Iluminação no quarto das crianças

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Regras para a distribuição de luminárias por níveis
  3. Em que você deve prestar atenção?
  4. Dicas de Seleção

O quarto das crianças é para a criança o seu mundinho. É neste local que passa a maior parte do seu tempo, desenvolve e aprende o ambiente. Por isso, é tão importante pensar o design do quarto para a criança da forma mais confortável e correta possível, dando especial atenção à sua iluminação.

Peculiaridades

O quarto das crianças em qualquer apartamento tem uma ampla gama de funções. Para uma criança, este é um escritório, um lugar para dormir, uma oficina criativa e um lugar para brincar. A iluminação do quarto das crianças tem um impacto tremendo no estado psicoemocional do corpo em crescimento e no desenvolvimento geral da criança. Devido à boa iluminação durante o dia, o quarto estimula a atividade, e a iluminação fraca e suave da noite prepara o bebê para ir para a cama.

Assim, a correta distribuição da iluminação contribui para a formação e consolidação do ritmo biológico natural.

Uma boa distribuição de luz em uma sala também contribui para a formação de uma boa visão. Portanto, é muito importante cumprir os padrões de iluminação para crianças e não permitir muita luz ou pouca luz.

Existem dois tipos principais de iluminação para qualquer sala - natural e artificial.

Luz do dia

A luz natural é de origem natural e é mais adequada para os olhos não só das crianças, mas também dos adultos. Quanto mais luz natural entrar no quarto da criança, melhor. Portanto, o cômodo mais ensolarado deve ser alocado no apartamento para o berçário. A melhor opção seria o lado leste ou sudeste, nesses quartos há muito sol pela manhã.

A fim de obter o máximo de luz solar possível, você deve escolher cortinas soltas em tons calmos. Para um menino, você pode escolher tons de azul celeste e amarelo ou verde é adequado para crianças de ambos os sexos. As cortinas são especialmente relevantes em salas do lado sul, onde a iluminação pode ser muito intensa durante o dia.

O viveiro com janelas ao norte é o mais desprovido de luz, por isso não se deve cobrir as janelas com cortinas blackout e, no projeto do quarto, devem ser usados ​​cortinas claras e superfícies refletoras de luz. É melhor não arrumar um berçário no quarto do lado oeste, o sol só aparece depois do almoço.

No entanto, se você não tiver que escolher, as fontes de luz artificial ajudam a ajustar o grau de iluminação.

Iluminação artificial

A iluminação artificial vem de luminárias feitas pelo homem. O principal objetivo das fontes de luz artificial é fornecer uma distribuição uniforme de iluminação suave, sem áreas escuras ou claras. Para um quarto de criança, o uso de lâmpadas fluorescentes não será a melhor opção.

A iluminação de tais aparelhos é difícil para o corpo da criança, a criança rapidamente se cansa e começa a ficar nervosa.

As melhores fontes de luz artificial para um berçário são consideradas lâmpadas de halogênio e de LED de baixa voltagem.

Espectro aparelhos de halogéneo tem a semelhança máxima com o espectro de luz solar, portanto é considerado o mais seguro para os olhos. A luz das lâmpadas halógenas não se cansa e melhora o desempenho devido ao brilho e uniformidade da radiação. Além disso, essas lâmpadas duram muito tempo.

Lâmpada LED são caracterizados por economia máxima de energia com qualidade de iluminação adequada. Essas luminárias são ideais para o quarto de uma criança devido à sua durabilidade e alto nível de segurança. Uma ampla variedade de soluções de cores para lâmpadas LED permite que você dê vida às idéias de design mais incomuns para o quarto de uma criança.

Regras para a distribuição de luminárias por níveis

O número de lâmpadas no berçário e sua colocação dependem diretamente da área da sala. Se o espaço permitir, zonas separadas devem ser alocadas, dependendo da idade e das necessidades da criança.

Para um aluno, por exemplo, é necessário organizar locais para jogos, atividades e recreação, nos quais é melhor fazer iluminação de intensidades diferentes.

A solução ideal para este problema seria criar um sistema de iluminação de vários níveis:

  • Primeiro nível Concebido para iluminar a área de jogos, que mais necessita de luz do que outras, é também a principal fonte de luz artificial da divisão. As luminárias estão localizadas no teto e longe da fonte de luz natural.

A iluminação principal é caracterizada pela suavidade e distração, portanto, as cortinas dos lustres devem ser de plástico ou papel e ter uma superfície fosca.

As luminárias reflexivas são perigosas devido ao brilho. A iluminação moderna no sentido de design implica uma combinação bem-sucedida de um lustre com lâmpadas LED e até mesmo iluminação de fundo, especialmente se a área de lazer estiver localizada no canto do quarto do bebê. É melhor instalar lâmpadas embutidas em um teto falso em todo o perímetro da sala.

  • Segundo nível Concebido para passar os momentos de lazer no computador, a ler livros ou a ver televisão. Esta área tradicionalmente tem iluminação unilateral, enquanto o outro lado permanece sem luz. A solução ideal seria instalar arandelas de parede com dimmers - dimmers.
  • Iluminação terceiro nivel destinados à área de trabalho. Para as aulas, as melhores luminárias são lâmpadas de mesa e lâmpadas que podem ser ajustadas e fixadas em diferentes posições, se necessário. A mesa de estudo, de acordo com os padrões de iluminação estabelecidos, deve ficar localizada do lado esquerdo e em frente à janela.
  • Quarto e último nível iluminação é necessária para um local de dormir para crianças. Não se engane e prive esta área com uma fonte de luz separada. É especialmente importante ter uma luz noturna ou uma lâmpada com potência de iluminação ajustável acima da cama no quarto do adolescente, o que ajudará a manter um ambiente íntimo. Para crianças em idade pré-escolar, uma linda luz noturna na forma de um animal ajudará a superar o medo da escuridão e da solidão enquanto adormece.

Freqüentemente, os pais compram lâmpadas noturnas com sensores de movimento para o quarto de um bebê recém-nascido, o que permite que você verifique facilmente a condição do bebê a qualquer momento. A luz noturna também é necessária se duas crianças dormirem no quarto e uma delas puder ir ao banheiro à noite. Nesse caso, a luz fraca da luz noturna não perturbará o sono do segundo bebê. Vários designs e cores de dispositivos de iluminação noturna permitem incorporar as idéias mais ousadas para organizar o interior de um quarto de criança.

Delimitar o espaço da sala em zonas separadas é um ponto importante no berçário para várias crianças.

Nesse caso, é importante separar claramente a área de trabalho e o local de dormir e descansar para que uma criança possa estudar com calma, enquanto a outra se prepara para dormir.

Em que você deve prestar atenção?

O quarto das crianças é fundamentalmente diferente dos outros quartos do apartamento, porque o bebê muitas vezes pode ficar sozinho lá. Portanto, a primeira coisa a garantir no viveiro é a segurança. Se uma criança pequena mora no quarto, é necessário garantir que todas as luminárias estejam inacessíveis.Uma criança curiosa pode se interessar pela lâmpada e se queimar ou se machucar.

Vale a pena abrir mão de lustres excessivamente grandes e frágeis.

As cópias de plástico quebradas não são capazes de fazer mal a uma criança e, entre os modelos de vidro, vale a pena escolher lâmpadas com persianas de vidro temperado.

Mas mesmo a escolha de cortinas de plástico deve ser tratada com cautela. Alguns modelos de plástico baratos, quando aquecidos, começam a emitir compostos químicos prejudiciais para o ar.

Em vez de lâmpadas de assoalho, você deve escolher arandelas de parede para o berçário. Durante jogos ativos, a probabilidade de deixar cair uma lâmpada no chão é muito maior do que quebrar um acessório de parede.

É aconselhável organizar tomadas e interruptores de modo que fiquem inacessíveis a uma criança pequena.

Para uma sala de migalhas, é melhor dar preferência a tomadas com plugue de proteção ou cortinas especiais que abrem apenas quando o plugue é inserido. Melhor se eles estiverem escondidos atrás de móveis. Ao mesmo tempo, fios muito longos também são perigosos durante jogos ao ar livre.

Para as crianças mais velhas, tais requisitos rigorosos não são necessários, pelo contrário, devem aprender a manusear os aparelhos elétricos de forma adequada e precisa.

Dicas de Seleção

Antes de comprar lâmpadas para o quarto do seu filho, você deve ler algumas dicas úteis:

  • Lustres e arandelas no quarto do bebê, como todos os outros itens, devem ser despretensiosos no cuidado e fáceis de limpar.
  • Os indicadores médios de iluminação de acordo com os padrões estabelecidos devem estar na faixa de 300 a 500 lux, quando utilizando lâmpadas incandescentes, o indicador deve ser 150-250 lux. É mais fácil usar outro método de cálculo da potência, de acordo com o qual no quarto da criança por 1 sq. m deve ter 10-15 watts, e na área de jogos e atividades - 50-60 watts.
  • As luminárias adicionais não devem ter muitos elementos decorativos, é preferível escolher modelos simples com uma superfície plana para difusão uniforme da luz.
  • No design moderno, tornou-se relevante a instalação de lâmpadas halógenas, que criam uma iluminação suave e difusa em todo o perímetro do quarto da criança. Esta opção será a solução ideal para uma pequena creche com teto falso e ajudará a aumentar visualmente o espaço da sala.
  • Lâmpadas de fantasia para o teto falso criarão uma atmosfera única de conto de fadas no berçário. Localizadas em grupos ou em toda a superfície do teto, as luminárias em forma de estrelas e corações criam efeitos originais e, se forem suficientes, podem substituir a luminária principal em forma de lustre.
  • Ao escolher uma luz noturna, você deve se guiar pela paleta de cores geral da sala e as preferências da criança. Os fabricantes de lâmpadas modernas apresentam modelos de lâmpadas noturnas de uma grande variedade de formas e cores, na forma de carros ou cavalos, bem como personagens de desenhos animados favoritos.

A regra principal é adquirir aparelhos seguros em lojas especializadas para não colocar em risco a vida e a saúde da criança.

  • Antes de comprar um lustre ou outro acessório de iluminação, você deve ler atentamente as instruções anexas. Fabricantes conscienciosos sempre destacam nele quais tipos de lâmpadas são adequados para um determinado modelo e qual é a potência máxima.

Você aprenderá mais sobre a iluminação de um quarto infantil no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário