Lâmpadas fluorescentes
O mercado de produtos elétricos é enorme. Cada cliente pode escolher o que mais lhe convém. As lâmpadas fluorescentes são frequentemente adquiridas - uma relativa novidade entre produtos semelhantes.
O que é, vantagens e desvantagens
Até recentemente, os compradores estavam ativamente interessados em lâmpadas economizadoras de energia. Esses dispositivos são assim chamados porque são mais econômicos do que as lâmpadas incandescentes. Eles se encaixam em quase todos os lustres, por isso são populares. Além dessa característica, o produto possui uma série de vantagens que desempenham um papel importante na compra.
Então, essas lâmpadas:
- Reduza significativamente o consumo de energia. Os compradores perceberão a diferença em relação às lâmpadas incandescentes após receberem o "pagamento" pela luz no final do mês.
- Eles servem por muito tempo. A lâmpada pode funcionar por cerca de 15 mil horas. Mas isso é muito individual, já que alguns aparelhos brilham mais, outros menos.
- Eles praticamente não esquentam. É muito difícil se queimar.
- Esses dispositivos são muito mais baratos do que os LED, mas mais caro do que lâmpadas incandescentes. É importante notar que o uso de uma lâmpada fluorescente é uma opção mais econômica do que outras. Um desses dispositivos pode durar mais do que uma dúzia de lâmpadas incandescentes - apesar do fato de que o custo será correlacionado como 1 em cada 10.
Mas essas luminárias têm desvantagens. Para alguns, eles servirão de desculpa para recusar o uso, mas para outros, as vantagens ainda serão maiores.
Os contras são os seguintes:
- Baseia-se na luz ultravioleta, mas seu efeito é excluído, pois a intensidade é milhares de vezes menor que a da luz solar.
- Ao contrário das lâmpadas incandescentes e dispositivos LED, o âmbito de aplicação de tais dispositivos é mais limitado.
- Comparado ao LED - esses dispositivos são mais frágeis.
Especificações
Pode escolher um candeeiro para qualquer interior, uma vez que os fabricantes modernos oferecem uma variedade de formas e características de produto. Os modelos modernos vêm em diferentes tamanhos e capacidades.
Poder
Quanto mais comprido for o tubo, maior será sua potência. Se compararmos as versões em espiral e em U, elas serão iguais em potência, embora a primeira versão seja mais compacta.
Temperatura de cor
Este indicador é medido em Kelvin. Normalmente, este valor é indicado na embalagem com a lâmpada. A luz branca mais quente tem uma temperatura de 2700 K, apenas branca quente (TB) - 3000 K. Luz natural (E) - 4000 K, branca fria (CB) - mais de 5000 K. Esta é a chamada luz do dia.
Se a característica estiver abaixo de 5000 K, a luz ficará com uma tonalidade avermelhada. Se a temperatura ultrapassar 5000 K, a cor da luz ficará verde.
Rodapés
Um indicador muito importante, sem saber qual é difícil encontrar uma lâmpada adequada, pois existe o risco de comprar um produto com uma base muito grande ou pequena. O material de que as lâmpadas são feitas é o mesmo, mas há uma diferença de tamanho. Uma indicação de qual base é necessária está no lustre.
Normalmente, lâmpadas e lustres são divididos em várias categorias (de acordo com o tamanho da base):
- Uma base / pedestal 2D é usada para iluminação decorativa. Também pode ser usado como hermético em chuveiros. Mas, nessas salas, muitas vezes você pode encontrar uma base G23.
- Este mesmo tipo de G23 é usado em apliques, não apenas em banheiros.
- Em condições domésticas, os mais frequentemente encontrados são os socos 2G7, G24Q1, G24Q2, G24Q3. Eles também são encontrados em condições industriais.
- Os holofotes fornecem economia máxima de energia. Sua base geralmente é G53.
- A base mais popular e comum é o E27. Ele é projetado para um cartucho comum usado em todos os lugares.
- Lâmpadas com uma base E14 são aparafusadas em um cartucho menor, ele é usado com menos frequência.
- A grande base E40 é menos comum, mas às vezes são necessárias lâmpadas com ela.
Marcando
A embalagem da lâmpada está marcada. Antes de comprar, é importante saber o que significam as letras da marcação. É composto por quatro letras e números (a partir dos quais você pode determinar a potência). A primeira letra significa o tipo de produto: por exemplo, L é uma lâmpada. O segundo indica a cor da luz:
- L - luminescente;
- D - luz do dia;
- UV - ultravioleta.
Existem várias variedades com luz branca. Os mais comuns são branco frio, branco, branco quente e branco natural. Na marcação, eles serão marcados com as letras HB, B, TB e E.
Existem opções de vermelho, azul e verde. Nesses casos, a marcação também é baseada na primeira letra da cor.
A terceira letra é a qualidade da cor e a quarta é o recurso de design:
- R - reflexo;
- U - o tubo ou frasco tem a forma de U;
- K - anular ou redondo;
- A - amálgama (raro agora);
- B - existe uma opção de início rápido.
Nível de segurança, descarte
Essas lâmpadas podem ser usadas em temperaturas de -15 a +40 graus. Lâmpadas não danificadas e utilizáveis são absolutamente seguras para humanos. Mas, ao mesmo tempo, a classe de lixo a que pertencem é tóxica. Isso se deve ao fato de que o frasco contém vapores de mercúrio perigosos para os seres vivos.
Para descartar a lâmpada usada, você deve levá-la a um ponto de coleta designado. Desta forma, você pode proteger o meio ambiente dos efeitos de compostos nocivos.
Sob nenhuma circunstância as lâmpadas devem ser quebradas. Se isso aconteceu por acidente, então os fragmentos devem ser coletados com o máximo de cuidado possível, usando máscara e luvas antes disso. Para uma coleta completa, é melhor usar um aspirador de pó.
Uma vez que os detritos tenham sido removidos, a sala deve ser aspirada e a temperatura do ar reduzida, se possível.
Tempo de vida
Essas lâmpadas duram de três a cinco vezes mais do que as lâmpadas incandescentes convencionais. Para cada tipo de lâmpada, este indicador é individual e inicia a partir de três mil horas. Na maioria das vezes, eles trabalham a partir de dez mil horas. O termo é influenciado pela temperatura ambiente, qualidade do produto, frequência de ativação e desativação.
Cada inclusão reduz a vida útil em cerca de duas horas e pode chegar a 17% da vida indicada na embalagem, mas isso se enquadra na norma.
Acontece que um aparelho de altíssima qualidade, com os devidos cuidados, dura até vinte mil horas. Porém, acontece que os aparelhos falham após pouco mais de duas mil horas de operação. Para prolongar a vida útil, você não deve ligar e desligar o dispositivo mais de cinco vezes por dia. Mas você também não precisa deixá-lo ligado por muito tempo.
Dispositivo e princípio de operação
Uma lâmpada fluorescente típica consiste em:
- frasco cilíndrico de vidro;
- perna de vidro;
- eletrodos;
- pinos de contato;
- base;
- shtengel (é o nome do orifício pelo qual o ar é bombeado para fora do frasco);
- gás inerte;
- gotas de mercúrio;
- fósforo.
O produto terá lâmpada ou tubo, dependendo do modelo. O número de rodapés é um ou dois, também dependendo do modelo. Os eletrodos estão localizados no interior, e o interior da lâmpada é coberto com um fósforo.
Quando a eletricidade é aplicada, ocorre uma descarga entre os eletrodos, uma corrente flui pelo gás e a radiação ultravioleta aparece.
É nesse estágio que a propriedade do fósforo se torna útil.Ele permite que você traduza essa radiação em luz visível ao olho humano.
Visualizações
Existem muitos tipos de lâmpadas fluorescentes.
Existem diferentes classificações - por exemplo, de acordo com a cor da luz da lâmpada. Eles vêm em luz branca fria e quente. As lâmpadas fluorescentes são populares.
Para salas especiais, são escolhidas lâmpadas à prova de explosão, à prova de umidade e à prova de poeira e umidade.
Graças às tecnologias modernas, surgiram dispositivos no mercado com sensor de movimento... É muito conveniente. Essas opções são especialmente preferidas por aqueles que regularmente se esquecem de desligar a luz ao sair da sala. Mas, na maioria das vezes, esses dispositivos são instalados nas entradas para economizar eletricidade doméstica comum. Eles ligam apenas quando alguém entra na sala.
Outro dispositivo moderno - opções com dimmer... Dimmers são usados há muito tempo. Eles foram projetados para uso com lâmpadas incandescentes. Eles receberam uma nova rodada em desenvolvimento precisamente nos tempos modernos. Um dimmer é um dispositivo especial que ajusta o brilho da iluminação.
Quando os dimmers apareceram pela primeira vez, eles eram praticamente a única maneira de economizar energia. Agora, as lâmpadas economizadoras de energia lidam com essa tarefa. Os dimmers, por outro lado, agora têm como objetivo principal fazer realces no design de iluminação da sala. Torna-se possível ajustar a luz para atender às diferentes necessidades.
É importante observar que nem toda lâmpada é projetada para funcionar em conjunto com um dimmer. Essa possibilidade deve ser indicada na embalagem.
Às vezes, você pode encontrar um modelo desatualizado com lastro. Ele permite que você reduza o valor atual ao nível necessário para que a estrutura não falhe.
Para isso, são utilizados elementos de controle de lançamento eletromagnético ou análogos eletrônicos - em modelos mais modernos.
A segunda opção é mais preferível, uma vez que essas lâmpadas praticamente param de piscar. Além disso, o nível de ruído que o dispositivo emite é significativamente reduzido. Esse zumbido é familiar para muitos que já estiveram pelo menos uma vez, por exemplo, em antigas clínicas.
As lâmpadas fluorescentes variam em forma.
As lâmpadas lineares podem ser em forma de U ou em forma de anel. De acordo com GOST-6825-64, esses dispositivos devem ter um diâmetro de 38 mm. Graças a este mesmo parâmetro da lâmpada, é possível acender uma lâmpada assim mesmo em baixas temperaturas.
Separadamente, deve ser dito sobre as lâmpadas fluorescentes compactas. Essas lâmpadas têm um formato de bulbo curvo para caber em luminárias menores. Desta forma, uma substituição completa das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes pode ser alcançada.
Cores
Como essas lâmpadas são frequentemente usadas como decorativas, você pode encontrar opções de preto, amarelo, vermelho e azul. A iluminação colorida vai refrescar o visual do ambiente, dando-lhe mistério e romance. Ajuda a sintonizar de uma certa maneira. Graças à capacidade de escolher soluções de cores interessantes, essas lâmpadas são muito populares.
No entanto, as cores mais populares são as mais naturais.
Em lojas de produtos elétricos, você pode encontrar mais frequentemente as seguintes opções:
- Azulado frio. Seu segundo nome, mais conhecido e reconhecível, é "lâmpadas fluorescentes". Essas opções são boas para escritórios ou escritórios domésticos. Além disso, esta cor é usada em candeeiros de mesa. Ele permite que você se sintonize com o clima de trabalho e também com sua ajuda você pode ver as sombras com mais precisão.
- Caloroso. Sua peculiaridade é que fornecem uma luz amarelada calma e muito agradável à vista. Esses dispositivos são adequados para salas de estar, pois a luz é ideal para relaxar. Com esta luz, o quarto parece mais confortável e relaxante.
- Lâmpadas brancas É uma opção intermediária entre as outras duas. Eles são populares entre aqueles que preferem algo intermediário. Esta cor de lâmpada é dividida em dois tipos: branco neutro e branco frio.
São as lâmpadas fluorescentes que são utilizadas para o design de luz da divisão - devido à grande variedade de tonalidades. Usando tais dispositivos de iluminação, soluções decorativas muito interessantes podem ser realizadas. Os designers podem aproveitar o que há de mais moderno em produtos elétricos para criar grandes interiores agradáveis de viver e desfrutar.
As lâmpadas fluorescentes são usadas tanto para salas modernas lacônicas quanto para outras mais sofisticadas - como country, barroco.
Formulários
Essas luminárias vêm em diferentes formas, pois são usadas em diferentes condições. As seguintes opções podem ser distinguidas:
- Em forma de U;
- fino pino único;
- médio - com dois pinos;
- fechado;
- com conector duplo fêmea;
- anular redondo.
Opções tubulares longas são frequentemente encontradas em várias instituições; essas lâmpadas raramente são usadas em casa.
Ainda menos comuns são as quadradas, embora lâmpadas de qualquer formato encontrem seu escopo e clientes.
Dimensões (editar)
O tamanho de uma lâmpada fluorescente depende de muitos fatores. Em primeiro lugar - de pertencer a um tipo ou outro. O frasco T5 tem um diâmetro de 16 mm e o T6 tem 26 mm. Na vida cotidiana, são usadas principalmente lâmpadas pequenas, compactas e em miniatura, enquanto as versões mais longas são usadas na indústria e em instituições públicas.
As lâmpadas compactas podem ter tamanhos de 27 × 13 × 135 a 27 × 13 × 235. As lâmpadas em miniatura devem ter indicadores que correspondam a GOST 15150-69. As lâmpadas curtas podem ser equipadas com uma base E27 para se adequar à maioria das luminárias utilizadas na iluminação doméstica.
Algumas variantes são usadas em faróis de automóveis.
Tipos de luminárias
As luminárias podem ser divididas em dois grandes grupos: teto e mobília.
- Dispositivos de móveis geralmente são sem fio. Eles são alimentados por baterias ou acumuladores, portanto, não precisam passar fios elétricos feios saindo de, por exemplo, um guarda-roupa.
- Dispositivos de teto são embutidos em tetos suspensos ou tensos. A melhor maneira de instalar esses acessórios é pendurá-los em caixas de luz troncalizadas.
.
As luminárias podem ser divididas em uma lâmpada, duas lâmpadas, três, quatro lâmpadas. Esta característica é determinada pelo número de lâmpadas que podem ser colocadas na luminária.
Lâmpadas fluorescentes também são usadas para iluminação pública
Para saber em que tipo de postes de rua são usados lâmpadas fluorescentes, basta ir a qualquer rua iluminada e olhar mais de perto as lâmpadas instaladas em lanternas, holofotes, perto das entradas.
Fixação
Existem luminárias de teto e parede. Os primeiros são usados com mais frequência. Eles são projetados para serem colocados dentro de apartamentos.
Em sanatórios, hospitais e hospitais, lâmpadas de parede localizadas acima da cama são freqüentemente usadas. Eles têm um brilho suave e individual. Esse dispositivo permite que você leia com conforto e segurança: seus olhos não se cansarão.
Existem diferentes dispositivos de teto. Eles são embutidos e suspensos, raster, cremalheira e pinhão, ponto.
Escopo de iluminação
Durante muito tempo, as lâmpadas fluorescentes interessaram apenas ao funcionamento em instituições especiais (escolas, estádios, hospitais). Ao longo da sua existência, este tipo de iluminação, que surgiu quase em simultâneo com a lâmpada incandescente, durante muito tempo não chamou a atenção do grande público.
A vantagem dessas lâmpadas, como o consumo mínimo de eletricidade, que hoje faz com que governos de muitos países exijam a substituição das lâmpadas incandescentes por aparelhos desse tipo, não foi devidamente avaliada. O crescimento desigual na popularidade de tais dispositivos é devido às dificuldades técnicas que acompanham a instalação desses dispositivos.
No entanto, em geral, o número de pessoas dispostas a comprar essas lâmpadas aumentou significativamente.O escopo de aplicação de tais dispositivos começou a se expandir gradativamente: eles passaram a usar essas lâmpadas em piscinas e até mesmo em entradas de prédios de apartamentos. Agora, este tipo de lâmpada está substituindo todas as outras, mesmo nos países onde a substituição de dispositivos de um tipo por outros não é obrigatória.
Agora, a instalação dessas lâmpadas não requer meios e habilidades técnicas especiais. É possível substituir uma lâmpada incandescente por uma fluorescente sem esforço significativo, uma vez que a produção dessas lâmpadas com base E27 está estabelecida há muito tempo.
O âmbito de aplicação das lâmpadas fluorescentes é muito amplo: ainda não existe um análogo nos locais onde a aplicação foi inicialmente encontrada. Ainda não existem equipamentos econômicos como as lâmpadas fluorescentes - apesar da urgência do problema com a economia de energia. Esses dispositivos são especialmente usados onde uma grande quantidade de luz artificial é necessária.
Vale a pena nos determos em mais detalhes sobre os locais de aplicação desses dispositivos de iluminação, como apartamentos e estúdios fotográficos.
Já para instalações residenciais, o deslocamento de lâmpadas incandescentes por fluorescentes está associado ao desenvolvimento de tecnologia. Essas lâmpadas agora podem ser instaladas em qualquer lugar. Claro, a escolha de tais lâmpadas para a casa também se deve a soluções decorativas.
Você pode realmente apreciar as vantagens desses dispositivos de iluminação ao tirar fotos: um estúdio fotográfico não tem os mesmos recursos que as grandes empresas, portanto, a necessidade de uma grande quantidade de luz artificial aqui deve ser correlacionada com a eficiência dos dispositivos de iluminação.
A fotografia de estúdio moderna é quase impossível sem o uso de lâmpadas fluorescentes. São indispensáveis nesta área: os fotógrafos simplesmente não têm escolha nesta matéria - em termos de combinação de preço, consumo de energia, espaço ocupado, esse equipamento não tem análogos.
Além disso, os fotógrafos não se deparam com a questão de combinar dispositivos de iluminação com o interior: é simplesmente inútil considerar outras opções de iluminação ao fotografar.
Fabricantes
Hoje, um grande número de lâmpadas fluorescentes é apresentado no mercado russo de produtos elétricos. Os fabricantes deste equipamento podem ser divididos em vários grupos. Vale a pena prestar atenção aos fabricantes nacionais de dispositivos de iluminação que economizam energia. Há muitas lâmpadas russas nas lojas de eletricidade, mas a participação dos fabricantes nacionais no segmento de lâmpadas economizadoras de energia é insignificante.
Isso se deve ao fato de que a questão da economia de eletricidade na Rússia não era tão grave quanto no exterior.
Agora os russos são forçados a colher os benefícios de tal atitude irresponsável em relação aos recursos e comprar equipamentos importados de economia de energia. No entanto, os fabricantes nacionais estavam prontos para o crescente interesse em tais dispositivos, então hoje já é possível destacar os principais players neste mercado oferecendo produtos de excepcional alta qualidade:
- Gauss. Entre as vantagens dessas lâmpadas, pode-se destacar a aparência incomum, a alta qualidade e o preço acessível. Podem ser adquiridos tanto nas lojas próprias como nos pontos de venda mais especializados - em qualquer parte do nosso país.
- Optogan. Produtos com este nome são focados nas realidades da realidade russa. Os produtos Optogan são notáveis por seu baixo preço. Além disso, Optogan é a base de todos os produtos nacionais neste segmento, pois é o único fabricante de ciclo completo na Rússia.
- ASD É o maior importador de lâmpadas fluorescentes da Rússia.
- Svetlana-Optoeletrônica. Este fabricante já se consolidou no mercado nacional com mais de 20 anos de experiência profissional de sucesso. Entre as vantagens, pode-se destacar a constante expansão do sortimento.
Um extenso segmento do mercado interno é ocupado por fabricantes desconhecidos. São produtos supostamente fabricados na China.Os nomes no rótulo, via de regra, não são familiares ao comprador, e esses produtos não estão no mercado há muito tempo.
Esses produtos têm uma vida útil curta e podem ser prejudiciais à propriedade e à saúde. Os especialistas recomendam não comprar produtos de produção não identificada, desejando economizar dinheiro. Essa tentativa de economizar dinheiro pode terminar em fracasso.
Se falamos de produtos chineses de boa qualidade, então existem várias marcas:
- Selecione uma. Os produtos desta empresa são conhecidos principalmente por suas luzes de teto de alta qualidade.
- Camelion. A vantagem desses produtos pode ser chamada de preço democrático.
- Estare. Os produtos desta marca atendem aos requisitos mais recentes.
Um grupo inclui todos, sem exceção, os fabricantes japoneses e europeus de lâmpadas fluorescentes. Nesses países, a questão da economia de eletricidade é aguda há muito tempo.
Ao comprar produtos de marcas como Philips, Osram e semelhantes, não há dúvidas sobre a qualidade do produto adquirido.
Como escolher?
Ao comprar uma nova lâmpada fluorescente, é importante lembrar algumas regras importantes. Sem observá-los, o funcionamento do produto não o satisfará. Então:
- As luminárias planejadas para instalação em casa devem ter reatores eletrônicos. É melhor selecionar os eletrônicos, pois eles não criam ruído e praticamente não piscam.
- Junto com a lâmpada, é melhor comprar um conjunto de lâmpadas sobressalentes para ela. Depois de muito tempo depois de fazer uma compra, você pode esquecer as características de sua lâmpada, e uma lâmpada pré-adquirida resolverá o problema.
- Se a lâmpada que você precisa comprar for usada em uma sala com um grande número de pessoas, o índice de reprodução de cores deve ser de 80 ou mais.
- Para iluminação decorativa (por exemplo, na cozinha), você pode comprar lâmpadas com vidro fosco. Isso irá eliminar o brilho que ocorre em superfícies brilhantes e é muito cego aos olhos.
- Você deve saber com antecedência se é possível usar lâmpadas com dimmers. Eles são chamados de dimmers. Normalmente, a embalagem com a lâmpada indica a possibilidade de seu uso conjunto.
- É importante garantir que a luminária corresponda ao teto falso. Os tamanhos nas lojas são diferentes, por isso será fácil encontrar a opção certa.
Ideias de interiores
Você pode colocar essas lâmpadas em todos os quartos. As diferenças estarão apenas na cor que a lâmpada emite, na potência, na forma.
Para o corredor, aquelas lâmpadas que emitem luz suave, mas não a mais brilhante, serão boas. Lâmpadas adicionais perto do espelho ficarão bem. Assim, ao sair de casa, o proprietário poderá examinar seu traje em todos os detalhes e eliminar eventuais falhas. É muito mais fácil fazer isso em uma sala bem iluminada.
Quase a mesma lâmpada pode ser colocada no banheiro, perto do espelho, mas é importante lembrar que neste caso ela deve estar bem protegida da entrada de água. No teto, os designers recomendam colocar várias lâmpadas compactas, que também devem ser à prova d'água. Vale a pena levar luz quente - até 3300 K.
Recomenda-se pendurar várias luminárias na sala, hall de forma a regular o grau de iluminação da divisão - consoante as necessidades. Desta forma, você pode iluminar totalmente a sala ou fornecer luz apenas em parte dela.
Na cozinha, a iluminação multidimensional também será relevante. Os designers, via de regra, distinguem duas zonas de luz principais: iluminação geral e iluminação local - acima da mesa de jantar. O calor da luz deve ser selecionado com base no design geral da sala. As lâmpadas quentes não são adequadas para todos os ambientes, mesmo se você preferir uma luz quente.
Não é difícil criar uma atmosfera única em uma sala. O design de iluminação vai refrescar a sala, os dispositivos modernos permitem que você ajuste a luz para uma variedade de necessidades.
O progresso avançou por um longo tempo, então agora é um ótimo momento para aproveitar suas conquistas.
Você aprenderá mais sobre lâmpadas fluorescentes no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.