Lâmpadas de iluminação decorativas
No mundo moderno, imagem com estilo, bom gosto, elegância e funcionalidade são de suma importância no interior e no espaço. Isso não pode ser alcançado sem as tecnologias mais recentes que podem trazer conforto e comodidade para nossa casa. O elemento principal no design de qualquer divisão é a iluminação e a escolha certa do candeeiro, que irá adicionar uma atmosfera especial e conforto à divisão.
Variedades e características
É sabido que a luz é vital para todos, sem exceção, porque é graças a ela e à energia solar que todos os organismos vivos do nosso planeta se desenvolvem. A humanidade percorreu um longo caminho das lâmpadas de querosene às modernas elétricas. Durante este período, as fontes de luz adquiriram muitas variedades:
- lâmpada elétrica incandescente convencional com uma espiral de metal dentro da lâmpada (conhecida na história soviética como "lâmpada Ilyich"), inventada e patenteada pelo americano Thomas Edison no final do século 19, é o tipo mais utilizado. A luz dele se assemelha ao sol quente devido à predominância de tons amarelos do espectro de brilho. É muito fácil de usar, mas tem uma vida útil muito curta e consome muita energia, também é muito sensível às quedas de tensão, portanto, praticamente não é utilizado em design, mas é muito utilizado em iluminação geral, sendo a opção mais barata para o lar;
- economia de energia (na maioria das vezes luminescente)... Essas fontes se tornaram muito populares devido à sua economia, pois podem reduzir significativamente os custos de energia, ao mesmo tempo que apresentam um alto coeficiente de emissão de luz. Com vantagens indiscutíveis, não se pode deixar de notar algumas desvantagens: em primeiro lugar, são os vapores de mercúrio contidos no frasco e que garantem o funcionamento regular de tais lâmpadas. Em segundo lugar, a luz ultravioleta emitida durante o funcionamento desta lâmpada é prejudicial para a nossa visão. Recentemente, no entanto, esse problema foi reduzido por um revestimento especial aplicado no interior do bulbo e absorvendo a maior parte da radiação prejudicial. Existe uma grande variedade desses tipos de fontes para uso decorativo;
- lâmpadas halógenas são lâmpadas incandescentes modernizadas, nas quais a bobina é aquecida a temperaturas mais altas, o que permite obter mais radiação luminosa. Sua vida útil é quatro vezes maior do que uma lâmpada incandescente convencional e é de cerca de 4 mil horas. Devido ao seu tamanho reduzido, são frequentemente utilizados como focos de tectos e móveis tensos;
- CONDUZIU também chamado de economia de energia, mas supera-os em seu desempenho. A vida útil desses dispositivos é quase 3 vezes maior e chega a cem mil horas com quase cem por cento de saída de luz. São também muito seguros, são os dispositivos de iluminação mais ecológicos, não emitem luz ultravioleta e não aquecem durante o funcionamento. O escopo de sua aplicação expandiu-se significativamente desde o início: de lâmpadas indicadoras em estruturas eletrônicas a dispositivos de iluminação em carros e a fontes completas de luz decorativa no interior.
Cada um dos tipos de lâmpadas apresentados pode ter características especiais.Por exemplo, lâmpadas elétricas com sensores de movimento, que permitem ligar e desligar fontes de luz em um determinado período de tempo (com o início da escuridão ou em uma sala sem iluminação) e com objetos em movimento no alcance do sensor. Quando a gravação da movimentação de pessoas, carros e outros objetos nesta área é interrompida, a luz se apaga. Na maioria das vezes, esses aparelhos elétricos são instalados na iluminação pública, nas entradas de casas, em empreendimentos industriais.
Esses sensores são adequados para quase todos os tipos de lâmpadas, mas os mais econômicos são, obviamente, os LED. A variedade de sensores permite até controlar a intensidade da luz - são lâmpadas reguláveis, com a ajuda das quais a potência da fonte de luz é regulada graças a um dispositivo especialmente montado (dimmer). O dimmer permite que você altere o fluxo luminoso de 10 a 100%. Esses aparelhos originais ajudam a garantir conforto e dão uma atmosfera incrível a todo o interior.
Se por algum motivo for impossível conectar à fonte de alimentação local, uma lâmpada LED sem fio com baterias sempre ajudará.
Essas lâmpadas se tornaram muito populares em todo o mundo devido ao seu uso massivo em todas as condições e situações. Há também móveis especiais, paredes, luminárias pendentes a pilhas que funcionam por muito tempo, decorando e iluminando seu espaço.
Como escolher?
Ao escolher uma lâmpada ou lustre, é necessário focar em quais lâmpadas serão compatíveis com eles. Existem diferenças na forma, tamanho, potência e base, através das quais a fonte da lâmpada é inserida no cartucho e uma corrente elétrica é fornecida a ele. Normalmente, o material de base é metal, cerâmica ou plástico.
Cada fonte de iluminação contém de um a vários cartuchos com um elemento de fixação adaptado especificamente para este modelo.
Tipos de base / pedestal
Na parte elétrica, existem muitas amostras e modificações de pedestais. No dia a dia, geralmente lidamos com dois grupos principais: com rosca (o que acontece com mais frequência) e com alfinete.
A rosca possui uma conexão roscada com o mandril e está marcada com a letra latina E. Este tipo é o mais popular na vida cotidiana. O número a seguir indica o tamanho da tampa (diâmetro da rosca). Na maioria das vezes, as lâmpadas para um apartamento têm dois parâmetros de conexão - E27 (a mais famosa, que é usada não só em lâmpadas incandescentes, mas também em formas de economia de energia) e E14 - uma variante da E27, mas com um diâmetro menor, chamada "minion". Existem diferentes formas: bola, espelho, "pêra", "gota", "vela", "cogumelo". Para lâmpadas mais potentes, por exemplo, ao iluminar ruas (em holofotes, postes), empreendimentos industriais, shopping centers, utiliza-se a base E40 ("golias").
Outras versões de bases de parafuso são apresentadas na tabela: (ver tabela)
Em alguns países, por exemplo, Canadá e EUA, devido à tensão de rede de 110 V, os parâmetros das amostras de parafusos não são idênticos aos padrões europeus. E, portanto, o diâmetro é específico: E12, E17, E26, E39.
Base de pino com dois pinos de metal conectando a lâmpada ao soquete. É marcado com a letra latina G, e o número atrás dela indica a distância entre os contatos, por exemplo, G4, G9. Existem também designações adicionais (X, U, Y, Z) que subdividem essas amostras em modificações. Não devemos esquecer que esses tipos não são intercambiáveis.
Mais detalhes sobre os tipos de pinos - na tabela: (consulte a tabela)
O tipo G4 é usado em lâmpadas halógenas em miniatura com tensão de 12/24 V. Projetadas para decoração e projetores.
A amostra G5 é operada em fontes de descarga de gás (luminescentes) com um frasco tubular de 16 mm de diâmetro.
Modificações especiais GU5.3 são feitas para tipos aprimorados de lâmpadas LED de baixo consumo de energia, que iluminam favoravelmente tetos e vitrines.
Um desenho especial - GU10 com pinos espessados, que, para instalação no suporte, é rolado até que a lâmpada esteja completamente fixada na fechadura. É usado em locais onde lâmpadas comuns, se não estiverem devidamente fixadas, podem cair (por exemplo, em tetos falsos).
Além do acima exposto, existem exemplos bastante raros de pedestais:
- R - com contato embutido (projetado para alta potência, utilizado em dispositivos de alta intensidade e operando em redes de corrente alternada);
- S - holofotes com contatos dupla-face, que são instalados como fusíveis (usados para realçar interiores de automóveis e placas, na iluminação de espelhos, equipamentos para cenas em teatros e salas de concerto, bem como em dispositivos de iluminação de hotéis, restaurantes, bares) ;
- Pino B (baioneta, da palavra francesa "baioneta") - possui pinos redondos, convenientes para instalação nas ranhuras do soquete, que são enroladas, fixando a lâmpada. Projetado para troca rápida de lâmpadas. Foi criado um subtipo BA, no qual os contatos estão localizados de forma assimétrica, razão pela qual a lâmpada é fixada no suporte em uma determinada posição, permitindo a focalização perfeita do fluxo luminoso das lanternas de automóveis (e faróis para correção de feixes altos e baixos) , luzes de navios de navegação.
- F - pino único, comum em três subtipos: cilíndrico, estriado na superfície, com formato especial;
- P - focalizando - são usados em projetores e lanternas de alta resistência, indispensáveis em projetores de filme, luzes de navegação. Uma lente coletora é instalada dentro desses pedestais, direcionando o fluxo de luz em uma determinada direção;
- T - telefone - destinado a lâmpadas indicadoras de consoles, unidades eletrônicas, dispositivos de sinalização em painéis automáticos.
Além disso, ao escolher qualquer fonte de luz, deve-se orientar não apenas por suas qualidades estéticas, mas também prever o quão bem essa opção ficará no interior de um determinado espaço.
Material de fabricação
As luminárias devem atender a todos os requisitos de segurança e ser feitas de materiais refratários. Basicamente, são porcelana, metal, cristal e plástico resistente ao calor. Muitos designers gostam de usar madeira, tecido e até papel, mas esses produtos são frágeis e nem sempre confiáveis, devem ser mantidos longe de objetos inflamáveis.
Os aparelhos de plástico são duráveis e seguros, despretensiosos no cuidado e irão deliciá-lo por um longo tempo.
Lâmpadas de vidro e cristal são as mais procuradas. Eles são muito confiáveis, resistentes ao fogo e práticos. Além disso, eles têm alta estética e se encaixam harmoniosamente no design da casa.
Tipos de vidro
O vidro é um dos materiais amplamente utilizados para luminárias. Atualmente, mais de quinhentos de seus tipos são conhecidos pela fabricação de lâmpadas. Aqui estão alguns deles:
- vidro transparente transmite perfeitamente a luz, é usado em vários tons e refletores;
- vidro fosco permite obter uma luz suave sem brilho intenso, o que relaxa e acalma perfeitamente os olhos e o sistema nervoso;
- vidro colorido traz um elemento de alegria, alegria, bom humor;
- espelho de vidro dão ao interior um aspecto misterioso e ao mesmo tempo moderno.
Como organizar?
Para não se confundir com o tamanho da lâmpada, é necessário imaginar claramente as dimensões da sala. As fontes de luz vêm em uma variedade de tamanhos, desde lâmpadas em miniatura até grandes tonalidades. As pequenas luminárias cabem perfeitamente em pequenas salas de teto baixo e devem ser instaladas em quantidade suficiente. Você pode aplicar várias opções que atraem a atenção para si mesmas, distraí-lo de algumas das desvantagens de uma sala pequena.Os aparelhos volumosos são mais adequados para quartos espaçosos com tectos altos.
Para paredes, é sempre muito apropriado adaptar pequenas fontes como arandelas. Os espelhos ficarão perfeitos quando enquadrados por dispositivos especiais com uma fonte de luz direcionada. A área de jantar da cozinha será funcional com uma arandela com fluxo luminoso direto para baixo.
A iluminação de acompanhamento com sombras em forma de bola irá criar uma iluminação uniforme e dar originalidade graças ao vidro fosco ou colorido.
Qualquer sala de relaxamento precisa de iluminação silenciosa e suave para relaxar após um dia de trabalho. Neste caso, as lâmpadas de assoalho são a melhor opção no quarto. Candeeiros de pé de diferentes tamanhos ficarão interessantes. É apropriado colocá-los nos cantos escuros da sala para destacar essas áreas, devido a que a sala parecerá visualmente maior.
Em uma pequena sala, você pode tentar instalar uma luminária de chão com um abajur volumoso, o que criará espaço adicional e conforto.
No quarto, arandelas de parede ao lado da cama ou no chão e abajures de mesa são ideais. Uma penteadeira com espelho pode ser emoldurada com um par de eletrodomésticos.
Na cozinha, você pode combinar várias fontes, cada uma iluminando sua própria zona. Para isso, holofotes são a melhor maneira possível. Um plafond ou abajur original ficará bem no centro.
A sala de estar deve ser leve, iluminada e moderna. Recepções e várias celebrações familiares são realizadas aqui. Um grande lustre equipado com muitas lâmpadas parecerá muito arrojado e esteticamente agradável.
Para acentos zonais, é apropriado colocar holofotes.
Cores
Em uma pequena sala, as áreas funcionais podem ser distinguidas não apenas pela luz, mas também pela cor:
- acentuar qualquer objeto com um feixe de luz coletado;
- destacar espaços separados com iluminação colorida colocando várias lâmpadas sob o teto, que devem ser coloridas, e concentrá-las em um só lugar;
- adapte luminárias diferentes para suas áreas com cores de lâmpada incompatíveis.
Os abajures também podem ser coloridos, mas certifique-se de combinar com o ambiente geral. Mas para estilos modernos e de alta tecnologia, dispositivos de cores claras são adequados - preto e branco.
Variedade de estilo
Qualquer casa deve ter uma aparência esteticamente agradável, elegante e individual. Isso ajuda a criar um clima positivo, a obter satisfação com as atividades domésticas, torna o descanso agradável e relaxante. As lâmpadas interiores vão dar à sua casa uma graça única, charme, tornar a divisão verdadeiramente irresistível. Hoje, os designers oferecem uma grande variedade de estilos, cores, tamanhos e formas que podem transformar completamente o seu quarto, sala de estar, quarto. Qualquer que seja o estilo de sua preferência, lembre-se de uma coisa: o esquema de cores do lustre, sombra ou abajur e sua base devem ser os mesmos.
O apartamento estúdio deve ser zoneado e devidamente selecionado para cada parte, sua própria versão da lâmpada de luz. Na sala de jantar da cozinha, abajures acima da mesa, com longos cordões decorativos, serão úteis.
Estilo classico o design da sala é caracterizado pela simplicidade e graça. As lâmpadas devem ser espaçosas, sem criatividade desnecessária, com um mínimo de decorações. O principal é destacar a estética e o estilo do interior.
Se você é um seguidor estilo de alta tecnologia, escolha lâmpadas de vidro ou plástico com abundância de elementos brilhantes e metálicos, esféricos e trapezoidais, que enfatizam o estilo com sucesso. As fitas de LED são especialmente relevantes.
Nas décadas de 20 - 30 do século passado nasceu estilo art déco, que não perdeu sua relevância quase cem anos depois. O foco principal são as formas geométricas corretas: esféricas, cúbicas, poliedros. Essas lâmpadas às vezes são comparadas às antigas pirâmides egípcias.
Para conhecedores do estilo minimalista delícias de cores e pretensão não são aceitáveis.As cores predominantes são moderadas - cinza, branco. Simplicidade, leveza e geometria descomplicada são os principais critérios para essas lâmpadas.
Amantes rústicos lâmpadas de madeira e tecido, que você pode fazer com as próprias mãos, serão do seu agrado. Ao pintá-los com motivos rurais, você pode criar aconchego e conforto adicionais em qualquer espaço.
Estilo Art Nouveau brilhante e arrojado materiais caros são inerentes: quartzo, mármore, couro, madeira natural, vidro, pedras semipreciosas e incrustações. Todas as opções são predominantemente feitas à mão e não projetadas para produção em massa.
A direção original da biônica (da palavra “bio”) surgiu nas décadas de 70 e 80 do século passado e expressa a unidade com a natureza. As lâmpadas neste estilo têm uma forma bizarra: vida marinha, buquês de folhas, flores, silhuetas de animais, insetos ...
Estilo de desconstrutivismo será apreciado por fãs de realidade virtual e inovações de computador. A iluminação de néon e a faixa de LED criam ilusões ópticas e transferem a imaginação para outro espaço.
Estilo "ironia", que surgiu no final do século passado, é caracterizada pela leveza, humor e descuido. As opções modernas com holofotes agradam às crianças e cabem perfeitamente em qualquer creche.
Estilo eclético permite misturar vários estilos e opções, tornando um ambiente moderno ainda mais ousado, vibrante e individual. O principal é não exagerar e fazer tudo com bom gosto, confiando em um estilista experiente se necessário. Freqüentemente, muitos designers usam a versão original de um ou mais estilos.
O relógio nas lâmpadas é uma nova tendência na exibição de tempo. A peculiaridade desses modelos é que a exibição, a reprodução e a temporização são realizadas por meio de lâmpadas de descarga de gás. São retroindicadores produzidos em grandes quantidades nas décadas de 70 a 80 do século XX, tanto de fabricação soviética como estrangeira. Usado principalmente em relógios e tecnologia de medição (tubos de vácuo facilmente reconhecíveis). Os especialistas acreditam que essas lâmpadas são capazes de funcionar por mais 15-20 anos sem perder o brilho.
Esses relógios se distinguem pela precisão e clareza excepcionais, você pode programar o modo de exibição de data e hora, definir um cronômetro, dois alarmes ao mesmo tempo. Esses modelos são coletados por rádios amadores comuns, experimentando tamanhos, formas e designs.
Você pode comprá-los em lojas online especializadas.
O comentário foi enviado com sucesso.