Como escolher lâmpadas para teto falso?
É melhor confiar a preparação de um projeto de iluminação para um teto suspenso a profissionais - um designer de interiores ou um engenheiro elétrico. No entanto, se você preferir fazer este trabalho sozinho, provavelmente precisará de informações sobre como escolher não apenas lâmpadas de teto adequadas, mas também lâmpadas para elas. É sobre eles que será discutido em nosso artigo.
Peculiaridades
Após o reboco das paredes da sala, o eletricista procede à instalação da fiação elétrica, e coloca os cabos elétricos para futuras luminárias de acordo com as marcações ou de acordo com o projeto. Após todo o trabalho áspero e de acabamento nas paredes e a montagem do teto falso, eles passam para a próxima etapa - a escolha de lâmpadas para lâmpadas de teto.
Exemplos de tetos falsos são estruturas de gesso cartonado., modelos lado a lado, opções do tipo cassete, rack, tensão. O teto suspenso oferece muitas oportunidades na escolha da forma e do design do próprio revestimento e das lâmpadas e lâmpadas de teto para eles.
Visualizações
Atualmente, as lâmpadas para tetos falsos podem ser divididas em várias categorias de acordo com diferentes características funcionais. Dependendo do tipo de fonte de luz, os seguintes tipos são diferenciados: halogênio, LED, fluorescente, incandescente, economizador de energia. A peculiaridade de sua escolha depende de vários fatores: aparência, segurança, direção do fluxo luminoso.
Halogênio
Essas lâmpadas são preenchidas com um gás tampão. Apesar de as lâmpadas halógenas serem amigas do ambiente e terem uma vida útil significativa, têm elevada transferência de calor e não poupam no consumo de energia, pelo que é melhor instalá-las em locais onde é necessária luz periodicamente. Pode ser uma casa de banho, WC, quarto de vestir, corredor.
Dentro da lâmpada há uma espiral de metal cercada por vapores de halogênio de iodo ou bromo. Graças a isso, o metal da espiral não evapora e a vida útil da lâmpada aumenta significativamente.
Prós das lâmpadas halógenas:
- a luz da lâmpada em si é muito confortável para a visão, os olhos não se cansam no ambiente onde estão localizados;
- não consome muita energia, opção econômica;
- operam por mais tempo e não requerem substituições frequentes;
- ampla variedade de formas;
- compacidade.
No entanto, eles também têm certas desvantagens.
- A temperatura de aquecimento do frasco pode aumentar por uma série de razões, portanto, não é recomendável colocá-los dentro do teto falso.
- Se aparecer contaminação na superfície do vidro, a lâmpada falha, pois o vidro neste local pode atingir temperaturas críticas e estourar.
- É importante lembrar que é necessário instalar tais lâmpadas apenas com luvas e com extremo cuidado para preservar sua integridade. Ao vender lâmpadas halógenas, muitas vezes estão incluídas luvas no kit, no qual você precisará instalar a lâmpada.
CONDUZIU
A opção mais segura e econômica em termos de consumo de energia. Apesar de serem bastante caras em comparação com outros tipos de lâmpadas, têm uma vida útil muito longa (15-20 anos), não são sensíveis aos picos de tensão, são duráveis e não aquecem. Por sua segurança, essas fontes de luz são recomendadas para serem instaladas nos quartos das crianças, bem como onde os familiares passam a maior parte do tempo, por exemplo, na sala de estar, no escritório, na cozinha de um apartamento ou casa.
Para tectos falsos, esta é a melhor solução. Essas lâmpadas têm muitas vantagens e apenas uma desvantagem.
Prós:
- economia de energia;
- ambientalmente menos prejudicial de todos os tipos de lâmpadas;
- a luz dessas lâmpadas é favorável e confortável para os olhos humanos, pois está o mais próxima possível da luz solar;
- o número de ciclos ligados e desligados não importa;
- As lâmpadas LED duram de 50 a 100 mil horas em modo contínuo;
- uma ampla gama de formatos de lâmpadas.
A única desvantagem é o custo mais alto em comparação com todos os outros tipos de iluminação. No entanto, o alto custo é totalmente justificado pelo tempo de uso e pela escassez de reposição.
Lâmpadas incandescentes
Este é o tipo mais antigo de lâmpada. Por mais de um século, a ideia de Thomas Edison tornou as pessoas felizes em todo o mundo. É uma espiral de metal encerrada em uma garrafa térmica.
As vantagens dessa lâmpada, além da antiguidade de sua invenção, incluem o baixo custo, bem como a capacidade de trabalhar em diferentes temperaturas e umidade. Mas existem muitas outras desvantagens, especialmente em combinação com tetos falsos.
Ecologicamente correto tanto no uso quanto no descarte. No momento, o filamento é usado, sim, em luminárias suspensas tipo loft. Um exemplo é uma lâmpada na forma de uma grande lâmpada incandescente ou lâmpadas envoltas em bolas de vidro para interiores em um estilo moderno ou de alta tecnologia.
Agora vamos falar sobre os contras.
- Essas lâmpadas ficam muito quentes e os tetos falsos não toleram isso. Se lâmpadas incandescentes forem instaladas no teto, o calor que elas emitem permanecerá no espaço entre o teto e estragará a estrutura do teto.
- Não é econômico. Essas lâmpadas convertem apenas cerca de 2% da energia em luz.
- O suporte da lâmpada é grande e, portanto, não pode ser compatível com a estrutura pendente.
Economia de energia
A omissão da criação de Edison em relação à economia foi corrigida e essas lâmpadas nasceram.
Prós:
- não aqueça bem;
- você pode instalá-los dentro da estrutura pendente se a potência for baixa e fora se a lâmpada for mais potente.
Os tipos de economia de energia também apresentam uma série de desvantagens.
- Não é recomendado ligá-los e desligá-los com frequência. Essas lâmpadas têm um certo número de ciclos: quanto mais frequentemente são ligadas e desligadas, menos funcionarão.
- A electrónica é um assunto delicado e não é compatível com água e humidade, pelo que este tipo de iluminação não é adequado para casas de banho e piscinas.
- Os olhos humanos ficam muito cansados desse tipo de iluminação. A luz das lâmpadas economizadoras é muito forte e diferente da luz do sol.
- Se a lâmpada quebrar, a saúde humana pode ser prejudicada. As lâmpadas economizadoras de energia contêm mercúrio e o envenenamento por vapor de mercúrio é extremamente perigoso para os seres humanos. Portanto, se a lâmpada estiver danificada, é necessário limpar cuidadosamente o ambiente e ventilá-lo.
Luminescente
Devido ao fato de que a lâmpada de tal lâmpada é cheia de mercúrio, qualquer dano a ela pode levar a sérias consequências para a saúde. Além disso, esse tipo de lâmpada é sensível a picos de energia e não é segura para o meio ambiente, pois são de difícil descarte devido à liberação de vapor de mercúrio.
Apesar disso, são muito mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes e são bastante duráveis. Recomenda-se a sua instalação em instalações industriais, nas entradas de edifícios residenciais, em armazéns, em caves, ou seja, onde uma pessoa passa um tempo mínimo.
Casos de uso
Para além das luminárias embutidas em tecto falso ou suspensas, existe outra opção para iluminar a divisão. Ao instalar um teto suspenso, você pode usar plexiglass ou vidro fosco, e as próprias fontes de luz podem ser colocadas tanto dentro da superfície (neste caso, lâmpadas fluorescentes ou faixas de LED podem ser usadas), e holofotes podem ser embutidos no próprio revestimento .
A faixa de LED dentro do teto pode mudar de cor. Nesse caso, a própria superfície se torna, por assim dizer, uma grande fonte de iluminação. Neste caso, são possíveis três opções de iluminação: com o auxílio de um teto luminoso, lâmpadas embutidas ou com o uso simultâneo dos dois métodos.
Tendo estudado todas as fontes de luz disponíveis no mercado, seus prós e contras, podemos concluir que as opções mais duráveis, econômicas em termos de consumo de energia e ecologicamente corretas são as luminárias que utilizam uma lâmpada LED. A escolha do fabricante, o método de instalação, a localização, o número de lâmpadas depende das suas próprias preferências, a finalidade da divisão, a orientação estilística do interior, o design do revestimento do teto. Felizmente, a escolha moderna de lâmpadas e tipos de lâmpadas permite que você simplifique e facilite esta tarefa tanto quanto possível.
Variedades de lâmpadas
Todas as luminárias para teto falso podem ser agrupadas de acordo com o método de instalação: suspenso, embutido, pontual, suspenso, pontos.
- Os suspensos são designados assim porque são fixados à distância do teto por meio de suspensões especiais (cabos, tubos). Além disso, essas luminárias às vezes têm a capacidade de se ajustar em altura. Esses modelos podem consistir em uma ou mais lâmpadas, o que permite ajustar o brilho da iluminação desligando as fontes de luz individuais.
- Entre as lâmpadas pendentes, um grupo separado também pode ser distinguido - os pontos. Uma característica distintiva dos spots é a presença de um braço móvel, que é usado para mudar a direção da iluminação. Além disso, os spots são fáceis de instalar, ampliam visualmente o espaço e estão disponíveis em várias configurações que se adequam a qualquer estilo de interior, exceto talvez clássico e moderno.
É aconselhável instalar este tipo de luminária em locais públicos, que requerem um grande número de fontes de luz direcionadas para um determinado espaço, por exemplo, em museus, em exposições. Na maioria das vezes, as luzes suspensas podem ser combinadas com modelos embutidos.
Luminárias embutidas cortadas em painéis especiais nos próprios tectos falsos. Vários desses dispositivos são geralmente instalados em quartos. Entre as luminárias embutidas, um grupo separado pode ser distinguido - holofotes.
Esse tipo, por sua vez, é dividido em duas subespécies: estático, com um ângulo de iluminação constante e rotativo, cujo ângulo de iluminação pode ser alterado. Produtos giratórios iluminam qualquer área interna selecionada, dependendo da direção do feixe de luz. Os modelos estáticos, por outro lado, brilham diretamente para baixo. Entre essas lâmpadas, você também pode encontrar amostras de diversos formatos, cores e tamanhos.
Freqüentemente, como decoração, essas lâmpadas são complementadas por bolas de vidro multifacetadas suspensas ou outras formas geométricas feitas de vidro, através das quais a luz passa e é refratada. Para estes modelos são utilizadas lâmpadas de diferentes cores e configurações, por exemplo, com uma imitação de uma chama acesa, noutros casos a própria lâmpada é feita em forma de estrela do mar.
- O corpo das luminárias de superfície é fixado diretamente ao teto. Freqüentemente, eles são equipados com elementos reflexivos para poder iluminar a maior parte da sala. Os modelos são apresentados em uma variedade de formas.
Você aprenderá mais sobre luminárias embutidas assistindo ao vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.