iluminação pública

iluminação pública
  1. Funções e aplicativos
  2. Visualizações
  3. Formulários
  4. Tipos de lâmpadas
  5. Requisitos do instrumento
  6. Quais são os requisitos para redes?
  7. Como escolher?
  8. Ideias de design para casas de campo

A iluminação pública hoje desempenha um dos papéis mais importantes na vida tanto de uma grande cidade quanto de cabanas e casas de jardim. Uma função de segurança, auxílio de orientação no escuro e, claro, uma função decorativa são inerentes à iluminação pública moderna.

Funções e aplicativos

A iluminação pública hoje tem muitas funções diferentes.

A principal função era e continua sendo a iluminação para um movimento mais conveniente e seguro no escuroalém disso, o movimento não é necessariamente um pedestre, a luz nas vias ajuda os motoristas na sua orientação no espaço. Para isso, são instaladas luzes de rua em tamanho real, que são acesas todos os dias ao anoitecer.

Holofotes especiais são pendurados nas casas dos pátios, que desempenham a função tanto de iluminação das fachadas dos edifícios quanto da área local. Aqui e iluminação de caminhos pedonais, acessos, parques infantis.

Para economizar energia em jardas, muitas vezes são instaladas luzes de fundo com um sensor de movimento, que só funcionam quando necessário.

Há também uma função especial de iluminação industrial... Lâmpadas portáteis, hoje mais frequentemente LED, capazes de serem carregadas com luz solar ou baterias, são instaladas em canteiros de obras, em locais de reparos no leito de rodovias e em outros canteiros de obras. A utilização de um fluxo luminoso de várias diretividades e saturação permite continuar os trabalhos de reparação em qualquer luz natural ou na sua ausência.

Separadamente, deve-se notar que hoje a rua a iluminação desempenha funções decorativas no paisagismo... O uso de diferentes brilhos, ângulos de propagação, cores do fluxo luminoso permite obter um efeito interessante para uma cabana de verão, chalé, jardim. O realce de árvores é usado ativamente, o que permite que sejam distinguidas do fundo geral.

Para uma casa de campo, é característica a instalação de tripés baixos especiais com iluminação no terraço ou na varanda, o que não só lhe permitirá sentar-se tarde apreciando a vista, mas também obter um design bastante interessante.

Para um jardim de inverno especialmente equipado, a iluminação também não será um elemento supérfluo, aqui o mais importante é escolher uma iluminação que não distorça a cor das plantas.

Para a varanda de entrada, também é utilizada uma luz de fundo, que geralmente possui sensor de movimento e acende apenas quando alguém está na varanda à noite. E o caminho para a varanda é frequentemente decorado com lanternas movidas a energia solar; durante o dia, eles têm tempo suficiente para estocar energia para fornecer o fluxo de luz necessário à noite.

Separadamente, você pode se debruçar sobre a função de segurança da iluminação pública. É usado em conjunto com câmeras de vigilância externas, muitas vezes existem sensores de movimento. Tal iluminação é utilizada em áreas especialmente protegidas, portanto, possuem alto brilho, vários comprimentos de onda e radiação infravermelha, sendo que um requisito obrigatório para tais fontes de luz é um alto grau de restituição de cores dos objetos iluminados.

Visualizações

Quanto aos tipos de iluminação pública, em primeiro lugar, podem ser distinguidos 2 tipos, que nascem da direção do feixe luminoso, mais precisamente, do objeto para o qual este feixe será dirigido.

Voltado para o prédio

Isso inclui, por exemplo, iluminação de fachadas, alpendres. Essa iluminação pode não só ajudar uma pessoa a navegar no escuro e encontrar sua casa, mas também enfatizar favoravelmente soluções de design interessantes, as vantagens das fachadas.

O tipo de iluminação da casa também tem sua própria classificação especial, os seguintes tipos podem ser distinguidos:

  • Derramando. Esta é a luz mais forte possível dos holofotes, que é necessariamente direcionada para as paredes da casa, o que ajuda a maximizar todas as características da estrutura arquitetônica do edifício. Utilizando luzes de diferentes cores, é possível distribuir acentos coloridos nas fachadas.
  • Tipo de iluminação de contorno. É usado para destacar elementos individuais do projeto das fachadas da casa. Além disso, esse tipo é importante para destacar sacadas, galerias, janelas e portas, telhados. Essa iluminação é realizada por meio de tiras de LED, que são fixadas ao longo do contorno e iluminam uma determinada área com uma cor selecionada.
  • Local. Iluminação com holofote de área separada. Como contorno, este tipo é freqüentemente usado para iluminar sacadas, janelas, portas. Uma vez que um holofote geralmente tem luz difusa suave, um tipo de spot pode adicionar leveza visual e leveza a um edifício.
  • Fundo. Este tipo é frequentemente usado para iluminação adicional de teatros, palácios e outros edifícios com características arquitetônicas, como colunas, baixos-relevos, cornijas. O tipo de iluminação de fundo ajudará a enfatizar ainda mais a majestade e a beleza do objeto. Normalmente, essa fonte de luz é instalada atrás do edifício e a iluminação vai para a frente ou para o solo e, em seguida, o edifício é iluminado por baixo.

Luz no local

Também é usado em estradas, pátios e assim por diante. Isso inclui luzes de rua, iluminação de caminhos, árvores, área local.

Para a iluminação no local, também existe uma classificação própria por tipo:

  • Derramando. Permite iluminar uniformemente toda a área e aproximar o nível de iluminação da luz do dia. A potência dessa iluminação é bastante elevada e exige elevados custos de energia, o que nem sempre é aconselhável.
  • Técnico. Este tipo implica apenas a iluminação de caminhos, alpendres, postigos e outros elementos funcionais da casa para a máxima comodidade de uso acima.
  • Decorativo. É usado para destacar elementos decorativos individuais: várias árvores, gnomos de jardim, slides alpinos e outros elementos de design.

Luzes da paisagem

Lâmpadas de paisagem moderna têm várias formas, finalidades e tipos:

  • As lanternas nas prateleiras continuam a ser uma opção clássica. Eles são instalados ao longo de caminhos, usados ​​para iluminar pátios e adicionar romance aos parques quando instalados próximos a bancos. Os postes são geralmente de metal, o que permite escolher diferentes opções de design com o uso de elementos decorativos forjados. O abajur também pode ter uma determinada decoração: pode ser com treliça, fosco ou ter um padrão.
  • Opções de suspensão lâmpadas pode ser colocado em casas e em elementos de um terreno pessoal, sejam árvores ou gazebos. No mirante, no terraço, as luminárias suspensas do teto podem funcionar como lustre.
  • Luminárias embutidas spot têm uma característica distintiva - podem ser montados diretamente na alvenaria de tijolo ou concreto da passarela ou diretamente no solo. Com base nas especificações de sua localização, eles são tão resistentes à poeira e umidade quanto possível. Essas lâmpadas são mais convenientes para iluminar estradas, caminhos no local, uma varanda. Além disso, este tipo fornece iluminação de baixa tensão, o que economiza energia.
  • As lâmpadas rotativas podem ser distinguidas como um grupo separado. Na maioria das vezes, eles são colocados no solo e têm um tempo de reversão especial.Uma reversão pode ocorrer tanto horizontal quanto verticalmente. As luminárias rotativas com lente têm uma função adicional de difusão de luz.
  • Para realçar os elementos individuais da fachada pode ser usado luminárias de diodo linear... Na verdade, esta é uma fita com LEDs presos a ela. O recurso mais comum desse tipo de luz de fundo é a capacidade de alterar o esquema de cores. Muitas opções de cores diferentes são trocadas usando um controle remoto especial.

Outro grupo pode ser combinado com luminárias alimentadas por energia solar. Em um dia de sol, eles são carregados e são capazes de projetar um feixe de luz com potência suficiente por até 14 horas para fornecer iluminação adicional da área do jardim.

Qualquer um dos tipos acima de luzes de paisagem pode ser equipado com um sensor de movimento.

Além disso, ao reunir todos os elementos da iluminação pública utilizados, pode ligá-los a um único sistema de comando, que porá automaticamente em funcionamento estes elementos a uma determinada hora ou sob determinadas condições, se se tratar de um sistema de comando automatizado.

Holofote

Separadamente, faz sentido destacar os holofotes como um tipo especial de iluminação pública, embora na verdade também pertençam aos elementos da iluminação paisagística, mas combinam as características de vários tipos.

A principal diferença entre o holofote é a possibilidade de iluminação unidirecional em um determinado ângulo.

Os holofotes podem ser fixos e pelo tipo de lanterna a ser instalada em poste de metal de várias alturas, dependendo do local e da finalidade. Quando instalado, um cabo elétrico é conectado ao projetor, que fornece energia ao dispositivo e proporciona um brilho uniforme.

O holofote pode ser ligado com um interruptor ou reagindo a um sensor de movimento, o que, como já foi mencionado, ajudará a economizar energia.

As versões portáteis são uma alternativa aos holofotes. Este tipo de projectores é fácil de deslocar, estão equipados com uma pega especial no corpo, que permite transportar o projector de um local para outro sem causar quaisquer dificuldades.

Você pode instalar esse holofote em qualquer lugar. Você pode fazer isso usando um suporte especial, tripé ou sem acessórios adicionais. A conexão é feita diretamente a uma tomada de 220W.

Um holofote, como um holofote de rua, pode ser embutido no solo ou em elementos da casa. Para isso, existem modelos especiais com valores aumentados de proteção contra água e poeira. Separadamente, holofotes portáteis com baterias ou baterias recarregáveis ​​podem ser observados, no entanto, eles são usados ​​em projetos paisagísticos com muito menos frequência do que opções alimentadas por uma rede.

Formulários

Hoje existe um grande número de diferentes formas de lâmpadas paisagísticas. Eles podem ter uma forma bastante padronizada, não decorada com elementos adicionais, e formas pomposas fantasiosas, composições geométricas complexas, estilo interessante e soluções funcionais.

Um belo efeito decorativo pode ser alcançado com holofotes embutidos... Eles vêm em muitos tamanhos e formas diferentes. Mesmo uma lâmpada redonda comum, devido aos seus diâmetros diferentes e decoração adicional, pode criar um efeito completamente diferente.

As luzes embutidas podem ter a forma de flores e folhas, esta opção será uma excelente fonte de iluminação para o relvado. Formas quadradas e retangulares se encaixam bem com a alvenaria de tijolo e concreto de uma casa ou passarela.

Outra forma bastante comum é pilares... Essa opção se encaixa perfeitamente no minimalismo e nos estilos de alta tecnologia, já que é a forma mais lacônica e geométrica. Na maioria das vezes, a altura de tais postes varia de 40 a 150 centímetros.

A luz emitida, via de regra, não é muito brilhante e tem um ângulo de incidência bastante limitado, portanto não funcionará iluminar grandes áreas com modelos desta forma, mas meios-fios, caminhos ou um alpendre são bastante aceitáveis ​​para este modelo de iluminação .

Para iluminação geral, vários formatos de luminárias em postes de luz são os mais adequados.

Também pode haver tons redondos, muitas vezes são foscos para adicionar sofisticação e uma sensação de ambiente doméstico, além disso, um tom fosco ajudará a criar uma luz difusa suave.

Freqüentemente, para soluções de interiores clássicas, as fontes de luz são usadas na forma de um poste de luz antigo. Esta forma pode adicionar romance e um toque de fabulosidade.

Holofotes quadrados ou redondos também podem ser usados ​​com suportes de mastro. Além disso, esta forma de luminárias é mais fácil de conviver com sensores de movimento, que só ligam se houver alguma atividade na rua.

Pequeno o suficiente lâmpadas de assoalho externas, que são usados ​​como um elemento decorativo em paisagismo.

Existem muitas formas aqui.

O mais simples é, claro, o formato de uma bola; cubos também são freqüentemente encontrados, muitas vezes vários empilhados uns sobre os outros, combinados em uma composição específica. Losangos volumétricos, cilindros, formas de chamas de velas e muitas, muitas outras opções.

Essas formas podem ser localizadas diretamente no solo, ou podem ter uma perna especial que as elevará a uma certa distância do solo. Eles podem assumir as formas lacônicas mais simples e ter uma decoração rica.

Em geral, existem muitas formas e designs de lâmpadas de paisagem no mercado hoje, e sua escolha dependerá apenas da imaginação do comprador e do design geral do local.

Tipos de lâmpadas

Como existem muitas formas e tipos de fontes de luz de rua, também existem muitos tipos de lâmpadas adequadas para elas.

Os tipos mais comuns:

  • Lâmpada incandescente. O tipo de lâmpada mais antigo. Dentro dele há um gás inerte que aquece o fio de metal interno, gerando um brilho. Essa lâmpada é potente o suficiente para iluminar tanto interiores como exteriores. Além disso, esses são os modelos de lâmpadas mais baratos.

As principais desvantagens incluem o medo de picos de tensão, pois eles falham rapidamente e precisam ser substituídos regularmente, além de apresentarem alto consumo de energia.

  • Descarga ou descarga de gás. Este tipo de lâmpada é um bulbo de vidro preenchido com gás ou vapores de metal. Além disso, 2 eletrodos são colocados no frasco, que são paralelos entre si, uma tensão elétrica surge entre eles, o que provoca a combustão do gás. As vantagens deste tipo de lâmpadas incluem: alto grau de restituição de cores do objeto iluminado, além de serem bastante econômicas e duráveis.

Entre as desvantagens: alto custo, toxicidade, que requer condições especiais de descarte, radiação de cintilação prejudicial aos olhos.

  • Xenon. O princípio de funcionamento de tal lâmpada é a ação de um arco elétrico preenchido com xenônio. Essas lâmpadas são bastante brilhantes, conseguem reproduzir com clareza a cor e todos os detalhes do objeto, razão pela qual o xenônio é tão utilizado na indústria automotiva. Essas lâmpadas consomem várias vezes menos eletricidade, a luz é próxima à luz do dia, portanto não causa irritação nos olhos. Quanto às desvantagens de tais lâmpadas, praticamente não existem tais lâmpadas para iluminação pública em uma casa de campo, mas para a indústria automotiva, este é apenas um alto brilho do feixe de luz, pode cegar o motorista de um carro que se aproxima, portanto , mais e mais restrições aparecem no xenônio.

Desvantagens para a iluminação pública: custo bastante alto e expectativa de brilho total da lâmpada.

  • LED ou led. As lâmpadas mais econômicas e seguras com uma longa vida útil. O consumo de electricidade dos leds é 6 a 10 vezes inferior ao das lâmpadas incandescentes, são produzidas com diferentes tipos de tampas, pelo que podem ser combinadas com quase qualquer tipo de luminária.

Os LEDs não têm medo de picos de tensão, portanto, sua vida útil não será reduzida por picos de energia. Os LEDs têm uma vida útil de 10-15 anos. As desvantagens incluem: alto custo, assim como um grande número de falsificações e simplesmente modelos de baixa qualidade à venda.

Requisitos do instrumento

Em seu site, localizado longe de territórios vizinhos e ruas gerais, você não pode prestar muita atenção aos requisitos para dispositivos de iluminação pública.

No entanto, existem certos requisitos para a luz usada nas áreas comuns, nas ruas das cidades e nos pátios, que são regulamentados por um documento SNiP especial. Ele descreveu todos os códigos e regulamentos básicos de construção, incluindo restrições e regras para dispositivos de iluminação usados ​​para iluminação externa:

  • Assim, caminhos pedonais e zonas de parque devem ser retroiluminados com luz suave difusa, este efeito pode ser conseguido ao utilizar cortinas de uma determinada forma, na correta seleção do tipo de lâmpada para a luminária. A potência dessas lâmpadas não deve exceder 125 W.
  • Se a iluminação paisagística for conectada a uma rede de 220 W, então é melhor conectar através de um transformador, isso ajudará a reduzir o nível de tensão, porque a segurança máxima só pode ser alcançada com uma tensão gerada de 12 watts.

Objetos que contenham informações importantes, seja o número de uma casa ou o nome da rua, localizados na fachada de um edifício, devem ser iluminados por holofotes ou uma lâmpada.

  • Para lâmpadas de iluminação pública, a reprodução de cores não é tão importante, mas o brilho é um dos principais indicadores que devem ser considerados ao escolhê-los. Se as luminárias estiverem em estradas movimentadas, o brilho máximo é importante, mas para áreas privadas é melhor escolher lâmpadas menos brilhantes que não criarão desconforto para os vizinhos com um feixe de luz muito forte.

Além disso, para luminárias, é necessário levar em consideração o fator de proteção contra poeira e umidade. Quanto maior o índice de proteção, mais tempo a lâmpada durará. Além disso, os modelos com a maior proteção possível contra poeira exigirão menos esforço para limpar.

  • As fontes de luz operadas devem, entre outras coisas, atender aos requisitos de segurança contra incêndio, não devem ser feitas de materiais inflamáveis ​​e o processo de combustão não deve contribuir para a geração de fumaça tóxica.
  • Existem também requisitos especiais para a distância entre fontes de luz estacionárias. Por exemplo, a distância entre as lanternas na pista pode ser de 40 a 750 metros. Claro que, nas condições do arranjo do local, a distância de 750 metros será muito grande, mas a distância ainda precisa ser normalizada, pelo menos, a fim de construir a rede de iluminação da forma mais correta possível.
  • As fontes de luz portáteis e aquelas planejadas para serem movimentadas no território devem necessariamente ter comprimento de fio suficiente.
  • As normas também podem depender do tipo de piso da estrada, materiais da casa e do local, bem como da forma e tipo da lâmpada, portanto, é melhor confiar o desenvolvimento do suporte de iluminação dentro do seu próprio local a um especialista que elaborará um plano para a localização mais segura e correta das fontes de luz.

Quais são os requisitos para redes?

Os requisitos para redes de iluminação externa são especificados nas regras para instalações elétricas.

Os requisitos básicos podem ser encontrados nas cláusulas 6.3.25 - 6.3.37. A tese principal dos requisitos é o seguinte ponto: 6.3.25.Esta cláusula estabelece que, para uma operação correta e segura, as redes de iluminação pública devem consistir em fios aéreos ou redes de cabos isolados.

Em casos especiais e excepcionais, as regras permitem o uso de um sistema de fiação sem isolamento.

Como escolher?

Com uma abundância de opções no mercado, escolher os elementos de iluminação certos para a sua casa de campo é muito simples - escolher um de alta qualidade e escolher um de alta qualidade e mais adequado é uma arte. Os dispositivos de iluminação não devem apenas cumprir sua função principal de iluminar o território, mas também se encaixar harmoniosamente no projeto do local.

Então, quais são os principais pontos a serem observados ao escolher?

Em primeiro lugar, é claro, o brilho do feixe de luz. Deve iluminar toda a área necessária, mas não deve ser excessivamente intensa. Uma iluminação excessivamente forte pode causar desconforto tanto para os moradores da casa quanto para os vizinhos. Além disso, o brilho do feixe de luz deve depender diretamente da área iluminada e do número de fontes de luz. É natural que quanto mais elementos de luz forem instalados no objeto, menor será o brilho do feixe de luz que pode ser selecionado.

A finalidade dos elementos leves também desempenhará um papel importante.

Assim, os seguintes tipos de iluminação podem ser distinguidos: longo alcance (tais dispositivos de iluminação são capazes de distribuir o feixe de luz por distâncias suficientemente longas), bem como realce (projetado para iluminar um objeto específico, focar em um ponto específico, destacar um ou outro elemento).

A escolha do tipo de lâmpada também deve ser determinada pela finalidade da luminária, a frequência de acendimento e desligamento.

A opção mais comum e mais barata é, claro, a lâmpada incandescente conhecida de todos, também é possível usar modelos fluorescentes ou xenon, porém, os diodos se tornarão os mais adequados para iluminação paisagística. Uma lâmpada LED de alta qualidade pode fornecer a máxima economia de energia, o que é importante quando você precisa iluminar um espaço bastante grande.

A vida útil de tal lâmpada pode chegar a 10-15 anos, o que se justifica mesmo com o alto custo da lâmpada.

Além disso, o modelo LED é criado com novas tecnologias seguras, não contém gases nocivos, vapores de mercúrio e outros elementos químicos, portanto, não são necessárias condições especiais de descarte. Este importante fator nos permite falar não só em economia de energia, mas também na proteção do meio ambiente.

A forma das luminárias e sua montagem podem variar, dependendo de sua localização, portanto, na hora de escolher, certifique-se de decidir com antecedência o local de instalação.

Assim, os candeeiros paisagísticos podem ser utilizados para iluminar árvores, relvados, caminhos decorativos e outros elementos da paisagem, pois ou são do tipo embutidos, ou estão localizados em pés, suportes, tripés especiais, dependendo do projeto.

A iluminação arquitetônica, que é usada para destacar elementos arquitetônicos com um feixe de luz, geralmente é fixada em prendedores de roupa especiais ou outros suportes adaptados.

Separadamente, vale a pena prestar atenção à classe de proteção contra umidade e poeira dos dispositivos selecionados. Portanto, se a luminária for simplesmente localizada em uma área aberta, qualquer medição padrão servirá, geralmente IP64. Mas se for para colocar a lâmpada em uma piscina ou lagoa artificial, então vale a pena escolher dispositivos com um nível máximo de proteção contra umidade IP68.

Ideias de design para casas de campo

Uma casa de campo pode ser construída em qualquer estilo conhecido hoje. As soluções dos designers parecem interessantes quando a casa e o quintal são unidos por uma solução interior, o que adiciona estilo.

Casa de campo deve ser feito em tons pastéis e naturais.A predominância de elementos de madeira é o principal diferencial deste estilo, portanto, a iluminação do pátio pode ser realizada com lâmpadas estilizadas em madeira. Para o mirante e a casa, você deve escolher um acabamento natural, como madeira ou gesso, você também pode dar atenção ao papel de parede com estampa floral.

O aconchego do campo ajudará a alcançar um estilo como Provença... A predominância do branco para além dos padrões naturais das cores lilás, verde e creme vão ajudar a criar na perfeição o interior deste estilo. Aqui você pode escolher entre lâmpadas brancas forjadas ou modelos esculpidos em madeira. Vários móveis antigos se encaixam perfeitamente no interior de ambos os quartos e em um gazebo ao ar livre.

Alta tecnologia e minimalismo eles favorecem formas geométricas estritas, cores monocromáticas. Uma excelente solução para o design da sala será uma lareira. Cores vibrantes e detalhes também combinam com o estilo. Podem ser utilizadas lâmpadas de pólo, bem como lâmpadas feitas em forma de bolas, cubos e outras formas geométricas, muitas das quais nas coleções de várias casas comerciais.

Como escolher a iluminação pública em uma casa de veraneio, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário