Abajures: opções de design e recursos de seleção

Abajures: opções de design e recursos de seleção
  1. O que significa e por que é necessário?
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Projeto
  5. Formulários
  6. Materiais (editar)
  7. Cores
  8. Decoração
  9. Estilos
  10. Fabricantes
  11. Como escolher?
  12. Como cuidar?
  13. Belos interiores

Abajures são necessários não apenas para proteger contra cores muito brilhantes. Freqüentemente, eles desempenham uma função mais decorativa, por exemplo, quando modelos de vime de elite são selecionados ou uma sala é decorada em um determinado estilo. É necessário levar em consideração não apenas as possíveis variações das lâmpadas, mas também as características de seleção associadas ao fabricante e os cuidados necessários com o abajur.

O que significa e por que é necessário?

Um abajur é uma tampa especial usada sobre uma lâmpada. Do francês, essa palavra é traduzida como "dimmer", o que indica imediatamente seu objetivo direto: espalhar o fluxo de luz, suavizando-o através do material opaco do abajur. Além da função principal, esse capuz tem sido cada vez mais usado para fins decorativos.

Vários materiais e formas nos quais os abajures podem ser feitos permitem que você escolha o modelo certo para absolutamente qualquer estilo, do barroco refinado ao rústico deliberadamente rústico.

Ao refratar a luz, um abajur pode mudar completamente a atmosfera de uma sala. Ele não apenas difunde a iluminação, mas às vezes muda a cor do fluxo de luz, passando os raios por si mesmo. Em alguns casos, isso parece mais do que incomum, por exemplo, quando se trata de abajures entalhados. Eles transmitem luz de maneira desigual, criando destaques interessantes. Eles não são adequados como fonte de luz principal, mas são melhores para criar um realce de luz.

Assim, a tampa da lâmpada desempenha muitas funções, cada uma das quais complementa com competência a outra, deixando os abajures entre os preferidos na hora de escolher a iluminação. Apesar do peso, que muitas vezes pode assustar o comprador mais exigente, tal funcionalidade paga totalmente pelos tamanhos relativamente grandes dos abajures.

Visualizações

A divisão dos abajures é feita de acordo com diversos critérios, sendo o principal deles a localização da estrutura.

Portanto, existem opções de teto, mesa e piso:

  • Abajur de teto suspenso - forma simples e compreensível da lâmpada. Na maioria das vezes, esse lustre é usado como a principal fonte de iluminação e é complementado por retroiluminação LED devido à incapacidade de criar a quantidade necessária de luz. Esses modelos são realizados em diferentes configurações, incluindo as de design para uma lâmpada de lustre de cristal.
  • Modelos de mesa diferem em uma ampla variedade de tamanhos e formas, no entanto, na maioria das vezes usam versões em formato de ânfora média. Eles evitam que a luz atinja os olhos, mesmo que um abajur de mesa seja usado como abajur de leitura ao lado da cama. A propósito, por falar em lâmpadas de cabeceira, não se pode deixar de mencionar que muitas vezes se usa um prendedor de roupa para abajur. Ele é preso com um clipe à própria lâmpada.
  • Amostras de chão são um substituto completo para arandelas para criar iluminação local. Eles podem ser tão altos e grandes quanto você quiser. Os tons dos tons também diferem, no entanto, os modelos largos na parte inferior são os mais usados.

A divisão por nichos de preços em modelos de economia, elite ou classe média é baseada nos materiais que foram usados ​​para criar os abajures. Por exemplo, os modelos confeccionados com tecidos naturais estão, a priori, no limite superior de preço devido ao alto custo das matérias-primas utilizadas.

Dimensões (editar)

Um indicador do tamanho do abajur é seu diâmetro.Existem modelos grandes, médios e pequenos:

  • Grandes construções usados ​​como modelos de teto ou piso suspenso. Freqüentemente, desempenham um papel de sotaque, atraindo atenção para si mesmos. Ao instalar uma amostra grande de piso, é importante prestar atenção em quão harmoniosamente o tamanho do plafond é compatível com a base. Você definitivamente precisa se concentrar em um senso de equilíbrio.
  • Caps médios bem adequado para instalação sob o teto, mesa e chão. Se você escolher uma amostra de uma forma adequada, será possível diversificar o interior com uma nuance incomum. As lâmpadas pendentes médias práticas são instaladas principalmente em salas funcionais: cozinhas, banheiros, corredores.
  • Mini abajures complementam os lustres de teto com vários trilhos ou são usados ​​como moldura para pequenas lâmpadas de leitura. Os abajures pequenos são os mais "caprichosos", porque exigem uma consideração cuidadosa da escolha do elemento de iluminação. A pequena tampa está perto da lâmpada, portanto, por razões de segurança, não deve ser permitida que aqueça rapidamente.

Ao criar o interior de uma sala, você pode combinar lâmpadas com abajures de várias dimensões. Essa técnica ajudará a tornar a aparência da sala mais interessante, fazendo com que os olhos do observador se detenham nos detalhes.

Projeto

De acordo com suas características de design, abajures costurados na moldura e modelos em um suporte de plástico são divididos.

  • No primeiro caso, há muito espaço para experimentos com o formulário. Acabará por projetar não apenas modelos geométricos simples, mas também modelos complexos. No entanto, estas opções têm inconvenientes: a presença de um grande número de costuras não pode ser ocultada por nada e, em alguns casos, isso não permite criar o ambiente necessário na divisão.
  • Ao projetar um abajur sobre uma parte posterior, não há necessidade de uma estrutura de ferro complexa, uma vez que a parte posterior cumpre totalmente seu papel. Isso é uma vantagem e uma desvantagem, pois não há possibilidade de criar um modelo de forma complexa. Para a tampa, apenas uma costura adesiva é feita no substrato, e as partes metálicas-círculos para fixação do abajur são fixadas apenas nas bases.

Os abajures de luz podem ser fixados com um clipe na própria lâmpada, porém, é muito mais comum encontrar a opção quando a fixação é realizada no anel superior. A fixação ao anel inferior é muito menos comum devido ao fato de que ele é usado para formas uniformes: um cilindro-tambor plano, um cubo e semelhantes.

Modelos pesados ​​de tampas são fixados simultaneamente nos anéis inferior e superior para que o abajur seja fixado o mais firmemente possível. Basicamente, o suporte duplo é usado para lâmpadas de piso grandes.

Formulários

A variedade de configurações é incrível. Junto com formas típicas, como um cilindro ou um cubo, outras incomuns também são encontradas em todos os lugares: um estilo de império côncavo, um hemisfério com uma borda e outros. As formas clássicas têm cantos arredondados. Esses incluem:

  • cilindro;
  • cilindro côncavo;
  • volta;
  • coolies;
  • crinolina;
  • estilo império direto;
  • oval reto;
  • estilo império côncavo;
  • Tiffany (com ou sem vieiras) e outros.

Modelos mais retangulares e formas geométricas 3D são frequentemente usados ​​em interiores modernos:

  • opção quadrada;
  • cubo;
  • bola;
  • cilindro longo e assim por diante.

Ao escolher uma opção de uma forma ou de outra, você deve definitivamente se concentrar no estilo do interior, sua modernidade e espírito. A aparência final de toda a situação depende muito disso.

Lembre-se também de que os modelos em diferentes wireframes abrem diferentes variações de formato. Para interiores clássicos, é preferível escolher gorros costurados com nervuras, para os modernos - sobre fundo de plástico. As formas que se abrem ao usar esses wireframes são ideais para esses dois grupos estilísticos principais.

Deve-se destacar que hoje o mais versátil é o formato do cilindro.Ele pode ser recriado com uma moldura simples ou de plástico, no entanto, a aparência final será notavelmente diferente.

Materiais (editar)

Ao fazer as peças do abajur, uma variedade de materiais são usados:

  • Quadro na maioria das vezes metal, em alguns casos também pode desempenhar o papel de decoração. Em tais situações, a estrutura de ferro forjado não é coberta por nada de cima. Para fins decorativos, escolha materiais de cobre, bronze e preto.
  • Forro de plástico também não pode ser coberto com nada, caso em que é ao mesmo tempo um abajur. É possível formar formas geométricas simples, porém, você pode escolher uma cor de dupla face, por exemplo, deixar o abajur laranja por dentro e cinza por fora.
  • Falando diretamente sobre as tampas, pode-se notar que os modelos mais comuns são de tecido... Eles podem ser luxuosos ou acessíveis. Os modelos mais caros incluem um abajur de seda de tecido. Apesar do seu excelente aspecto inicial, perde rapidamente a cor e requer substituições frequentes.
  • As coisas ficam um pouco melhores com linho pano. Ele se encaixa perfeitamente em quase qualquer interior devido à sua textura incomum, bem como alta resistência ao desgaste.
  • Em interiores orientais, é usado organza... Na hora de escolher um tecido, deve-se ter em mente que os abajures são feitos de tecido tratado com substâncias anti-fogo, sendo imprescindível observar essas marcações nas características.
  • Os modelos mais interessantes incluem renda abajures. Eles deixam a luz entrar para que sombras intrincadas sejam formadas, criando assim uma atmosfera extraordinária.
  • Wicker a tampa pode ser feita de vários materiais. Mais frequentemente, há um modelo de vime feito usando a técnica de macramê, mas as amostras de rattan também estão muito difundidas recentemente.
  • Copo plafond é um clássico do gênero. Pode ser feito de vidro transparente ou fosco, complementado por uma variedade de detalhes esculpidos ou bolhas. Dependendo de como o vidro está fosco, o poder de dispersão também difere.
  • Madeira O abajur não é usado apenas em interiores ecológicos. Muitas vezes você pode encontrar esse modelo em uma sauna seca ou a vapor. Espécimes particularmente incomuns são feitos com sal do Himalaia, como resultado, eles se parecem com grandes cristais de sal.

Cores

Ambos os modelos suaves de cores neutras e brilhantes estão na tendência.

As cores mais populares incluem o seguinte:

  • Laranja;
  • roxa;
  • verde;
  • Vermelho;
  • carmesim;
  • amarelo;
  • Preto;
  • Branco;
  • turquesa;
  • creme;
  • luz verde;
  • azul;
  • bege;
  • transparente;
  • prata;
  • Borgonha.

É comum fazer tons de metal forjado em cores moderadas: preto, prata e similares. Eles geralmente são combinados com cúpulas de vidro. Se um modelo de tecido for escolhido para metal, não é necessário garantir que ambos sejam feitos da mesma cor.

Às vezes, combinações contrastantes parecem muito mais interessantes, por exemplo, uma base de metal preta e um tecido dourado.

Muitas vezes, não são escolhidos abajures monocromáticos, mas feitos de tecido com um padrão. Em tais casos, é importante que o mesmo tecido seja repetido em outros detalhes do mobiliário, por exemplo, cortinas, estofados de cadeiras e semelhantes podem ser costurados a partir dele. Para combinar várias estampas, você precisa ter um toque artístico sutil, caso contrário, o dueto resultante não produzirá o efeito desejado e ficará ridículo.

Se você não está confiante em suas habilidades, é melhor abandonar por completo o uso de um boné variegado na decoração da sala.

Decoração

Um abajur simples costuma parecer enfadonho. Você mesmo pode criar uma amostra interessante e única. A maneira mais incomum é atualizar um abajur entediado com decupagem.Usando essa técnica, será possível criar os padrões mais inusitados, pois a escolha de opções prontas é enorme. A decoração de decupagem costuma ser feita em casa, sem a compra de equipamentos adicionais.

Você pode adicionar uma aparência glamorosa ao seu abajur adicionando franja na borda inferior. Ao mesmo tempo, a franja pode ser qualquer, independentemente do seu tipo, os abajures com franjas parecem festivos e elegantes.

Lembre-se que este tipo de acabamento decorativo é mais preferível para interiores tradicionais. Na maioria dos quartos modernos, esses modelos parecerão ridículos.

Os apliques bordados com fitas sobre um plafond comum darão um toque de romance rústico. Principalmente motivos florais são usados, mas arcos também podem ser usados.

Em geral, você pode decorar abajures com qualquer coisa: renda, bastidores, laços, apliques, decupagem, inscrições estêncil, pincéis. A escolha de opções adequadas é limitada apenas pela imaginação e preferências de sabor do proprietário.

Estilos

Cada estilo tem seus próprios padrões de abajur preferidos. Para alguns estilos, eles podem se sobrepor ou mesmo quase duplicar um ao outro.

Devemos nos concentrar em várias das áreas mais populares:

  • Provençal ou chique gasto a escolha de modelos "semi-antigos" é bem-vinda. Em geral, para os estilos country, assim como para o retro, a escolha é por modelos envelhecidos, semelhantes aos herdados de parentes mais velhos. Para a Provença e o shabby chic, são escolhidos modelos de tecido em forma de cone de cor creme claro com um grande padrão floral. Existem muitos acabamentos para escolher: renda, franjas, bordados de fita, bastidores e assim por diante. O abajur deve parecer o mais caseiro possível.
  • Para modelos em estilo oriental uma abundância de cores é característica. Os abajures Tiffany, feitos de muitos fragmentos multicoloridos, parecem interessantes. Os modelos de tecido são feitos de xales multicoloridos translúcidos, como se estivessem pendurados na moldura. É preferível o uso de tecidos luxuosos em cores brilhantes e saturadas.
  • Para estilo loft é aconselhável abandonar completamente o uso de abajures, e se você realmente usa algum modelo, deve escolher hemisférios de lata ou madeira.

Fabricantes

No mercado moderno, você encontra produtos de diversos fabricantes.

  • Os favoritos no mercado de abajures são devidamente reconhecidos Modelos europeus... Itália, Espanha e Bélgica fornecem componentes excelentes, não apenas tampas, mas também bases. Separadamente, a compra de tais elementos é muito mais barata, ao mesmo tempo, a abordagem do design garante a criação do modelo da lâmpada do seu próprio autor.
  • Amostras chinesas muitas vezes eles não diferem em alta qualidade, no entanto, há uma exceção para cada regra. Os abajures chineses de fábrica, fabricados em conformidade com todas as normas e com um certificado de conformidade, são bastante aceitáveis ​​em qualidade, ao mesmo tempo, seu preço é significativamente inferior ao dos modelos europeus.
  • Abajures turcos raramente pode ser encontrado separadamente das bases, principalmente a luminária é fornecida como um conjunto. É importante destacar que os kits são bem pensados, de alta qualidade e com preço justo. A Turquia está na lista dos países líderes na produção de acessórios de iluminação, portanto, os fabricantes turcos estão fazendo o possível para corresponder a uma posição tão elevada.

Como escolher?

A tampa da luminária deve ser escolhida após a reparação, quando todos os pormenores da situação já tiverem sido colocados. O fato é que um abajur pré-adquirido pode simplesmente não caber no interior acabado, e o uso de um modelo inadequado anulará todos os esforços de design.

Se você se depara com o problema de escolher um capuz para móveis, preste atenção aos móveis estofados em cores vivas em seu quarto. Normalmente, uma tonalidade sólida da mesma tonalidade se encaixa perfeitamente.

Não importa se é no teto, no chão ou na mesa - esta regra funciona igualmente bem em qualquer situação.

Para o berçário, deve-se optar por estampas brilhantes com desenhos, por exemplo, com os personagens do desenho animado favorito da criança. Você pode colar aplicativos com diferentes animais, estrelas, carros no abajur.

Para o quarto, é melhor escolher modelos neutros que não distraiam o sono. Os abajures de baixo contraste são a melhor escolha. Por exemplo, em uma sala cinza-limão, tanto abajures cinza quanto produtos claros de cor limão ficarão bem. É importante descansar os olhos ao olhar para o abajur.

Preste atenção à transmissão de luz do capuz, especialmente se for usado para uma mesa de cabeceira: a luz não deve ser muito forte.

Como cuidar?

Diferentes materiais de abajur requerem cuidados diferentes:

  • O mais simples é cuidar dos modelos de vidro. Basta limpá-los com um pano de microfibra, e a sujeira forte pode ser removida com um pano úmido. Para uma limpeza completa, basta retirar as cortinas, "banhá-las" em uma solução de água e detergente lava-louças e polir com toalha de papel waffle sem fiapos.
  • Os abajures de madeira são limpos com lustrador de madeira. A água comum é destrutiva para a madeira, pois causa danos a um material tão delicado. Além disso, você não pode usar esponjas abrasivas: elas vão deixar arranhões feios na superfície de madeira laqueada, e assim a sombra ficará irremediavelmente danificada.
  • As opções de tecido exigem uma abordagem mais delicada. Eles devem ser aspirados regularmente para remover a poeira. É necessário utilizar o aparelho na potência mínima, após colocar a gaze úmida no tubo: assim o pó coletado não se espalhará pela sala e não se assentará novamente na tampa da lâmpada.
  • A limpeza completa da touca de tecido é realizada com uma esponja umedecida em água morna com sabão. Os locais de forte sujeira devem ser limpos, se possível sem tocar nos pontos de fixação da estrutura. Não é protegido por um revestimento anticorrosivo, por isso pode enferrujar.

Belos interiores

Abaixo estão alguns exemplos de abajures que combinam harmoniosamente com o ambiente.

Quando a luminária de chão é feita com o mesmo tecido de algumas das peças decoradas, toda a sala fica com uma aparência mais acabada. Um pufe, almofadas decorativas em um sofá simples e discreto e uma luminária de chão em uma base entalhada interessante são um trio maravilhoso.

  • Em interiores de estilo escandinavo, muitas vezes é o abajur que é um detalhe de destaque, no entanto, é importante garantir que ele não atrapalhe. Preste atenção em como o modelo pendente se combina com o tampo da mesa: o capô combina com a cor das bases.
  • Recentemente, tornou-se moda proteger grandes estruturas de cristal pomposas com abajures cilíndricos simples. As cores podem variar, no entanto, geralmente são usados ​​tons de branco, bege, preto e lilás.

Como fazer um abajur com as próprias mãos, veja o seguinte vídeo:

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário