metal.

A parte frontal é de alumínio revestido com poliéster. No entanto, os fabricantes costumam usar carbono fluorado, que não é exposto à radiação ultravioleta e a produtos químicos. Vale ressaltar que o carbono fluorado, mesmo após longo funcionamento das placas, não trinca e, mais ainda, não sai da base.

A camada final do sanduíche composto é um filme laminado. Deve ser removido antes da instalação, pois faz parte da embalagem original. Graças a este filme, a superfície decorativa das placas é protegida durante o transporte e manuseio. Alguns artesãos instalam painéis compostos de alumínio sem remover o filme e, em seguida, removem a camada protetora da superfície.

A parte frontal das placas de alucobond é caracterizada por um grande número de camadas. Quando visto do enchimento central, a próxima camada é a adesão, depois uma folha de alumínio, depois um primer, resina, esmalte e uma película protetora.

Características principais

Alucobond é um material de construção de revestimento na forma de blocos compostos de alumínio. Devido ao seu conteúdo, as placas apresentam boas características de desempenho.

Além disso, propõe-se conhecer as vantagens e desvantagens do alucobond, que qualquer pessoa que pretenda utilizar com este material como revestimento da fachada de um edifício deve conhecer. Em primeiro lugar, você precisa conhecer os benefícios das placas compostas.

  • Durabilidade. Cada fabricante fornece um certificado de qualidade e um cartão de garantia, atestando que os painéis funcionarão por até 25 anos. No entanto, os proprietários, que utilizam esse material há muito tempo, afirmam que as placas de alta qualidade de empresas renomadas podem durar meio século.
  • Facilidade de processamento. Apesar da multicamadas, os painéis compostos são muito fáceis de cortar em várias partes. Eles são alimentados por laminação e soldagem.
  • Força e elasticidade. As chapas de aço em um sanduíche composto conferem às placas alta resistência a qualquer estresse mecânico. Mas o que é interessante, apesar da presença de um material tão forte, o alucobond pode ser dobrado.
  • Resistente às intempéries. O revestimento de alucobond é capaz de resistir a intempéries e mudanças bruscas de temperatura.
  • Estética. Graças à grande variedade de cores e tonalidades da parte frontal das placas de alucobond, todos poderão realizar as ideias mais ousadas. O exterior pode imitar o estuque decorativo e outras opções de design exclusivas. E o que é mais agradável, mesmo com exposição prolongada à radiação ultravioleta, a saturação de cor da parte frontal das placas não desaparece.
  • Superfície lisa e plana. Mesmo quando as lajes estão dobradas, não aparecem fissuras e costuras na face do material. O que é mais agradável, a textura incomum dos blocos ao dobrar, e mesmo durante a instalação, permite que você faça a estrutura perfeita.
  • Isolamento térmico e acústico. Graças à sua estratificação, as lajes suprimem o ruído e retêm o calor dentro das instalações. As propriedades de isolamento acústico dos edifícios localizados no centro da cidade são especialmente importantes.
  • Fácil de instalar. Devido à leveza das lajes mistas, uma grande carga não é aplicada à fundação do edifício. E dada a resistência das placas, não há necessidade de usar peças de reforço adicionais. Basta aplicar uma estrutura de moldura simplificada para uma fachada de ventilação.

Alucobond também tem algumas desvantagens.

  • Baixa resistência ao fogo. Claro, este indicador é determinado pelo tipo de enchimento. As placas, dentro das quais existe um polímero, não apenas queimam, mas também liberam substâncias tóxicas no ar. É por isso que a maioria das pessoas opta por placas com polietileno expandido, por pertencer à classe dos retardadores de chama. Hoje o mercado da construção está repleto de painéis de alucobond com composição interna aprimorada. Eles contêm hidróxido de alumínio, que é capaz de resistir ao fogo aberto por várias horas. No entanto, o preço desse material é muito mais alto. Conseqüentemente, eles não são comprados com tanta frequência.
  • Restauração de lajes. Se o bloco for danificado repentinamente, pode ser necessário desmontar vários blocos de laje adjacentes para substituí-lo.

Formulários

Alucobond é um material de construção tão versátil que é utilizado em uma ampla variedade de áreas de produção.

  • Os painéis compósitos ocupam hoje o 1º lugar entre os materiais destinados à decoração de fachadas de edifícios.
  • Alucobond é usado como uma fachada de ventilação de edifícios antigos para renovar o exterior e aumentar as propriedades de isolamento acústico e térmico.
  • Sanduíches de bloco são usados ​​como revestimento para detalhes arquitetônicos.
  • As placas deste tipo são utilizadas na concepção de letreiros publicitários, painéis e caixas de luz.
  • Novos blocos podem ser usados ​​para fazer divisórias no interior das instalações ou para decorar o espaço interior, incluindo o teto.
  • Certamente poucas pessoas sabem, mas os painéis compostos são usados ​​para a fabricação de alguns elementos de acabamento para carros, ônibus e até carros.
  • Alucobond é usado como embalagem de proteção para equipamentos frágeis.

Painéis compostos de alumínio fazem facilmente seu trabalho. No entanto, eles são mais frequentemente usados ​​como material de acabamento para a parte frontal de edifícios e interiores.

São esses blocos que permitem criar obras-primas arquitetônicas únicas ao organizar o exterior de um edifício.

Descrição das espécies

Hoje, existem várias variedades de painéis compostos de alumínio, cada um dos quais com inúmeras vantagens, mas podem ter algumas desvantagens.

  • Fachada ventilada com alucobond. A instalação é muito fácil. Para a instalação, são usados ​​fixadores, nos quais o isolamento é inicialmente instalado. Em seguida, as guias e o perfil são fixados e, em seguida, os painéis são fixados. Graças a este projeto, os edifícios recebem proteção máxima contra danos mecânicos e, o mais importante, o calor é retido dentro do edifício.
  • Alucobond debaixo de uma árvore. Com a ajuda dessas lajes, o edifício adquire um aspecto inusitado. Cada bloco individual é coberto com tinta de alta qualidade que não racha com o tempo, não perde a saturação e a profundidade da cor, bem como a textura visível da madeira natural.
  • Alukobond A2. Uma característica distintiva deste tipo de painel é a incombustibilidade. Mesmo com forte calor de chamas diretas, o fogão não acende. Consequentemente, essas placas são destinadas ao uso em edifícios onde a questão da segurança contra incêndio está em primeiro lugar.

Deve-se notar que as placas compostas de alumínio são fabricadas com várias marcações.

O primeiro é B2. Essas placas não suportam uma chama aberta, razão pela qual pertencem ao 4º grupo de inflamabilidade. Eles não apenas explodem com o contato com o fogo, mas também rapidamente. Outra característica distintiva dos painéis compostos de alumínio B2 é a resistência à flexão mínima.

A próxima marca é A2. Esses modelos possuem um índice mínimo de inflamabilidade, que é indicado pelos símbolos “G1”. Existem variedades de pratos com a designação "NG". Isso sugere que eles não são inflamáveis. Quanto às dimensões das placas marcadas com A2, elas são completamente idênticas ao alucobond B2. A única diferença está na massa. As placas A2 são 1,5 kg mais pesadas do que as placas B2.

Outro tipo de cassete composto é o plus. Essas placas diferem em espessura máxima. O peso de cada unidade individual é 7,3 kg. Os indicadores de inflamabilidade e inflamabilidade são mínimos.

Dimensões e peso das folhas

Os painéis compostos de alumínio com marcação plus têm a largura máxima possível de 1,5 m. E a largura dos painéis compostos com marcação B2 é de 1 m. A marcação Alucobond A2 tem uma largura média de 1,25 m. As mesmas lajes podem ser encomendadas com largura de um metro e meio, pois é quase impossível encontrar lajes A2 maiores que a largura especificada à venda.

Não existe um padrão específico para o comprimento dos blocos de alucobond. Este indicador dimensional varia de 2 a 4,5 m. No entanto, ao examinar as fachadas de edifícios com acabamento em alucobond, também há dimensões atípicas das lajes. Isso se deve a algumas nuances da produção de blocos. Eles vão ao longo da esteira em uma correia contínua e são cortados de acordo com o comprimento exigido pelo cliente.

Mas mesmo no caso de pedidos individuais, deve ser lembrado que as normas permitidas não podem ser ultrapassadas.

Por exemplo, o comprimento máximo de uma laje pode ser de 6 m. O comprimento de cada bloco individual não deve exceder 160 cm.

A espessura do alucobond é igualmente importante. Porém, esse valor depende do recheio do sanduíche. Segundo os fabricantes, a demanda do consumidor está mais voltada para placas com espessura de 4 mm.

Vale a pena se familiarizar com a massa do alumabond. Por 1 sq. m deste material é responsável por 3 a 8 kg. Tudo depende dos materiais usados ​​para compor os painéis compostos.

Como trabalhar com painéis?

Pessoas que nunca encontraram esse tipo de material acham muito difícil trabalhar com ele. Mas não é assim. Na verdade, os painéis compostos de alumínio podem ser instalados sem o mínimo conhecimento de como fazê-lo. O principal é entender a tecnologia de instalação e descobrir algumas das nuances da instalação. Em casa, as lajes não só podem ser cortadas, mas também dobradas para serem instaladas em uma superfície curva.

No que diz respeito à dobra de painéis de alumínio, 3 métodos foram desenvolvidos para esse fim.

  • Prensa dobradeira, que utiliza automação especializada projetada para dobrar chapas, chapas, painéis e outros tipos de materiais.
  • Laminadoras de dobra redonda. Nesse caso, o processo de deformação é um tanto semelhante a uma prensa dobradeira. No entanto, atenção especial deve ser dada à proteção da parte frontal dos painéis.
  • Dobragem manual por fresagem. A fresagem é realizada na parte do painel onde é necessária a dobra. Usando cortadores, você pode fazer cortes retangulares ou em forma de v. Esses cortes não devem se estender para o interior do painel por onde o enchimento passa. Depois de preparar esta ranhura, a dobra é realizada manualmente até o raio desejado.

O terceiro método é ideal para o dever de casa. E o que é mais notável, na presença de tais ranhuras, as lajes não perdem suas qualidades.

Quando se trata de cortar a placa de alumínio composto, é necessário usar um cortador com cerca guia. Mas se não houver tal ferramenta, você pode usar um moedor. Somente ao trabalhar com ele é importante ter especial cuidado e cautela, mesmo uma pequena faísca pode levar a consequências desagradáveis.

Tecnologia de instalação

Pessoas não ligadas à construção civil convidam especialistas para montar o alucobond na fachada do prédio. Parece aos amadores que apenas um profissional com considerável experiência na montagem de placas compostas pode dar conta desse trabalho. Claro que, para a disposição de edifícios de vários pisos, deve celebrar um acordo com uma construtora, mas ao decorar a fachada da sua casa, você mesmo pode fazê-lo. Afinal, nem tudo é tão complicado quanto pode parecer à primeira vista.

O Alucobond é fixado à estrutura de metal por meio de montagens especiais. Os nós de fixação nos quais as lajes de revestimento do edifício devem ser fixadas são divididos em vários tipos:

  • suspenso em parafusos;
  • presa por ranhuras e cristas;
  • rebitado;
  • aparafusar;
  • adesivo.

Cada opção individual garante alta resistência e confiabilidade na fixação das placas, o principal é observar a tecnologia de instalação do perfil.

Em geral, o processo de instalação consiste em 3 etapas, a primeira é a instalação do subsistema, a segunda é o isolamento e a última etapa é a fixação das próprias placas.

Instalação de subsistema

De acordo com a tecnologia de instalação de alukobond, em primeiro lugar, é necessário fazer uma marcação de fachada. Por esta é necessário usar ferramentas de alta precisão projetadas para trabalhar em grandes telas, por exemplo, um laser ou um teodolito. Se o prédio não for alto, basta usar uma fita adesiva ou uma régua de medição.

A próxima etapa da instalação é instalar os suportes. Com uma broca de percussão, é necessário fazer orifícios, cujo diâmetro deve coincidir com os chumbadores. E aqui está uma nuance importante: a profundidade do furo deve ser 10 mm maior que o comprimento dos parafusos.

Em seguida, os suportes são instalados. É sobre eles que será efetuada toda a carga da fachada. Assim, para que o revestimento se encaixe com firmeza, é necessário instalar corretamente os suportes. Para começar, uma arruela de disco é colocada em um parafuso auto-roscante. Em seguida, uma gaxeta de isolamento térmico e um pino de plástico são inseridos no orifício. Depois que o parafuso é torcido.Este último na instalação do subsistema envolve a instalação de guias.

Aquecimento

Uma etapa importante na instalação das placas é a colocação do isolamento. A lã mineral mais comumente usada. Você também pode usar poliestireno ou poliestireno expandido.

As folhas de isolamento são amarradas em suportes. E para maior fixação, em alguns locais são fixados com buchas.

Nesse caso, é preciso conhecer uma nuance importante: se for usada lã mineral, suas pontas devem ser cuidadosamente enfiadas sob os colchetes.

A fase final

E agora resta apenas instalar o próprio alucobond. A instalação de placas compostas de alumínio é realizada dependendo do tipo de fixadores. O mais comum, porém, é com e sem fechadura. Os blocos devem ser instalados de baixo para cima, da esquerda para a direita. Com a ajuda de parafusos auto-roscantes, a barra inicial é fixada. Para uma conexão mais firme, é recomendável colocar fita dupla-face sob os cassetes. Durante a instalação, é importante garantir que a próxima cassete coincida com a anterior nas fechaduras.

Depois de instalar cada nova placa, os parafusos são apertados. Se necessário, uma pequena lacuna pode ser deixada entre os blocos. As cassetes que não têm fechadura são instaladas com uma tecnologia semelhante com rebites.

Como ficou claro a instalação do alucobond não é particularmente difícil. Claro, para um iniciante, instalar as primeiras lajes parecerá incrivelmente difícil. No entanto, se você seguir todos os meandros da instalação, até mesmo uma pessoa inexperiente poderá equipar a fachada de sua própria casa sem envolver especialistas da indústria da construção.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário