Como distinguir o amieiro do álamo tremedor?
Aspen e amieiro são árvores de folha caduca. Eles têm semelhanças e muitas diferenças, mas mesmo assim uma pessoa inexperiente pode facilmente confundi-los. Este artigo irá ajudá-lo a se familiarizar com as principais diferenças entre o amieiro e o álamo tremedor, com sua aparência.
Comparação de folhas e frutos
Você pode distinguir o amieiro do álamo tremedor por suas folhas e frutos.
O choupo tem uma copa fofa, ramos longos, mas quebradiços... A folha de álamo tremedor não pode ser confundida com nada. As folhas do "choupo trêmulo" tremem mesmo com a brisa mais leve. São rômbicas ou redondas, com borda dentada em crenata, venação pinada, rígidas, têm o topo ligeiramente pontiagudo e aparecem mais tarde do que nas outras árvores: em maio ou início de junho. Alcance de 3 a 7 centímetros de comprimento... No outono, eles são pintados em várias cores brilhantes. Aspen tem um tronco colunar que atinge 35 metros de altura e 1 metro de diâmetro. O sistema radicular está localizado no subsolo. Forma abundantemente os sugadores de raiz. Ela vive até 70–80 anos, mas também há centenários (exceções) que vivem por 100–150 anos.
Amieiro tem folhas lobadas simples, suas estípulas caem cedo... Eles têm uma base em forma de cunha e topos rombos. A veia do amieiro é pinada. As folhas novas de amieiro são muito pegajosas. Eles são mais escuros perto do topo da árvore e mais claros abaixo.
Aspen floresce com amentilhos. Além disso, as plantas masculinas e femininas diferem. Os brincos masculinos são avermelhados e longos - 15-18 centímetros. Verde feminino, não tão exuberante e curto - apenas 6-7 centímetros... O período de floração vai de março a maio e, imediatamente após a polinização, forma-se um fruto - uma caixa-família com sementes em penugem, carregadas pelo vento. As sementes são capazes de espalhar várias dezenas de quilômetros.
Em abril, as abelhas coletam pólen de álamos e cola de seus botões, a partir da qual se forma a própolis.
Os frutos do amieiro são pequenos cones. Às vezes, aparecem pequenos amentilhos no amieiro, lembrando muito a bétula, com a ajuda dos quais o amieiro também pode se reproduzir. Seus frutos são nozes com uma única semente, localizadas em cones. Seu vôo começa no outono e termina perto da primavera. A floração ocorre antes ou simultaneamente com a abertura das folhas, o que promove melhor transferência de pólen. São carregados pelo vento, às vezes pela água, já que o amieiro costuma crescer em lugares pantanosos: nas margens dos rios, prados alagados, perto de lagoas e outros corpos d'água. Além disso, o amieiro pode ser espalhado pela prole do sistema radicular e pelos brotos do toco.
Qual é a diferença na casca?
A casca do álamo é cinza, acinzentada, mais perto do topo, é esverdeada. A própria Aspen é frágil. Sua casca é lisa, plana e fina, por isso racha mais perto da base com o tempo. A casca de Aspen é utilizada no curtimento de couro e também serve como material para a obtenção de tinturas amarelas e verdes. No outono, é usado como alimento para os animais, especialmente alces, veados e lebres que adoram. A casca de Aspen tem efeitos antimicrobianos, coleréticos, antiinflamatórios e anti-helmínticos.
Casca de amieiro difere do álamo tremedor principalmente na cor. Ela cinza escuro, pode ser liso ou áspero. O amieiro cresce muito rápida e rapidamente, razão pela qual também podem ser encontradas rachaduras em sua casca. Pode atingir uma altura de mais de 20 metros e 70 centímetros de circunferência. Amieiro vive cerca de 100 anos.
Diferenças na madeira
Até à data, são conhecidas cerca de trinta espécies de árvores do género amieiro. O amieiro recém-serrado começa a ficar vermelho imediatamente. É homogêneo e leve... Sua madeira é muito mais dura do que o álamo e queima por mais tempo. Ela resistente à umidade e praticamente não apodrece com o tempo, e quando seco, não racha por dentro e não se deforma. ...
É usado ativamente em estruturas subterrâneas, como minas, porões, poços.
A serragem de amieiro é freqüentemente usada para defumar peixes ou carne, e seu carvão é usado para fazer pólvora para rifles de caça.
A madeira de Aspen é densa, com anéis anuais pouco visíveis, homogênea na estrutura interna. No corte, aspen é branco, cinza claro. A umidade em seu centro é mais alta do que nas áreas periféricas, razão pela qual muitas vezes morre por apodrecimento. Aspen absorve bem a água. Possui alto valor entre os artesãos devido à sua uniformidade, pois se presta a um bom processamento sem lascas e rachaduras. Mas, em comparação com outras árvores, a madeira do álamo ainda é mole e, graças a ela, muito resistente à geada. É amplamente utilizado para a fabricação de recipientes e aparas decorativas.
O comentário foi enviado com sucesso.