Abajur para abajur
Uma luminária de chão sempre foi associada ao calor e ao aconchego de uma casa. Este artigo se encaixa sem dúvida em qualquer design de sala, e uma ampla gama de abajures, seus tamanhos, tonalidades e materiais não deixam ninguém indiferente.
Modelos de abajur
Ao pensar em um abajur, muitas pessoas veem a imagem de um abajur alto, cujo abajur era emoldurado por uma franja. Esses itens já são considerados relíquias e foram substituídos por uma variedade de modelos modernos.
Os modelos atuais incluem o seguinte.
- Lâmpadas de assoalho - Esta é uma versão clássica de aparelhos para alojamentos. É composto por uma base, um pedestal e um abajur. Além da finalidade principal, as lâmpadas de pé podem dividir perfeitamente uma sala em zonas: por exemplo, essa lâmpada pode ser colocada em uma área de recreação ao lado de uma mesa de centro, poltrona ou sofá. O dispositivo de iluminação de piso não requer instalação ou qualquer instalação, e também é absolutamente móvel: a qualquer momento pode ser movido ou implantado em um local onde haja uma tomada elétrica.
É importante notar que com o tamanho correto, a luminária de chão pode aumentar visualmente a altura da sala.
- Tabletop. Muitas pessoas confundem lâmpadas com lâmpadas de mesa, embora existam diferenças significativas entre elas. As lâmpadas de assoalho têm abajures, enquanto as lâmpadas têm apenas um refletor de luz. A principal diferença é que, graças ao abajur, as lâmpadas fornecem uma luz difusa suave, o que é seguro para a saúde. Ao contrário das lâmpadas, os aparelhos de mesa são projetados apenas para iluminar uma parte específica de uma sala ou objeto.
- Montado na parede. As lâmpadas de assoalho que são fixadas na parede às vezes são chamadas de "arandelas". Essas lâmpadas não possuem base e tripé e seus parâmetros são duas a três vezes menores que os do piso. A maioria dos aparelhos de parede possui um abajur exclusivo e são divididos em dois tipos: giratório e irreversível.
- Decorativo. Este tipo de lâmpada difere dos candeeiros de pé clássicos porque é mais frequentemente utilizado para decorar uma divisão, e não para iluminar. Os aparelhos elétricos modernos são feitos em designs incomuns, que podem ser chamados com segurança de um objeto de arte. Dispositivos em forma de folhas, flores, árvores e animais são amplamente utilizados.
Tipos de abajures
Todo o mobiliário da sala e seus objetos devem estar em harmonia entre si, e isso é especialmente verdadeiro para dispositivos de iluminação. Os abajures de piso são as peças principais da luminária, sendo eles os responsáveis pelas características técnicas, o grau de iluminação e a difusão dos raios.
A imagem da sala como um todo depende de um abajur devidamente selecionado. Uma luminária de chão pode se encaixar discretamente no design de uma sala e não atrair atenção ou pode se tornar o centro do interesse de todos.
O cone é considerado um tipo de abajur tradicional, mas os aparelhos de iluminação modernos possuem uma grande variedade de formas, cores e tamanhos que podem conquistar até o comprador mais exigente e exigente. Freqüentemente, há tons redondos, quadrados e retangulares nos balcões, que são ideais para vários estilos de quartos modernos.
Se a sala precisa da luz principal de uma luminária de chão, é melhor dar preferência a um abajur, onde o fluxo de luz será direcionado para cima e para os lados. Pelo contrário, para iluminar certas áreas ou objetos, são adequadas as sombras difusas, que irão criar um ambiente de aconchego e conforto. Você também pode usar luminárias de piso montadas na parte superior para criar composições e decoração artística.
Cores
Os tons de preto, marrom e branco das lâmpadas de assoalho são de longe os mais populares. Podemos afirmar com segurança que essas cores já estão se tornando um clássico no mundo moderno dos aparelhos de iluminação. Os aparelhos elétricos com essas cores criam uma iluminação aconchegante e aconchegante e costumam ser instalados em salas de estar ou quartos.
Existem também cores saturadas mais ousadas, que passam a ser o tema central no interior da sala e chamam a atenção. Por exemplo, um abajur amarelo não só cria uma iluminação aconchegante na sala, mas também se torna um destaque funcional brilhante.
Abajures vermelhos, azuis e verdes parecem muito incomuns. Os especialistas aconselham a escolha dessas lâmpadas de assoalho para itens de quarto feitos nos mesmos tons. No entanto, pode haver exceções.
Por exemplo, uma lâmpada vermelha combina perfeitamente com um interior criado inteiramente em cores claras ou pastéis.
Abajures azul, pêssego e rosa parecem gentis e bonitos. Candeeiros de pé com uma cor semelhante criam uma sensação de conforto e aconchego na divisão e a iluminação torna-se invulgarmente brilhante.
Abajures roxo e turquesa se combinam com a decoração da sala, que é feita em tons de branco, lilás e claro.
O candeeiro cor de vinho vai dar ao quarto um aspecto sofisticado e sofisticado. Isso será especialmente perceptível se o abajur for decorado com monogramas e padrões de orifícios.
De acordo com especialistas, a luminária cor de vinho combina perfeitamente com móveis esmeralda e itens de interior.
Material
Graças a uma ou outra tonalidade, você pode obter resultados diferentes, pois cada um dos materiais transmite e difunde a luz de uma maneira diferente. Portanto, antes de comprar uma luminária de chão, você deve considerar cuidadosamente o material do qual o abajur será feito.
Os abajures modernos são feitos de vários materiais.
- Tecidos. Abajures feitos de tecidos naturais são adequados para o estilo provençal ou clássico. Em tons de linho ou algodão, você pode adicionar bordados em forma de flores, plantas, animais, ou ainda decorá-los com vários detalhes em motivos folclóricos.
- Fibra de vidro e vidro. Esses itens geralmente são considerados caros e requerem cuidados especiais. Os candeeiros de pé de vidro são quase sempre fixos, bastante grandes e pesados.
- Miçangas. Na maioria das vezes, as contas são usadas para o autodesenho de um abajur. A fantasia, neste caso, não é limitada por nada. Você pode usar absolutamente qualquer forma, cor, padrão, variedade de contas e criar uma criação única.
- Couro. As lâmpadas de couro têm mais funções decorativas do que as básicas. Muito pouca luz vem deles, mas os abajures de couro genuíno parecem impressionantes.
- Papel de arroz. Hoje, os abajures de papel de arroz são considerados um dos mais seguros para a saúde e ecologicamente corretos. Os plafonds de fábrica são tratados com compostos especiais que não permitem que se deformem e incendiem durante o funcionamento da luminária.
- Cerâmica. Abajures de cerâmica elegantes e de alta qualidade vêm em uma ampla gama de diferentes formas, tamanhos e tonalidades. É por isso que se adequam a qualquer interior de sala.
- Metal. Um abajur de metal ou cobre é considerado o mais forte e durável. Tons forjados com padrões originais parecem incomuns e ricos.
- Plástico acrílico. Esse plástico não se desintegra ou desmorona sob a influência do calor. É considerado um material durável, capaz de excelente transmissão de luz.
Muitas costureiras criam obras-primas por conta própria, a partir de meios improvisados, para si mesmas e por encomenda. Por exemplo, muitas vezes você pode encontrar um abajur de malha feito de fios de lã ou usando a técnica de macramê e decoupage. Existem também tons únicos raros feitos de barbante ou copos e garrafas de plástico.
Estilos
Tanto o material quanto a aparência do abajur devem sempre corresponder ao interior da sala onde a luminária de piso está planejada para ser instalada.Hoje, existem algumas recomendações de especialistas para a escolha correta de dispositivos de iluminação ou decorativos.
- Minimalismo. Para este estilo, você precisa selecionar um abajur lacônico simples sem decorações e decoração, por exemplo, um abajur alto com um tripé em forma de arco. Dos materiais, o melhor é dar preferência ao metal e ao plástico de alta qualidade.
- Ecostyle. Candeeiros de pé feitos inteiramente de materiais naturais são ideais para um estilo ecológico. Também vale a pena prestar atenção especial ao abajur. Por exemplo, pode ser de madeira na forma de uma coroa ou um choque de folhas.
- País. Estilo rústico com materiais naturais. A sombra da lâmpada pode ser selecionada de linho ou chintz sem quaisquer aditivos, e o tripé pode ser feito de madeira crua. A aparência geral do dispositivo deve ser clássica, sem babados e adições.
- Provence. Ao contrário do campo, na direção da Provença, um grande número de tons claros e azuis são permitidos. Os mais populares são abajures de algodão com desenhos florais ou atacadores.
- Neo-barroco. Estilo contemporâneo luxuoso, o que significa lâmpadas de piso brilhantes e atraentes. O abajur pode ser decorado com várias decorações, desde guipura, cetim, veludo, metal, madeira nobre e até cristal. A forma de engenharia elétrica deve ser clássica com um tripé em uma perna longa.
- Alta tecnologia. Para tal, recomenda-se comprar lâmpadas originais leves e finas com um tripé cromado e abajures futuristas.
- Retro. Lâmpadas de abajur padrão ou extravagantes se encaixam perfeitamente em uma sala com um estilo retro, mas essas lâmpadas devem ter designs claros e simples, com pouca ou nenhuma decoração. Dentre os materiais, é melhor preferir porcelana, madeira, plástico de alta qualidade ou cristal.
Recentemente, os candeeiros de pé em forma de grandes candeeiros de mesa, que consistem numa base fixa e num abajur bastante potente, tornaram-se uma tendência no mundo do design.
Essas formas originais são ideais para o estilo moderno, bem como contemporâneo e eclético
Como transformar seu antigo abajur, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.