Abajures e plafonds para o banho
Um banheiro moderno não é apenas um lugar para se lavar. Muitos vêm aqui para relaxar, aliviar a fadiga ou lidar com o estresse. Isso é conseguido não apenas pelo contraste de temperaturas, mas também por uma iluminação suave e fraca, que não irrita os olhos e não afeta os nervos. Abajures especiais e cortinas feitas de acordo com certas tecnologias ajudarão nisso.
Como escolher?
O balneário tem várias dependências. Se a sala de recreação não apresentar requisitos especiais para dispositivos de iluminação, então a sala de vapor (em virtude de suas funções) deve ser equipada com lâmpadas especiais.
Os plafonds na sala de vapor devem atender aos seguintes requisitos:
- Resistência à umidade. Isso é conseguido devido à estanqueidade do produto: uma junta especial está localizada entre o corpo e o vidro. O índice de segurança de acordo com o sistema internacional deve ser igual a IP54 e mais.
- Resistência ao calor. É importante que a fonte de luz da sauna possa suportar temperaturas superiores a 100 ° C.
- A luz deve ser fraca, difusa e suave.
- Segurança: o produto não deve estourar.
- Resistência ao fogo.
É muito importante escolher o material certo para proteção, pois é ele quem fornece todas as funções acima:
- Madeira: material natural, amigo do ambiente. Adequado para banheiros.
- Plástico: deve ser resistente ao calor, suportar temperaturas acima de 100 °.
- Alumínio: também deve ser resistente ao calor. Particularmente notável é a cortina de alumínio fina com refletor. Ele permite que você distribua qualitativamente o fluxo luminoso e proteja seus olhos da luz forte.
- Copo: É usado material fosco com efeito anti-embaçante. Pode ter vários formatos; as peças de metal dão um efeito especial. Devido ao invólucro vedado, as lâmpadas incandescentes podem ser usadas em tais tonalidades.
- Sal do Himalaia: não é apenas bonito, mas também útil, uma vez que tais abajures têm um efeito curativo. Quando aquecido, o sal libera substâncias úteis na atmosfera, ioniza o ar, mata as bactérias e neutraliza os alérgenos. Lâmpadas de sal são muito úteis na luta contra doenças do aparelho respiratório, pele.
Eles normalizam o sistema nervoso e ajudam a lidar com o estresse.
Pela forma, distinguem-se os tons retangulares e cilíndricos, os produtos em forma de bola e outras formas geométricas. Existem também produtos triangulares. Eles geralmente são colocados nos cantos da sala, o que economiza espaço. Além disso, é bastante conveniente, uma vez que esse espaço raramente é usado para qualquer finalidade. Esses plafonds parecem muito impressionantes e bonitos.
Quanto à localização das lâmpadas no banho em geral, não é recomendável colocá-las junto ao fogão.
Mesmo os dispositivos de iluminação mais resistentes ao calor são incapazes de lidar com o ar quente que sai deles.
Não pendure o plafond no teto. Como você sabe, o ar quente é concentrado na parte superior e a condensação se acumula na lâmpada. É melhor instalá-lo na parede - mais perto do teto, mas não no próprio teto. E o mais importante: essa estrutura deve ser posicionada de forma que não interfira nas demais.
Quais são as melhores lâmpadas para usar?
Considerando que o banho é um local específico (em termos de umidade e temperatura), nem todas as lâmpadas podem ser utilizadas nele. Por exemplo, uma lâmpada incandescente deve ser usada com cuidado, pois pode explodir se exposta à água.É adequado para cortinas fechadas - por exemplo, vidro. A classe de proteção deve corresponder a IP56.
Mas é melhor não arriscar. Afinal, existem muitas opções mais modernas para elementos de iluminação:
- Lâmpadas halógenas: uma boa opção para uma sauna a vapor. Eles não têm medo de altas temperaturas, uma vez que um refletor é inserido neles, e eles próprios podem aquecer até temperaturas acima de 300 ° C. Entre as vantagens desse elemento está a proteção contra umidade e tensões mecânicas. A potência dessas lâmpadas é de 30W.
- Lâmpadas fluorescentes: eles também são resistentes ao calor, além de todos - e elementos de economia de energia. Ao conectar um dimmer a tal lâmpada, você pode ajustar o brilho da luz e criar uma iluminação interessante na sala.
- Fibra ótica: é um fio de vidro ou acrílico, por onde passa o fluxo luminoso regulado pelo projetor. É preferível usar acrílico por ser mais leve. Este material possui todas as propriedades que uma lâmpada de banho deve ter. Com sua ajuda, você pode criar várias opções de iluminação - na forma de iluminação decorativa. Tudo depende de onde a fibra está localizada.
- LEDs: hoje é talvez a opção mais econômica e de longo prazo. Com a ajuda deles, você pode criar iluminação em uma grande variedade de cores. A única desvantagem é que eles não são muito resistentes ao calor, por isso devem ser colocados mais próximos do chão.
Em termos simples, esta é uma cerca que cobre a lâmpada.
Ele atende a várias funções:
- Protetor: se repentinamente o plafond ou a lâmpada estourar, todos os fragmentos estarão no abajur, e não na cabeça.
- Prevenção de queimaduras - graças à difusão da luz.
- Decorativo.
Abajures de banho vêm em vários formatos:
- Malha: consiste em ripas alongadas presas umas às outras. Essa rede pode ser retangular, triangular, trapezoidal. Existem também modelos semicirculares que enquadram a lâmpada de quase todos os lados. O Reiki pode estar localizado estritamente paralelo um ao outro, ser cruzado ou você pode mostrar imaginação e dar-lhes uma forma especial.
- Como uma tela: é uma tela fina com orifícios para a passagem da luz. Esses produtos são cortados na forma de uma variedade de padrões: folhas, flores, motivos africanos. As telas são angulares e fixadas na parede.
Para a fabricação de tais produtos de proteção, eu uso os seguintes materiais:
- argila;
- copo;
- plástico;
- cerâmica;
- seda.
Ainda assim, a matéria-prima mais adequada e usada com mais frequência é a madeira.
Das espécies de árvores, as seguintes opções são usadas:
- Tília: material resistente à umidade. Oferece um aroma sutil. Uma vantagem importante é o preço acessível.
- Cedar, envergonhado: eles são resistentes ao calor e à umidade. Sua fibra tem uma estrutura bonita e incomum. Essas espécies de árvores se distinguem por um preço mais alto.
- Vinha, casca de bétula: estes produtos são ideais para quem decidiu fazer um abajur com as próprias mãos. São fáceis de processar e não têm medo de água.
- Produtos que combinam vários tipos de madeira impressionam muito.
É importante notar mais algumas características dos materiais de madeira. Representantes de coníferas não são adequados para um banho. Quando aquecidos, eles liberam uma resina que pode causar queimaduras. O lariço e o cedro conferem ao ambiente um aroma muito agradável.
Características das cercas de proteção
Considere o seguinte:
- Como o abajur é um dispositivo de proteção, ele deve ser forte e durável.
- Deve-se utilizar uma construção com material ecologicamente correto para que, ao ser aquecida, não libere compostos tóxicos.
- O produto deve ter boa transmissão de luz e espalhar os raios de luz suavemente, sem causar queimaduras e dores nos olhos.
- Resistência ao fogo e à umidade: não utilizar produtos de papel e tecido.
Como fazer isso sozinho?
Para fazer um abajur de treliça de madeira com suas próprias mãos, você precisa do seguinte:
- Antes de começar a trabalhar, você deve desenhar um esboço do modelo.
- Preparando a moldura de acordo com o desenho. Deve acomodar a sombra da lâmpada.
- Agora você precisa corrigir a parede. Para fazer isso, coloque papel alumínio no local onde o abajur está preso. Ele servirá como um refletor. Graças à folha, a luz será uniforme e as sombras das grades não serão projetadas nas paredes.
- Modelando a rede. A forma de seus componentes depende da sua imaginação. O principal é que tenham um aspecto harmonioso e não percam as suas propriedades. A madeira deve ser lixada para que as tábuas fiquem lisas e uniformes.
- Para fixar os elementos da treliça juntos, use cola ou ferragens. Estes últimos são fixados pelo lado interno do produto de forma que não sejam perceptíveis. As ripas podem ser unidas retas ou inclinadas para dar a elas uma forma de diamante.
- Deve ser feito um furo na base da moldura para acessar a lâmpada.
O produto está pronto para uso.
Como fazer um abajur para banho com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
Também existe a opção de fazer uma estrutura de abajur a partir de ramos de salgueiro - por tecelagem. Este é um método bastante difícil, mas esses produtos parecem sutis e muito interessantes:
- Os ramos de salgueiro devem ser cozidos no vapor antes de começar a trabalhar para que se tornem mais flexíveis e elásticos.
- Após a secagem, é necessário pegar 3 hastes e conectá-las na posição vertical. Essa é a base do produto.
- Em seguida, deve-se trançar a base com a ajuda dos ramos restantes, começando cada um pelas três hastes. Você precisa continuar trabalhando até chegar ao topo da estrutura vertical.
- Esse abajur é preso ao plafond com a ajuda de ripas de madeira.
Existem muitos elementos de iluminação para um banho. Cumprindo todas as recomendações, encontrará a opção certa para si e garantir um descanso agradável e seguro para si e para quem está à sua volta.
O comentário foi enviado com sucesso.