O que é uma segunda luz doméstica e onde é usada?
Tetos baixos e poucas janelas padrão em casas particulares não acrescentam conforto à casa, por isso muitos proprietários tendem a decorar os quartos com vidros panorâmicos elegantes. Graças a esta solução de design, pode desfrutar da paisagem envolvente em qualquer tempo, obtendo uma boa luz natural para a casa, mesmo com mau tempo. Uma oportunidade semelhante é fornecida pelo projeto de quartos com luz de beliche (segunda).
O que é isso?
A segunda luz é entendida como uma determinada parte do volume da sala, que pertence ao segundo, e às vezes até ao terceiro andar em termos de disposição. Nesse projeto, não há pisos e as janelas podem ser dispostas em fileiras ou instaladas na forma de sistemas panorâmicos. Em outras palavras, a segunda luz é uma série de aberturas de janela adicionais localizadas dentro da sala.
Em edifícios modernos, isso é feito usando a distância entre o primeiro e o segundo andar, sem forro., bem como o espaço cedido ao mezanino. Neste último caso, queremos dizer uma pequena plataforma construída em altura.
De acordo com os códigos de construção, não pode ocupar mais de 40% do volume total de uma sala de estar.
Em um estilo panorâmico, você pode organizar um pequeno chalé, um estúdio com uma área de dormir sob o teto, bem como uma espaçosa sala de estar com um último andar aberto em uma casa privada.
Existem várias tecnologias básicas que permitem equipar uma segunda luz em uma sala.
- A opção mais simples seria construir um edifício em que o projeto arquitetônico incluirá tais elementos estruturais.
- Se a casa já foi erguida, então a reconstrução pode ser realizada - para desmontar os pisos existentes. Nesse caso, uma ou várias salas terão que ser abandonadas. Tal instalação é bastante trabalhosa e complexa, portanto, profissionais devem estar envolvidos nela.
- Para uma casa de campo, pode-se considerar a ideia de rebaixar o piso, envolvendo a instalação de degraus do corredor ao hall.
História de origem
A ideia do surgimento da segunda luz está enraizada nos dias do Império Romano. Foi então que a técnica de fazer janelas de vidro apareceu pela primeira vez, e para iluminar a sala da frente tanto quanto possível, envidraçamento adicional do teto foi executado ao longo do topo.
Durante a Idade Média, os vitrais coloridos se espalharam. Em seguida, as salas eram iluminadas não apenas pela segunda, mas às vezes pela terceira luz. Um projeto semelhante pode ser encontrado em palácios reais e castelos de nobres cortesãos.
O apogeu da era do uso de iluminação dupla em casa foi o período de difusão da arquitetura gótica. Naquela época, as colunas reforçadas com apoios e castelos com piso alto generalizaram-se. O espaço entre as janelas era totalmente preenchido com vitrais panorâmicos com imagens religiosas. Esses projetos arquitetônicos só podiam ser realizados por nobres ricos.
Na Rússia, a tecnologia de luz dupla se espalhou mais tarde. A construção do Hermitage em São Petersburgo é considerada um exemplo clássico. No entanto, após a revolução, a tecnologia deu lugar a soluções mais simples, de modo que o escopo da segunda luz foi limitado a edifícios e estruturas públicas.
Hoje, as janelas panorâmicas estão renascendo.Eles são populares no design de casas de campo e mansões. Às vezes, eles são instalados na construção de apartamentos duplex.
Vantagens e desvantagens
As virtudes da segunda luz são óbvias. Vamos listar as principais vantagens.
- Os interiores, feitos com iluminação em beliche, são lindos e originais, demonstrando a riqueza, alto status e gosto excepcional dos donos da casa. A solução de iluminação espetacular permite que você aprecie a bela paisagem panorâmica através das janelas todos os dias.
- O uso de tecnologia permite obter economias de energia significativas. A luz dupla aproveita ao máximo a insolação natural, não há um único canto mal iluminado nos quartos. Independentemente de ser um dia ensolarado ou nublado fora da janela, a sala sempre tem luz suficiente. Graças a isso, você pode reduzir significativamente o custo do pagamento da eletricidade.
- Uma sala com duas camadas de luz dá a impressão de ser arejada e espaçosa, seus limites se expandem visualmente. Mesmo móveis volumosos podem ser instalados em tais salas.
- O uso desta tecnologia possibilita o uso de tons escuros na decoração de interiores. Com um grande fluxo de luz, não parecem rudes, pelo contrário, criam uma atmosfera calorosa e acolhedora na divisão.
- O envidraçamento panorâmico parece harmonioso em muitas direções estilísticas de design, seja provençal, clássico, industrial, moderno ou de alta tecnologia.
- A luz de beliche permite resolver rápida e facilmente os problemas de iluminação de escadas, corredores e blocos de mansarda.
- A abundância de luz é muito importante para as plantas de interior. A utilização de iluminação dupla permite equipar a sua casa com um jardim de inverno ou uma estufa.
- A vista panorâmica não só decora o interior da casa, mas também enfatiza o caráter incomum do interior, seu estilo e a consideração do conceito de design.
Para criar a imagem mais objetiva, vale a pena mencionar as desvantagens da segunda luz.
- Acústica aumentada. Claro, para salas de concerto e assembleias tal decisão será considerada um ponto positivo, mas se estamos falando de instalações residenciais, então é um ponto negativo. Paredes altas e a ausência de qualquer sobreposição entre os pisos contribuem para a alta audibilidade. Quaisquer ruídos e vozes são claramente visíveis acima. Se houver um quarto ou um quarto para crianças na segunda camada, certos inconvenientes serão sentidos imediatamente. Para neutralizar essa desvantagem, você pode colocar um revestimento de absorção de som e usar cortinas densas, o que, é claro, não eliminará completamente o problema.
- A disposição das segundas janelas reduz significativamente a área funcional do edifício, visto que se trata da desmontagem dos pisos superiores, sobre os quais poderão ser equipadas algumas divisões adicionais.
- Disponibilidade de espaço livre requer despesas impressionantes para aquecimento das instalações em tempo gelado... As grandes janelas sempre envolvem uma perda perceptível de calor.
- À primeira vista, pode parecer que layout de altura dupla facilita muito o trabalho de uma dona de casa, reduzindo o número de metros quadrados de pisos que precisam de limpeza regular. No entanto, não se esqueça que isso aumenta o tamanho da área das aberturas das janelas e sua altura. Além disso, cortinas compridas costumam ser penduradas nessas janelas - elas também precisam de tempo de limpeza regular. Tudo isso dificulta significativamente a manutenção das instalações, tornando o processo de limpeza da casa bastante trabalhoso.
Deve-se notar que a maioria das deficiências pode ser tratada. Por exemplo, para fazer um beliche ou uma casa de campo com uma segunda iluminação mais quente no inverno, deve-se pensar bem no sistema de ventilação. Se permitir que o ar quente circule na sala de estar o tempo todo, a temperatura ambiente se tornará bastante confortável.
Outra boa solução pode ser a instalação do sistema de “piso aquecido”.A instalação sob as janelas da lareira ajudará a enfrentar a tarefa de aquecimento. Além de desempenhar a função de aquecedor, vai decorar o interior da sala.
Onde é aplicado?
Muitos proprietários decoram suas casas com iluminação dupla. No entanto, é necessário compreender que nem todo edifício é adequado para a implementação de tal projeto. Podem ser edifícios de tijolos, edifícios de madeira feitos de madeira laminada laminada ou toras, casas de estrutura finlandesa e edifícios de concreto aerado.
Em qualquer caso, a área de cada andar deve ser de no mínimo 130 m². m. É ideal se a sala tiver uma forma quadrada, caso contrário, a estrutura ficará muito estreita em altura, parecendo um poço. A altura ideal de construção é de dois andares. O máximo é três, mas não mais.
Os mesmos requisitos se aplicam a estúdios e apartamentos de vários andares em edifícios altos. Eles também podem ser de duas cores. Hoje, na maioria dos casos, a segunda luz está equipada em propriedades rurais e chalés com uma metragem total de 200 m². m, bem como em coberturas com vários níveis. Esta solução pode ser usada para projetar uma sala de jantar, hall ou sala de estar.
A escolha do estilo é muito diferente - do rústico ao barroco luxuoso.
Características de planejamento e design
Quaisquer projetos com luz dupla são necessariamente realizados com um layout claro por dentro, por isso é importante determinar com antecedência a finalidade funcional de ambos os níveis. Então, o piso inferior é normalmente utilizado como hall ou sala de estar, com menos frequência - como cozinha e sala de jantar.
Um escritório ou um quarto estão localizados no andar superior.
Um elemento funcional indispensável será uma escada com cerca. Deve ser alocado espaço suficiente para isso, caso contrário, a estrutura ficará muito íngreme e insegura.
Uma lareira é freqüentemente instalada sob uma fileira dupla de janelas, que pode ser uma estrutura completa ou uma imitação elétrica.
Se na parte inferior houver uma sala de estar combinada com uma sala de jantar, então pode ser instalada uma pequena placa de fogão no lugar da lareira.
A segunda luz é mais frequentemente focada na fachada principal do edifício. Aí é enfatizado por vários elementos arquitetônicos, volumes não padronizados, grandes janelas ou vidros panorâmicos.
É importante pensar com antecedência como as aberturas das janelas serão fechadas à noite. É preferível escolher cortinas, cortinas, bem como tule ao longo de todo o comprimento do envidraçado panorâmico. Uma boa opção seria usar persianas horizontais e verticais.
Se o edifício estiver localizado em um território privado, fechado e protegido, isso não é tão relevante. Nesse caso, é necessário pensar nas características da iluminação pública. Deve complementar a sua casa à noite.
A especificidade dos quartos com iluminação em beliche obriga o uso de algumas técnicas de design na decoração do interior.
- Essas salas costumam ser iluminadas por enormes lustres pendurados. Lâmpadas e lâmpadas de assoalho também são instaladas aqui. A iluminação deve ter uma boa aparência e, ao mesmo tempo, ser boa para difundir a luz artificial.
- Os itens de mobiliário em salas de estar com iluminação de beliche devem ser superdimensionados. Muitas estantes ou prateleiras de livros grandes são colocadas nessas salas. As escadas laterais se tornarão um complemento elegante e funcional para eles.
- Uma vez que as salas se distinguem pela boa acústica, os músicos podem colocar um piano de cauda ou um piano nelas. Uma boa solução seria instalar um home theater ou karaokê.
- Cartazes, pinturas, cartazes volumosos, painéis de parede, bem como reproduções de obras de arte famosas em molduras maciças se encaixam harmoniosamente no design do espaço residencial. Eles decoram uma das paredes livres.
Em geral, é seguro dizer que a iluminação com luz de beliche abre amplas possibilidades para decorar uma casa elegante, envolvente e aconchegante com uma ergonomia confortável.No entanto, os custos de seu arranjo e manutenção serão muito mais elevados.
Para mais informações sobre a segunda luz da casa, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.