Lâmpada edison
As primeiras lâmpadas incandescentes elétricas foram inventadas no século XIX. Mesmo agora, ajudam a criar uma atmosfera especial e a transformar o interior de qualquer casa. Dispositivos de iluminação confiáveis não servem apenas como decoração, mas também fazem um bom trabalho em sua tarefa principal - iluminar o espaço. Vamos falar sobre como escolher e usar as lâmpadas Edison corretamente e mostrar como adicionar ainda mais conforto à sua casa com elas.
A história da lâmpada
Uma lâmpada incandescente é a lâmpada elétrica mais antiga ainda usada na vida cotidiana. Sua forma prática foi inventada simultaneamente em 1879 por Sir Joseph Swan na Inglaterra e Thomas Edison na América. Nos últimos 130 anos, ele passou por inúmeras mudanças nos materiais e na produção.
A luz elétrica não foi a primeira invenção de Thomas Edison, e ele não foi o primeiro a criar uma alternativa à luz a gás. Luzes elétricas já existiam como iluminação pública. Em 1879, Edison testou sua primeira lâmpada. Embora não tenha criado todo o conceito, sua lâmpada foi a primeira a ser prática e acessível para a iluminação doméstica.
Thomas escolheu um filamento durável, mas barato, e uma equipe da Edison Invention Factory em Menlo Park, New Jersey, testou mais de 6.000 materiais possíveis antes de optar pelo bambu carbonatado.
Durante sua existência, a lâmpada sofreu as seguintes alterações:
- 1906 A General Electric foi pioneira no método de fabricação de filamentos de tungstênio para uso em lâmpadas incandescentes. O próprio Edison sabia que o tungstênio acabaria se revelando a melhor escolha para filamentos em lâmpadas incandescentes, mas em uma época as máquinas necessárias para fazer fio em um formato tão bonito não estavam disponíveis.
- 1910 - William David Coolidge da General Electric melhora o processo de fabricação para produzir os filamentos de tungstênio de maior durabilidade.
- Década de 1920 - A primeira lâmpada fosca é produzida, as lâmpadas de farol alto para faróis de carro e luzes de néon são ajustadas.
- Década de 1930 - inventou pequenas lâmpadas descartáveis para fotografia e uma lâmpada fluorescente de bronzeamento.
- Década de 1940 - surgiram as primeiras lâmpadas incandescentes de "luz suave".
- Década de 1950 - são produzidos vidro de quartzo e lâmpada de halogênio.
- Década de 1980 - foram criados novos halogenetos de metal de baixa potência.
- Década de 1990 - estreia de lâmpadas longas e lâmpadas fluorescentes compactas.
As lâmpadas incandescentes modernas não são eficientes em termos energéticos - menos de 10% da eletricidade fornecida a uma lâmpada é convertida em luz visível. A energia restante é perdida na forma de calor. No entanto, essas lâmpadas ineficientes ainda são amplamente utilizadas hoje devido às suas inúmeras vantagens.
A legislação de muitos países, incluindo a Rússia, prevê a eliminação progressiva do uso de opções de economia de energia, como lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas LED. Isso se deve ao menor custo das lâmpadas incandescentes, à capacidade de obter luz instantânea e aos problemas com a poluição por mercúrio.
Características, vantagens e desvantagens
Até recentemente, a lâmpada incandescente estava em quase todas as casas, apesar de ser a tecnologia menos eficiente para converter energia elétrica em luz visível.Recentemente, vários modelos modificados significativamente mais eficientes foram desenvolvidos, mas até 2010 ainda detinha o recorde de número de unidades produzidas e vendidas.
Talvez o segredo da popularidade do produto entre os consumidores seja que nenhuma outra fonte de luz mostrou características técnicas fortes o suficiente para ser capaz de realmente derrubar um concorrente comprovado do mercado.
O filamento de tungstênio da bobina espiral é o coração da lâmpada e é aqui que a luz é criada. É apoiado em dois pontos intermediários com um fio fino de molibdênio, que fornece as propriedades refratárias necessárias. A corrente elétrica é conduzida por um par de fios condutores de aço niquelado, nos quais as pontas dos filamentos são fixadas. Um desses fios externos contém uma seção de fio de segurança, geralmente com luvas de vidro, preenchida com pequenas contas de vidro.
A tampa é fixada ao frasco com um cimento especial termoendurecível, os fios de cobre passam pelos orifícios na extremidade da tampa, onde são soldados às placas de contato de latão. Os terminais são isolados uns dos outros com um vidro preto especial, que garante alta resistência elétrica mesmo em temperaturas elevadas.
Em comparação com outras fontes de luz, as lâmpadas incandescentes têm a menor eficiência luminosa. O progresso tecnológico, em termos de eficiência luminosa, é comparado a outras fontes de luz. Mas eles têm muitas outras vantagens.
As vantagens dessas luminárias estão listadas abaixo:
- produzem uma cor mais quente em comparação com as lâmpadas fluorescentes;
- gerar saída de luz relativamente alta;
- eles são fáceis de instalar e substituir;
- uma ampla variedade de formas e tamanhos;
- ampla gama de aplicações;
- trabalhar diretamente da rede elétrica sem quaisquer requisitos para um transformador ou reator;
- oferecem um índice de reprodução de cores ideal - 100;
- seu brilho é ajustável;
- baixo custo e disponibilidade para venda.
A principal vantagem do uso de lâmpadas incandescentes é que elas são onipresentes. Em áreas que os tipos de iluminação mais modernos não podem usar, esses modelos estão prontamente disponíveis. Alguns modelos brilham até 4000 horas e são usados dentro e fora de edifícios. Os produtos acendem instantaneamente quando ligados. Muitos outros tipos de produtos, como fontes de luz de sódio, levam até 10 minutos para acender.
As lâmpadas Edison fornecem excelente restituição de cores e luz quente e convidativa. Esse tipo de iluminação pode ser facilmente atenuado, um recurso que muitos proprietários usam para adicionar mística e elegância à decoração.
Além das vantagens, as lâmpadas Edison também têm desvantagens:
- vida útil curta de cerca de 1000 horas;
- requer ar condicionado para resfriar o ambiente;
- têm custos operacionais mais elevados;
- fragilidade;
- produz 5 a 20 lumens por watt. Isso indica baixa eficiência.
Característica
Existem três tipos comuns de lâmpadas incandescentes usadas em ambientes residenciais:
- modelos padrão em forma de pêra;
- economia de energia ou halogênio;
- lâmpadas refletivas ou refletoras parabólicas (PAR), às vezes chamadas de "spot"
Características especiais das lâmpadas LED e de diodo:
- Os LEDs geralmente não queimam, mas a intensidade da luz diminui com o tempo. Esse recurso é chamado de descoloração do lúmen. A vida útil de um produto LED é baseada na duração em que a intensidade luminosa é reduzida em mais de 30% de sua intensidade original.
- A iluminação LED funciona com fontes de corrente constante. Quando fontes CA são usadas, um circuito especial é necessário para convertê-lo em CC.
- O calor gerado pelos LEDs deve ser dissipado dos LEDs. Nos produtos LED, um dissipador de calor é usado para absorver o calor gerado e emitido para o meio ambiente.
- As lâmpadas LED não demoram a aquecer: atingem o brilho total sem qualquer atraso, ao contrário da maioria das lâmpadas fluorescentes. Mas a saída de luz é menos poderosa em comparação com outros tipos de iluminação e, portanto, vários LEDs são usados juntos para formar uma única fonte de luz.
As lâmpadas incandescentes decorativas criam luz ao resistir à eletricidade por meio de um filamento fino, que faz com que aqueçam durante o uso. A maioria das lâmpadas incandescentes usa tungstênio como elemento incandescente. O tungstênio é um metal barato que tem uma longa vida de filamento. Esta é uma opção adequada porque tem um ponto de fusão extremamente alto e é flexível.
Filamentos de tungstênio semelhantes a filme são fáceis de formar e manter bem em altas temperaturas. Lâmpadas incandescentes também contêm outros elementos, como argônio e nitrogênio em estado gasoso.
Tamanhos e formas
As lâmpadas modernas podem ser usadas em uma variedade de luminárias e cada luminária tem seus próprios requisitos específicos para o tamanho e a forma da lâmpada com a qual é compatível. Na próxima vez que você for comprar uma nova lâmpada para o seu dispositivo elétrico, saberá o que está procurando.
Designações básicas:
- A - lâmpada incandescente doméstica padrão (amplamente utilizada para iluminação doméstica, universal);
- B - na forma de uma ponta de bala;
- BT - formato tubular convexo ou soprado;
- BR - lâmpada reflexiva curta;
- C - forma de vela ou cone;
- CP é a forma cristalina do frasco;
- E - forma elipsoidal;
- ER - lâmpada reflexiva alongada;
- F é uma forma de lâmpada de lustre em estilo chama;
- G - produto esférico;
- HK - castiçal hexagonal;
- K - lâmpada reflexiva estreita;
- MB - lâmpada halógena;
- MR - produto com refletor de quartzo (baixa potência);
- P é a forma da tampa da pera;
- PAR - formato de um refletor parabólico de alumínio;
- PS - formato padrão alongado;
- R é uma lâmpada reflexiva.
No entanto, apenas três de todas as formas são amplamente utilizadas para fins cotidianos, a saber:
- Lâmpadas em forma de A. Formulário para iluminação doméstica. Os tamanhos padrão são A19 e A60. A letra indica a forma da lâmpada, o número a seguir é o diâmetro da lâmpada. Por exemplo, uma lâmpada A-19 significa que é do tipo “A” e seu diâmetro é 7,3 cm.
- Lâmpadas em forma de B e C. As lâmpadas com este formato têm uma base convexa que relaxa em uma ponta arredondada. As lâmpadas em forma de C são muito semelhantes às lâmpadas de férias. Lâmpadas deste formato são muito comuns em lustres, luzes noturnas e outras lâmpadas que não requerem alta potência.
- Lâmpadas em forma de PAR. As lâmpadas PAR usam um espelho parabólico que focaliza toda a luz. Para LEDs, a designação PAR é usada como uma definição da forma, uma vez que a maioria deles não possui uma superfície inferior refletiva.
Em termos de diâmetro e comprimento, a classificação é muito mais simples. Classificação dos diâmetros básicos:
- 8 = 2,54 cm;
- 11 = 3,49 cm;
- 16 = 5 cm;
- 20 = 2,5 polegadas;
- 30 = 6,35 cm;
- 38 = 12,065 cm.
Em termos de comprimento, as lâmpadas estão divididas nas categorias S (curta) e L (longa), mas nem sempre é possível visualizar o indicador de comprimento mencionado na descrição do produto.
Tipos de lâmpadas
Existem 5 tipos básicos, diferindo no tipo de fundação:
- parafuso,
- castelo;
- bases especiais;
- Bases Bi Pin;
- bases de pinos fluorescentes.
Cada um dos tipos básicos funciona de maneira diferente, pois sua função principal é conectar uma lâmpada a uma tensão elétrica, e a tecnologia para isso é diferente em cada caso.
Os dois tipos de bases mais populares são:
- Bases de parafuso. As bases dos parafusos são as bases mais comuns.Em uma lâmpada de parafuso halógeno, dois fios de contato conectam o filamento à base, onde uma tensão elétrica é conectada à lâmpada. As bases dos parafusos estão disponíveis em vários tamanhos.
- Bases de pinos. O princípio de operação dos produtos de pino é significativamente diferente dos produtos de parafuso. Enquanto a base do parafuso conecta a lâmpada à tensão usando dois fios de contato conectados à base de metal, há dois pinos que se projetam da base e conectam o aparelho de iluminação à tensão. A eletricidade pode então ser passada através dos pinos e na lâmpada para energizar o filamento e produzir luz.
Cordas
Tradicionalmente, essas luminárias eram suspensas no teto por meio de cabos ou cordas. Você pode recriar o clima certo hoje - basta escolher os cabos certos e usá-los em luminárias de piso, arandelas e lustres.
A iluminação incomum é um detalhe marcante do interior da casa:
- Decore a janela com uma guirlanda de lâmpadas, para criar um ambiente festivo e aconchegante, adicionar calor e luz a qualquer ambiente.
- Substitua o chão chato e as luzes de leitura por uma fonte de luz vintage pendurada no teto.
- Transforme seu banheiro em uma experiência de spa sofisticada com luzes suspensas e iluminação de espelho adicional para criar uma atmosfera relaxante e ajustar os níveis de luz para atender às suas necessidades.
- Adicione destaques: uma dispersão de lâmpadas de diferentes formas e tamanhos pendurados no teto em diferentes partes da sala parece vantajosa.
- Escolha grandes lustres incandescentes e use vários para iluminar um cômodo da sua casa.
- Crie um clima caloroso e festivo em sua casa todos os dias, a luz certa ajudará a recriar a atmosfera certa. Lembre-se que as lâmpadas esquentam, escolha modelos de qualidade e tome precauções.
Soluções de estilo
Transforme seu interior com uma iluminação incomum:
- Estilo loft. O estilo austero com elementos industriais é bem complementado por lâmpadas vintage Edison. Pendure dois cabos de luz fria no teto. Escolha um lustre sem sombra com uma variedade de lâmpadas que emitem luz quente.
Para obter mais luz, combine vários produtos de uma vez, recolhendo-os em cachos. Assim, você obtém não apenas uma boa iluminação, mas também um design minimalista incomum.
A área de trabalho da cozinha requer iluminação adicional. As lâmpadas Edison penduradas no teto criarão o nível necessário de iluminação e darão vida ao interior.
- Estilo retrô. As peças vintage complementam e acentuam na perfeição o estilo retro em qualquer divisão da sua casa. Combine arandelas de parede modernas e lâmpadas vintage. Para realçar o efeito, brinque com as formas das peças. O destaque da sala será uma lâmpada de chão requintada que imita uma lâmpada de rua vintage.
- Estilo minimalista aldeias do século passado: uma lâmpada de corda e uma lâmpada clássica.
Regras operacionais
Várias recomendações importantes:
- É importante identificar e conectar corretamente os fios ativo e neutro. Na verdade, a iluminação vai funcionar de qualquer maneira, o problema é a segurança. Normalmente, a energia (voltagem) é fornecida através da guia na base do soquete. O soquete rosqueado é neutro. Portanto, quando a chave está desligada, todas as partes quentes estão bem protegidas. E quando o interruptor está ligado, apenas a guia na parte inferior do soquete fica quente. Mas se a fiação estiver de cabeça para baixo e a energia for para o conector rosqueado, ele estará sempre quente, a chave está ligada ou desligada. Existe um potencial muito maior de eletrocussão, especialmente ao trocar uma lâmpada.
- A situação é agravada em luminárias antigas, quando a luva isolante de papelão se desgasta e o revestimento externo de metal do soquete toca no soquete roscado. Se o soquete roscado estiver quente, cada parte de metal se aquece.
- Lembre-se de que, ao consertar lâmpadas, o fio neutro do cabo é conectado à lâmina larga do plugue em uma extremidade e a um parafuso neutro (geralmente prateado, mas pode ter uma identificação diferente) na outra extremidade.
- O caminho quente para eletricidade deve passar pelo pino estreito do plugue na tomada da parede para o terminal quente no interruptor e para o botão quente na base do soquete quando o interruptor está ligado. O caminho neutro deve ser do pino largo na tomada da parede, através do fio marcado (isolado), até o terminal neutro no switch e até o receptáculo de metal roscado.
Lindas soluções de design no interior do apartamento
Ao contrário dos designs modernos, as lâmpadas Edison, também chamadas de lâmpadas incandescentes, têm um filamento mais simples que é altamente visível e enrolado em uma variedade de estilos, tornando-as ideais para decoração. Essas lâmpadas imitam a luz vintage, uma reminiscência da iluminação da década de 1880. Eles são ideais para decorar e decorar loft, retro e muitos outros interiores.
Variantes do uso de lâmpadas vintage. Lâmpadas retrô da moda não só trazem luz para a casa, mas também a decoram. Devido ao seu estilo incomum, essas fontes de luz têm muitos usos.
Luzes pendentes. Quer esteja a decorar um evento especial ou o seu espaço pessoal, uma série de simples cabeças penduradas transformará a sua mesa de jantar e adicionará um toque de elegância a qualquer divisão. Para aumentar o efeito, alterne bolinhas, peras, bulbos tubulares e de formato padrão.
Guirlandas. Adicione um pano de fundo vibrante e peculiar à sua festa ou sessão de fotos, substituindo as guirlandas padrão por lâmpadas de estilo vintage e pendurando-as na parede.
Transforme o espelho. Coloque lâmpadas Edison em torno de seu espelho para uma vibe glam vintage de Hollywood. Eles têm um índice de reprodução de cor ideal de 100. Isso significa que reproduzem as cores com fidelidade, de modo que você verá a cor verdadeira de sua maquiagem. Experimente usar formas de bola para um visual retro mais autêntico.
Lustre. Substitua as lâmpadas tradicionais em seu lustre por lâmpadas de filamento de carbono para transformá-lo em uma peça industrial peculiar.
Recordações. Esse elemento interior serve como um presente e decoração maravilhosos e tem uma aparência atraente, mesmo com as luzes apagadas. Para deixar seu souvenir ainda mais atraente, escolha formatos diferentes, como alongado, esférico ou em formato de pêra.
Cartões postais. Esses pôsteres não convencionais são outro uso ousado e pronto para uso das lâmpadas incandescentes. Você pode usá-los como sinais de evento, escrevendo o nome do convidado diretamente na lâmpada.
Decoração de eventos ao ar livre. Estas fontes de luz são a decoração perfeita para a sua festa no jardim e são uma excelente alternativa às decorações tradicionais de férias. Você pode simplesmente desfrutar de sua luz magnífica durante todo o ano.
Sconce. Aumente o efeito dessas arandelas incomuns em estilo loft: basta adicionar uma lâmpada incandescente a elas. Esse acessório vai decorar qualquer interior, tornando-se um acento brilhante e memorável.
Um exemplo interessante do uso de lâmpadas Edison em um lustre caseiro espera por você no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.