Lâmpada LED
Há alguns anos, apenas alguns arriscavam-se a usar lâmpadas LED. Pouco se sabia sobre suas características e seu custo era infinitamente alto. Mas com o desenvolvimento da tecnologia, a funcionalidade dessas lâmpadas tornou-se cada vez mais extensa, o preço caiu, o que levou ao fato de que hoje as lâmpadas LED são o tipo de modelo de LED mais comprado.
Especificações
Quais características são especialmente importantes?
Poder
A potência das lâmpadas LED é expressa em watts da mesma forma que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. No entanto, mesmo os modelos com economia de energia ou luminescentes são inferiores aos LEDs em termos de economia de energia e brilho do fluxo luminoso. Para facilitar o entendimento da relação da potência das lâmpadas incandescentes e LED, e futuramente para facilitar a escolha do número e potência das lâmpadas adquiridas, apresentamos uma tabela comparativa com lâmpadas incandescentes.
Lâmpadas incandescentes |
LED (diodo emissor de luz) |
20W |
2-3W |
40W |
4-5W |
60W |
6-10W |
75W |
10-12W |
100W |
12-15W |
150W |
18-20W |
200W |
25-30W |
O consumo de energia em média é reduzido em 10 vezes com a retroiluminação LED da sala, enquanto a luminosidade do fluxo luminoso permanece inalterada, além disso, a iluminação LED tem uma vida útil muito mais longa, o que irá poupar não só eletricidade, mas também substituição de lâmpadas .
Classe de Perigo
Outra vantagem é também a favor da iluminação LED: são fabricados com as tecnologias mais recentes, a saída é um produto que não contém gases tóxicos em si, mercúrio e metais pesados nocivos à saúde humana. Dependendo do tipo de LEDs usados na produção, essas lâmpadas são classificadas na classe de perigo 4 ou 5, o que, no entanto, requer métodos especiais de descarte.
Temperatura de cor
- A luz emitida por uma luminária LED pode ter cores completamente diferentes. Se, por exemplo, uma luz de fundo vermelha for necessária, nenhuma outra lâmpada pode atender a esse requisito melhor do que os LEDs. Além disso, a iluminação de duas cores é possível, assim como a de três cores, e ainda mais combinações de cores são possíveis.
- Além disso, existem LEDs que mudam de cor. Esta opção é uma verdadeira vantagem para os jovens que gostam de fazer discotecas de férias em casa. Então, em tempos normais, os LEDs são uma lâmpada fluorescente padrão e, durante as férias, são luzes coloridas que podem adicionar uma cor especial ao ambiente.
- A luz regular branca e amarela também tem sua própria cor, pois emitem um grau de cor quente e fria. Um matiz quente é o mais próximo possível ao produzido por uma lâmpada incandescente padrão convencional, enquanto um frio fornece mais luz ao espaço e trabalha para expandir o espaço devido ao grande percentual de brancura emitida por uma lâmpada dessa temperatura de cor.
Plinto
- A escolha da base é determinada pelo tipo de luminária em que a lâmpada será utilizada. Distingue-se uma base tipo E padrão de vários tamanhos, todas as lâmpadas incandescentes têm essa base, o que significa que a maioria das luminárias ainda está equipada com exatamente o tipo de suporte que a base E padrão se encaixa.Os tamanhos são os seguintes: E 14 - a menor base em diâmetro, sua base é 14 mm, a base é 27 mm ou padrão, respectivamente, marcada como E27. O maior pedestal com base de 40 mm é utilizado na indústria, para instalação em postes de luz ou para iluminar grandes salas. Este tipo de base é marcado com E40.
- Os LEDs na base G e GU vêm substituir as lâmpadas halógenas. Eles também podem ser de vários tamanhos, dependendo de onde serão colocados. Os mais utilizados são G4, com distância entre contatos - 4 mm, GU 5,3, com distância de 5,3 mm e GU10, com distância de 10 mm, respectivamente.
- Além disso, as tampas G e GU são usadas em lâmpadas tubulares, uma base giratória especial é usada com mais frequência aqui. Na maioria das vezes, o tamanho dessa base é G13. Para integrar a luminária em móveis, por exemplo, em um gabinete acima da pia de um banheiro, é usada uma base / pedestal GX53. Nesta base, a distância entre os contatos é de 53 mm.
Ângulo de dispersão
- Dependendo do número e do ângulo dos LEDs dentro da lâmpada, você pode obter ângulos de dispersão de luz completamente diferentes. Um LED atua como um feixe estritamente reto, cuja refração não ocorre, pois, justamente devido à diferente inclinação do local, o fabricante apresenta várias linhas de produtos com ângulo de refração variado de 30 a 360 graus.
- A escolha do ângulo de iluminação dependerá principalmente da localização do ponto de iluminação e do tamanho da sala que está planejada para ser iluminada com lâmpadas. Portanto, se você precisar escolher um ângulo de dispersão para uma sala bastante espaçosa, é melhor focar sua atenção nas opções com um ângulo de dispersão de mais de 90 graus. Para iluminar uma área pequena, é melhor prestar atenção a um ângulo de dispersão menos amplo do feixe de luz.
O ângulo de difusão de 360 é melhor para instalação em lâmpadas decorativas que possuem ranhuras de vários formatos, o que criará um efeito interessante na parede ao usar a luminária.
Índice de renderização de cores
O índice de reprodução de cores é a distorção da percepção visual da reprodução de cores quando o objeto é iluminado por uma lâmpada.
A percepção da cor pode variar quando iluminada com lâmpadas com diferentes temperaturas de cor e pode variar dependendo do índice de reprodução de cor. Quanto maior for este índice, melhor será a percepção das cores e tonalidades.
- O parâmetro de reprodução de cores é responsável pela qualidade da luz e varia de 0 a 100 Ra. Nesse caso, Ra é uma unidade de medida do índice de reprodução de cores. Dependendo do índice, as opções mais adequadas são selecionadas para instalações para vários fins. Por exemplo, para salas onde a reprodução de cor máxima é necessária, onde cada detalhe é importante, uma lâmpada com um índice de 90-100 Ra é usada. Este tipo de instalações inclui um salão de arte, uma loja de tecidos e acessórios, um laboratório.
- Em uma área residencial, um índice de 70 -90 Ra é suficiente para uma vida confortável. Qualquer coisa abaixo de 70 é usada com mais frequência em depósitos, bares e outras áreas escuras. Para escolher os LEDs corretos para o índice exigido, você precisa prestar atenção às marcações que o fabricante deixa na caixa. A melhor reprodução de cor de 90 Ra é fornecida por lâmpadas marcadas com 1A, de 80 a 90 - 1V. Os índices médios mostram modelos rotulados 2A e 2B, abaixo da média 3 e 4.
Princípio da Operação
A fonte de luz em uma lâmpada LED é um diodo emissor de luz, o brilho dependerá do número de diodos e o ângulo de espalhamento dependerá do ângulo de inclinação.
O trabalho é baseado no fenômeno de emissão de luz, que ocorre no ponto de contato de substâncias dissimilares, enquanto uma corrente elétrica passa por elas. Ao mesmo tempo, os materiais utilizados não são eles próprios condutores de corrente elétrica, o que desperta o maior interesse neste fenômeno.Eles podem passar a corrente apenas em uma direção e então, desde que estejam conectados. Para isso, em um dos materiais deve prevalecer o conteúdo de íons e, no outro, os elétrons. O processo de passagem de corrente nesses materiais, entre outras coisas, é acompanhado por uma liberação significativa de energia térmica e, em alguns casos, também brilham. São semicondutores que podem emitir um brilho ao passar a corrente e são os LEDs que sustentam a lâmpada LED.
Vantagens e desvantagens
Em comparação com as lâmpadas incandescentes convencionais, as lâmpadas LED apresentam uma série de vantagens tangíveis, entre elas podem ser notadas as seguintes:
- O consumo de eletricidade é 8-10 vezes menor, do que o modelo tradicional.
- Quedas de tensão, tão comuns em apartamentos médios não são um problema para LEDs. Eles retêm a intensidade do brilho e, como são imunes a tais mudanças, não queimam durante picos de energia.
- Temperatura de aquecimento, bem como radiadores especiais que regulam o aquecimento, não permita que a lâmpada aqueça a ponto de danificar o cartucho ou danificar a luminária de chão. Além disso, a luz incluída ao usar este tipo de lâmpada não altera a temperatura da divisão que ilumina.
- Outra vantagem significativa é a durabilidade desses elementos de iluminação. Assim, o fabricante promete uma média de 25 a 50 mil horas de trabalho contínuo, traduzindo em anos, você pode contar com cerca de 10 a 15 anos de trabalho ininterrupto.
Como qualquer outro item, este elemento de iluminação tem suas desvantagens:
- Custo alto o suficiente no entanto, com as vantagens existentes, você pode fechar os olhos para essa desvantagem, porque o retorno total acontecerá rapidamente.
- A desvantagem mais importante hoje é o grande número de produtos falsificados de baixa qualidade no mercado. Esses modelos podem causar sobrecargas elétricas e incêndios. Além disso, modelos de baixa qualidade são simplesmente perigosos para a saúde. A razão para isso é o espectro não homogêneo dos LEDs, bem como a cintilação, que afeta adversamente a visão humana.
- Separadamente, podemos notar o fato de que os LEDs não podem ser usados em ambientes com altas temperaturas, neste caso, sua vida útil é significativamente reduzida.
Visualizações
Existem várias classificações de lâmpadas LED, a divisão é baseada nos critérios mais importantes. Os seguintes grupos de classificações são distinguidos:
- Por nomeação.
- Por fluxo luminoso e tipo de construção.
- Pelo tipo de LED usado.
- Pelo tipo de base.
Portanto, dependendo do local onde este elemento de luz é usado, os seguintes tipos são distinguidos:
- Para casa e escritório. Na maioria das vezes, essas opções são usadas como uma alternativa à iluminação tradicional, seja lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Usado para economizar energia. Existem também modelos coloridos para uso doméstico, concebidos para desempenhar funções decorativas. Alguns modelos vêm com um controle remoto com o qual você pode mudar a cor.
- Rua. Este tipo é usado para iluminar estradas, edifícios. Uma característica distintiva deste tipo é a presença de proteção adicional especial contra poeira e umidade.
- Holofotes. Um dos mais novos tipos de LEDs. Isso também inclui a lâmpada do anel. É o mais conveniente possível para filmagens de fotos e vídeos.
- LEDs automotivos. Este tipo é usado em automóveis como iluminação interior, faróis e outros elementos funcionais.
Por fluxo luminoso e design:
- Lâmpadas de uso geral, sala de interruptores. Este tipo é estruturalmente próximo à forma clássica usual de uma lâmpada incandescente. A luz em lâmpadas deste tipo é suficientemente difusa e de alta qualidade para uso em escritórios e instalações residenciais.
- Luz direcional. Este tipo é usado em holofotes, holofotes, usados para destacar elementos individuais.
- Linear. Ou lâmpadas LED em forma de tubo duplo. Este tipo é mais comum em edifícios de escritórios e vários laboratórios.
Classificação pelo tipo de LEDs usados:
- LEDs indicadores. Um dos primeiros desenvolvimentos na gama de lâmpadas LED. As vendas desse tipo diminuem a cada dia, por se tratarem de modelos com oscilações, que são as mais perigosas para a saúde humana.
- Diodo SMD. Uma das opções mais simples e de mais alta qualidade. O escopo de aplicação é o mais amplo possível.
- Lâmpadas com diodos potentes. Seu uso é bastante limitado devido ao alto aquecimento do case.
- Chip ou diodo COB. Um tipo em evolução que fornece iluminação da mais alta qualidade. O aquecimento da estrutura é bastante lento e a forma do produto final pode ser tão variada quanto possível. Os modelos à prova de explosão, que são ativamente anunciados pelo fabricante hoje, são baseados no diodo COB.
- Díodos ou filamentos filamentosos. Este tipo fornece iluminação uniforme com um ângulo de espalhamento de 360 graus.
Por tipo de base:
Todos os pedestais existentes são divididos em 2 grupos principais: baixa tensão e alta tensão.
Entre os de baixa voltagem, estão principalmente presentes os capacitores do tipo G. Trata-se de uma conexão de pino com um cartucho. Este tipo de base não pode ser conectado diretamente a uma tomada e requer um adaptador especial. Os de alta tensão incluem o tipo E padrão ou soquetes Edison. Base roscada padrão para caber em quase todas as luminárias.
Separadamente, vale a pena notar um grupo especial - uma lâmpada recarregável. Neste caso, os LEDs são carregados da rede elétrica e operam em modo autônomo como fonte de alimentação de reserva.
Tamanhos e formas
Hoje, existe uma grande variedade de formatos diferentes de lâmpadas LED, para comodidade do consumidor, os modelos modernos possuem marcadores especiais na embalagem que indicam o formato. A designação é feita com letras latinas correspondentes à primeira letra da palavra que denota a forma. Além disso, junto com a designação da letra, há também um número - esse é o tamanho.
Os formulários mais populares:
- Forma A ou forma de pêra. O mais próximo possível de uma lâmpada incandescente padrão. Os tamanhos mais populares desse formulário são 60 e 65.
- Formulário B. Lâmpadas ovais pequenas, o tamanho de tais modelos varia de 8 a 10.
- Forma C ou forma de vela. Forma ligeiramente alongada, que lembra a chama de uma vela.
- Forma SA ou uma vela ao vento. Longos padrões lembram a chama de uma vela tremendo ao vento. Uma das mais belas formas decorativas.
- Formulário G. Lâmpada redonda ou esférica. Podem ser minibolas e modelos volumétricos bastante grandes. Mais comum, tamanhos 45 a 95.
- Formulário R e BR. Refletores com dimensões diferentes. A forma mais adequada para iluminação pontual de objetos.
- A forma MR e PAR são refletores. Eles podem, se necessário, substituir a Forma R sem perda de propriedades. No entanto, essas formas têm superfícies de reflexão planas, o que as torna diferentes de R.
- Forma T - modelos de lâmpadas tubulares. Devido à localização específica dos LEDs, esse tipo é denominado milho.
- Separadamente, deve-se notar que as lâmpadas quadradas são bastante populares hoje. Aqui, os LEDs são fixados ao redor do perímetro da moldura quadrada.
Tipos de holofotes e acessórios
Os holofotes LED diferem no tipo de instalação. Assim, modelos estacionários e portáteis são diferenciados. Os holofotes fixos são fixados com suportes de metal resistentes. Na maioria das vezes, este tipo de holofote é usado para iluminar ruas e edifícios.
Os holofotes portáteis são montados em uma estrutura temporária do tipo tripé durável.Para facilidade de transporte e fixação, este tipo de projetor está equipado com uma alça especial. O modelo portátil é usado para iluminar exposições temporárias durante as obras e também é usado ativamente por fotógrafos em sessões de fotos.
Os holofotes podem ser usados no jardim, enquanto os modelos com sensores de movimento podem ser selecionados para economizar energia.
Todas as luminárias LED podem ser divididas em 2 grandes grupos: teto e mobília, cada um desses grupos também tem sua própria classificação. Portanto, os refletores de teto podem ser divididos em vários subgrupos para montagem:
- Modelos incorporados. Essas lâmpadas são montadas em estruturas de teto suspenso, podem ser dispostas na forma de vários padrões, formas geométricas - tudo vai depender apenas da imaginação do proprietário e do estilo da sala.
- Luminárias lineares de teto. Essas opções são usadas para iluminação uniforme de salas suficientemente longas.
- Luzes pendentes. Usadas para iluminar salas com tetos altos, elas se tornarão um destaque do minimalismo ou estilo hi-tech, entre outras coisas, esse tipo de luminária pode ser fixada na viga do teto em um prendedor de roupa. As luminárias pendentes também incluem os chamados spots, além de serem modelos pendentes clássicos, também possuem uma função giratória que permite ajustar o ângulo de dispersão e o ponto de iluminação.
- Um refletor de teto também pode incluir lâmpadas de tablet. Os comprimidos são luminárias planas de formato redondo, cuja fixação também é embutida no teto.
Os candeeiros para móveis também se dividem em subgrupos de acordo com o tipo de instalação, podendo ser:
- construídas em;
- faturas.
Além disso, os modelos portáteis que operam com fontes alternativas de energia são freqüentemente usados como fonte de luz de reserva. Por exemplo, um modelo sem fio com baterias é o mais popular entre outros modelos desse tipo.
Compromisso
Por designação, todas as fontes de luz LED são divididas em opções:
- Para um apartamento. Nesse caso, eles podem ser usados tanto em lâmpadas de teto ou parede padrão quanto em móveis. Assim, tectos falsos podem ser instalados na estrutura de tectos tensos numa divisão para qualquer finalidade, incluindo uma casa de banho, no entanto, aqui deve-se prestar atenção aos modelos com protecção especial contra humidade. Em vários móveis, as luminárias embutidas com diodos são uma das ocorrências mais comuns. Normalmente, os exaustores de cozinha também são equipados com este tipo de iluminação.
- Para instalações industriais. Estas lâmpadas costumam ter um índice de restituição de cor inferior e uma estrutura antivandalismo, pelo que são utilizadas em hospitais, escolas, escritórios e instalações industriais.
- Para a rua. Na maioria das vezes são utilizados para iluminação pública, portanto, possuem proteção máxima contra poeira e umidade. Além disso, esses LEDs têm uma vida útil mais longa. Certos tipos de luzes de rua, como holofotes portáteis, têm sido usados com sucesso por fotógrafos para fotografia.
Avaliação de fabricantes
Não é fácil fazer uma classificação das lâmpadas LED hoje, porque é muito difícil dividi-las em boas e más. Existem muitos tons por aí, e se um é bom em uma característica, pode não ser necessariamente tão bom em outra.
No entanto, podemos dizer que os modelos da mais alta qualidade que atendem a quase todas as necessidades de um usuário moderno são fornecidos por fabricantes europeus. Sua única desvantagem é o custo bastante alto. A Osram pode ser considerada uma das líderes do mercado europeu, um pouco mais barata, mas com qualidade aceitável. Wolta.
A empresa SvetaLed se destaca entre os fabricantes russos. Esta empresa está inserida em um ciclo produtivo completo.Além disso, na Rússia existem várias empresas que desenvolvem desenhos de futuras lâmpadas, após os quais são enviadas para a China, e já lá a estrutura é montada na fábrica. Essas empresas incluem bastante populares hoje Navigator, Feron, Gauss. Esses bens têm um custo muito menor do que outros, porém, e a qualidade nem sempre atende a todos os requisitos, e aqui, como se costuma dizer, que sorte. Portanto, é impossível focar apenas nas avaliações e popularidade dos modelos, neste caso, você só precisa tentar encontrar a opção mais adequada.
Como escolher o LED certo para sua casa?
Depois de pesar todos os prós e contras dos LEDs, a decisão foi a favor dos LEDs, como escolhê-los?
Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre a potência necessária. Vale lembrar que a potência dos LEDs é 8 a 10 vezes menor que a de uma lâmpada incandescente, enquanto o feixe de luz terá brilho idêntico. Portanto, para iluminação de teto, é aconselhável utilizar modelos com potência de 8-10 W, para arandelas e luminárias de parede, a potência ideal é de 6 W.
Em seguida, você precisa se concentrar na seleção da temperatura de cor desejada e na importância da renderização máxima de cores. A luz branca quente é ideal para a casa. Este tom é capaz de criar um ambiente aconchegante, por isso é perfeito para um quarto, sala ou cozinha. É melhor usar uma cor branca fria para iluminar os escritórios, pois estimula a atividade cerebral, adiciona vigor e coloca você no clima de trabalho. Nesse caso, é recomendável escolher um índice de reprodução de cores de pelo menos 80.
Todas as luminárias possuem suportes de formatos diferentes, por isso, ao escolher um modelo adequado, deve estar atento ao tipo de base. O tipo mais comum que se adapta à maioria das luminárias é a base de parafuso. É designado nas marcações como base E. Além do tipo de base, é necessário escolher o tamanho correto. É designado por um número igual à medida do diâmetro da base em milímetros. O tamanho padrão é E27, no entanto, hoje cada vez mais fabricantes usam E14 para soluções de design mais interessantes em suas lâmpadas.
Os holofotes geralmente têm uma disposição de cartucho ligeiramente diferente e, portanto, é necessário escolher modelos com uma base do tipo GU para eles. Seu tamanho é determinado pela distância entre os contatos da base. Para não se confundir com a escolha da base, recomenda-se retirar o elemento de iluminação existente e ir com ele à loja, para que a escolha seja o mais cómoda e correta possível.
Verificar a lâmpada antes de comprar também é necessário para não comprar por engano uma fonte de luz de feixe estreito, a menos, é claro, que esse fosse o propósito original da compra.
Reciclagem de iluminação
- As lâmpadas LED são a fonte de iluminação mais segura possível. Eles não contêm mercúrio, metais pesados, gases tóxicos. Além disso, os LEDs fornecem baixo consumo de energia, têm uma vida útil suficientemente longa e não têm requisitos especiais para descarte.
- O descarte dos LEDs é feito de acordo com o esquema de aproveitamento do lixo doméstico. A caixa de plástico será reciclada. A base será triturada e, em seguida, continuará na produção de materiais de construção e produtos à base de vidro. Além disso, durante o descarte, os LEDs não requerem transporte especial, pois não emitem substâncias tóxicas. A proteção contra descarte também não é necessária.
Com base em tudo o que foi exposto, podemos afirmar com segurança que o uso de LEDs permite não só economizar o orçamento para economia de energia, mas também dar sua própria contribuição para a preservação do meio ambiente.
Você aprenderá mais sobre lâmpadas LED no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.