Lâmpadas halógenas

Contente
  1. O que é isso?
  2. Princípio da Operação
  3. Vantagens e desvantagens
  4. O que é melhor do que LED?
  5. Visualizações
  6. Dimensões (editar)
  7. Cores
  8. Aplicativo
  9. Avaliação de fabricantes
  10. Como escolher?
  11. Características de operação

A iluminação desempenha um dos papéis importantes na vida de uma pessoa moderna. Com sua ajuda, muitos processos tecnológicos e domésticos são organizados. O projeto de qualquer luminária envolve o uso de lâmpadas especiais que geram um fluxo de luz.

Esses mecanismos podem funcionar com base em várias substâncias que diferem tanto na composição quanto nos parâmetros físicos. Dentre toda essa variedade, atenção especial deve ser dada às lâmpadas halógenas. Os produtos são bastante populares e amplamente utilizados na indústria moderna.

O que é isso?

As lâmpadas halógenas são um tipo de lâmpada incandescente convencional. Uma característica de tais estruturas é o uso de enchimentos de gás especiais em vez de ar convencional. Os gases do grupo halogênio atuam como o meio principal.

Várias substâncias básicas são usadas para lâmpadas deste tipo:

  • bromo;
  • iodo;
  • cloro.

Às vezes, o bulbo da lâmpada pode ser preenchido com uma mistura desses componentes, o que permite um melhor desempenho técnico. Esta estrutura permite reduzir significativamente o tamanho da base.

Estas lâmpadas incandescentes economizadoras de energia podem ser utilizadas em lâmpadas e lustres, bem como em faróis de automóveis.

Várias características técnicas deste produto devem ser observadas:

  1. Potência da lâmpada pode variar em uma faixa muito ampla. Hoje no mercado você encontra aparelhos com indicadores de 1 W a 20 kW. Todos eles são usados ​​para resolver problemas específicos da vida cotidiana e da indústria.
  2. Tempo de vida lâmpada halógena depende de sua modificação. Muitas vezes, esse número não ultrapassa 4 mil horas. Observe que ao usar a tecnologia de partida suave, este número pode ser aumentado para até 12 mil horas.
  3. Temperatura de cor. A lâmpada é caracterizada por uma boa restituição de cor que, de acordo com a classificação, é igual ao índice do espectro de Ra 99-100. Este valor é encontrado em corpos negros, que são aquecidos a uma temperatura de 2800-3000 K.

O tempo de aquecimento da lâmpada halógena é bastante curto, o que permite obter um fluxo luminoso quente em apenas alguns segundos.

Deve-se observar que o bulbo do dispositivo pode atingir temperaturas muito altas durante o funcionamento. Portanto, é feito de vidro de quartzo especial que pode suportar tais cargas.

A base do produto pode ser diferente, o que permite que seja conectada a diferentes geradores de energia elétrica. Alguns modelos possuem saídas especiais na forma de roscas de metal que precisam ser conectadas apenas com conectores especiais. Quanto ao fluxo luminoso, esse valor muitas vezes depende da potência da lâmpada. Você pode ver os números aproximados na tabela.

Deve-se observar que todas as características dos dispositivos halógenos podem variar ligeiramente dependendo do fabricante e do ambiente de uso.

Princípio da Operação

As lâmpadas halógenas são versões mais avançadas das lâmpadas incandescentes convencionais.

Essa estrutura consiste em vários componentes principais:

  1. Filamento de tungstênio. Este elemento é feito em forma de espiral, o que permite aumentar a área de trabalho do sistema. Dessa forma, muito mais luz é recebida do que um filamento reto geraria. A geração da radiação luminosa ocorre devido à passagem da corrente pelo tungstênio.Isso faz com que o metal gere fótons, que são liberados no ambiente externo.
  2. Gás de enchimento. Como já mencionado, substâncias halógenas são usadas nessas lâmpadas. Este componente resolve vários problemas de uma vez. Em primeiro lugar, o gás impede a rápida evaporação do filamento de tungstênio, o que pode levar à sua destruição. Além disso, o enchimento "força" o tungstênio vaporizado a se depositar de volta na espiral. Isso é obtido por meio de reações químicas especiais nas quais os componentes entram.

Observe que, em tal lâmpada, as paredes não desbotam, uma vez que praticamente nada cai sobre elas.

Ao mesmo tempo, o gás pode ser bombeado para pequenos frascos em alta pressão. Isso, por sua vez, também prolonga a vida útil do produto várias vezes.

Vantagens e desvantagens

A popularidade das lâmpadas halógenas está aumentando a cada dia. Isso é conseguido devido às suas muitas vantagens:

  1. Lucratividade. Um efeito semelhante é obtido por meio de saída de luz de alta qualidade. Assim, por exemplo, dispositivos deste tipo emitem de 15 a 22 lumens por watt de potência. Por sua vez, para lâmpadas incandescentes padrão, este valor não ultrapassa 12 lm / W. Portanto, com a ajuda de análogos de halogênio, você pode economizar quase o dobro de eletricidade. Observe que esses indicadores podem melhorar com o tempo, o que também depende do fabricante específico.
  2. Tempo de vida. O uso de halogênios possibilitou aumentar significativamente este indicador em comparação com os clássicos. O tempo médio de operação de uma lâmpada halógena é de pelo menos 2 a 5 mil horas de trabalho.
  3. Indicadores de radiação. Lâmpadas desse tipo geram um fluxo luminoso quente, que em termos de desempenho pode se assemelhar à radiação solar. Hoje, o espectro de radiação desses dispositivos pode mudar, o que permite escolhê-los para qualquer estilo de interior e condições de trabalho.
  4. Dimensões. As características técnicas das lâmpadas halógenas são muito diversas hoje. Podem ser enormes para iluminação pública ou muito pequenas, o que permite a sua instalação em veículos.

Mas as lâmpadas halógenas não são uma solução única para todos esses problemas.

Esses produtos têm muitas desvantagens, entre as quais:

  1. Resistência mínima à umidade. Isso se deve à estrutura do vidro de quartzo, que atua como protetor. Mas hoje esse problema é facilmente resolvido com a ajuda de frascos externos de vidro ou outro material. Eles agem como um amortecedor e não permitem que a umidade penetre na própria lâmpada.
  2. Temperatura de aquecimento elevada. Isso leva ao fato de que a lâmpada pode inflamar elementos próximos. Portanto, não é recomendado operá-los perto de substâncias que podem pegar fogo facilmente. Esse recurso também é importante considerar ao substituir a lâmpada. Todas as operações precisam ser realizadas somente depois que todo o sistema esfriar.
  3. A lâmpada é muito sensível à sujeira. Esses fenômenos podem levar ao seu rápido fracasso. Portanto, é aconselhável realizar todas as operações com esses dispositivos apenas com luvas especiais.
  4. Preço Alto. Isso se deve ao fato de que a produção de tal sistema é um processo bastante trabalhoso. Portanto, muitos podem usar outras fontes alternativas em vez de modificações de halogênio.

O que é melhor do que LED?

O mercado de iluminação hoje está se desenvolvendo rapidamente, o que leva ao surgimento de muitas modificações de lâmpadas de iluminação. Um dos concorrentes das fontes de luz halógena são os modelos LED. A cada ano eles ocupam um nicho cada vez maior, pois apresentam muitas vantagens em relação a outros produtos.

Mas as lâmpadas halógenas ainda têm várias vantagens significativas sobre suas contrapartes de LED:

  1. Preço. O preço das modificações de LED é várias vezes mais alto do que para um dispositivo baseado em um filamento incandescente.
  2. Espectro de luz. Muitos proprietários observam a radiação quente dos modelos de halogênio. A luz deles tem uma tonalidade amarelada agradável, que não é tão forte aos olhos. Os modelos de LED geralmente operam em um espectro frio, o que requer pouca adaptação temporária a tal iluminação. Dispositivos de halogênio também distribuem a luz de maneira mais uniforme, enquanto os equivalentes de LED não podem se orgulhar disso.
  3. Conexão direta. Dispositivos de halogênio podem ser operados a partir de uma rede elétrica convencional, o que elimina o uso de transformadores abaixadores. No caso dos LEDs, essas estruturas não podem ser dispensadas.

Quanto ao resto dos parâmetros técnicos, as lâmpadas LED têm uma vantagem completa aqui. Consomem muito menos energia e também não aquecem tanto a ponto de serem instalados mesmo em tetos falsos. Ao mesmo tempo, a lâmpada não contém gases que possam afetar o corpo humano em altas concentrações.

Visualizações

O escopo de uso das lâmpadas halógenas é muito amplo, o que levou ao surgimento de um grande número de seus tipos. Esses produtos podem ser classificados de acordo com diversos critérios, entre os quais o tipo de caixa é considerado um dos principais:

  • Lâmpadas com lâmpada externa. Estas são as modificações domésticas mais comuns. Externamente, eles se assemelham a uma lâmpada incandescente comum. Mas, ao mesmo tempo, o design consiste em dois frascos. Um deles é externo e é protetor, enquanto dentro do segundo há um filamento de tungstênio e um gás de enchimento. Este projeto elimina o impacto direto no vidro de quartzo do bulbo. Os produtos deste tipo estão equipados com rodapés que permitem a sua fixação em suportes standard de lustres ou candeeiros. Existem dois tipos de rodapés no mercado - E27 e E14. Já os frascos externos podem ser transparentes ou com revestimento fosco ou leitoso.
  • Linear. Externamente, o mecanismo consiste em um longo tubo de quartzo, equipado com dois contatos em cada extremidade. Esses dispositivos usam bases / pedestais R7s. As lâmpadas deste tipo resistem bem ao estresse mecânico. Mas, ao mesmo tempo, muitas modificações precisam ser instaladas apenas no plano horizontal. Esta é uma das desvantagens deste produto. Eles são usados ​​como fontes de luz de inundação.
  • Com refletor. Estes produtos são complementados por uma moldura especial, na qual é aplicado um refletor de alumínio ou infravermelho. A própria lâmpada com filamento de tungstênio está localizada no centro do produto. As lâmpadas deste tipo são freqüentemente cônicas. O sistema reflexo permite direcionar o fluxo de luz para o ponto desejado. A parte superior do corpo é coberta com vidro transparente, no qual às vezes pode ser aplicado um filtro UV adicional. Produtos de alto brilho geralmente são usados ​​apenas em redes de baixa tensão. Portanto, quase todos os tipos de lâmpadas refletoras podem operar com uma tensão de 12-24 V. Os fabricantes as complementam com vários tipos de tampas - GY *, GZ *, GU *, G9 e G10.

Este produto é um dos mais populares da atualidade. Lâmpadas com refletor são frequentemente utilizadas para organizar a iluminação local e de área em ambientes.

  • Cápsula. Essas lâmpadas são de tamanho pequeno, já que o próprio projeto consiste diretamente no bulbo de dois terminais para conexão. Devido ao seu baixo consumo de energia, emitem um pouco de luz. Por isso, são frequentemente utilizados para fins decorativos (prateleiras de iluminação, etc.). Deve-se notar que tais lâmpadas são aquecidas de maneira muito fraca. Alguns designers os usam para criar projetos de iluminação de móveis para criar praticidade. Os produtos são complementados por diversos tipos de rodapés, entre os quais os mais comuns são GY6, 35, G4 e G9.

Outra classificação das lâmpadas halógenas são as características da rede.

Existem 2 tipos de tais estruturas:

  1. Alta voltagem. As lâmpadas podem ser conectadas diretamente a uma rede padrão de 220 V. Para tal, basta aparafusá-las ou ligá-las à tomada. Freqüentemente, essas modificações incluem modificações no casco duplo, que são complementadas por pedestais padrão.
  2. Baixa voltagem. Esse tipo de produto é o mais comum. Eles operam em uma rede com uma tensão não superior a 24 V. A conexão de tais sistemas é realizada apenas com o auxílio de transformadores redutores especiais. Lâmpadas deste tipo não emitem muito calor, por isso podem ser usadas em quase qualquer lugar. Muitas vezes, eles são completados com pequenos lustres.

Dimensões (editar)

A variedade de lâmpadas halógenas é muito ampla.

As dimensões de tais produtos dependem principalmente do tipo de construção:

  1. Lâmpadas com duas lâmpadas ou com refletor têm praticamente as mesmas dimensões de uma lâmpada incandescente padrão. Neste caso, a forma pode ser ligeiramente diferente, o que depende do fabricante.
  2. Os modelos de frasco ou dedo são pequenos produtos planos, cujo comprimento pode chegar a 1-2 cm, cuja espessura e largura dependem do tipo de base instalada.

Cores

O fluxo luminoso de cada luminária possui uma temperatura de cor diferente. Este indicador indica qual espectro de luz está presente no feixe. As lâmpadas halógenas geralmente geram fluxo no espectro amarelo.

Existem vários tipos de lâmpadas semelhantes no mercado hoje:

  • laranja;
  • amarelo;
  • vermelho;
  • Branco;
  • azul.

Os três últimos fluxos luminosos são bastante raros, pois este espectro não é clássico. Para conseguir esse brilho, muitos fabricantes mudam a estrutura e as especificações das lâmpadas.

Aplicativo

As características técnicas das lâmpadas halógenas não permitem que sejam utilizadas em todos os lugares. Mas hoje o ambiente para seu uso é bastante amplo. No mercado, você pode encontrar produtos para o lar tanto para lâmpadas de teto quanto para lustres, arandelas ou lâmpadas de assoalho. Os produtos são perfeitos para projectores, uma vez que podem ser ligados à rede sem transformadores redutores.

É muito raro encontrar lâmpadas destinadas a tectos tensos. Mas os holofotes podem ser complementados com fontes de luz de baixa potência, embora estejam gradualmente sendo substituídos por dispositivos baseados em LED.

As lâmpadas de banheiro são complementadas com capas de proteção especiais, uma vez que a lâmpada não foi projetada para funcionar em um ambiente úmido.

Avaliação de fabricantes

O mercado moderno está saturado com um grande número de lâmpadas halógenas que podem ser utilizadas para diversas tarefas.

Entre toda essa variedade, vários fabricantes populares devem ser distinguidos:

  1. Philips. A empresa é uma das líderes neste ramo. Ela fabrica lâmpadas padrão e dispositivos para carros. Os produtos são de alta qualidade e confiabilidade. Muitos usuários preferem apenas esta marca.
  2. Osram. Os especialistas da empresa prestam muita atenção à qualidade dos produtos. As lâmpadas são constantemente testadas quanto ao impacto físico para minimizar seus danos.

Como escolher?

Ao adquirir este produto, vários parâmetros devem ser avaliados:

  1. Potência e saída de luz. A lâmpada deve fornecer um fluxo luminoso de tal intensidade que seja suficiente para uma determinada sala.
  2. Voltagem. É importante aqui se você planeja conectar o dispositivo diretamente à rede ou usar transformadores abaixadores. Observe que as versões de baixa tensão consomem muito menos energia.
  3. Tipo de base. Tudo depende do dispositivo para o qual você está escolhendo a lâmpada. Antes de adquiri-lo, é necessário se familiarizar com as características técnicas do modelo antigo.

Características de operação

O uso correto de uma lâmpada halógena pode estender significativamente sua vida útil. Um dos fatores prejudiciais que afetam a expectativa de vida é a gordura.Isso se aplica não só à cozinha, que se forma no ar durante a fritura, mas também à substância nas mãos humanas. Portanto, substitua as lâmpadas apenas por luvas especiais. Se você quiser eliminar esse fator, poderá usar produtos de dois corpos.

Muitos especialistas recomendam limpar as pernas da lâmpada com álcool uma vez a cada seis meses para remover os depósitos de carbono. É necessário submeter o vidro e as ranhuras a um procedimento semelhante, onde a estrutura é fixada.

Se o dispositivo estiver avariado, deve ser eliminado, uma vez que a composição contém substâncias nocivas que têm um efeito negativo sobre o ser humano e o ambiente. Portanto, em caso de avarias, tais produtos devem ser entregues a organizações especiais que conheçam as suas propriedades e os tratem de forma adequada.

O que procurar ao comprar uma lâmpada halógena, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário