Tudo sobre a espessura das placas OSB
OSB - strand board orientado - entrou de forma confiável na prática de construção. Esses painéis diferem marcadamente de outros painéis comprimidos por sua grande inclusão de aparas de madeira. As boas propriedades de desempenho são proporcionadas por uma tecnologia especial de fabricação: cada placa é composta por várias camadas ("tapetes") com aparas e fibras de madeira de diferentes orientações, impregnadas com resinas artificiais e prensadas em uma única massa.
Qual a espessura dos OSBs?
As placas OSB diferem dos materiais tradicionais de aglomerado não apenas na aparência. Eles são caracterizados por:
-
alta resistência (de acordo com GOST R 56309-2014 a resistência à flexão final ao longo do eixo principal é de 16 MPa a 20 MPa);
-
leveza relativa (a densidade é comparável à madeira natural - 650 kg / m3);
-
boa manufatura (fácil de cortar e furar em diferentes direções devido à estrutura homogênea);
-
resistência à umidade, podridão, insetos;
-
baixo custo (devido ao uso de madeira de baixa qualidade como matéria-prima).
Freqüentemente, em vez da abreviatura OSB, o nome OSB-plate é encontrado. Esta discrepância se deve ao nome europeu deste material - Oriented Strand Board (OSB).
Todos os painéis fabricados são divididos em 4 tipos de acordo com suas características físicas e mecânicas e suas condições de operação (GOST 56309 - 2014, p. 4.2). As placas OSB-1 e OSB-2 são recomendadas exclusivamente para condições de baixa e normal umidade. Para estruturas carregadas que irão operar em condições úmidas, a norma prescreve a opção por OSB-3 ou OSB-4.
No território da Federação Russa, está em vigor a norma nacional GOST R 56309-2014, que regula as condições técnicas para a produção de OSB. Em termos gerais, é consistente com o documento similar EN 300: 2006 adotado na Europa. GOST estabelece a espessura mínima da laje mais fina em 6 mm, o máximo - 40 mm em incrementos de 1 mm.
Na prática, os consumidores preferem painéis com espessura nominal de 6, 8, 9, 10, 12, 15, 18, 21 milímetros.
Tamanhos de folhas de diferentes fabricantes
O mesmo GOST estabelece que o comprimento e a largura das folhas OSB podem ser de 1200 mm ou mais com um passo de 10 mm.
Além de empresas russas, europeias e canadenses estão representadas no mercado nacional.
Kalevala é um fabricante líder nacional de painéis (Karelia, Petrozavodsk). Tamanhos das folhas produzidas aqui: 2500 × 1250, 2440 × 1220, 2800 × 1250 mm.
Talion (região de Tver, cidade de Torzhok) é a segunda empresa russa. Produz folhas de 610 × 2485, 2500 × 1250, 2440 × 1220 mm.
Os painéis OSB são produzidos sob as marcas das empresas austríacas Kronospan e Egger em diferentes países. Tamanhos das folhas: 2500 × 1250 e 2800 × 1250 mm.
A empresa letã Bolderaja, como a alemã Glunz, fabrica painéis OSB de 2500 × 1250 mm.
Os fabricantes norte-americanos trabalham de acordo com seus próprios padrões. Assim, as lajes Norbord têm comprimento e largura de 2.440 e 1220 mm, respectivamente.
Apenas Arbec tem uma dupla gama de tamanhos, consistente com os europeus.
Dicas de Seleção
Para telhados inclinados, as telhas são freqüentemente usadas. Esses materiais para telhados macios precisam criar uma base sólida e uniforme, que as placas OSB fornecem com sucesso. As recomendações gerais para sua escolha são ditadas por considerações de economia e capacidade de fabricação.
Tipo de laje
Como durante a montagem da cobertura as lajes, com alto grau de probabilidade, podem cair por precipitação, e não são excluídos vazamentos durante a operação da edificação, recomenda-se a escolha dos dois últimos tipos de lajes.
Considerando o custo relativamente alto do OSB-4, os construtores, na maioria dos casos, preferem o OSB-3.
Espessura da laje
O conjunto de normas SP 17.13330.2011 (Tabela 7) regulamenta que quando as placas OSB forem utilizadas como base para telhas, é necessária a construção de um piso contínuo. A espessura da laje é selecionada dependendo da inclinação das vigas:
Passo do Rafter, mm |
Espessura da folha, mm |
600 |
12 |
900 |
18 |
1200 |
21 |
1500 |
27 |
Borda
O processamento de borda é importante. As placas são produzidas tanto com arestas planas quanto com ranhuras e estrias (dupla e quadrilateral), cuja utilização permite obter uma superfície praticamente sem folgas, o que garante uma distribuição uniforme da carga na estrutura.
Portanto, se houver uma escolha entre uma borda lisa ou ranhurada, a última é preferida.
Tamanho da laje
Na montagem da cobertura, recomenda-se levar em consideração que as lajes costumam ser colocadas ao longo das vigas do lado curto, com um painel cobrindo três vãos. É importante garantir que as lajes sejam fixadas diretamente nas treliças com uma folga para compensar a deformação por umidade.
A fim de minimizar a quantidade de trabalho no ajuste das folhas, é recomendado usar folhas com um tamanho de 2500x1250 ou 2400x1200. Construtores experientes, ao desenvolver um desenho de projeto e instalar um telhado, montam uma estrutura de viga, levando em consideração as dimensões da chapa OSB selecionada.
O comentário foi enviado com sucesso.