Comparação de álamo tremedor e bétula
Aspen e a bétula externamente têm diferenças óbvias entre si, mas ainda nem todas as pessoas são capazes de distingui-las. Conhecendo algumas das características de cada uma dessas árvores, será possível entender qual representante da flora está à sua frente. Mas é ainda mais difícil lidar com sua madeira.
Qual é a diferença entre folhas e frutas?
Em primeiro lugar, é importante notar as diferenças entre a folhagem do álamo jovem e do vidoeiro. A descrição das folhas do álamo indica sua cor verde, formato redondo. A parte brilhante da folha está voltada para o lado ensolarado (tem uma cor de diamante brilhante). A parte posterior é caracterizada por opacidade, alguma poeira.
As folhas estão presas aos ramos graças às pernas longas e frágeis. Esta característica contribui para que tremam com rajadas de vento. No outono, a folhagem fica amarela, mas em algumas variedades de álamos fica vermelha.
A folhagem da bétula é menor do que a do representante da flora acima descrito. As folhas de bétula caracterizam-se pela forma clássica e pela presença de lascas. As folhas novas têm uma cor verde brilhante e suculenta, mas com o tempo elas desbotam. Na primavera, as folhas são pegajosas, podem grudar nas mãos humanas.
As duas árvores distinguem-se pelos seus frutos.
- As vagens de sementes de Aspen são caracterizadas pelo alongamento, bem como pela presença de 2-4 válvulas. Dentro dessa fruta, há um grande número de pequenas sementes com uma franja. A floração de Aspen é observada do final de maio ao início de junho.
- Os frutos do vidoeiro têm alguma semelhança com as nozes, que têm asas finas. O fruto é pequeno e leve. O peso de 5 mil nozes de vidoeiro é de apenas 1 grama. Esse material de semente é facilmente transportado pelo vento.
Comparação de casca
As diferenças entre o álamo tremedor e a bétula podem ser vistas comparando-se as características da casca dessas árvores. O vidoeiro é o único representante da vegetação lenhosa com casca branca. É quase impossível confundi-lo com uma árvore de outro tipo. No entanto, a prática mostra que em condições inadequadas de existência, a casca de bétula pode adquirir uma tonalidade esverdeada, avermelhada e até preta.
Além disso, esta planta é caracterizada pela presença de rachaduras negras em relevo na casca da casca.
A casca de Aspen é verde-acinzentada, bege e às vezes azul. Sua parte inferior costuma ser caracterizada por uma estrutura rugosa e pela presença de fissuras profundas. A parte central do tronco do álamo é de cor verde, é plana e lisa.
Como distinguir madeira?
Durante o preparo da lenha com o auxílio de um machado, a casca da árvore do álamo sai em grandes pedaços. A casca de bétula é caracterizada pela maciez, possui uma espessura pequena. Uma diferença significativa é que a casca de bétula possui um grande número de camadas.
Além do mais, ambos os tipos de árvores podem ser distinguidos por seus ramos. Na bétula, são finos, escuros, parecidos com uma teia de aranha, caídos, praticamente sem qualquer rigidez. Coroas podem ser tecidas a partir dessas partes lenhosas da árvore, pois elas se dobram lindamente.
Os ramos do álamo tremedor são absolutamente opostos - são caracterizados por grande espessura, densidade e falta de elasticidade. É bastante difícil dobrar um galho de álamo, muito mais fácil quebrá-lo. Têm a mesma cor da cor principal da madeira do tronco.
O que é melhor?
É quase impossível responder à pergunta sobre qual árvore é melhor - choupo ou vidoeiro. Cada pessoa deve fazer escolhas de acordo com as tarefas atribuídas.Por exemplo, alguns consumidores estão interessados em obter madeira resistente, enquanto outros estão interessados em quão flexível ela é.
A madeira Aspen tem as seguintes vantagens:
- alta higroscopicidade;
- confiabilidade;
- longo período de operação;
- Resistência à umidade;
- falta da capacidade de liberar resina.
Além disso, a madeira de aspen é considerada madeira ecológica, barata e esteticamente agradável.
Contras também estão presentes:
- a possível presença de um núcleo podre;
- a necessidade de secagem de alta qualidade.
As matérias-primas de bétula têm várias vantagens:
- alta densidade;
- boa resistência ao impacto;
- a dificuldade de divisão;
- bem colorido e matizado;
- custo aceitável.
As desvantagens do material de madeira de bétula são as baixas qualidades decorativas, a capacidade de dobrar e deformar sob a influência da umidade, bem como a baixa resistência ao fogo. Qual árvore é melhor, cada consumidor deve decidir por si mesmo, mas somente depois de especificar quais são suas necessidades pessoais a madeira deve atender.
A cerca é melhor de álamo, o cabo do machado é de bétula.
O comentário foi enviado com sucesso.