Tipos de desumidificadores e dicas para escolhê-los
Se um cheiro de mofo aparecer na casa, mofo se formou nas paredes - pode-se argumentar que os parâmetros de umidade do ar são significativamente aumentados em tal cômodo. Para melhorar o microclima nessas situações, são usados desumidificadores. Vamos falar sobre sua finalidade, dispositivo e variedades em nosso artigo.
O que é isso?
Um secador de ar é um dispositivo técnico projetado para manter um nível saudável de umidade interna. Todos sabem do perigo do ar seco, que leva ao ressecamento das membranas mucosas e, assim, abre caminho para que microorganismos patogênicos entrem no corpo. É por isso que muitos estão comprando ativamente hidratantes.
No entanto, as consequências da alta umidade não são menos perigosas, entre elas:
- diminuição da imunidade em crianças e adultos;
- predisposição a resfriados;
- deterioração do sistema respiratório;
- o desenvolvimento de doenças alérgicas;
- más condições durante o calor, quando se torna extremamente difícil respirar em condições de alta umidade.
Não menos destrutivo é o efeito da umidade no ambiente doméstico, ele leva às consequências mais indesejáveis:
- deformação e destruição total de móveis;
- inflar parquete;
- papel de parede descascado;
- problemas com gesso e drywall;
- o risco de curto-circuitos e, como resultado, a falha de aparelhos domésticos;
- embaçamento das aberturas das janelas.
Em condições de alta umidade, é criado um ambiente ideal para o desenvolvimento de mofo. Este fungo aparece em uma umidade de cerca de 80% e uma temperatura acima de 20 graus, e esta praga cresce a uma velocidade tremenda.
Se você não usar um desumidificador contra mofo, ele encherá toda a casa no menor tempo possível. E isso pode levar ao desenvolvimento de doenças graves dos sistemas respiratório e nervoso.
A alta umidade na casa é facilitada por:
- ventilação obstruída ou de baixa qualidade;
- violação das regras de instalação de isolamento térmico;
- falta de exaustores na cozinha e banheiro;
- ventilação insuficiente das instalações;
- impermeabilizações mal executadas, especialmente nos primeiros andares de edifícios de apartamentos;
- a presença na casa de uma piscina, grandes aquários ou um jardim de inverno.
A lavagem e secagem freqüentes da roupa de cama nas varandas dos aposentos aumentam significativamente o nível de umidade da casa. Se você tiver pelo menos um dos fatores listados, um desumidificador em sua casa será uma compra necessária para você.
Visualizações
Existem vários tipos de unidades de secagem, dependendo do método de instalação.
- montado na parede - esses modelos são ideais para salas compactas, pois permitem o uso mais ergonômico do espaço livre da casa. Esses dispositivos são fixados nas paredes por meio de suportes.
- Pé de apoio - são modelos compactos que podem ser facilmente transferidos de uma sala para outra, dependendo da sala em que são mais necessários no momento. Por exemplo, eles não podem ser carregados da cozinha para o banheiro e vice-versa.
- Universal - os desumidificadores mais convenientes. Eles podem ser instalados no chão ou pendurados na parede. Estes são dispositivos portáteis.
Dependendo da área de uso, o equipamento de secagem é dividido em industrial e doméstico.
Doméstico
Os eletrodomésticos são comumente encontrados em banheiros e saunas em casas particulares, chalés e apartamentos grandes. Eles são instalados em locais onde há alta umidade e, devido à finalidade funcional da sala, ocorre frequentemente um aumento do nível de umidade. Assim, o desumidificador ambiente evita o aparecimento de mofo, bolor e corrosão do metal.
Os eletrodomésticos são geralmente feitos em um tamanho compacto, de modo que podem ser usados mesmo em ambientes pequenos sem sacrificar o espaço funcional. Apesar de suas dimensões modestas, esses desumidificadores lidam com a tarefa de proteger os materiais de revestimento dos efeitos adversos da umidade. Além disso, os modelos modernos são feitos com um design atraente, eles se encaixam harmoniosamente em quartos decorados em uma variedade de estilos.
A maioria dos dispositivos está equipada com sensores de umidade embutidos, para que possam operar em modo automático com mínima intervenção humana.
Industrial
Instalações mais potentes são utilizadas em armazéns e instalações industriais. Eles funcionam como sistemas de ventilação e, adicionalmente, secam o ar. Na utilização de desumidificadores industriais, não há necessidade de aquecimento adicional do ar, como ocorre nos sistemas de ventilação que fornecem a entrada de ar da rua. Portanto, no inverno, essas instalações permitem economizar de 30 a 80% da energia elétrica.
Na fabricação de equipamentos de secagem para armazéns e salas de produção, a ênfase está na confiabilidade, funcionalidade, produtividade e alta potência. Portanto, esses dispositivos não podem se orgulhar de uma aparência estética - mas isso de forma alguma os impede de lidar com a tarefa em mãos de forma eficaz. Os dispositivos são bastante grandes, por isso são instalados na maioria das vezes em salas especialmente equipadas para isso. Se a área do complexo do armazém ou salão de produção tiver uma área livre, os desumidificadores são instalados diretamente nos locais onde a remoção de umidade é necessária.
Como funcionam os diferentes desumidificadores
Dependendo do mecanismo de operação, existem três tipos principais de secadores: adsorção, absorção e condensação.
Absorção
O esquema de funcionamento das centrais de absorção baseia-se na troca de ar das massas de ar da rua e no fluxo de ar na sala, ou seja, na ventilação. Além disso, é realizado quase ininterruptamente. Isso se deve ao fato de que, por sua natureza, o ar quente atrai uma quantidade significativa de gotículas de umidade, de modo que elas podem se projetar de tal dispositivo muito além de seus limites.
É por isso se você tiver que secar o ar em regiões com clima úmido, usar um dispositivo de absorção será totalmente inútil. Além disso, o clima afeta diretamente o desempenho de secagem. Além disso, o dispositivo requer muito calor e energia.
Todas essas limitações de uso levaram ao fato de que tais unidades foram consideradas menos eficientes do que outras. É por isso que esses desumidificadores não são amplamente usados atualmente.
Condensação
Como o nome sugere, este tipo de desumidificador é projetado como um ar condicionado canalizado. Quando o ar úmido entra no aparelho, ele entra em contato com uma substância especial. O resultado de sua interação é a condensação de umidade. Esteja ciente de que o líquido se acumulará no reservatório após este tratamento. De vez em quando, ele precisa ser drenado, caso contrário, transbordará e o desumidificador será desligado automaticamente.
Esse sistema de aquecimento é popular em casas particulares e apartamentos de vários tamanhos. As vantagens dos produtos incluem uma alta velocidade de secagem e bom desempenho. No entanto, durante o processamento, o ambiente de ar se aquece, portanto, o ambiente fica mais quente. As desvantagens incluem barulho durante o trabalho, que pode interferir no resto da casa.
Adsorção
As instalações de adsorção funcionam com base no princípio do mesmo nome. Quando o rotor de sílica gel gira, o adsorvente se mistura com a corrente de ar e absorve o excesso de líquido, resultando em uma massa seca.
Ao contrário do modelo anterior, este não emite nenhum zumbido desnecessário e, em comparação com a tecnologia de absorção, o dispositivo não requer uma grande quantidade de energia elétrica. Portanto, pode ser considerada a melhor opção em termos de preço - qualidade, o único inconveniente é a necessidade de substituição regular do cartucho de membrana.
Avaliação dos melhores modelos domésticos
Convidamos você a conhecer a avaliação dos modelos mais exigidos de secadores de ar, compilada com base em avaliações de usuários. Todos os modelos apresentados possuem diferentes características técnicas e um conjunto de funções, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.
Ballu BDU-10L
Um dos dispositivos mais orçamentários, ideal para salas pequenas de até 18 m². m. Dispositivo de chão. As opções adicionais incluem ionização de ar, controle de intensidade do ventilador e um cronômetro de partida / parada. O dispositivo tem uma potência de 0,24 kW com parâmetros de troca de ar de 100 metros cúbicos. m / h. A produtividade total atinge até 10 litros de ar por dia, são 3 modos de operação.
Prós:
- design espetacular;
- custo democrático;
- reservatório amplo para coletar umidade;
- redução do nível de ruído durante a operação;
- ionização do ar.
Desvantagens:
- a operação automática não é fornecida ao atingir um determinado grau de umidade;
- a capacidade real difere daquela declarada pelo fabricante - é 5–7 litros em vez dos 10 indicados.
NeoClima ND
O mini-modelo móvel é prático e fácil de operar, é oferecido nas cores preto e branco. A produtividade é de 10 litros por dia, indicada para salas de secagem com área de 15 m2. m. Uma opção para descongelar é fornecida, bem como um recipiente para coletar condensado. A potência do equipamento é de 0,23 kW, os parâmetros de troca de ar são 90 metros cúbicos. m / h.
Prós:
- alta performance;
- silêncio;
- compacidade, ocupa pouco espaço livre;
- custo acessível.
Desvantagens:
- a mangueira deve ser comprada separadamente - não está incluída no kit;
- falta de opção de ionização e outras funções adicionais;
- maneira desconfortável de drenar a água;
- discrepância de desempenho real com suas características declaradas.
Ballu bdh
Modelo confiável e prático com desempenho excepcional e regulador de pressão. Pode secar até 30 litros de ar por dia. O dispositivo é capaz de operar na faixa de temperatura de +5 a + 35 graus. O consumo de energia é alto - 530 watts. A opção de purificação de ar é fornecida, há um higrostato embutido.
Prós:
- alta produtividade: 15-20 litros de umidade e mais podem ser drenados por dia;
- bloco amplo para coletar líquido;
- design elegante;
- alta qualidade de construção;
- pode ser usado para secar roupas.
Desvantagens:
- faz muito barulho durante a operação;
- aquece muito o ar na sala.
Ballu BDH -20L
Um secador de ar com capacidade para 20 litros por dia. O modelo possui sistema de redução de ruído e aumento do consumo de energia. Ele pode ser usado em temperaturas que variam de +7 a +30 graus. Não emite ruído durante o funcionamento, pelo que pode ser utilizado em quartos de dormir e quartos de crianças. Adequado para salas de 25 m². m. Existem três modos de operação, opção de instalação - piso, princípio de controle - toque. Existe um hidrostato, sem ionização.
Prós:
- design espetacular;
- redução da emissão de ruído;
- fácil de usar.
Desvantagens:
- com o uso frequente, ocorrem defeitos ocasionais do dispositivo - ele liga e depois desliga;
- forte aquecimento das massas de ar na sala;
- discrepância entre o desempenho real declarado pelo fabricante.
Stadler de Albert
Um dispositivo eficaz, permite manter um microclima confortável em quartos e instalações industriais com uma área de até 50-60 metros quadrados. m. A produtividade corresponde a 20 litros de condensado por dia. Além disso, existe a opção de limpeza de bactérias patogênicas, fungos e neutralizantes de poeira. Os controles são mecânicos, simples e diretos. Há uma tela que simplifica muito a operação.
Prós:
- alta performance;
- área significativa de processamento;
- a presença de um recipiente para drenagem do condensado;
- opção para limpar o ar de mofo e poeira;
- desligamento automático quando o recipiente estiver completamente cheio de líquido;
- a presença de um higrostato;
- aparência elegante;
- vários modos de operação.
Desvantagens:
- faz barulho durante a operação;
- Preço Alto.
Como escolher o caminho certo?
Os seguintes fatores devem ser levados em consideração ao escolher um secador de ar.
- Poder - esta característica é indicada no manual do usuário. Dispositivos para secar alojamentos deveriam ter maior potência, mas, ao mesmo tempo, consumir energia elétrica da forma mais econômica possível.
- Intensidade de secagem - define o volume de água removido das massas de ar por um determinado período de tempo. Se a umidade no bloco ultrapassar 80%, é aconselhável optar pelos aparelhos com maior intensidade. Para unidades de produção e armazenamento, o desumidificador é selecionado levando-se em consideração a área que deve ser descartada dos vapores excedentes.
- Troca de ar - esta característica reflete o número de massas de ar que podem ser secas em 1 hora.
- Definição de ruído - o nível de ruído afeta diretamente o grau de conforto na sala. Em média, deve corresponder a 30–35 dB. Para efeito de comparação: um som de tal intensidade é comparável a uma fala calma e tranquila. A solução ideal seria adquirir modelos com funcionamento noturno.
- Higrostato - sensor embutido que responde a quaisquer flutuações de umidade. A presença de tal função permite definir alterações nos parâmetros do dispositivo no modo automático. Quando o nível de umidade é excedido, o sistema ativa o dispositivo de forma independente e, quando os parâmetros definidos são atingidos, ele desliga. Graças a este sensor, o desumidificador pode funcionar durante a noite.
- Ionizacao - uma função adicional que cria o efeito do ar da montanha. Esta opção ajuda a eliminar os alérgenos e a encher o ambiente de frescura.
É especialmente relevante em lares onde vivem pessoas que sofrem de asma e alergias.
Você também deve prestar atenção à presença de funções adicionais.
- Aromatização - uma composição perfumada que cria um ambiente agradável e confortável na casa. Esses desumidificadores possuem unidades separadas para enchimento com óleos perfumados. Se desejar, o ambiente pode ser preenchido com o perfume de bergamota, jasmim, laranja, menta ou lavanda. Desta forma, você pode organizar a aromaterapia em casa sem custos especiais, ela dá um bom efeito em caso de esgotamento nervoso, assim como resfriados e doenças virais.
- Controle de velocidade do ventilador - ajuda a definir qualquer velocidade e, assim, alterar os parâmetros da intensidade do dispositivo. Isso é especialmente benéfico nos casos em que existem vários cômodos da casa, cujo grau de umidade varia. Assim, para cada divisão, pode escolher o seu modo ideal e garantir o conforto da casa.
- Purificação do ar - alguns modelos incluem filtros de limpeza a jato. Eles removem suavemente as partículas de poeira e bactérias nocivas do ar. Esta opção é indispensável para pessoas que sofrem de patologias do sistema respiratório, cardiovascular e alérgicas.
Como usar?
Os desumidificadores de ar são normalmente usados em salas com alta concentração de umidade, bem como em instalações de produção onde é necessário mantê-los secos. Esses lugares incluem:
- vestiários esportivos;
- saunas;
- piscinas;
- edifícios residenciais e apartamentos;
- garagens;
- caves;
- estufas;
- lavanderias;
- parques aquáticos;
- armazéns;
- museus;
- arquivos;
- bibliotecas;
- oficinas de produção para secagem de produtos.
O uso de um desumidificador será de grande benefício durante os trabalhos de renovação. O uso de instalações de absorção de água no outono e na primavera é especialmente importante. No inverno, devido ao funcionamento do sistema de aquecimento, ocorre uma secura excessiva do ar, sendo necessário o uso de um umidificador.
A aplicação de um desumidificador envolve várias etapas.
- Seleção do quarto ideal. O resultado da operação do dispositivo depende diretamente da filmagem da sala e do nível de umidade.
- Determinação de um local seguro para a instalação. O aparelho só pode ser colocado perto de uma parede se o sistema de exaustão de ar estiver localizado na parte superior. Caso contrário, você terá que colocar o desumidificador o mais longe possível das paredes e outras estruturas verticais - isso irá garantir a regulagem total do ar no dispositivo. Adendo! Para que a desumidificação seja o mais eficiente possível, as portas e janelas devem ser mantidas fechadas durante o funcionamento da unidade. Também é importante colocar a unidade longe de lixeiras e outros objetos que possam entupir o equipamento.
- Controle de temperatura. A temperatura do ar na sala onde o desumidificador está operando pode aumentar gradualmente à medida que a umidade diminui. Isso é normal e não deve ser motivo de preocupação.
- Rodando em vários ciclos. A primeira operação do dispositivo é tão produtiva quanto possível. Ele neutraliza a maior parte da umidade do ar nas primeiras horas, dias, às vezes até semanas. Após a etapa inicial, você precisará ajustar e manter o nível de umidade ideal, em vez de tentar reduzi-lo drasticamente.
O comentário foi enviado com sucesso.