Como evitar os erros mais comuns no dispositivo UWB
A peculiaridade da Laje Sueca Isolada (USHP) é que a fundação é disposta ao longo das lajes de isolamento térmico. Ao mesmo tempo, um sistema de piso quente já foi integrado à laje de fundação na fase de sua construção, e a própria laje é tanto a fundação da casa quanto o contrapiso acabado do primeiro andar.
Na Rússia, o USHP começou a ser usado há relativamente pouco tempo e, portanto, alguns erros na instalação da fundação podem ser encontrados com bastante frequência. Vamos descobrir como cumprir todas as etapas, para não perder o principal e não adicionar coisas desnecessárias ao design.
Além da presença de sistema de aquecimento e piso totalmente pronto para o acabamento do primeiro andar, um diferencial da tecnologia é que a base da laje é um isolamento de alta resistência feito de espuma de poliestireno extrudido especialmente desenvolvido para este sistema. O aquecimento do piso em combinação com o isolamento de alta qualidade permite que você faça completamente sem aquecimento por radiador no primeiro andar.
UWB tem muitas vantagens: é a velocidade de montagem, versatilidade (adequado para quase todos os tipos de solos) e alta inércia térmica. Mas, talvez, uma das principais vantagens da fundação, alcançada com a utilização de modernos materiais isolantes de calor na estrutura, seja a sua eficiência energética. As perdas de calor através da placa sueca isolada são mínimas e a capacidade de acumular calor durante a operação permite que você não se preocupe, mesmo no caso de desligamento de emergência do aquecimento no inverno.
A tecnologia, que surgiu nos Estados Unidos na década de 30 do século passado, só recentemente comemorou seu 10º aniversário na Rússia. A falta de experiência das construtoras domésticas às vezes causa erros na construção da USP.
Tudo começa com o básico
A construção da USP, como, aliás, de qualquer outra fundação, consiste na competente preparação da fundação. No caso da placa Sueca Isolada, deve ser plana. Terreno difícil e paisagem com desníveis de elevação já servem de contra-indicação para a construção da USP.
Depois que os construtores estão convencidos de que o local atende aos requisitos especificados, você precisa iniciar a escavação. Alguns consideram este estágio insignificante e muitas vezes o negligenciam, colocando uma bomba-relógio em seus alicerces. A má preparação da fundação, mais cedo ou mais tarde, afetará a capacidade de suporte da fundação.
A escavação do solo é realizada em 30–40 cm, após o que a cova da fundação é coberta com cascalho e areia camada por camada. Ao mesmo tempo, é importante derramar cada camada separadamente com água e bater nela com uma placa vibratória. É possível não bater e derramar? Aqui, a resposta é categórica: "Não". Pisar no chão, sair um pouco a céu aberto para que a areia seja umedecida com água da chuva e compactada com o próprio peso - todas são soluções nas quais se coloca o risco máximo de perda de resistência da futura fundação da laje. A chave para a durabilidade da USP é uma base sólida.
Por que drenagem UWB
Outro erro popular na construção do USB é a recusa em drenar. Enquanto isso, ele desempenha uma função muito importante - remove o excesso de água da base. Caso contrário, a água acumulada durante o congelamento e descongelamento aumentará ou diminuirá em volume, fazendo com que o solo se mova. E isso, por sua vez, pode causar deformações na própria fundação.É importante não negligenciar o sistema de drenagem, independentemente do tipo de solo e do lençol freático.
A tecnologia de construção do USHP implica não apenas um dispositivo de drenagem, mas também a presença de uma área cega isolada ao redor da casa. Juntas, essas medidas drenam a água da fundação e servem como uma boa profilaxia contra os efeitos das forças de elevação do gelo.
O isolamento adora contar
O cálculo da espessura da camada termoisolante é uma das etapas mais importantes na construção da USP. Às vezes, por ignorância ou tentando economizar dinheiro, os construtores reduzem a espessura do material. Nesse sentido, é importante entender que a presença de uma camada isolante de calor não está associada apenas à engenharia térmica. O facto é que o assentamento de lajes isolantes em duas camadas permite, em primeiro lugar, reduzir a espessura da laje de betão armado, ou seja, reduzir o consumo de mistura de betão para a sua construção e, em segundo lugar, formar a estrutura da fundação. É com a ajuda deles que se forma uma estrutura semelhante a um vidro invertido - com uma fita reforçada em volta do perímetro e uma placa reforçada no topo.
Reduzir a camada de isolamento térmico simplesmente não permitirá que você atenda a essa tarefa. Além disso, graças às placas de isolamento térmico, todo o fluxo de calor vai para a sala, e não para o solo.
Regras para escolha de isolamento para USP
Ao escolher o isolamento térmico para USHP, em primeiro lugar, vale a pena prestar atenção ao indicador de resistência à compressão. Considerando que o isolamento estará sujeito a cargas colossais, ele deve manter sua forma e propriedades durante toda a sua vida útil. O material colocado nos reforços está sob pressão da própria fundação e das estruturas de suporte da casa.
Na maioria dos casos, XPS (espuma de poliestireno extrudado) é usado para isolar o USB. É um material durável, com baixo coeficiente de condutividade térmica, resistente a ambientes agressivos e não tem medo de água. A absorção de água quase nula é fundamentalmente importante, uma vez que o material está sob carga em condições úmidas durante toda a sua vida útil. Não esqueçamos que o isolamento na construção da USP é colocado diretamente no solo, e sobre ele é montada uma laje de concreto, que também possui uma certa umidade.
Mas a espuma de poliestireno extrudado, dependendo do escopo de aplicação, tem características de resistência diferentes. Aquele que é usado ativamente para isolamento de piso não será adequado como isolamento térmico USP. Existem classes especiais projetadas para uso sob cargas maiores. Exemplo –XPS CARBON ECO SP. Tem uma resistência à compressão particularmente elevada de 400 kPa a 10% de deformação e 200 kPa a 2% de deformação.
Assim, a escolha errada do isolamento acarreta vários problemas sérios. O primeiro deles é a perda das propriedades de isolamento térmico devido ao umedecimento, isto é, se for selecionado um material que possa absorver a umidade. E o segundo problema está relacionado à destruição do isolamento, se sua resistência for inferior à exigida pela tecnologia.
Pontes frias - como evitar ao colocar o isolamento
A camada de isolamento térmico durante o dispositivo UWB deve ser o mais homogênea possível. Parece um fato óbvio. Além disso, tudo está previsto para isso: um material com baixo coeficiente de condutividade térmica, instalação em duas camadas. Mas aqui é importante lembrar que as placas XPS são colocadas com um vão nas juntas, esse é o método que aumenta a uniformidade do isolamento térmico. Caso contrário, as juntas se tornarão, embora pequenas, mas ainda assim como pontes de frio. Mas ao instalar os blocos em L, a sobreposição das juntas é realizada devido às bordas em L.
Placas de bloqueio
Também vale a pena prestar atenção à formação de blocos L. Na verdade, o bloco L é uma fôrma permanente isolada. Por conseguinte, deve ser constituído por um material de elevada resistência, montado de forma a evitar a formação de fissuras. Caso contrário, ao colocar o concreto, a argamassa escoará pelos vãos formados.Se, no entanto, a lacuna se formou, ela deve ser eliminada, por exemplo, usando espuma adesiva para espuma de poliestireno extrudido.
Os blocos em L devem ser fixados com fechos de canto especiais, uma vez que essas são áreas que sofrem tensão adicional. Caso contrário, no processo de colocação da mistura de concreto, eles podem perder sua posição de projeto.
Um pouco mais sobre as nuances
O processo do dispositivo UWB é tecido a partir de peças. Como em qualquer canteiro de obras, cada um deles contribui para garantir a durabilidade de toda a estrutura. Deve-se lembrar que o assentamento da mistura de concreto e o trabalho com cola-espuma só são possíveis em temperaturas positivas.
Há outros detalhes a serem considerados. Assim, por exemplo, ao colocar a armadura, é importante tricotá-la no chão e, a seguir, quando transferida para uma camada de XPS, instale-a em estantes especiais, conhecidas no meio profissional como “cadeiras”. Outra nuance importante diz respeito ao assentamento da mistura de concreto - deve ser vibrado, e realizado também em toda a área da fundação (não é permitido assentamento parcial em momentos diferentes) para evitar juntas frias. A vibração permite melhorar as propriedades de resistência do concreto devido ao fato de que as bolhas de ar em excesso são eliminadas.
USHP é uma das fundações mais eficientes em termos de energia. A atenção aos detalhes e regras permitirá que você construa uma base em um curto espaço de tempo, que se tornará um suporte forte e eficiente em termos de energia por muitos anos.
O comentário foi enviado com sucesso.